Sociedade

Polícia nacional está preparada para acabar com o CAOS caso haja tentativa de lançá-lo no país

O Comandante da Polícia Nacional, não reconhece a existência dos indignados. «Não são indignados mas sim mandatados», referiu o Chefe máximo da polícia nacional. A tendência dos “mandatados”, em dar cumprimento ao prometido CAOS, não vai funcionar. «Quem lança o caos assume o caos. Não acredito que havera caos no país. A polícia está em condições de atender se houver caos, para acabar com o caos. Devo dizer que quem lançar o caos, assumirá as consequências», referiu o superintendente Roldão Boa Morte.

    29 comentários

29 comentários

  1. Faminta

    18 de Julho de 2013 as 9:35

    De onde vem essa palavra CAOS!? Devido as manifestações? Não há caos, não há nada. Deixem de proteger políticos corruptos, deixem o povo manifestar e ponto final. Não vem com conversa para o boi dormir. A policia sim está preparada para matar elementos do povo justificando que foi incidente para impedir o povo de se manifestar e de abrir os olhos. Acorda, meu povo! Até os policias sabem que a coisa está muito mal no pai.

  2. Dondô

    18 de Julho de 2013 as 13:25

    O facto de se deixar que grupos façam o que quer em nome do povo, está a dar no que se está à ver “Anarquia”
    No País, não poderá haver vândalos com a liberdade. As autoridades já deveriam ter tomado a iniciativa de se disciplinar os oportunistas, que em nome do povo está a fazer o País como entender.
    Num pedido de ajuda, Nhu Manuel, piqueno agricultor da roça Santo António, proprietário de parcela de terra para o cultivo, não tendo a possibilidade de o fazer por falta de meios financeiro para contratar trabalhador, solicitou o apoio dos jovens que de forma voluntária o apoiasse no cultivo da referida terra, para que amanhã houvesse mais produto no mercado. Como deve calcular, ninguém respondeu o seu pedido. Posto isso, via-se jovens dos arredores da freguesia, e também da roça onde vive, fazendo parte do grupo denominado” os indignados” numa clara desobediência as autoridades.
    É assim que se quer ver o País a desenvolver? Porque não mobilizar os jovens para ajudarem os agricultores no cultivo, para que no mercado haja mais produto alimentar?..
    O que se vê na televisão a cerca das manifestações, não deve ser transportados para o nosso País. As autoridades devem ser firme quanto isso.

    • Sem hipocresia

      19 de Julho de 2013 as 23:39

      Vamos ver bem os factos todas as pessoas q estao neste chat aman STP mais a minha opiniao como cidadão é q estes curruptos (politicos) no pais ja abusaram do poder por muito tempo eu não cito um partido mas todos eles estão no mesmo barco e quem esteve a pagar é o povo. Se as coisas vao mal tem q haver protesto sim senhor se o povo nao esta contente com governo tem direito de reclamar se o governo nao satisfaz as suas vontades. Eu sou da opiniao de perturbar estes politicos atè eles voltaren as suas consecia normal ( refiro-me aos ex e responsaveis actuais) e meus irmao deus estara contigo pq deus ja esta farto de homens com promeças vazia governar trabalhadores com mentiras. Ha um individo com mente de pessoas do tempo da pedra neste chat q acha q os jovens tem q tar a trabalhar na roça e nao a manifestar ( onde esta os tractores q o partido q apoias compraram para facilitar a população a evoluir náo eles preferiram comer este dinheiro) meu caro so concente quem esta bem de vida Raça de Foro é conhecida mundialmente por nao aturarar abusos seja donde ele vier eu nao acho certo quebrar roubar matar pessoas inocentes mas eu acho q nehum politico de Stp devia estar a durmir em paz pela cituação q eles enterarào o pais.a justiça tem q fazer o seu devido papel executar a lei mas eles parecem q estao tb envolvidos na corrupçao. neste caso nao existe outro remèdio a nao ser protesto até escalar ao nivel de revolução ai q os calderoes vao aquecer toda a verdade sera esclarecidas.

    • Sem hipocresia

      19 de Julho de 2013 as 23:58

      Eu nao acredito como existe tantas pessoas retardadas neste mundo policia executa a lei para os menos favorecidos e protege os ricos e jovens como os indignados tem q ser apoiados pelo povo pq a classe rica vai aranjar calunias para q eles nao vem succeder em transmitir a verdade da nossa sociedade de coruptos e inocentes. sãotomense abre os olhos força o governo cumprir com suas promessas e nao de ser pacifico com corruptos pq isso da-lhe espaço para ele manipular o sistema contra te.

  3. Negro de STP

    18 de Julho de 2013 as 14:13

    A policia deve estar preparado sim senhor .Mais é pena a policia não estão preparados para prender os politicos corruptos.
    Em Potugal em toda europa esta se a manifestar contra a astoridade livrimente.
    Desde que não se provoca desacatos a manifestação não podia ser proibida.
    Isto é uma manobra intimidatoria para inpedir o povo de sair a rua.

  4. gualter almeida

    18 de Julho de 2013 as 14:30

    meus camaradas nada de violências tentem tudo a bem com dialogo e serenidade a violência não nos leva a parte nenhuma estamos num pais democrático onde o povo tem direito de se manifestar dentro dos limites legais somos tão pequenos por isso temos que nos unir para o bem da nação sem violência nem desacatos somos um povo pacifico queremos viver nesta passividade, as forças policias existem para manter a ordem não para reprimir tudo com calma e bom senso se resolve. Uma policia para ser boa não deve usar a força por tudo e por nada só em caso extrema necessidade por isso acredito que o senhor Comandante Geral não mande usar força em manifestações pacificas, seria uma vergonha para o mesmo.

    • José Rufino

      19 de Julho de 2013 as 9:20

      Em partes concordo consigo,mas e bom referir que a Policia existe para ajudar os cidadãos.Não para estar a mando de alguns senhores fazedores de politiquises,em primeiro lugar esses Policias não tem formação suficiente para lidar com os tempos modernos,admiro como e que um comandante de Policia fala em caos num país tão pequeno conforme referiu no seu comentário meu caro Gualter.O poder também precisa de ser Policiado e criminalizado.Sei que o poder no nosso país sempre lidou mal com esses tipos de situações…enfim…

  5. desta terra

    18 de Julho de 2013 as 14:47

    A polícia deve cumprir as leis da republica. E não seguir as leis de um ministro (Oscar Sousa) que não sabe o que significa um Estado de Direito Democrático.

    Cumprir a Lei significa deixar as pessoas manifestarem-se livremente, desde que não coloquem em causa a paz social, e com o acompanhamento da polícia que todos nós pagamos com os nossos impostos.

    Caos, Caos, essa é que faltava!

  6. arroz podre

    18 de Julho de 2013 as 14:57

    O comandante da polícia nacional está com um pé dentro e outro na rua.
    Caos, caos e caos é o arroz podre que lhes deram para comer.
    Ele que toma juízo.
    O armando correia irá lhe substituir e é para já.

    • joão pedro

      18 de Julho de 2013 as 16:40

      Bela intervenção amigo. O que me agrada muito é que esses gajos estão com dias contados,o povo vai triunfar.E o povo quem é?

  7. jorge ventura

    18 de Julho de 2013 as 15:12

    O Caos já está instalado.
    A importação de arroz impróprio para a população não é um caos? Qual é a medida que a policia tomou.
    Os presos a andarem na rua com toda a liberdade e a matarem a facada no mercado não é um caos? Qual é a medida tomada pelo policia.
    Gatunos assaltarem uma senhora às 14:00 horas defronte a loja Intermar e a levar o cordão à senhora, e só os transeuntes é que conseguiram perseguí-lo e apanhá-lo, não é um caos? Onde está policia.
    Meu Caro Jordão
    O Caos está instalado a vontade, e o senhor anda a procura de caos?
    Dizem que o pior cego é aquele que não quero ver.
    Desperta e Veja Me caro.
    Jorge

  8. paparazzi

    18 de Julho de 2013 as 15:51

    sim senhor cdte roldam policia não faz politica cumpre leis e poe ordem
    cito quem quizer caos assume as consequências isso esta claro
    evitem so problemas vamos dar as mãos para reconstruir o pais vamos nos reencontrar para solução dos nossos problemas

  9. jovens de 90 anos

    18 de Julho de 2013 as 15:52

    s tome nao precisa de opinioes ,mas sim de atitudes , porque opinioes nao acaba com a pobresa , fome e nem acorupçao

  10. Alexandre

    18 de Julho de 2013 as 16:12

    A polícia só existe pra manter você na lei
    Lei do silêncio, lei do mais fraco
    Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco.

  11. filho da terra

    18 de Julho de 2013 as 16:24

    S.Tomé é poderoso: os politicos de meia tijela k noa transformem o nosso pais igual a Iraque e os outros pensem no vosso povo e vossa familia…

  12. CEITA

    18 de Julho de 2013 as 16:51

    deveriam ter é fronteira terreste, assim o roldão ia a caos, comemos arroz podre, pago com nosso dinheiro e nem podemos manifestar, que coisa mais absurda, som mesmo em stp. mas um dia isso vai detonar.

  13. E. Santos

    18 de Julho de 2013 as 17:30

    Na Europa e um pouco por todo o mundo, as pessoas se têm manifestado contra a situação do seu país e não são tomadas como mandatadas. São sim, pessoas indignadas com o estado de coisas. Porquê? porque nestes países a democracia funciona e o Estado sabe respeitar o direito do cidadão.
    O país se já estava mal, agora está pior, isto é um facto. Por muito que se queira vir fingir que não. Os polícias sabem que a vida deles vai mal, os militares sabem de antemão que a vida deles também vai mal, a par da vida do povo, de suas famílias.
    Os ditadores estão a usar de artifício imputando a culpa no partido ADI para justificar a indignação dos são-tomenses que já não estão dispostos a aturrar corruptos, a aturrar impunidade e o retrocesso constante do país.
    A Polícia prende um grupo de jovens que se manifestam contra a impunidade, e deixa impune quem manifestamente comete crime contra a nação. Esta é que é a verdade.
    Estão a usar a força para calar os são-tomenses com a desculpa do Caos referido pelo Patrice Trovoada. Qualquer um sabe que o país está um caos. O Arroz a 25 mil dobras, famílias que trabalham e o dinheiro nem chega para um dia, falta luz, falta água, falta estrada, falta educação, falta saúde, falta tudo e ainda assim, nem o PM e nem o Presidente têm esculhões sufientes para vir falar ao Povo e dar uma palavra de conforto, uma luz ao fundo do túnel para reavivar a esperança que depositaram no Pinto da Costa quando lhe deram a segunda chance. Nada.Só discursos demagogicos para boi dormir.
    E têm a lata de culpar PT pelo Caos que se está a gerar no país. O que vocês estão a fazer para minimizar a situação do povo? Nada. zero. E culpam os outros pela vossa própria incompetência? Não brinquem.
    Talvés Deus saiba porque está a deixar as coisas seguirem este curso sem que nenhum de vocês tomem uma posição coerente, uma posição sensata….para que o final de todos os ditadores seja o mesmo e eles possam pagar as suas culpas. Nós é que achamos que poderia ser diferente.
    Kadafi estaria vivo se tivesse entendido a vontade do povo Líbio, mas não. Preferiu achar que o país era dele e do seu avô e lançou-se a matar pessoas que só queriam ser livres…e hoje está onde nós todos sabemos.
    Aprendam com a esperiência dos outros e não deixem o país afundar só para perseguirem um indivíduo. Porque o homem manda com o tempo e apenas Deus manda para sempre.Todos nós vamos morrer um dia, isto é certo. Tudo não passa de fitchim flogo.
    E tu Abel,aprendiz de ditador, se tiveres corragem, deixe passar o meu comentário.

  14. Barão de Água Izé

    18 de Julho de 2013 as 18:33

    Manifestações mandatadas ou não, desde que respeitem a Lei e o respeito pelo bens públicos e privados, não podem ser reprimidas.
    STP ainda não rompeu de vez com o estalinismo que continua no cérebro de muitos.
    Nenhum militar ou policia chefe, se deve arrogar ao direito de comentar ou impedir manifestações que respeitem a Lei e a liberdade de reunião e expressão!
    Viver em Democracia por vezes não é fácil, mas é melhor do que viver em Ditadura.

  15. arlindo fernandes

    18 de Julho de 2013 as 19:01

    Muitos destes jovens indignados segundo a comunicacao social sao formados. .Indignados deveriam ser esses jovens do interior do pais que ninguem os olham e so sao lembrados nas eleicoes. A policia tem que manter ordem em qualquer pais como se faz em toda parte do mundo.Isto nao tem nada haver com direitos humanos

  16. Fala Serio

    18 de Julho de 2013 as 19:45

    Eu acho que a Policia deve estar preparada para combater qualquer tipo de desordem pública, com firmeza, com autoridade e dentro das leis vigentes no país. Todos aqueles que se querem manifestar têm o direito de o fazer, também dentro dos leis e dentro do respeita as autoridades e as instituições do País.
    O problema é que no nosso País, tudo é politica, si alguém comete desacatos ou desautoriza a policia e é detida, vem logo esse ou aquele partido falar de intimidação e de perseguição, por isso o nosso País se encontra neste estado de desrespeito total.
    Temos que por cobro a essa situação, doa a quem doer. Dai o meu apelo a Policia Nacional para se manterem firmes e não se deixarem levar por pressões politicas sejam de quem for.
    O País precisa de autoridade de estado para avançar. Com anarquia e desordem não vamos a lado nenhum..

  17. malebobo

    19 de Julho de 2013 as 6:01

    sr.rodão que se cuide, dentro em breve receberás a tua factura, rua

  18. sotavento

    19 de Julho de 2013 as 9:02

    A policia é para manter a ordem publica.A partir de momentos em que nao haja desacatos nao haja violencia nao vejo razoes para que este senhor comandante venha intimidar o cidadao.Se teem meios e sao capazes de agir porque nao combater esta onda de gatunagem que prolifera no pais?Somos todos muito valentes muito fortes quando nao devemos ser.É o pais que temos

  19. Lima

    19 de Julho de 2013 as 10:42

    Bom dia,

    Ora, antes uma breve nota introdutória para dizer o seguinte:

    Afinal, o que se pretende é evitar que haja manifestações perante o descontentamento legítimo dos cidadãos ou proteger a sociedade, as pessoas e bens dos eventuais intentos dos manifestantes mais exaltados.

    O poder, como todos sabemos e resulta da letra da Constituição da República, emana do povo e em seu nome será exercido.

    Assim, e apesar de nem sempre essa realidade se mostrar refletida no nosso dia a dia, nós vivemos num estado de direito democrático, o que significa que os direitos, liberdades e garantias, devem ser respeitados e levados a sério.

    O povo livre, como estabelece a Constituição pode e deve manifestar-se sempre que houver razões para o fazer. Nisso consiste a liberdade.

    O povo livre, deve ter a garantia de que os seus direitos, poderão em qualquer circunstancia ser exercido.

    Quanto ao papel ou função da polícia, é exatamente manter a ordem e garantias direitos dos cidadãos não sejam violados.

    E termino, dizendo que tal como a greve, toda a manifestação pacífica deve ter proteção da lei, entenda-se da “polícia”

  20. Cassuma-sofredor

    19 de Julho de 2013 as 17:01

    É verdade que o caos esta ser preparado pelo XXV governo de Gabriel Costa tanto é que já houve prisão para os STP Indgnados desde 15 horas até 21:30 sem permissão de beber água nem de comer será que voltamos ao massacre de 1953 do governado Carlos Gorgulho e agora vem massacre do 2013 do Pinto da Costa e Defesa.

  21. Jacinto Lucas

    20 de Julho de 2013 as 13:20

    Aí está O ESTALINISMO da 1a Republica.
    Sr Manuel Pinto da Costa e o sr Oscar de Sousa quero aqui relembrar aos senhores que S. Tome e Principe a todos pertence. Se nao conseguem viver na DEMOCRACIA entao vai viver lá para Guine-Equatorial ou em Angola. A policia protege e nao reprime.
    Por favor, nao manche a nossa democracia. A comunidade internacional (de que nós muito dependemos) está de olho. Nao deitem por água abaixo aquilo que muito nos custou a conquistar: a liberdade. Viva a Democracia. Um bem haja.

  22. Nelson Carvalho

    21 de Julho de 2013 as 15:56

    O Estado fracassou já á muito tempo, desde que deixou cada um a fazer o que lhe der na telha. Ninguém se repeite mais uns aos outros,as autoridades policiais e as forças Armadas vivem nas pessimas condições sociais, o povo ainda pior, todos vivem de favores uns aos outros,ninguém vive do seu próprio salário, e nunca se preocuparam onde vem tanta riqueza de alguns dos nossos dirigentes . Portanto, podemos aqui lamentar, gritar ninguém quer ouvir, ninguém quer saber, o que interessa alguns é defender os seus interesses. Mandantes e cumpridores e ponto final.
    Em qualquer País do mundo existe a manifestações, é um direito que confere pessoas e ela não pode ser proibida com uma aparato policial como que se estivessemos na Guerra. Uma manifestação pacifica deve ser concedida e com a proteção policial. A policia tem uma visão no que concerne a segurança mas ela não subrepões a constituição.
    Mas tudo isto devemos analizar com muita calma porque somos um povo humilde, e espero que não nos danifiquemos essa nossa postura que internacionalmente nos tem aplaudidos.
    E toda essa situação renante no nosso País deve a falta de Justiça, a Justiça deve e tem que funcionar, é o ponto de partida de garantia de segurança, responsabilidade,tranquilidade e respeito. Quem cometeu o seu crime deve se responsabilizar por ele, se é para ser punido, que se pune, seja ele rei ou rainha. Agora, se continuarmos assim como esta, vai haver sempre descontentamento, conflitos politicos, cidadaões revoltados, enfim.

  23. Nelson Carvalho

    21 de Julho de 2013 as 16:01

    Digo, cidadãos

  24. A.L

    22 de Julho de 2013 as 10:00

    Sr ROLDÃO aconselho te conversar com seus homem para deixarem de ser pedinte porque isso sim é que se chama de caos, ser humano e mesmo ingrato o sr já se esqueceu que o partido que ti colocou aqui e o ADI tenha um pouco de vergonha antes de falar besteira,porque manifestar é o direito do cidadão.

  25. Rosi

    25 de Julho de 2013 as 0:55

    Eu gostaria muito de perceber qual o significado da palava CAOS pro senhor comandante da policia! Oqué que o senhor comandante entede com a palavra manifestação?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo