Sociedade

Pagamento da equipa do Programa “Nós Por Lá” era feito de mão em mão

O dinheiro pago a equipa que produz o Programa “Nós Por Lá”, nunca foi transferido por via bancária. Óscar Medeiros, ex-Director da TVS, deixou claro que o pagamento era feito de mão em mão, e confirmou que a equipa da diáspora nunca recebeu um tostão da TVS.

«É verdade eles nunca receberam algo que viesse da TVS», afirmou o ex-Director da TVS, confirmando assim a posição defendida pelos realizadores do programa “Nós Por Lá”, no seu Direito de Resposta publicado no Téla Nón.

Óscar Medeiros reforçou que «a TVS nunca gastou um tostão com o Programa Nós Por Lá».

O ex-Director explicou que o programa produzido na Diáspora  foi suportado financeiramente pelo BISTP. No entanto reconhece que o patrocínio ao programa, sempre foi « canalizado através da Direcção Administrativa e Financeira da TVS. É a DAF da TVS que processa o que deve ser encaminhado para os produtores do programa “Nós Por Lá”», frisou.

Disse também que do montante total patrocinado pelo BISTP, uma parte reverte a favor da TVS. Na entrevista à TVS, o ex-director deixou assim uma contradição no ar. Apesar de produzido em Portugal, “Nós Por Lá”, não deixa de ser um programa da TVS, talvez por isso o patrocínio do BISTP, é encaminhado para o sector administrativo e financeiro da TVS, que depois faz a distribuição do bolo financeiro. O Téla Nón apurou que o patrocínio do BISTP para o programa da TVS, “Nós Por Lá”, está avaliado em cerca de 20 milhões de dobras mensais. O Jornalista do Programa recebe cerca de 8 milhões de dobras e o editor de imagens cerca de 8 milhões de dobras. A outra parte cerca de 4 milhões de dobras, fica na TVS.

No entanto apesar da DAF da TVS processar o pagamento, como explicou o ex-Director, o dinheiro vivo, cerca de 8 milhões de dobras(326 euros) para os dois técnicos produtores do programa, seguia de mão em mão até os seus destinatários. «Eles disseram que nunca receberam pagamento por transferência e é verdade. Nunca receberam por transferência bancária. Há um familiar deles que vai a TVS no final do mês receber aquilo que lhes compete», precisou o ex-Director da TVS.

Abel Veiga

    26 comentários

26 comentários

  1. bem ni wê mali ni tlachi

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:17

    Vamos pegar malandro…é dessa vez ou nunca…

  2. JOSE CARLOS

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:49

    Bem,não querendo fazer justiça na rua, mas julgo que há provas suficientes para levarem o Oscar Medeiros e os outros que com ele se aproveitaram dessa situação ao Tribunal e consequentemente a cadeia se for esse o caso….

  3. são tome

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:56

    Quem diria em Oscar medeiros? Voce que sempre tinha um suposto escandalo financeiro para relatar…agora está no mesmo lencol?
    Que vergonha ehh? E a RDPafrica e a voz de america ainda estão a espera do quê para tirar o cara?

  4. asd

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:57

    Será que isso é verdade mesmo? Se nunca receberam é porque nunca receberam mesmo seja de que vias

  5. São Tomé Poderoso

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:44

    Pelo Amor de Deus meus Senhores isso é uma clara perseguição “Politica” São Tomé sempre foi assim! esse curto tempo que o Sr Óscar Medeiros foi director já roubou tanto assim como vocês põem ai a dizer milhões de euro numa televisão que nem factura quase nada?!?! isso é inveja, que vcs têm contra esse Homem e a equipa de nós por lá ladrão de verdade vcs não metem na cadeia nem perseguem quando temos valor sempre há pessoas contra nós nada irá ti acontecer Óscar eles querem ti manchar mais não vão conseguir…!!

  6. Mendes Tavares

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:00

    A PGR, ja não se fala?
    Afinal

  7. Mendes Tavares

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:02

    Provas vivas!
    São estas as provas vivas Testemunhos Vivo
    Aonde para este cara Jorge AMado, de Amado não tem nada

  8. Mafioso

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:24

    Esse país, deve mudar de nome.
    Só Itália nos supera em escandalos!
    BAuê!!
    Banu gingá pó,
    “Retifiçon
    Niua ngué na ca fatefá, nom mecê sebê camia, cu mece de conta ngana né??

    “Todos são malandros””
    Cada um com a sua dimensão: Eu roubo banana e jaca, sua excelencia rouba titulo e faz conhagem de moeda, Vossa majestade toma dinheiro de petroleo e afunda 30 setembro e rei amador, compr casa pre fabricada ao preço de ouro, é assim!!
    Pior ha de vir. Credito de 300 milhoes dde dolares Angola.
    Brasil com stp trading,
    Kuma eeee Kua ku dala eee????
    Kumba roda .

    • Ze Assuncao

      21 de Fevereiro de 2013 as 8:30

      Caríssimos compatriotas,
      De fato, o país é pequeno mas de uma dimensão terrível no que respeita a material de ódio e perseguição.
      Se se fizer uma análise exaustiva da situação interna, o país está hoje como está, em grande medida devido querelas do passado que foram se agudizando e hoje atinge porporções alarmantes. Os politicos deixaram de governar para fazer pura e simplesmente acusações, muitas delas infundadas, típico de politicos mediocres de pouca memória ou se não mesmo memória curta.
      É surpreendente assistir no país inteiro, e se me permitam com alguma moderação à Região Autónoma, verdadeiros predadores politicos que não descansam enquanto não maldisserem dos seus adversários politicos. Maldizer, caluniar, insultar, desprezar, minimizar e até mesmo pizar, passou a ser o Pão-Nosso de cada dia para esses predadores, é como sangue que circula nas suas artérias e ventrículos para não perecerem, esquecendo-se inclusive da máxima STP (Somos Todos Parentes),
      Ao invés disto, já que o anterior governo foi posto fora das suas actividades, acusados de corruptos e incapazes de dirigir o país, o que povo deste lindo país esperava, era a solução, propostas objectivas para levar o país adiante e tirá-lo do marrasmo em que se encontra.

      Pequenos roubam (se bem que não deviam) banana, fruta, jaca ou dáua pagam pelo roubo, os grandes (que não mais do que ladrões especializados) fazem cunhagem de moedas, roubam títulos, assinam contratos fantasmas, fazem lavagem de dinheiro, traficam drogas, roubam bens do estado, vendem e traficam crianças inocentes, obrigam os tribunais a serem parciais aos seus intresses, e muito mais, nem por isso são julgados. Acredito que tudo isto acontece, porque muitos dos nossos politicos só vão a congregaçõ religiosa, quando se trata da data dos seus aniversarios ou dos dias dos seus matrimonios ou dos seus familiars. Não têm amor ao próximo.
      Mas chegará um dia que muitos hão-de arrenpender dos seus pecados e quando esse dia chegar, hão-de ter comida e nao terem apetite, hão-de ter casa e não lar, hão-de ter companheiras e não familia, porque o Santo Tomé é PODEROSO por intermédio de DEUS.

  9. original

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:50

    Vamos esperar para ver até que ponto as agências internacionais vão manter alguém com este perfil para dar notícias de um país.Óscar Medeiros ao tentar justificar os gastos,enterrou-se num gaguejo eterno coisa que nunca acontece quando reporta assunto do outro.

  10. Bingo

    19 de Fevereiro de 2013 as 20:06

    A Voz da América, não sei. Mas a RTPÁfrica deve estar a segurar os cavalos, à espera de que Patrice Trovoada volte ao poder, talvez, e tudo caia no esquecimento. E que Óscar Medeiros seja então premiado pela forma zelosa e íntegra como geriu os fundos da Televisão Estatal São.tomense, sendo nomeado, quem sabe, ministro da Comunicação Social.. Não se riam, por favor, isto é São Tomé e Príncipe…

    Não há palavras…

    • Bingo

      19 de Fevereiro de 2013 as 23:02

      Queria dizer RDPÁfrica.

      Peço sinceras desculpas ao Abel e à RTPÁfrica pelo enorme lapso…

      Passar bem, pessoal.

  11. Argenezio Antonio Vaz

    19 de Fevereiro de 2013 as 21:30

    Vamos la ver o que fizeram os directores do MLSTP que passaram pelo TVS. Sera que eles estabeleceram procedimentos claros?
    Acredito que não. Então vamos analisar tudo isso desde inicio. Não tenham receios

  12. Kebla

    19 de Fevereiro de 2013 as 21:34

    Mas que País é esse?

    STP seguramente não pode ser.
    Tanta sugeira…..Vocês querem que as pessoas tenham ataque cardíaco???????

    Transformam as ilhas maravilhosas nessa coisa???….. chamada Republica? Que tristeza meu Deus.

  13. António Silva

    19 de Fevereiro de 2013 as 23:15

    É por estas e outras que eu disse no tema “O DIREITO DE RESPOSTA”, que este programa parecia-me muito parcial, tendencioso e propagandista. Disse ainda que no campo da política denota uma inclinação em fazer tudo no sentido de defender mais quem lhes agradam.
    Como poderiam produzir um programa com intervenções críticas ao estado de coisas que se passam em S.Tomé e Príncipe?
    Logo tinham de só publicar coisas bonitas e boas e consequentemente haveria sensura por parte destes serviçais dos regimes.
    Logo vim!
    Qual o papel do TRIBUNAL DE CONTAS neste país? O que fazem ali?
    A minha análise estava certa.

  14. carlos

    19 de Fevereiro de 2013 as 23:42

    BEM DITO MEU AMIGO-Kebla

  15. Desgraçado

    20 de Fevereiro de 2013 as 1:05

    1.º Abinildo, 2.º Oscar a pedir clemência, qual será o proximo terroristado do ADI? cadeia neles Elsa Pinto, quero ver arrogancia destes terroristas na cadeia central, não quero perdão mas sim justiça.

  16. nora

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:54

    A MÁSCARA CAIU AO OSCAR MEDEIROS.

    ELE QUE EM MUITAS VEZES QUIZ BAIXAR A POSTURA E A IMAGEM DE MUITOS OS SANTOMENSES. ” AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA” VELHO DITADO.

  17. sulila miranda

    20 de Fevereiro de 2013 as 10:40

    Pode ser perseguição sim. Porque isso é muito comum na nossa terrinha,mas convenhamos; você entrega dinheiro do Estado a outrem sem factura ou algum justificativo, isso no mínimo é burrice. Credo, estamos muito mal!!!

  18. Descendente dos contratados

    20 de Fevereiro de 2013 as 11:19

    Mas isso é uma brincadeira.Porque enviar dinheiro de mão em mão, tendo em conta que temos lá Bancos?O pessoa não quer mesmo mudar de mentalidade, só intransparência e corrupção.

  19. Pliguito

    20 de Fevereiro de 2013 as 12:23

    O que vocês querem é acabar com o programa Nós Por Lá e não sabem com!
    O quê que o cu tem a ver com as calças?
    Com o devido respeito pelos profissionais da TVS. Acham que 16 milhões de dobras chegam para realizar editar e produzir um programa? Devem estar a brincar.
    Se Sr. Óscar Medeiros usou o dinheiro da TVS indevidamente, que preste contas.
    Agora, não arrastem os outros na vossa lama.
    Tinho dito

  20. Só pra crer

    20 de Fevereiro de 2013 as 13:37

    So com Cristo, a onde vamos com tanta vigarice… Já nao se sabe kem a nada a dizer a verdade, agora meus irmaos fazer pagamento de mão em mão num trabalho serio isso nao é normal…todos tem k ir a tribunal… Coitados somos nos o povo que com salario mínimo nem da pra viver como gente em stp… Por isso e k muitos ausentam do pais, e alguns de nos até damos mal da nossa santa terra por causa de vigarice dessa malta toda k faz de stp seu território

  21. para rir ou chorar - explicar sem complicar

    20 de Fevereiro de 2013 as 14:46

    ÓSCAR!Concentra e pede conselhos ao LEVY NAZARÉ!Vc está DROGADO ou quê?
    Voce está falando coisas com coisas.
    Diz uma coisa,contradiz.Já ou quê?……

  22. Mé Pó Feladu

    20 de Fevereiro de 2013 as 17:04

    deixem o MP tratar do assunto ha que haver confiança na justiça de stp, ja temos nova PG, esperemos que não venhar ser como menino R, estes factos são de foro judicial quem comeu paga haver vamos viva stp

  23. Sacode puera

    21 de Fevereiro de 2013 as 1:45

    Será que o Oscar Medeiros comeu o dinheiro da TVS sozinho ? Quem sao as pessoas que assinava os cheques com ele . Será que estas pessoas também nao comeram? Por isso estamos a espera que a justiça esclareça ,quem sao os comedores de dinheiro da TVS .

  24. Pidu Mamon

    25 de Fevereiro de 2013 as 8:29

    O país está travestido de gente invejosa que não quer trabalhar e não deixa os outros trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo