Sociedade

Escândalo Financeiro: Relatório de Auditoria feita às contas da TVS aponta para saque e desvio de muito dinheiro

No ano passado os trabalhadores da TVS denunciaram actos de corrupção na gestão da estação televisiva. O relatório de auditoria as contas da TVS nos últimos dois anos, exige que a anterior direcção liderada por Óscar Medeiros, reponha mais de 39 mil euros no tesouro público.

O relatório que o Téla Nón teve acesso mostra como foi feita a gestão das finanças da TVS no ano 2011 e no período de janeiro à 31 de Outubro de 2012. A auditoria em causa foi realizada após uma revolta dos trabalhadores da TVS, que acusaram a anterior direcção de prática de corrupção.

A equipa da inspecção das finanças que investigou as contas da TVS, foi  composta por 5 elementos. A auditoria que iniciou no dia 5 de Novembro de 2012 acabou por confirmar a denúncia feita pelos trabalhadores. O resultado da auditoria, não deixa margens para dúvidas sobre desvios, saques, enfim uma delapidação de fundos sem tréguas.

O relatório de auditoria obriga a anterior direcção da TVS, sob chefia de Óscar Medeiros, a repor nos cofres do Estado um total de 39.620.20 (trinta e nove mil seiscentos e vinte mil euros e vinte cêntimos).

Este valor total em euros, resulta de uma longa lista de desvios e outras anomalias financeiras perpetrados pela anterior direcção da TVS. Por exemplo, o relatório refere o seguinte em relação a um elevado valor, utilizado fraudulentamente na TVS. «que seja reposto no tesouro público o montante 35.526.000(trinta e cinco milhões quinhentas e vinte e seis mil dobras) e 48.468.750.00(quarenta e oito milhões, quatrocentas e sessenta e oito mil e setecentas e cinquenta dobras), respectivamente pagos indevidamente ao senhor Óscar Medeiros e ao senhor Mário Conceição Rodrigues, concernente ao subsídio de angariação».

Mais um exemplo da fraude financeira pode ser dado. «Que seja reposto na conta do Tesouro Público o montante de Dbs:29.953.000,00 (Vinte e Nove Milhões, Novecentos e Cinquenta e Três Mil Dobras), referente a pagamentos de vários cheques sem qualquer documento justificativo».

A lista é grande e no total são mais de 39 mil euros que deverão ser repostos nos cofres do Estado. A equipa de auditoria deu conta que nos últimos 2 anos a TVS não tinha se quer um cofre forte para garantir a segurança do dinheiro que arrecadava.

A auditoria constatou também que a TVS não respeitou as recomendações da anterior inspecção cujos resultados o Téla Nón publicou em Novembro do ano passado. «A TVS tem feito aquisições de bens e serviços, dentro do país e no estrangeiro, sem a realização do concurso público, contrariando a Lei nº8/2009, que aprova o Regulamento de Licitação e Contratações Públicas», é uma das muitas anomalias registadas.

O Programa da Diáspora “Nós Por Lá”, também é citado no relatório «O programa “Nós por Lá” é um dos programas da TVS, que é realizado no exterior, entretanto, verificou-se que existem pagamentos de despesas concernentes ao referido programa sem qualquer documento justificativo, também, a respectiva transferência dos valores monetários para sua realização, exceptuando as gratificações pagas aos realizadores».

Despesas, sem comprovativos numa televisão pública que segundo o relatório de auditoria, de Janeiro à Dezembro de 2011 e de janeiro à Outubro de 2012, realizou despesas na ordem de 9.148.624.508,28 (Nove Mil Milhões, Cento e Quarenta e Oito Milhões, Seiscentos e Vinte e Quatro Mil, Quinhentos e Oito Dobras, e Vinte e Oito Cêntimos). Valor equivalente a 373.413,25 euros (trezentos e setenta e três mil quatrocentos e treze euros e vinte e cinco cêntimos).

Segundo ainda o relatório todo esse dinheiro, no valor superior a 300 mil euros, foi gasto a margem das leis, e sem documentos justificativos.

O leitor pode pulsar o escândalo financeiro na TVS, analisando o relatório de auditoria que reflecte o caos financeiro instalado nos últimos dois anos. Para isso clique sobre o documento seguinte – Relat-rio preliminar TVS2012

Abel Veiga

    60 comentários

60 comentários

  1. Jose Rufino

    14 de Fevereiro de 2013 as 13:14

    Pois e.O nosso pais vai de vento em poupa,o ze povinho sem pao da manha para se alimentar,esta ai tanto dinheiro a solta na mao de gente irresponsavel como e este senhor,andam todos ai na praca publica de peito levantado quando e um gatuno,..assim vai Sao tome e Principe de salva quem poder,aonde vai a justica,o relatorio e charo e ai?..estao a espera de que para agir ou ate que o dinheiro acbe,comfisca ja a conta bancaria antes que seja tarde.Deus abencoe Sao Tome e Principe

    • Zamba Costa

      15 de Fevereiro de 2013 as 17:49

      DI e sua escumalçhqueria mesmo era delapidaste país e depois inventavam a historia mentindo para o povo que eram amigos do povo pequeno. Bandidos e Aldraboes, só queriam mesmo é mamar tudo e transformar este país num covil de drogados e larapios.

  2. cidadao.atento

    14 de Fevereiro de 2013 as 13:33

    Afunal!
    Os tais “REVOLTOSOS” da TVS,tinham razão.
    E o ADI anda aí com PANFLETOS.
    Dra ELSA PINTO…

    • Bingo

      15 de Fevereiro de 2013 as 10:05

      Alguém bom erápido a fazer contas pode dizer-nos quantos salários mínimos foram ‘mamados’ por essa quadrilha?
      Porque somos todos são-tomenses.

      Passar bem, obrigado.

      • Vira o disco toca o mesmo

        18 de Fevereiro de 2013 as 7:31

        1005 salários ´minimos, meu caro!

        • Bingo

          18 de Fevereiro de 2013 as 10:54

          Obrigado pela aritmética, amigo.

          Passar bem.

  3. Desgraçado

    14 de Fevereiro de 2013 as 13:59

    é só conficar casa destes terroristas e colocar na cadeia central, batata quente pra elsa pinto…

    • olho grande

      14 de Fevereiro de 2013 as 15:55

      não tens vergonha ou senão escreve depois pensas

    • mello

      15 de Fevereiro de 2013 as 15:57

      Tira os olhos da casa de cada um,

  4. Taquimoê

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:00

    Eu quero ver agora se este Óscat Medeiros publica esta notícia na RDP – África. Eu faço questão de ouvir esta notícia na RDP Africa. A RDP-África não existe só para passar notícias favoráveis a um grupo político ou pessoas anónimas e para favorecer outro grupo ou pessoas anónimas. Peço ao senhores Menezes, João Gonçalves, Abílio Neto que também falem desta notícia e outras. Caso contrário posso concluir que estamos em presença de dois pesos e duas medidas. Comcerteza que não é esta a missão da RDP-África. Ou é???? Por isso, quero que também passem esta notícia e todas as outras a favor ou contra qualquer grupo político ou individualidade de S.Tomé e Príncipe. Só assim eu estarei consciente que a RDP-ÁFRICA não está a agir em função de interesses político-partidário específicos. Sempre gostei da RDP-África e sempre ouvi a RDP-África. Ultimamente, contudo, grande parte das pessoas com quem lido têm me dado informações que a RDP-África é parcial. Eu tenho defendido o contrário e tenho tentado convencer estes meus amigos que não é verdade. Só que agora peço-vos que não me envergonhem e, de facto, passem informação sobre este facto que tem a ver com a corrupção praticada pelos anteriores gestores da TVS.

  5. Desgraçado

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:07

    ( confiscar e coloca-los) queria eu dizer.

  6. E. Santos

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:10

    Que cada um responda pelo que realmente fez e se não fez que se defenda com dignidade até as últimas consequências.

  7. O Analista e Censurador

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:27

    Sugiro que a reposição do valor, deveria ter um prazo estipulado!… O não cumprimento do prazo tomaria outras medidas Judiciais.Assim serviria de alerta para os outros que pretendem exercer as suas funções com ideias semelhante. A equipa das Finanças esta de parabéns.É bom que continuem nesse ritmo, porque falta muito para fazer no nosso País. Mais uma vez parabéns para Equipa.

  8. Madalena

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:49

    Toda gente que deve ao ESTADO, se fizer um gesto para a reposição da verda, não haveria problema de OGE, a começar por casas de estado compradas ao baixo preço, rendas e compras de viaturas de Estado. Trinta MIl Barris de Petroleo ect..
    Qua Li, bile deua pia

    • antónio amado

      14 de Fevereiro de 2013 as 16:08

      Este relatório deve ser encaminhado para os órgãos judiciais. O dinheiro que sai do bolso dos contribuintes não pode continuar a ser desviado. Afinal, os trabalhadores revoltosos da TVS tinham razão. Uma autentica máfica. Óscar Medeiros devolve o kumboooooooooo

  9. original

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:51

    Porra,isto está aaquecer tanto de um lado e de outro.Na democracia é muito bom para sabermos quem é quem.

  10. V.S s.t.p

    14 de Fevereiro de 2013 as 15:22

    olha essa historia vai ser boa, quero ver a reposição de todos os bens do estado usurpados, coisa de rirrrrrrrrr, é muito cumbu.

  11. Gonçalo Tropa

    14 de Fevereiro de 2013 as 15:46

    Mas afinal o Eng. Sócrates esta em Paris a estudar filosofia política ou faz consultoria as finanças de São Tomé?

    No ultimo dos paraísos deste planeta só assim se pode exlicar o desaparecimento magico dos dinheiros publicos.

    Isso ou estudantes da mesma escola infiltrados no governo …

    Tudo á grande … Coragem e força São Tomé

  12. Preto

    14 de Fevereiro de 2013 as 15:49

    Se STP fosse uma Nação à serio, esses corruptos perdiam os seus bens. Mas nada irá acontecer porque todos os dirigentes têm o “rabo” preso e todos conhecem os podres uns dos outros!

  13. são tome

    14 de Fevereiro de 2013 as 16:05

    Quero ver esse senhor ( ex denunciador de escandalos e atual malabarista) amanhã, sexta feira no ministerio publico a ser ouvido, e em sessão aberta ao publico, para que não haja duvidas sobre a justeza do julgamento.
    malandro!

  14. Mario da Costa

    14 de Fevereiro de 2013 as 16:17

    OGE vai ao Parlamento fazer o quê?
    Apenas para cumprir formalidades.
    Quem é capaz de dizer que isto não se chama Orçamento!!

    Chama-se sim uma listagem de DEspesas sem Cabimentação.
    As receitas irrisórias, por isso, convenhamos!!

  15. Mendes Rosario Cabral

    14 de Fevereiro de 2013 as 16:34

    Quem vai ler a noticia na RDPAFRICA?
    Abel?
    Isso é uma brincadeira.
    Desvio de verda, ça qua cu nom bili ue contla.
    Lembra de cantineiro, Ecomim, ecomex, Loja do povo, casa prefabicada, Projecto bovino, enave, endiprol, Construtora EE, DCC, Transcolmar, Roças agricolas, Bobo forro tijolo, Oleoginosas, etc, 30 de setembro e rei amador, (Barcos)
    STP é terra de escandalo, sem precedente. Filho de ladrão(corrupto) tem mais prestigio de que um Trabalhador de mato ou um escritor.

  16. Sacode puera

    14 de Fevereiro de 2013 as 16:45

    Chegou a hora da verdade o poder de ADI era para safar algumas pessoas caso este senhor da TVS que era todo poderoso afinal ? Andava a comer e beber e toda esta boa vida com o dinheiro do povo . Senhor P M temos que acabar com isso de uma vez para sempre agora acabou Predao todos para justiça .este dinheiro faz falta ao pais .

  17. Carlos Santos

    14 de Fevereiro de 2013 as 17:04

    Como um jornalista e correspondente da RDPAfrica que lança muitos atos de corrupção em Sao Tome e Príncipe também faz parte na lista dos corruptos esse correspondente não tem moral de para ser jornalista e correspondente da RDP africa apelos ao ministro Miguel Relva que mando o da mesta estacão portuguesa césar as funções do senhor Oscar Medeiro. E também o ministério publico de Sao Tome atua conforme as leis e constitui o arguido o senhor Oscar Medeiros e o senhor Mario Rodrigues pelo crime de ma utilização de fundo e bens publico e proibição de ausentar do pais o senhor Oscar Madeiros.
    Agora os juízes do tribunal estão muitos contente afinal o senhor Oscar Medeiro vai mesmo para a cadeia, as lagrimas da Dra Alice de Carvalho fez a justiça.Pian katchila Pina.

  18. savimbi

    14 de Fevereiro de 2013 as 17:06

    ÓSCAR!
    Ê bôbô êê!!!!! Samá Patrice cú Varela,Levy,Agostinho,RDPAfrica ê…!!!!
    Bué di Búdu assim…..

    PARABÉNS aos REVOLTODOS da TVS.
    Viva a Democracia.
    Vale a pena VALVAR A DEMOCRACIA à tempo.

    VIVA MLSTP
    VIVA PCD
    VIVA MDFM

    • Santana Grande

      14 de Fevereiro de 2013 as 18:53

      Sempre me pareceu que este Óscar Medeiros aandava a tirar dinheiro da TVS porque ele vivia a grande e a francesa, com comes e bebes todos os dias, várias mulheres. Toda a gente aqui do bairro sabia que era impossível ele ganhar tanto dinheiro assim para esta vida que ele levava. Só é pena que a RDP-África tenha um correspondente deste calibre no nosso país. Grande corrupto e ladrão que andava a dar notícias sobre outros corruptos e ladrões. É esta a vida que nós estamos nela aqui em S.Tomé. Todos os dias descobre-se um corrupto novo que andava a chamar os outros corruptos. Que moral este senhor tem para estar a dar notícias sobre corrupção e ladrices aqui em S.Tomé? Já há quem diz que o sócio dele Carlos Menezes também anda metido nesta brincadeira toda mais o Varela. O TRIO de luxo da TVS. Juntaram comeram dinheiro a grande e a francesa, com luxo para aqui, luxo para lá, viagens para aqui, viagens para lá, etc. Cada coisa que desce neste nosso S.Tomé!!!!! Só com Cristo…

  19. Afredo Mé-zochi

    14 de Fevereiro de 2013 as 18:17

    NÃO arquivão o processso e seguem com maior brevidade para a praça pública kem é este homem, ladrão cachoro.

  20. Bingo

    14 de Fevereiro de 2013 as 19:36

    E a palavra corrupção fica agora entalada na garganta do ADI como um osso ou uma pedra.

    Afinal sempre era verdade…!

    A menina dos olhos do ADI, a ‘Televisão de todos nós’ era mesmo um antro de gatunagem, de roubalheira e de regabofe…

    Que o Dr. Patrice Trovoada venha agora a públicco chamar malfeitores aos dirigentes de outros partidos. ( alguns dos quais são realmente malfeitores…)

    Que o Dr. Patrice Trovoada venha agora à ”Televisão de todos nós” denunciar a corrupção em STP.

    Que o Dr. Levy Nazaré apareça na ” Televisão de todos nós” a destilar fogo e brasa pela boca, chamando gatunos e assaltantes a toda a oposição, a toda a maioria parlamentar e a meio mundo.

    Que Mário Bandeira escreva mais um dos seus ridículos panfletos a insultar todos os que não são do ADI. Ou que não querem ser serviçais do Dr. Patrice Trovoada.

    ( E pensar que a a RDPÁfrica, quando o seu correspondente estava sob investigação por sérias suspeita de corrupção, enviou uma delegação de alto nível para,aparentemente, ”confraternizar’ com a direcção da ‘Televisão de Todos nós’.)

    Que aquele garoto que foi secretário de Estado do Desporto venha a público agora organizar uma marcha contra a corrupção.

    Já se sabia de muita coisa. Só que estas estão cabalmente provadas.

    Há um relatório das Finanças Públicas.

    E agora, Dr. Patrice Trovoada?

    E agora, Dr. Levy Nazaré?

    E agora, amigos e camaradas da RDPÁfrica?

    Passar bem, pessoal!

  21. HLN

    14 de Fevereiro de 2013 as 21:59

    Tudo isso chega a ser uma tristeza e não culpo os anteriores administradores.A desorganização é extrema
    Como o país está estruturado e desorganizado todos fazem tudo ao seu belo prazer, tenho certeza absoluta que toda instituição da função pública santomense está em mesmas condições ou pior, inclusive as finanças.Entretanto deixo os meus parabéns pela equipa de auditoria e que a justiça seja feita, maioria dos santomenses estão a enriquecer a custa do povo. Nossos estudantes andam pelo mundo fora sem bolsas de estudos meses, e meses enquanto uns e outros andam a usufruir o bem público, situação é inassimilável. STP por favor organizem,implementem as ideias que estão no papel, cumprem as leis, deixem de apadriagem.

  22. Sacode puera

    14 de Fevereiro de 2013 as 23:06

    Este dinheiro nao foi comido só por este campiao também o ministro da tutela pode lhe ajudar . E agora ? Queremos ver o primeiro prato quente nas mãos da senhora P G R vamos ver se o tribunal funciona ou nao vem vez de julgar os processos de cabras, porco , e galinha , vamos julgar os comedores de dinheiro de estado .Vamos acabar com este vicio no pais de uma vez para sempre .

  23. Cotateco

    15 de Fevereiro de 2013 as 0:14

    Rsrsrsrsrs……. esses aí vão inventar algo parecido com imunidade parlamentar para ñ terem que pagar nada…. em STP ñ existe punição para crimes de colarinho branco, só para pequenos delitos… trágico!

  24. tchuna baby

    15 de Fevereiro de 2013 as 8:02

    Que cada um cumpra com o dever, se roubou tem repor sem dúvidas, mas não esqueçamos que esta é uma versão preliminar, se é uma versão preliminar então os visados têm direito a resposta e justificações, e por isso auditoria tem que consumar-se quando se esgota todas as opções de resposta por parte dos visados…Por isso queremos a versão final para cortarmos a cabeça deles..

  25. leve leve

    15 de Fevereiro de 2013 as 8:11

    Ê bila tata ploco ê. Poia muito ê. Oscar chegou a tua vez. Gente sca bá canga bô Ê. Oscar Medeiros pega num avião vai acompanhar o teu patrão patrice trovoada. Tens que pedir apoio ao teu sócio Vartela para ajudar-te a pagar. Infelizmente e felizmente o Oscar Medeiros vai ser o primeiro a pagar por ter comido dinheiro de estado. Elsa Pinto põe o gajo na cadeia.

  26. sulila miranda

    15 de Fevereiro de 2013 as 8:31

    Não sejamos tão maldosos. Deixem que a justiça faça o seu trabalho, não precionem nem tentem influenciar com essas opiniões.

  27. cua lumado

    15 de Fevereiro de 2013 as 8:54

    Afinal quantos relatorios preliminares existem ao respeito desta auditoria?

    Alguem me explica por favor.

    Já não entendo mais nada.

    No ano passado o telanon já havia publicado um dito relatorio preliminar que alias serviu de fundamento para a moção de censura. Agora aparece este novo também preliminar.

    Se são todos preliminares onde está o contraditorio?

    Algo não bate bem aqui.

    Pensemos um pouco…

  28. raimundo f. neves

    15 de Fevereiro de 2013 as 10:01

    Repor apenas o dinheiro, é favor. Repor o dinheiro, assim como ir para a cadeia, nem que seja uma semana para servir de lição para os outros que terão caso semelhante. Se não, o PAÍS vai continuar sempre no mesmo caminho. Uns andam a trabalhar duramente para conseguir sobreviver, outros andam a extorquir dinheiro e olhando para aqueles que trabalham de olhos e peitos pendurados. CADEIA COM ELES TODOS.

  29. binóculo seculo XXI

    15 de Fevereiro de 2013 as 10:08

    Agora entende-se o gesto incompreensível e inexplicável do Patrice Trovoada, ao ter beijado o solo santomense após a manifestação, apelando aos manifestantes para continuar no poder. Deixar-lhe Trabalhar, para continuar a mamar na teta da vaca na sombra da bananeira e continuar a viajar, viajar, viajar…
    O Homem todo-poderoso da TVS, protegido do Patrice Trovoada, caiu em desgraça. O José Bouças foi altamente reprimido por essa cambada e impedido de entrar nas instalações do seu local de trabalho pela polícia, os trabalhadores esfrangalhados e hoje, o relatório de auditoria obriga o antigo director e correspondente da RTPAFRICA, Óscar Medeiros, a repor nos cofres do Estado um total de 39.620.20 (trinta e nove mil seiscentos e vinte mil euros e vinte cêntimos) qualquer coisa como nove mil milhões de dobras. Esta fraude financeira, nunca vista naquela unidade televisiva lesa todo o Povo santomense. Trata-se, pois, do Saco Azul que o trio Patrice, Varela e Óscar usavam ao seu belo prazer.
    Agora compreende-se a guerra que movem contra a presença da nova procuradora e querem vê-la de costas como o diabo foge da cruz. A cabecilha do XIVº Governo Constitucional irá pagar por esta fraude financeira sem precedentes.
    Agora o caldo entornou-se. A floresta chegou à cidade. E como se costuma dizer o maior comedor deste montante avultadíssimo pôs-se à milhas e os peixes pequenos, irão malhar, mais cedo ou mais tarde com os ossos no chilindró.

  30. V.S s.t.p

    15 de Fevereiro de 2013 as 10:10

    Lembra de cantineiro, Ecomim, ecomex, Loja do povo, casa prefabicada, Projecto bovino, enave, endiprol, Construtora EE, DCC, Transcolmar, Roças agricolas, Bobo forro tijolo, Oleoginosas, etc, 30 de setembro e rei amador, (Barcos)
    STP é terra de escandalo, sem precedente. Filho de ladrão(corrupto) tem mais prestigio de que um Trabalhador de mato ou um escritor, alem desdes factos ja acima referido eu digo, Casa de EStados, todos os deputados que estiveram ontem defendendo a resolução de abertura de inquerito para apurar responsabilidadesdes, primeiramente deveriam, aceitar fazer uma fiscalização na conta na assembleia e fazer um levantamento aos ultimos 10 anos de todas as governações e ser tratado caso a caso.

  31. Sacode puera

    15 de Fevereiro de 2013 as 10:17

    O rapaz menino da rua que si chama Levi Levi agora já nao falas ! Chegou a vez da verdade ?a vossa rede da máfia chegou ao fim . Também ajudaste comer o dinheiro da T V S ! Queremos vos ajudar sair dessa chama o vosso chefe Patrício para regressar ao pais . Os Judas sem vergonha governar e comer dinheiro da instituições ,malandros

  32. BANANA DE STP

    15 de Fevereiro de 2013 as 11:05

    Chegou o momento de vermos os maus gestores da coisa publica a responderem crimenalmente pelos seus actos!
    Sra. PGR, por favor, prove a sua imparcialidade o seu rigor ao povo santomense! Chame todos os antigos directores e ministros para responderem pelos seus actos, incluindo o Sr. Patrice Trovoada caso for necessario!
    HAJA JUSTIçA EM STP!

  33. Espirito Santo

    15 de Fevereiro de 2013 as 11:20

    Nao ersqueçam de repor os 5.000.000,00 Euros de caso Treiding.Ajuda do Brasil ao Estado Santomense.

  34. Vira o disco toca o mesmo

    15 de Fevereiro de 2013 as 11:27

    NADA IRÁ ACONTECER …meus caros!…STP é assim. Só se fala e não se faz nada…

  35. sotavento

    15 de Fevereiro de 2013 as 11:56

    É triste deprimente o que passa em STP.Um pais pequeno um pais tranquilo um pais onde todos deveriamos viver de maos dadas mas é terrivél o que se passa.Todos querem ser ricos a forca sem o minimo de esforco, mas sim robando o pouco que deveria ser para dar o minimo de condicoes, a esse povo que de verdade esta a ser explorado enganado de forma aberta sem um minimo de pudor.Vamos a ver o que fara os organismos judiciais em relacao a mas este capitulo que de certeza nao é o ultimo do livro…com esse clima de saque que existe nunca mais sairemos da situacao em que estamos…nao existem valores nao funciona mais a consciencia…tudo que tem principio tem fim assim espero…

  36. Zé Maria Cardoso

    15 de Fevereiro de 2013 as 12:37

    Habituados ao país sem Estado, não se devia estar a ler sentença pública ao Óscar Medeiros.
    A RDP-África vocacionada a dar-nos e bem as lições de incompatibilidade na democracia africana (a última, o caso da nomeação da PGR em STP) não se acautelou dos vários alertas de q não era elegante, o seu jornalista fazer ao mesmo tempo o papel de responsável da televisão dos Governos pk no leve-leve, há muito que acabamos com os santos.
    Para a próxima …

  37. The Politics

    15 de Fevereiro de 2013 as 14:18

    Mesma historia mesmo final. A auditoria é feita o conclusão é feita, mas a justiça nunca é feita. Dinheiro nenhum será reposto, ninguém ira a prisão e a vida continua igual. Os pobres cada vez mais pobres e os que têm oportunidade de roubar o faz, porque estão coinciente de que o poder judicial em São Tomé não existe pelo menos para que tem um minimo de influência. Este relatorio ou auditoria dentro de dos ou três meses ninguém sabrá onde esta. E passa un dois anos os mesmos bandidos volta a assumir outra chefia e voltam a roubar. Este é o triste ciclo vicioso de S.Tomé para bem de alguns e mal da maioria da população.

  38. carlos

    15 de Fevereiro de 2013 as 14:51

    Todos os envolvidos no caso Oscar Medeiros-Tvs devem serem chamados a justiça para repor dinheiro e condenados a prisão, desde o Sr.Oscar, Mario Rodrigues,a equipa do fantoche programa “NÓS POR CÁ E POR LADRÕES” nomeadamente o Sr.Geronimo Moniz, Nilton Medeiros e tbm o Ministro Afonso Varela. Enquanto a Televisão e a Rádio carecem de meios tecnicos e com foncionários a receberem pessimo salario os “Gatunos” andam a desviar milhões e milhões de dobras a curtirem casa de luxo,festa aos fins de semana, viagem, carro fino e tudo de bom e a francesa. Por favor Sr. Procurador não desperdice o tempo, tome medidas o mais urgente possivel antes que os bandidos ausentem-se do País. Como pode a RDP-AFRICA ter elementos desta categoria como os senhores OSCAR,GETE MONIZ E CARLOS MINEZES? Muito obrigado aos elementos das finanças pela auditória e informações prestadas ao publico.

    • Bingo

      15 de Fevereiro de 2013 as 23:13

      Amigo Carlos,

      O programa ‘Nós por lá’ foi uma das maiores inovações da ‘Televisão de Todos nós’. Pessoas que nós não viamos há décadas apareciam nos nossos écrãs e foi possível ver comunidades inteiras de são-tomenses em vários pontos do mundo.

      Nunca entendi porque razão o governo do Dr. Patrice Trovoada/ governo da República, não assumiu abertamente o patrocínio de um programa como esse e andou aí a passar dinheiro por debaixo da mesa. Talvez porque houvesse uma estratégia eleiçoeira escondida…

      Passar bem, obrigado.

  39. São Tomé Poderoso

    16 de Fevereiro de 2013 as 1:55

    Já estamos acostumados, a essas coisas isso chama-se Politica..

  40. São Tomé Poderoso

    16 de Fevereiro de 2013 as 2:07

    Leve Leve A Elsa Pinto sim que já deveria esta na Cadeia srsrsrsr

  41. mauro almeida

    16 de Fevereiro de 2013 as 6:55

    arumado em sério e honesto o varela é o principal cabeçilha, ele já come dinheiro da rosema a mt, meteu o oscar na tvs para ajuda-lhe a comer. grade bandido.

  42. mauro almeida

    16 de Fevereiro de 2013 as 7:04

    é pena o dr leite uma pessoa que era de bem metido com esse bandido do varela, tiveram a tempos a traz um rolo de tempo a conversar em frente ao arquivo histórico por volta das 20:00h a combinarem as bandidagens.o leite já tem o seu nome na lama.

  43. Oi

    16 de Fevereiro de 2013 as 8:13

    Oscar, prepara-te, vais mesmo a cadeia. O objetivo é tu pagares pelos erros do patrice trovoada, tua atitude de serviçal e também pela mà fé que sempre tiveste para com o povo santamente. Tu mereces. Falta a vez do meu amigo Levy, ele está brincando com o povo santamente. Levy irá pagar muito carro pela sua atitude, pela sua boca suja pelo desrespeito pelos mais velhos.

  44. fã de juvenal rodrigues

    16 de Fevereiro de 2013 as 9:34

    Sr Juvenal:
    Óscar deixou “NINHO” ainda na TVS a chocar.CUIDADO!E o que está dentro do “OVO” é COBRA PRETA. É melhor nãoperder mais tempo e ESPALHAR GASOLINA naquele NINHO e dar fogo antes que senhor vai dar por conta JÁ TARDE.Eu sei porquê!!!
    OUTRO CONSELHO:
    Foi uma FATURA de volta de Dbs 140.000.000,00 e tal(Cento e Quarenta e tal Milhões de Dobras)esta semana em nome da TVS para efectuar PAGAMENTO em nome da TVS pelo LANCHE no HOTEL PESTANA pelos Senhores ÓSCAR,MONIZ,CARLOS MENEZES etc…
    É melhor senhor NÃO ASSUMIR esta FATURA, “Bronca Muito”. Eu estive presente quando os expedientes desta quadrilha estavam a dar tratamento deste caso.CUIDADO!!!! Não ASSUME.Não vaimeter em sujeiras.
    Por outro lado esta quadrilha de Riboque/Fundação estudaram comigo na Primária. Oscar Jet Levy etc desde primária eles já tinham jeito de ROUBAR.Muitas vezes quando perdia dinheiro,esferográfica,borracha,lapis,açucrinha de senhoras coitadas e crianças que iam safar vida na porta de escola.Professores depois de muita busca iam descobrir as vezes no mato escondido,na casa de banho,dentro de bikini,dentro de plastico penduradono caroceiro etc.Esse vicio/jeito/habilidade ja era desde criança.
    Portanto JUVENAL RODRIGUES,eu avisei!
    OUTRO AVISO:
    Há outra coisa:
    Há um caso de 7000 Euros que Sr Administrador do BAMCO EQUADOR deu para Gala TVS e nao teve nenhuma informação e nãoe xiste nada sobre a utilização deste dinheiro.COMO?

  45. Eusebio Neto

    16 de Fevereiro de 2013 as 14:39

    So espero que a RDP Africa cumpra o seu papel fazendo eco desse relatorio tal como tem, atraves do sr. Oscar Medeiros, tornado publico e analisado(criticado) relatorios semelhantes cujos protagonistas foram outros cidadaos santomense. Nao va agora mudar as regras do jogo so porque neste caso o(s) ladrao(oes) e gente da casa. De igual forma o povo santomense espera que os nomes de todos quantos integraram essa quadrilha sejam tornados publico. Ou vao o Oscar Medeiros e Mario da Conceicao sacrificar-se para proteger outros eventuais membros do bando? Ou preferem deixar os seus nomes mais sujos ao para manter limpos os dos outros bandidos? Nao cometam o erro grosseiros de acreditar nas suas promessas pois, nunca mais voltarao ao poder em S. Tome e Principe. Tambem esperamos que o ministro que tutelou a TVS no periodo que o relatorio reporta, saia a rua e pronuncie sobre o mesmo. A hora e da verdade, cada um a sua boca e o seu estomago!

  46. butauê

    16 de Fevereiro de 2013 as 19:37

    Meus senhores ….politicos politiqueiros deste forum…Peço vos o favor de verem com isenção o programa de cultura santomense e de todos nós «Nós por Lá»… Não existe nação sem lingua nem cultura.
    O programa deve continuar para o bem da Nação santomense…
    VIVA S.TOMÉ E PRÍNCIPE
    VIVA PROGRAMA«NÓS POR LÁ»
    VIVA TELA NOM

  47. Argenezio Antonio Vaz

    16 de Fevereiro de 2013 as 22:12

    Vamos la meus senhores, não defendo nenhum acto de corrupção, mas vamos ver todo os actos e nada de fazer de alguns actos de exemplo. Os outros ficam como?
    Vamos la cita-los;
    1. O caso de arroz
    2. O caso de dinheiro de Brasil que todos nos vamos pagar
    3. Projecto DOCA
    4. Passeios
    5. Casas prefabricadas
    6. Compra de barco para Principe
    7. Dinheiro da ultima venda de ENCO, escandaloso
    8. Projecto de aeroporto com financiamento de BAD entre muitos outros.
    Digam me meus caros se estão a lutar contra corrupção como ficarão esses casos
    9.

    • Bingo

      18 de Fevereiro de 2013 as 11:24

      Argenezio Vaz,

      O grande problema do ADI e do Dr. Patrice Trovoada, é que chegaram ao poder prometendo acabar com a pilhagem e a gatunagem. Provavelmente, quando todos os casos vierem à luz do dia, chegar-se-á à conclusão de que pilhagem e gatunagem foi a palavra de ordem do ADI e do Dr. Patrice.

      E então, as pessoas que não são completamente burras vão dizer: Hummmm! Ele andava a chamar gatunos aos outros para desviar as atenções.

      Compreende, Argenezio?

      E isso coloca o Argenezio na posição de quem defende o ADI com o seguinte argumento: Xêi! ADI também roubou e depois? Qual é o problema? Tanta gente que roubou antes…Um argumento triste, para não dizer outra coisa.

      Passar bem.

  48. LG santos

    17 de Fevereiro de 2013 as 8:55

    Esqueceram das noites que o oscar passava no hotel pestana com suas namoradas em nome da TVS.

  49. eu robo galinha

    18 de Fevereiro de 2013 as 11:36

    ENGRAÇADO:
    Agora este LADRÃO Óscar Medeiro quer responder o que Bouça disse.
    Ladrao Desavergonhado.
    O que mais voce pode dizer Gatuno.
    TUDO o que tiver que explica VAI EXPLICAR a PGR Elsa Pinto.O teu colaborador RAPOSO ja nao esta la,Bandido.

    • cua lumado

      18 de Fevereiro de 2013 as 18:16

      Sente-se mesmo o odio nestas palavras.Eu já não entendo o porquê de tanto odio e persiguição a este sujeito Oscar Medeiros, se na nossa triste história existem muitos corruptos que mais ninguem chega aos pés dos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo