Sociedade

Câmara de Água-Grande Munido de Meios de Combate ao Incêndio

A câmara distrital de Agua-Grande  já tem o seu corpo de bombeiros. Uma realidade  que só foi possível  com o apoio do município português de Leiria  que ajudou  na formação  de bombeiros voluntários  deste município  e também na aquisição  de viaturas de combate ao incêndio.

Esta ação de formação  surge no quadro de uma cooperação entre a câmara distrital de Agua Grande  e os bombeiros voluntários de Leiria / Portugal. São cerca de  vinte e um bombeiros voluntários que terminaram esta segunda-feira  uma ação de formação.

« Esta ação para   nós  é muito importante, porque quando abraçamos esta ação não nos passou pela cabeça que iria  enriquecedora para mim e para os bombeiros voluntários de Leiria» disse Armindo Lopes Comandante dos bombeiros voluntários de Leiria

Não é possível adquirir competências sem formação acrescentou o autarca de Agua-Grande Ekneid dos Santos.

«A formação é fundamental e ferramenta importante  em toda a esfera da vida enquanto elemento catalisador  e dinamizador de conhecimento. Não é possível  adquirir competências  sem formação. Embora reconhecendo  o papel dos serviços nacionais de bombeiros  e por estar instalada na capital do país o nosso distrito  enquanto parcela do território  mais populoso onde concentra toda a actividade económica do país não possuía de um corpo de bombeiros voluntários capaz de fazer face as solicitações dos seus munícipes» acrescentou Ekneide dos Santos Presidente da câmara de Agua Grande.

No acto de encerramento  procedeu-se também a assinatura  de protocolo e cooperação  com  a associação humanitária dos bombeiros voluntários de Leiria e a entrega de equipamentos de combate ao incêndio testemunhado pelo ministro da defesa e ordem interna Óscar Sousa.

«Hoje  podemos afirmar  senhor comandante que acaba de concretizar mais um sonho desta autarquia e a ocasião não poderia ser melhor  com a formação dos nossos bombeiros, a assinatura do protocolo e cooperação e por conseguinte a entrega de um lote de equipamentos  de combate ao incêndio e primeiros socorros» disse Ekneide dos Santos Presidente da câmara de Agua Grande.

A câmara  de Agua-grande  munidos de meios para o combate ao incêndio.

Sónia Lopes

24 Comments

24 Comments

  1. Bacuê

    30 de Janeiro de 2013 at 11:56

    Comento esta notícia numa única palavra: duplicidade!

    • João Carlos

      31 de Janeiro de 2013 at 1:07

      Duplicidade?…

    • A luta continua

      31 de Janeiro de 2013 at 8:53

      Faço as suas plavras as minhas. DUPLICIDADE.

    • A luta continua

      31 de Janeiro de 2013 at 9:10

      Doravante em caso de um incendio em Agua Grande a qual será o corpo de Bombeiro a ser chamado? Qual será o o terminal telefónico a ser utilizado pelo corpo de Bombeiro de Agua Grande? Já que do Nacional é 112… O Porquê que, a Camara de Agua Grande não entregou essas unidade à corpo de Bombeiro nacional? Isto está uma bandalha

  2. Penupenú isca pia cuâu cu uê nas ca bê fa

    30 de Janeiro de 2013 at 12:22

    Mais não obstante a estes tipos de trabalho é bom também que o Senhor Presidente ajudar a atenuar co índice de ladrão e bufado ao nivel de Distrito, tirando um dos exemplo do seu colega do Distrito de Mézoche.
    A iluminação pública não pode e nem deve abrangir somente Cidade Capital.
    Há muitas localidades que estão próximas da cidade capital que adormecem altamente escura; umas das é a localidade de Água Porca principalmente na via pública que é a mais principal.

  3. Desgraçado

    30 de Janeiro de 2013 at 12:26

    Pelo menos tens consciência que para vencer novas eleições é preciso trabalhar para o povo ver, teus amigos do ADI deve aprender contigo amigo e não tentar virar povo contra outros partidos.É preciso conhecermos obrigações e deveres. Infelizmente patrão do teu partido e seus concelheiros não querem aprender contigo.

  4. Põe boca não tira

    30 de Janeiro de 2013 at 16:21

    È muito bom para país iniciativas desse género. Só esperamos que esse corpo de bombeiro não sejam aqueles que vão pagar as cinzas em vés de incendio……..

  5. Baga Tela

    30 de Janeiro de 2013 at 19:51

    O serviço de bombeiro não se resume apenas em apagar fogos. É muito mais abrangente.Munidos de meios para o efeito, os bombeiros também ajudam a salvar muitas vidas ou situações extremas ajudam a trazer pessoas ao mundo.
    Espero que este serviço seja continuado e não temporário.
    Força STP!

  6. Barão de Água Ize

    30 de Janeiro de 2013 at 22:43

    Serão os bombeiros de Leiria que veem tapar os buracos na marginal, na cidade e os esgotos rebentados na via pública? Por que não requisitar os bombeiros para acabarem com a pestilência desses esgotos a céu aberto?

  7. GABONNÉ 55%

    30 de Janeiro de 2013 at 23:42

    Akineide , aconselho te para afastares do ADI partido de caos e terror partido dos grifos e mafiosos vc é de boa família não mistura com aqueles

  8. ANCA

    31 de Janeiro de 2013 at 0:26

    Muito bem.

    Boa acção.

    Necessário se torna que outras, Autarquias Locais, bem com a Região Autonóma do Príncipe, possam seguir o exemplo.

    Há uma área, dentre outras de intervenção dos Bombeiros, como( Primeiros Socorros, em situações de acidentes de viação, catástrofes, protecção civil, etc), em que os Corpos de Bombeiros, podem e devem actuar, como é o caso para a nossa realidade social, cultural e climática, de salubridade pública, lavagem dos pavimentos, estradas, artérias, mercados, todos dias de uma forma coordenada/conjunta, com os operários da Salubridade.Pois o Corpo de Bombeiro, hora constituído, deve dar seus préstimos, na lavagem de vias públicas, estradas, artérias, mercados municipais, de modo a contribuir, para uma melhor conservação, higiene e limpeza das vias pública, mantendo assim boa imagem para os visitantes e habitantes da ciadade, bem como da contribuir para a manutenção da higiene, qualidade de vida e saúde pública da nossa população, pois assim se contribui para evitar algumas pestes animais, como “Bichós”, “Pulgas”, “Caraças”, “Sarnas”, “Ratazanas”, etc, etc…

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

  9. João Carlos

    31 de Janeiro de 2013 at 1:05

    Barão de Água Ize, se vc é SANTOMENSE, conhece muito bem as competências das autarquias em stome. Trapagem de buracos e redes de esgotos ainda n sao competências das câmaras… Mas isso eu sei que sabes, mas se calhar queres fingir que n. Deixa o homem trabalhar e casa um assume a sua tarefa e país avança assim.

    • Barão de Água Ize

      31 de Janeiro de 2013 at 20:48

      O argumento das competências não pode justificar que a cidade de São Tomé tenha esgotos a céu a abertos há vários meses.
      A saúde de todos está em risco.
      Se o Governo não haja, a Câmara não ficar de braços cruzados. Alguma entidade tem que agir com urgência. A propósito: Barão de Água Ize, é Sãotomense. Foi Presidente da Camara Municipal da cidade de São Tomé, no seu tempo.

  10. Bom Samaritano

    31 de Janeiro de 2013 at 8:47

    Bom sinal que a nossa camara não está só a trabalha para a limpeza da nossa cidade mais também para ajudar a população nos momento mais critico como no caso do Bombeiro que foi oferecido pela camara de Leiria. Gostei espero que a camara faça mais coisa para o distrito. Àgua Grande é o maior distrito económico do país tem q está mais organizado para acolher os nosso turista e outras individualidade, espero que a camara trabalha por este ponto. Um bombeiro na camara é de louvar.Eu admiro que os outro comentarista só olha para parte negativa e esquece a parte positiva, é mal vamos apoiar a nossa camara, incentiva-lo e apoia-lo para melhor da nossa cidade capital.

  11. verde

    31 de Janeiro de 2013 at 8:50

    Força Knei. Sou do PCD mas podes contar com o meu voto para a tua reeleição desde que não faças a mesma pouca vergonha que os teus colegas do ADI têm feito. Não siga os exmplos de Levy. Este não serve para nada.

  12. observador

    31 de Janeiro de 2013 at 9:39

    Não podemos estar virado para as ações que servem de motivo para propaganda politica. esse é o grande mal de políticos ou de aqueles que forçosamente querem fazer politica. che já existe um corpo de bombeiro que está localizado na capital do País, porque não enveredar todos os esforços em reforçar em todos os meios? Até parece um território dentro do outro, em que cada encontra-se numa disputa. Confesso que sou de opinião, que deveria haver um corpo de bombeiros em cada Distrito. A camara Distrital de Água Grande, na pessoa do se Presidente, deveria se ocupar em diminuir as enfermidades que vem afetando um normal da Capital ou aliás, o Distrito de Água Grande. Ora vejamos: A cidade Capital está altamente desorganizada. As ruas, todas elas congestionadas, por falta de um espirito de organização. Os escassos parques de estacionamento que existe, cada detentor de viaturas assim como os das motorizadas param ou estacionam de uma forma tão desorganizada, que apesar de haver muitos carros e motos, mas a falta de ordem, tem estrangulado, sobremaneira a nossa capital e não só. Pois, uma parceria entre as Camaras Distritais, Direção dos Transportes, Policia, as Atividades Económicas e a Delegação de Saúde “Ministério da Saúde” juntos podem perfeitamente inverter todas situações que enfermam as nossos Distritos e as suas respetivas vias. Poderão questionar, porquê de incluir as Atividades Económicas e a Saúde?! Também têm uma grande contribuição nesse todo o processo; já repararam, a forma como vendem os alimentos confecionados ao longo das vias? Nunca se viu esse fenómeno em S. Tomé e Príncipe! è que os POLÍTICOS de S. Tomé, têm que entender, que acabando as CAMPANHAS e as ELEIÇÔES, logo no dia seguinte mãos aos trabalhos, e ARRUMAÇÂO e DISCIPLINA, É QUE PASSARÂO A VIGORAR. Não se pode estar na CAMPANHA por todo o tempo, deixando as coisas essenciais por fazer. O grande mal desta TERRA, é que muitos chamados os POLITICOS, que vem concorrendo para ocuparem determinados lugares, não conhecem a realidade da TERRA. Por isso, é que passam a vida a nadar nos problemas essenciais, ao invés de trabalhar para resolve-los. Caros leitores, fico por aqui, para não vos cansar. Pois, com esse bocadinho, pode servir de muita reflexão……………..

  13. Wilker André

    31 de Janeiro de 2013 at 11:05

    Baga tela, Saudações..
    Venho acrescentar a tua explanação. de facto o Serviço dos bombeiros, não é só apagar Fogo, e Senhor presidente de Câmara, sabe disto e tomou providencia correta, Infelizmente a boca pesou senhor de falar que tem um protocolo informal com o Socorrista do S.M.S.T.P (Socorro + de S.T.P) e participaram também na formação. Não entendo porquê que não foi mencionado esta parceria..

  14. edner barroso

    31 de Janeiro de 2013 at 16:15

    é mais uma das boas obras para o melhor do país. só quero frisar ous não proficional da á rea, que devemos que ter vião das coisas, como por exemplo; o Bombeiro não incendeia nenhuma casa ou propriedades, e nem adivinha que iraá decorrer um incendio, a missão do bombeiro é procurar ao maximo, assim que chegar no local do facto, evitar as mais alastrações do fogo, manter até ao fim a segurança do local, eliminar ao zero a chama e residios luminar. não sou bombeiro, tenho visão e mente em bom estado de funcionamento, graças a Deus. obrigado.

  15. Caiu na net

    1 de Fevereiro de 2013 at 12:21

    muito bem conta comigo keney bom trabalho

  16. Contribuição

    1 de Fevereiro de 2013 at 12:46

    Meus Caros este corpos de bombeiros de água grande não terá pernas para andar, não podemos aceitar tudo que nos dão estou a falar das viaturas, elas devem ter mais de 25 anos, por isso, não estou a vê-las a trabalhar mais de 2 anos em S.Tomé. Não podemos continuar a ser depósito de lixo dos europeus.
    Haver vamos.

  17. TRUKI BIC-LAC

    1 de Fevereiro de 2013 at 18:44

    Bombeiros…Passo a citar…”as viaturas devem ter mais de 25 anos…não podemos continuar a ser depósito de lixo dos europeus”….Eu pergunto:–devem ter ou têm mais de 25 anos?? O sr. Contribuição, sabe por acaso o preço de um Auto-Tanque, uma Ambulância ou um Carro de Combate a Incêndios?? Aproveitem o que têm e também o que vos foi oferecido, e em caso de avarias, façam o que todos os Corpos de Bombeiros fazem…reparam eles próprios as suas viaturas, para poupar dinheiro e poderem socorrer a população. Ou então se o sr. tiver dinheiro, compre uma viatura nova e ofereça aos Bombeiros de S. Tomé, que bem merecem e lhe ficarão agradecidos.

  18. fresquinho

    3 de Fevereiro de 2013 at 20:58

    Neste site aparece criticos de todos gostos e feitios.
    Quando se trata de um assunto de boa accao, temos um tipo de critico, e quando se trata de um assunto meramente desagradavel tambem temos outro tipo de critico. Isto sem exagero e caracteristico de nos Santomenses!
    Aquele que comenta com piada temmaior numero de aceitacao…aqueles que realcam os factos com premenores quase passa ao lado!

  19. Lima

    3 de Fevereiro de 2013 at 23:13

    Olá meus caros,
    Desculpem o facto de estar a fazer o uso deste espaço para falar de um assunto que nenhuma relação tem com o que aqui se discute. Passo a explicar:
    Gostava de realizar um encontro com os estudantes Santomenses. Pretende-se que seja um grupo multidisciplinar, com vista a debater assuntos diversos, do interesse de todos. Alguém conhece alguma associação onde me possa dirigir? Alguém que já esteja no terreno e conhece as carências dos estudantes (quer no ensino primário, secundário ou universitário) as suas dificuldades.Talvez uma organização com essas caracteristicas, possa servir de elo de ligação.
    Obrigado

  20. Mracelo

    17 de Fevereiro de 2013 at 11:46

    Meus caros compatriotas,este projecto não foi iniciado pela camara de Agua grande.Infelizmente os mentores do projecto ficaram para tras.A camara não adquiriu estas viaturas elas foram oferecidas,sendo assim meus camaradas,estejam atentos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top