Situada na zona norte de são Tomé Santa Catarina, passa agora a contar com ligações de telecomunicações de alta velocidade com o resto do país e com o mundo. Um projecto a CST que contribui para a redução das assimetrias nacionais.
Com a mais recente ligação de feixes hertzianos entre a cidade de neves e a vila de santa Catarina passando por Ócas, São Tomé e Príncipe fica com a espinha dorsal de transmissão a cobrir todas as zonas habitadas entre ilhéu das rolas e santa Catarina, isto quer dizer do sul a norte do pais.
A estação foi inaugurada na sexta feira, e vai fornecer serviços como a internet em alta velocidade , telefones fixos ,banda larga móvel 3G a partir da Vila de Santa Catarina. Para a Companhia Santomense de telecomunicações este é um momento muito importante «Este é um momento muito importante para a CST e para as telecomunicações do pais, marca o prolongamento a santa Catarina da espinha dorsal da rede de telecomunicações nacional e com ela a conclusão dessa ligação de alto debito que cruza todo o pais», disse José Jardim Administrador Delegado da CST.
A colocação desta estação no distrito de Lémba permite o acesso por parte da população do norte de São Tomé, ao mundo moderno.« Ira permitir a nossa população sobre tudo a nossa população jovem a possibilidade de fazer pesquisa investigação e aprofundando os conhecimentos adiquiridos». Garantiu José Maria Perreira Presidente da Câmara de Lémba.
Para o ministro Carlos Vila Nova que presidiu o acto, a acção representa mais um passo no cumprimento dos objectivos de desenvolvimento económico e social do país. «Hoje as telecomunicações constituem um sector de infra-estrutura fundamental tanto no desenvolvimento socioeconómico de qualquer pais como no acesso universal generalizado e acessível a informação», sublinhou o ministro das Obras Publicas e Recursos Naturais.
Um investimento avaliado em duzentos e cinquenta mil euros.
Sónia Lopes
John Smith
25 de Novembro de 2012 at 18:01
Internet de alta velocidade? como assim? Com a tecnologia PDH nao passa dos 2000kbps teorico, porque na pratica pode até ser de 12kbps. Ou ja mudaram de tecnologia? É que telanon nao disse nada?
destemidos da zona
25 de Novembro de 2012 at 21:15
Tudo que é para o desenvolvimento do pais é bem-vindo. Ah uma correção: “Situada na zona norte de são Tomé Santa Catarina, passa agora a contar com ligações de telecomunicações…” Santa Catarina…oeste de S.Tome.
luisó
26 de Novembro de 2012 at 12:12
O povo quer é boas estradas, boa escola, água em casa, wc em casa, lar de idosos, transportes regulares para a cidade capital, energia, etc.
Agora internet, banda larga, dá-me vontade de rir e de chorar.
Esse ministro por acaso sabe como vive o povo de Stª Catarina?
Porrada na cabeça, pá…
Santosku
27 de Novembro de 2012 at 14:06
Luisó, sabemos como a população de Santa Catarina vive, dificil e tudo que narraste é verdade, mas a vinda de internet é importante para as pessoas começarem a ver e a ler o que se passa noutras partes do Mundo. Abraçemos tudo que é bom.