Sociedade

Renite crónica é um dos graves problemas respiratórios no país

Quente e húmido coberto de centenas de árvores, que periodicamente lançam flores no processo de polinização, São Tomé e Príncipe, acaba por ser fértil em algumas alergias. A renite crónica é um dos problemas diagnosticados pela equipa médica taiwanesa, que operou 16 pessoas, que tinham dificuldades de respiração.

Nariz entupido durante todo o ano, acompanhado de dores na face, é um dos problemas de saúde que a equipa médica da Universidade de medicina de Taiwan, diagnosticou em 37 pacientes. 16 tiveram mesmo que passar pela cirurgia, tendo em conta a obstrução grave da narina.

O especialista em otorrinolaringologia, Fei-Peng Lee chefe da equipa médica tawanesa considerou que os problemas respiratórios são um dos graves problemas de saúde no país. «A maioria dos pacientes tem obstrução crónica da narina, por isso o momento de dormir é muito perturbado», declarou o especialista.

Mas a solidariedade de Taiwan para com São Tomé e Príncipe, no domínio da saúde não ficou pelo diagnóstico e tratamento de renites e sinusites. A equipa médica taiwanesa, ofertou ao hospital Ayres de Menezes um kit de materiais de cirurgia de otorrinolaringologia. O centro policlínico da cidade de São Tomé, também recebeu 4 computadores, para melhorar a sua prestação no atendimento ao público. « Gostaria de aproveitar esta ocasião para entregar um diploma de mérito ao doutr Lee como forma de agradecimento», declarou o embaixador e Taiwan em São Tomé, tendo de seguida homenageado o chefe da equipa da universidade de medicina de Taiwan com o diploma de mérito.

O futuro é de mais parceria entre os dois países no domínio da saúde. Segundo o médico Fei-Peng Lee nos próximos tempos, São Tomé e Príncipe vai receber equipas médicas taiwanesas especializadas em gastroentereologia, oftalmologia e outras especialidades, em curtas missões de cooperação.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top