Sociedade

Trabalhadores da ENASA descontentes com a direcçao da empresa

Os trabalhadores da empresa nacional de aeroportos e segurança aérea  estão de costas voltadas com a atual  direcçao da empresa. Acusam os responsáveis de má gestão, de arrogância e falta de relações humanas. Por tudo isso os trabalhadores  avançam com um pré –aviso  de greve  caso a administração não for substituída em sete dias.

O pré-aviso de greve foi anunciado esta segunda-feira a direção da empresa e também ao ministro da tutela Osvaldo Abreu ministro das Obras  públicas ,infraestruturas Recursos Naturais  e Meio Ambiente. No documento os trabalhadores da  EN ASA  manifestam-se descontentes  com a forma como a empresa esta a gerida e pede o afastamento da direcçao. Uma decisão considerada de irreversível pelo presidente do sindicato dos trabalhadores da ENASA.« A nossa decisão desta vez vai ser irreversível, algumas instituições do estado que vivem do orçamento geral do estado  há mudança de directores  e nós aqui na ENASA como  temos a nossa autonomia financeira  prova disso  é que eles pegam no dinheiro e fazem aquilo que querem  e ninguém lhes diz nada. No passado nós pedimos para fazer uma auditoria o tribunal de contas veio para cá o resultado nunca saiu não sabemos porquê  e no nosso caderno reivindicativo fiz la a menção que depois  do afastamento tem que se fazer uma auditoria  conta da empresa porque  nós detectamos muitas irregularidades financeiras» acrescentou  Osvaldo Monte Verde presidente do sindicato dos trabalhadores da ENASA.

Os trabalhadores acusam ainda a administração da empresa  de falta de relações humanas e de perseguição aos funcionários« A falta de relações a prova disso  é que quando tomam qualquer decisão não nos consulta qundo dá para torto é que ligam a solicitar um encontro» disse  Osvaldo Monte Verde presidente do sindicato dos trabalhadores da ENASA.

Sete dias é o prazo de duração do pré-aviso de greve , após este período os trabalhadores da empresa nacional de aeroportos e segurança aérea –ENASA  vão iniciar uma greve  de cinco dias onde serão assegurados os serviços mínimos.

Entretanto a direcçao da ENASA na sua reação  considera que o pré-aviso de greve não tem razão de ser  e rejeita as acusações dos trabalhadores.«  Nós achamos que não há justificação ou não há motivo para greve»« isto tudo é falso, porque qualquer empresa pública  tem uma estrutura organizacional em que as necessidades as propostas isto quer dizer a administração só autoriza os pagamentos mediante um processo que passa por vários sectores  da própria empresa » disse  Leonel Cardoso  Coordenador –geral da ENASA

Sónia Lopes

23 Comments

23 Comments

  1. Leopaldo

    29 de Janeiro de 2013 at 19:31

    É sempre a mesma coisa….A melhor solução para Empresa ENASA é a privatização.

  2. keblancana

    29 de Janeiro de 2013 at 19:59

    O Tribunal de contas sabe realmente das falcatruas. Se fez a Auditoria, não divulga publicamente porquê????? Eu sei que este não é o primeiro caso. São estes coluios na administração publica que contribuem para adiar o desenvolvimento do País. Se fazem e quando fazem auditorias, não divulgam na íntegra o relatório final, sem antes darem um jeitinho ao texto para não ferir susceptibilidades.Este não é seguramente o papel do Tribunal de Contas. De contrario deve-se perguntar… Para que servem esses chorrudos salarios pagos pelo Estado aos funcionários do Tribunal de contas???? Se a intituição não cumpre o seu papel, simples, demite-se a administração ou então se ela não se justifica, acaba-se com ela. O Estado gastar dinheiro com uma instituição que não está cumprindo o seu dever!….

  3. João Carlos

    29 de Janeiro de 2013 at 20:52

    Porque privatizar? Esta é uma área exclusiva do estado.

    • Telavive

      30 de Janeiro de 2013 at 10:28

      Será?

  4. toresdias

    30 de Janeiro de 2013 at 7:25

    Privatizar ou mandar todos estes elementos sabotadores, reincidentes nas praticas de atos de desordem, mas todos para casa para saberem quanto custa a vida. Tudo caçô de tema ca molê cu olhiá cotado
    Desordeiros

  5. verde

    30 de Janeiro de 2013 at 8:18

    A ENASA já está prvatizada. A SONANGOL já tem 80% de gestão da ENASA. Os Angolanos é que estão a brincar e deixar os trabalhadores a deriva.

  6. poder do pensamento positivo

    30 de Janeiro de 2013 at 8:26

    Esses trabalhadores da Enasa estão a ironizar o salário dos trabalhadores do estado. Eles até ganham um dos pouco mais que os deputadosparasitas.

  7. patriota

    30 de Janeiro de 2013 at 8:30

    o que se passa em todas empresas estatais deficitarias, é que quem manda sao os trabalhadores, por isso estao na falencia tecnica. mas tudo o que se passas nas empresas todas do estado, tem dias contados, assim que entrar um privado/privatização a maioria ira pra casa, ai sim vamos ver quem é quem.

  8. fla vede ca dochi

    30 de Janeiro de 2013 at 8:36

    ja chega este sr Leonel Cardoso acha que la e sua casa sempre na administraçao o que e que este senhor sabe so arrogancia e prepotente ascolta esticada pais nao e dessa gente, poim pais no chaoeeee credo sr leopapa credo credo funcionario entra emediatamente em greve inpede este arrrrrogante leoonel foraaaaaaaaaaaaa

  9. TVS

    30 de Janeiro de 2013 at 12:22

    E a AUDITORIA daquela malta da TVS.?
    TRIBUNAL DE CONTAS! Nada?
    Vocês de Tribunal de contas lembrem que:
    QUEM PROTEGE LADRÃO,também é LADRÕ.

  10. Leopaldo

    30 de Janeiro de 2013 at 13:09

    Vejo que o problema esta nos trabalhadores da ENASA e não na Administração…. todos os anos há greve na ENASA ?????

    • Ilum Iname

      1 de Fevereiro de 2013 at 13:33

      Melhor dizendo: com todas as administrações há greve na ENASA. E todas acabam por sair devido a greve. Algo está mal, mas serão mesmo as administrações? Todas?

  11. Paracetamol 500mg

    30 de Janeiro de 2013 at 13:58

    Tudo neste país anda de mal a pior.

    Muitos sectores da Administração Pública estão partidarizado, e como consequência ninguém quer exigir responsabilidades, senão haverá vinganças. Depois, e a familiarização das Administrações públicas. Um director entra, ou ele coloca a amante, coloca familiares.
    Depois vêm os que não sabem ler, que compram diplomas, por fazem campanha politica, lá dão um tacho.

    Quando houver seriedade nesse país, a cadeia central não terá espaço para os verdadeiros gatunos.
    Não se esqueçam dos esquemas na Procuradoria Geral da República e no tribunal. Muita bandidagem anda camuflada.

  12. Paracetamol 500mg

    30 de Janeiro de 2013 at 14:02

    Dr. Gabriel Costa, onde anda a tua mão de ferro contra a corrupção?
    Já estas familiarizado com o “deixa andar” ou mais celebre “leve leve, leva só”

  13. Mimi

    30 de Janeiro de 2013 at 14:16

    Qual é a reivindicacao concreta destes trabalhadores? A substituiçao da direccao? Quem avalia o desempenho da direccao: os trabalhadores ou a tutela? Penso que a ENASA foi muito mal habituada a fazer barulho e ver a tutela a ceder aos seus caprichos. O direito à greve deve dignificar o trabalhador e nao parecer sempre ser uma manobra para responder a interesses muitas vezes nem sao dos trabalhoadores que reivindicam.

  14. Maria Livramento

    30 de Janeiro de 2013 at 14:43

    Eu acredito nos motivos da contestação dos trabalhadores, mas o que é para mim inaceitável é o facto dos trabalhadores pedirem a cabeça da direcção.Parece-me que isto +e da competência exclusiva do governo.Já não estamos no tempo do populismo das Assembleias dos trabalhadores pós 25 de Abril.
    O movimento sindical amadureceu hoje e só em STP é que se vê sindicatos a impôr a saída dos dirigentes das empresas.Isto não se vê em nenhum país do mundo.Só em STP.
    Se há situações anómalas acho justo k os trabalhadores denunciem e compete ao governo decidir se mantém ou não a demissão dos dirigentes, ou se procede criminalmente contra os mesmos, havendo a possibilidade dos sindicatos também fazê-lo junto aos órgãos de justiça..
    Assim se faz nos países democráticos.
    Lutemos por um movimento sindical mais moderno e actualizado

  15. Seja inteligente

    30 de Janeiro de 2013 at 16:15

    O problema da enasa está mais doque identificado, existe muita gente que lá trabalha que não percebem nada da aviação, se calhar por culpa do proprio estado que é o dono da empresa, que nunca os formou, essa gente bloqueia a entrada de novos quadros na empresa, alguns deles ja formado e com muito conhecimento dispostos a transmitir esses conhecimentos para o bem da propria empresa. Comportam como se a enasa fosse propriedade desses trabalhadores. Quando entra um novo funcionario para empresa com algum conhecimento que eles consideram muito superior ao que eles têm, fazem de tudo para bloquear a acção desse novo colaborador dentro da empresa por inveja ou não sei, ou medo sei lá do quê. A solução é só uma, é que chegue rapidamente a sonangol e tome conta disso, que faça uma restruturação profunda na enasa, e tenho a certeza mais doque absoluta que mais doque metade dos que lá trabalham irão para casa. Aproveitam agora porque o que é vosso está guardado, não vai durar muito tempo. Um bem haja a todos.

  16. mulato na mira

    30 de Janeiro de 2013 at 16:16

    O Patrice trovada ja começou a pagar as pessoa para sabutarem o pais,o governo tem que fazer muita atenção.
    Em tda a governação do MLSTP E OUTROS,o patrice trovada foi sempre pagando alguem pra sabutar instituições,fazer greves e trapalhadas.

  17. Põe boca não tira

    30 de Janeiro de 2013 at 16:37

    Essa empresa está e precisar de disciplina rígida. Não se pode aceitar que os trabalhadore fazem greve sempre que bem entendem. Gostaria que esses ditos trabalhadores ganhacem este magro salário que pagam na admnistração pública, estariam em geve todos os meses????? Se Administração não funciona em beneficio da empresa, ela deve ser substituida mas esses trabalhadores precisam ser disciplinados…..

  18. original

    31 de Janeiro de 2013 at 7:25

    Problema de ENASA já vem de longe:alguns membros ou responsáveis do Sindicato sempre fizeram barulho para conseguir algum tacho e depois de atingirem objectivo,passam a ser eles a associarem à Direção para criar problemas aos trabalhadores e tudo cai por água abaixo.O que ENASA precisa é de Sindicalistas não oportunistas,que não interfiram na gestão da Empresa,e que não estejam a misturar política com trabalho.Não é normal um Sindicato estar a pedir a cabeça da Direcção em quase toda renvidicação;acho que alguma coisa aí está errado.Se o Sindicato tem em maõs provas de má Gestão,divulguem isto,vão aos jornais,vão à televisão e o Governo tem que arranjar formas de fazer mudanças e se não for assim não conseguem nada e Direcção de Sindicato em vez de ser parceiro passa a ser visto como Órgão distabilizador da Empresa.Sugiro que façam uma assembleia com trabalhadores e Direção da Empresa com verdades nua e crua para saber de uma vez por toda quem é culpado disto e às vezes o própio Sindicato pode ser culpado e está a culpabilizar os outros.

  19. Antagónico

    31 de Janeiro de 2013 at 12:02

    O País não pode se afirmar com problemas partidários, interpessoal e social. Já chegou a “hora” de olharmos para um destino mais promissor para São Tomé e Príncipe. Atualmente a gestão financeira passa pelo sistema integrado de informática e com facilidade consegue-se detetar irregularidades. O escrutínio profissional no país, por vezes, não é por competência…, mas o caso concreto da ENASA é preciso que se faça avaliação da Administração e propõe auditória interna e externa. Não posso apontar dedo, mas o país não pode continuar com essa doença “greve, revolta, roubo”, está na altura de mudar o ritmo desta viagem (mudança, estabilidade, equilíbrio social, justiça credível) sobretudo, adotar uma mudança drástica. O aparelho judicial deve funcionar à todos os níveis, tomemos como exemplo do ex-presidente de Taiwan “(…) Chen Shui-bian foi condenado à prisão perpétua”. “(…) de enriquecimento ilícito, de aceitar suborno e de participar em operações de lavagem de dinheiro enquanto estava na Presidência (2000-2008), movimentando cerca de US$ 15 milhões (cerca de R$ 27,5 milhões)”, (Cookies on the BBC website, 2013).Quanto ao aparelho do Estado é preciso melhor e mais controlo, dirigentes e políticos em curto prazo enriquecem e vive a vida a borla em vez de repensar na situação economia e social do povo e do país. Sejamos patriotas, contribuindo para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. A Crise Financeira Internacional (CFI) tem influenciado na dívida soberana e os governos também têm pouca probabilidade de assumir grandes compromisso/investimentos, por esse motivo denuncie a corrupção. No meu caso concreto, Enfrento frio e chuva na Europa para investir em mim como capital humano, logo contribuir para o país, estou a tentar construir uma propriedade a mais de 7 (sete) anos, regresso ao país e faço balanço: foram cerca de 60% de roubo, senti-me muito triste. Nos últimos dois anos, a onda de assaltos e roubo tomou conta do país, alguns jovens excecionalmente só dormem de dia, sou de opinião e que partilhem esse Slogan “ encontro ladrão na minha propriedade, atiro-lhe numa perna” e ajusto com o Ministério Público. Bem haja para todos os cidadãos residentes fora ou dentro do país.

  20. tchuna baby

    1 de Fevereiro de 2013 at 10:10

    olha meus carros, nós estamos num país onde a ala política é que manda, o bem fazer, a competência é colocada de lado… se estamos a falar da Enasa que todo mundo sabe que sonangol é q governa é porque ainda não se fêz as tão esperada mudança que muitos anseiam. de tanto chorar, de tanto reclamar pelas mudanças feitas por outra alá agora tão a fazer o mesmo. tudo bem devemos trabalhar com pessoas da nossa confiança não descordamos.
    AGORA ESPERAMOS A COBERTURA JORNALÍSTICA(TELA NON), DA NOVA GESTÃO PARA HAVER EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL….

  21. Pense bem antiz de opinar

    2 de Fevereiro de 2013 at 20:32

    EU vi os comentarios do subescritores Original e põe boca não tira e outros mais, na minha opinião muito, mais muito pessoal, todos nós somos livres de exprimir-mos aquilo que nos vai na alma, mais uma coisa é serta, em determinados sectores ou empresas do estado Santomense cada um pega e faz delas as suas propriedades, não presta conta a ninguem ou a estado , não apresenta relatorio de conta anual,quando tiverem que levar a cabo algumas obras de grande vulto não abrem concurso publico, fazem ajudicação direta, ja é para supeitar, quem levanta os cheque para efetuar o pagamento a tal empresa é proprio o funcionario da empresa, ha uma series de irregularidade e tem que por cobro o mais urgente possivel, o sindicato da ENASA, não faz greve por causa do tacho eu acho deve ser para denuciar a corrupeção, ele deve ter sua razões ele que são funcionario da empresa conhece o mutivo dessas greves,
    foi informado de que a Direção da empresa nunca reuniu com os trabalhadores para dar a conher a situação da empresa, tambem foi informado que fazem reunião de conselho da Direcção , o Sindicato da Empresa não é convidado, ha uma arogancia por parte da Direção tem se travar, no mês de Janeiro baixaram salario aos trabalhadores, mais antes de tomarem essa decisão deveriam dar a conhecer os trabalhadores em primeiro mão, não se fez, é necessario quando nós imitimos opinião temos que nos acautelamos, para não ferir-mos as sencibilidades desse trabalhadores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top