As obras de construção que começaram na quinta – feira, foram lançadas pelo Primeiro-ministro Gabriel Costa. O Banco Central decidiu investir cerca de 6 milhões de euros na construção de um novo edifício de 4 pisos na marginal 12 de Julho.
Segundo a Governadora do Banco central Maria do Carmo Trovoada, o futuro edifício do Banco Central, vai corresponder as «exigências de funcionalidade, de segurança e de dignidade que a missão do Banco Central exige».
As obras de construção entregues a empresa portuguesa Soares da Costa, foram lançadas na marginal 12 de Julho. O edifício do Banco Central vai ser vizinho do Ministério da Defesa e Segurança. «O novo edifício terá uma superfície de quatro mil e duzentos metros quadrados distribuídos em quatro pisos. Esperamos que de facto no fim deste período o Banco Central possa dispor de instalações a altura da missão que a instituição exige», sublinhou Maria do Carmo Trovoada.
Sónia Lopes
Porto Real sem mar
22 de Fevereiro de 2013 at 13:52
Para mim não é uma prioridade, neste momento. Aliás vivo no campo de sol e sol.
Porto e aeroporto, hospital de Porto Real, etc
isso sim!!!
É urgentissimo!!!
Nguê cu tê fé ni tela dê
22 de Fevereiro de 2013 at 15:28
De facto o mais importante é a reabilitação dos hospitais (central, Agostinho neto, etc), dos aeroportos de S.Tomé e de Príncipe, uma vez que os aeroportos são considerados como a “cara” do pais.
Texeira Duarte
22 de Fevereiro de 2013 at 14:10
Em 2006, quando a senhora era governadora de Banco Central, foi retirado do banco quase dois milhões de euros sem autorização e entregue a empresa portuguesa Texeira Duarte para fazer obras. Mas lamentavelmente até ao momento não vimos a obra nem o dinheiro. Será que é mas uma burla?
Texeira Duarte
22 de Fevereiro de 2013 at 14:16
O saldo da rubrica Outros activos externos, no montante de mSTD 38.855.008,
releva o adiantamento à empresa Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, SA,
no valor de 1 859 774 Euros, de acordo com o contrato de empreitada assinado em
10 de Março de 2006, referente ao projecto de remodelação e ampliação das
instalações do Banco. O adiantamento corresponde a 30% do valor do contrato.
Este processo de remodelação e ampliação das instalações foi entretanto suspenso,
na sequência de uma intervenção do Governo, estando ainda a decorrer
negociações entre as partes, desconhecendo-se nesta data o seu desfecho. Assim,
não é possível neste momento saber se das negociações em curso irão resultar
custos para o Banco.
Wilson
23 de Fevereiro de 2013 at 9:41
Na altura esta senhora era primeira ministra do governo do mlstp e tinha mandato suspenso de governadora do banco central. Quem estava a frente de todo o processo da constucao era o Dr Eugenio Soares, governador internino, que diga-se por ai que nenhuma cava deu a senhora no momento das negociacoes com o grupo Teixeira Duarte. Depois vem o governo do mdfm/pcd com persiguiçoes envolvendo o nome desta senhora em coisas que nunca ela esteve metida. Força Dra Carmo o pais precisa de modernizar, um edificio do banco central sera uma obra para servir a todo o pais hoje e amanha
bem ni wê mali ni tlachi
22 de Fevereiro de 2013 at 14:48
Como estão a fazer isso não esquece de meter medicamento no hospital, comida no pais isso é que povo quer…
asd
22 de Fevereiro de 2013 at 15:39
Só mordomias e depois dizem que penssam no povo. Uma ova. Palerma daqueles que vão votar. Faz como eu nunca votei para por esses gajos no poder. Sempre as mesmas pessoas no poder. Desde que eu conheço Oscar Sousa Ministro? CREDO tambem é demais. Eu pessoalmente já não acredito nos poloticos
Aledunha
22 de Fevereiro de 2013 at 15:53
Voces quere mas e q o estado construa casas sociais pra o povo nao pagar, contrucao de edificio q trara outra imagem ao nosso mercado financeiro vcs tao ja a reclamar, vcs querem q STP fique como um pais q viveu uma guerra civil e agora sofre problemas infraestruturas.Concordo q o governo trate da situacao do hospital e mais, mas q fiquemos numa de leveleve nao. Esse tempo ja passou.
MLSTP,MDFM PCD E UDD AVANTE
22 de Fevereiro de 2013 at 16:14
Por favor srº 1º ministro,nós somos o povo, e nós é que mais ordenamos,sendo assim pedimos a vªExª que adie esta obra pra depois,visto que julgamos não ser prioridade no momento como este, canaliza este valor para reparação de estradas ,hospitais,agricultura,pesca,emprendedorismo ,bolsas dos alunos,seja inteligente,faça uma governação inteligente de forma a ganhar proxima eleição.
Excusa dar satisfações a governadora de banco central,ela é prima do trovada,por isso td que ela puder fazer para o governo ficar mau falado ,ela fara.resolve o problema basico do povo e ganha as proximas eleições.Apenas aconcelhamos porque estamos consigo.
abra os olhos
pitbul
22 de Fevereiro de 2013 at 16:18
e para quando uma nova universidade ou um novo hospital??????
Telavive
22 de Fevereiro de 2013 at 18:00
si isto significa desenvolvimento, não preciso de desenvolvimento para nada!
crédo
22 de Fevereiro de 2013 at 18:27
A onde viram esse dinheiro querida Maria dos Olhoes doce
crédo
22 de Fevereiro de 2013 at 18:28
queria dizer olheos doces
Anguené
23 de Fevereiro de 2013 at 9:26
até agora não entendi´se é oheoos ou olhos queria dizer.
Descendente dos contratados
22 de Fevereiro de 2013 at 18:36
Mas Stp já dispõe de banco central com arquitectura colonial.Esse dinheiro daria para fazer outros investimentos.
Lede di alame ça ua
22 de Fevereiro de 2013 at 20:08
muito roubo em STP, o pais precisa de uma mudanca…iliminar todos os politicos curruptos
Mufino
23 de Fevereiro de 2013 at 0:00
O Banco Central decidiu investir cerca de 6 milhões de euros na construção de um novo edifício de 4 pisos na marginal 12 de Julho – Este valor daria muito bem para para pagar divida contraida pelo STP Trading
Sacode puera
23 de Fevereiro de 2013 at 3:46
A nova construção do Banco Cental acho que o P M nao deveria aceitar estamos a pensar em crescimento do pais, este dinheirinho deveria estar a construir casas para vender isso tudo e mas uma outra forma de comer dinheiro através da comissão. Os lucros do Banco Central e dinheiro do pais por isso tem que investir com esse dinheiro.Quantas e quantas vezes já foi remodelada esta casa chega vamos parar com isso.O Banco Central pede o terreno e constrói apartamentos ou bairros com vivenda para vender .
sotavento
23 de Fevereiro de 2013 at 7:02
de momento creio que nao justifica esta obra…a prioridade principal seria apetrechar o unico hospital que temos de meios modernos para atender a populacao… ou a construcao de um novo hospital`porque em plen
Tchintchintcholò
23 de Fevereiro de 2013 at 7:53
Muito bom sinal, de poder força e bufufa porém senhores, vuzem isso bem para que haja mais entrada e menos saída.
Caminhemos sérios e seguros rumo a um futuro promissor para todos nós.
Está a valer, força camaradas. Estamos num bom caminho, “a dellante”. Viva S.Tomé e Príncipe,viva o Povo.
MLSTP PSD E PCD..ADI
23 de Fevereiro de 2013 at 9:46
Meu povo esse projecto não passa de uma forma que eu Galo Costa juntamente como pai Pinto Costa e outos membro desse galinheiro vimos para desviar dinheiroe melhor conforto nos gabinetes. Já que o fundo perdido não esta a nos chegar.
MLSTP PSD E PCD..ADI
23 de Fevereiro de 2013 at 10:00
O nosso primeiro ministro anda sempre a viajar, não entendo como é que ele não consegue copiar o que vê no estrangeiro e implementar no pais. Será por má fé?
Em 2011 eu vi o dito cujo no hospital de Coimbra a fazer revisão da saúde e eu inocentemente perguntei. Sr Galo Costa porque tratar ca e não em STP??
E a resposta foi clara. Não temos condições no pais .
Perguntei e quem esta la no pais?
Resposta do Sr Galo COSTA. Quem esta la que se viole. Pois esse o o governante que temos
kisskiss
4 de Março de 2013 at 19:21
Nao e? e mesmo um merda esse Galo costa quem esta la q se viole olha q n lhe doa o olho do cu um dia, parasitas
MLSTP PSD E PCD..ADI
23 de Fevereiro de 2013 at 10:02
Porque que os nossos governantes não fazem como o papa bento 16??
Aproveitem quanto a tempo?
Helves Santola
23 de Fevereiro de 2013 at 11:30
O Brasil investe no empreendedorismo, olha o lugar do Brasil no mundo….
Never_serender
23 de Fevereiro de 2013 at 12:30
Meus caros comentadores lembrem que um país para se desenvolver tem que produzir mais o bens de investimentos em paralelo ou superior ao bens de consumo.
Laureano
23 de Fevereiro de 2013 at 15:06
Mas minha gente, o que é que esta senhora sabe fazer para além de ser ministra e governadora de Banco Central????? Que raio de coisa, meu Deus!!!!! Esta senhora deveria fazer outras coisas para o desenvolvimento do país. Desde que eu tinha 12 anos que esta senhora é ministra ou governadora do Bnaco central. Ela não sabe fazer outra coisa???? Que tal ela ir para o sector privado fazer outras coisas!!!O que é que ela sabe fazer mais???? Como é que um país pode desenvolver assim???? Ainda por cima ela é incopetente nesta funções. Não se vê nada de bom ou saudável que esta senhora fez em prol do desenvolvimento do país estando nestas funções. Não seria preferível entregar estas funções para pessoas mais qualificáveis????? O país vai continuar assim nesta coisa…
kisskiss
4 de Março de 2013 at 19:25
Em stp n se Investe porque n se quer, o STP e riquissimo mas com tanta falta de imaginacao q se tem ai o mundo vai acabar la fora e em STP ainda nem comecou com tanto ipocrita q existe.
António Silva
23 de Fevereiro de 2013 at 15:21
Gastar 6 milhões de euros para construir um edifício novo para o Banco Central. É bom inovar, tudo bem; mas não era prioritário.
Prioritário mesmo seria terem a coragem de construir um novo hospital, mesmo sem ter equipamento novo. Importante seria conseguir ter nova imagem para um hospital digno deste nome
murder true
23 de Fevereiro de 2013 at 17:38
O banc central e uma boa iniciativ pork e detestant infraestutura antiga colonial principalment quando se trata d un recinto do estado casas baixa mas o pais deveria contruir predios urbanisticos para agrupar essas populacoes k ten problemas d incendios paludismo porque casa de madeira da mixidage
murder true
23 de Fevereiro de 2013 at 17:44
Esses gouvernantes nao viajan como e que eles conseguen deixar o pais como esta sabemdo que la fora as coisas estao num desenvolvimento infraestrutural relevante e fican a contruir casas socias para populacao de madeira arranjar lixo e paludismo incendio casas en contato con o chao e triste
murder true
23 de Fevereiro de 2013 at 17:49
os predios urbanisticos para populacao tem lucro na organizacao securite defesa contra as doencas e organizacao do pais na defeza contra as desflorestacoes e consumo de terreno no pais um pais onde uma casa de madeira e baixa consome grande numero de terreos
Sacode puera
23 de Fevereiro de 2013 at 19:56
Para gastar 6 milhões de dólar para construir um edifício novo para Banco Central ? Diz a governadora para ir ver nosso hospital como esta agora o povo esta a ver tudo estamos a sentir na pele . Quantos nossos irmãos que estão lá fora e nao pode regressar por causa de aparelho para fazer imodialize .Por amor de Dues senhor PM protege este povo nao aceita esta obra .
luisó
23 de Fevereiro de 2013 at 22:27
Será que neste momento de STP esta será uma obra prioritária?
Então há pouco tempo o PM dizia que não havia paracetamol no hospital, que do OGE de 150 milhões 80% vem dos doadores tradicionais, a estrada das neves está como está e essa sim é prioritária porque além da cerveja vem o gasóleo e a gasolina para a cidade e daí depende quase tudo, o porto é o que temos, o aeroporto nem falo, e agora vai-se construir um edifício novo para o banco nos tempos que correm como se ele estivesse a cair!!!!!!
Só com Cristo….
Barão de Água Ize
24 de Fevereiro de 2013 at 23:27
Com o novo edificio pode ser que o Banco Central tenha condições para elaborar estatisticas confiáveis e fiáveis, que ajudem a definir politicas públicas e privadas de desenvolvimento.
E para quando moeda metálica de baixo valor; substituição das notas sujas e porcas; deflação da moeda retirando um zero? A Economia exige estas medidas para bem de STP.
Pôvô ê
25 de Fevereiro de 2013 at 8:44
Ao meu vêr este Edifício irá dar uma nova imagem ao maior Banco do País. Faço votos sinceros que o pagamento seja feito de maneira correta de forma a termos algo de qualidade, e não da maneira como está sendo conduzido a construção da estrada para Porto Alegre, que seja uma calamidade econímica. A qualidade está muito aquem, principalmente a via que vai de Santana à Malanza. Propunha que os fiscais desta obra fossem Internacionais, pk almejamos algo duradouro.
Estamos atentos!
25 de Fevereiro de 2013 at 11:10
Meus carros, não estou contra a construção do novo edifício do Banco Central, mas se formos ao encontro das prioridades, não justificaria na conjuntura actual que está o País. Outra minha preocupação prende-se com a sua localização, será que temos que sair da praça a pé para fazer depósitos até lá ou haverá uma filial na praça para os pequenos depósitos? Sou de opnião que deveria-se procurar outro terreno dentro da nossa cidade e perto da população para a contrução desse edifício, como por exemplo o espaço onde estava a antiga feira de ponto que foi entregue aos líbios e nada fizeram até hoje desde a queda do Kadafi. Espero que o estado mais rapidamente possível faça algo neste espaço para dar novo rosto a nossa cidade que tanto precisa.
Outra minha preocupação prende-se com o presidente da Câmara de Água Grande que está a trabalhar para a televisão (imagem) e cidade está como está, não se admite que foi reabilitada o mercado municipal a menos de seis meses e já temos cheiro nauseabundo perto desse espaço físico, causadas por entupimentos das casas de banho e outras iregularidades. Vamos deixar de populismo e trabalhar a sério para o desenvolvimento de STP.
Culorado
25 de Fevereiro de 2013 at 14:22
Novo edifício Banco é mesmo prioritário! vejamos: Este edifício é para aluguer ou destina-se a espaço de melhor conforto para seus trabalhador?
Sem ofensa não seria ideal e humano priorizar um donativo significativo na melhoria na assistência medica e medicamentosa, no abastecimento de água e condições de higiene nos nos hospitais?
Sejamos humanos. A saúde o bem mais precioso da humanidade.
Creia-me…
ze maria gomes
25 de Fevereiro de 2013 at 18:28
Hei, por favor não se esqueçam dum gabinete pra Elsa Pinto.
Se Cuidem
26 de Fevereiro de 2013 at 9:09
Meu povo cada coisa tem seu tempo este páis precisa de mudar de rosto está uma vergonha eu estive de férias em s.tomé até parece uma vila não um país, tudo é benefico, o desnvolvimento nao passa só na contrução de hospitais e escola mais de outras infraistruturas condignas que muda um pouco mais a imagens do nosso país façam criticas construtivas, esquecçem ofenças coisas de generos, ainda faltam muita maturidades para alguns santomenses, escerva algo que ajude os outros a mudarem de mentalidade . Que Deus abençoe São Tomé e principe e o povo Santomense
Culorado
26 de Fevereiro de 2013 at 20:52
Compatriota Se Cuidem
Ninguém está contra a construção de novo edifício para banco nem construção de infraestrutura em STP, por isso faço das minhas suas palavras. Contudo, agradeço que leia e reflita de novo a introdução do seu comentário que abaixo passo a transcrever:
“cada coisa tem seu tempo”
nisso estamos de acordo”
Mas não poço estar de cordo com o pensamento de que
“este páis precisa de mudar de rosto está uma vergonha eu estive de férias em s.tomé até parece uma vila não um país, tudo é benefico, o desnvolvimento nao passa só na contrução de hospitais e escola mais de outras infraistruturas condignas que muda um pouco mais a imagens do nosso país”.
Permita-me lhe dizer democraticamente que é de respeitar o ponto de vista dos outros mas não é sensato nem humano por em perigo a extinção de um povo em troca da beleza da capital de um país.
Por mim a saúde e educação está no primeiro plano, enquanto que a construção de edifício para embelezamento da cidade capital fica no segundo plano. Repito, primeiro homem e ninguém me faz convencer de que homem sem saúde e sem educação faz desenvolver país nenhum.
Creia-me,
Saúde é a maior riqueza da humanidade.
Culorado
27 de Fevereiro de 2013 at 8:20
Compatriota Se Cuidem
Ninguém está contra a construção de novo edifício para banco nem contra construção de infraestrutura em STP, por isso faço das minhas suas palavras.
Contudo, agradeço que leia e reflita de novo a introdução do seu comentário que abaixo passo a transcrever:
“cada coisa tem seu tempo”
Nisso estamos de acordo.
Mas não poço estar de cordo com o pensamento de que
“este páis precisa de mudar de rosto está uma vergonha eu estive de férias em s.tomé até parece uma vila não um país, tudo é benefico, o desnvolvimento nao passa só na contrução de hospitais e escola mais de outras infraistruturas condignas que muda um pouco mais a imagens do nosso país”.
Permita-me lhe dizer democraticamente que é de respeitar o ponto de vista dos outros mas não é sensato nem humano por em risco a extinção de um povo em troca da beleza da capital de um país.
Confesso-lhe que esta maneira de pensar só reflete ÍNDOLE CONTANATURAL ( ÍDOLE CONTRA NATUREZA)
Por mim a saúde e a educação está no primeiro plano, enquanto a construção de edifício para embelezamento da cidade capital fica no segundo plano, Repito, primeiro homem e ninguém me faz convencer de que homem sem saúde e sem educação faz desenvolver país nenhum mormente a SAÚDE é híper prioritária.
Creia-me, assim como
A ÁGUA, É O BEM MAIS PRECIOSO DA HUMANIDADE
A SAÚDE, É A MAIOR RIQUEZA DA HUMANIDADE.
kisskiss
4 de Março de 2013 at 19:35
Penso eu q ninguem esta contra em relacao a tal construcao o poblema e q ha muitas e muitas prioridades a fazer de certeza q as estradas, hospitais, escolas e mais com tanta tanta falta de energia q ha oh lord jesus please gente mais enfim.Os europeus ,Americanos wherever roubam mas atiran os ossos p povo ao menos chupar mais os Africanos nao so comen a carne como os ossos k s fd o povo
Stp avante
26 de Fevereiro de 2013 at 14:26
N preciso acrescentar mais nada…6.000.000,00€ para um novo edificio quando temos preocupacoes urgentes no nosso unico Hospital. Esse valor daria pelo menos para construir umas 400 casas socias para os mais necessitados. Chega de brincadeiras e vamos la priorizar, se nao, assim nao vamos la.
O sr Presidente ainda vai tempo de parar com mais esta brincadeira, S Tome ainda nao tem estofo para sustentar essas grandes contrutoras Portuguesas, elas que voltem para Angola e outros mercados emergentes porque nos ainda somos pobres.
Um bem hja a todos e que Deus ajude Sao Tome.
Culorado
28 de Fevereiro de 2013 at 11:36
Oi, Se Cuidem,
No teu comentário confirma que não vives em STP porque fostes lá de férias. Mas como filho de STP na diáspora que almeja o desenvolvimento desse nosso País é de esperar que tem acompanhado as informações sobre nosso STP através da RDP Africa.
Ouvistes a crónica sobre saúde em STP no dia 27/02/2013?
Está contente e alegre com essa crónica?
Ouvistes o Aviso/ultimato dos profissionais de saúde de STP no dia 28/02/2013?
Que tal a tomada de posição dos profissionais de saúde?
Comente de forma responsável por favor. Mas sem blá, blá, blá…
Coladura
28 de Fevereiro de 2013 at 23:05
Se Cuidem
Acho muito estranho o facto de você grande defensor de desenvolvimento do seu país que é nosso STP, com preferência no embelezamento visual da cidade capital, ao ponto de subestimar o fornecimento de água, medicamentos consumíveis, limpeza, higiene, combate a ratazana e cães vadio, não ter tido o bom senso de sugerir a quem de direito a formular o pedido de ajuda e/ou de financiamento ao Banco Mundial, Organização Mundial de Saúde ou mesmo a título de empréstimo a FMI, de pelo menos 1/3 do valor da Construção desse novo edifício de Banco, para pelo menos colmatar as supracitadas necessidades tão premente nos serviços de saúde(único hospital)de STP.
Já destes conta que fostes a STP de férias e vistes o presente e não pensastes no futuro, enquanto és jovem sem problema de saúde?
Será que não sabes que futuro não tem dono e ninguém diz que dessa água não beberei?
Em nosso dialecto costuma-se dizer – tela nguê ça som lenda.
Já pensastes se um dia por motivos de força maior ou por motivos de velhice regressares a STP e lá ficares doente ou se tiver uma crise que se impõe atendimento urgente?
Será que irias ser tratado por grandes e modernos edifício ou de beleza da cidade capital?
Pense e reflicta e depois comente se faz favor ou mesmo teria grande prazer de saber o que te oferece sobre o assunto.
Minhas cordiais saudações.
Coladura
1 de Março de 2013 at 0:38
Sua Excelência e Senhor Presidente da República de STP.
Senhor Presidente da Assembleia Nacional de STP.
Senhor Primeiro Ministro de STP.
Senhores Magistrados de STP.
Senhores Dirigentes Políticos de STP.
SOCOOOOOOOOOOOOOOORRO, por amor que têm por vosso próprio bem estar por vossa própria vida e de vossa família, providenciem sobre pedido de ajuda e de financiamento junto das organizações internacionais (BANCO MUNDIAL, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ou mesmo empréstimo junto do FMI) para urgentemente conseguir pelo menos 1/3 do valor conseguido para edifício de novo Banco de forma a pelo menos minimizar a calamitosa situação de saúde dos vossos/nossos concidadãos residentes em STP.
Qualquer de Vossas Excelências sabem tão bem quanto eu que têm todas as facilidades para tratar de saúde no exterior, enquanto a maioria dos residentes não têm possibilidades de se deslocar para exterior tratar de saúde.
Pelo amor de DEUS, SOCOOOOOOOOOOOOOOOOORRO!
Nosso povo está em risco de extinção.
Pelo amor de DEUS, SOCOOOOOOOOOOOOOOOOORRO!