O Presidente da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, D. Gabriel MBilingue, fez abertura na quarta – feira da primeira Assembleia deste ano da CEAST com a presença de Núncio Apostólico, 25 Bispos e o Arcebispo de São Tomé e Príncipe e Angola, Novatus Rugambula.
D. MBilingue afirmou que se nota uma inflação de confissões religiosas, com convivência nem sempre pacífica e um testemunho de vida muitas vezes não conforme com valores do Evangelho.
Muitos, em nome de Deus, vêm com palavras dóceis para confundir a verdade no seio da igreja católica, escondendo o verdadeiro objetivo; chegando a enganar as populações com falsas promessas ou curas, fazendo que elas percam tempo e dinheiro.
A mentalidade mágico-feiticista e suas nefastas consequências para a convivência social. «Não duvidamos que seja também uma grande alegria para os santomenses este partilhar a vida eclesial, social, económica, politica de Angola na pessoa dos seus pastores, presentes, fisicamente, em São Tomé», precisou.
O líder da CEAST, deixou ficar bem claro que: este encontro com a igreja de Cristo em São Tomé e Príncipe por parte dos Bispos angolanos, irá reforçar ainda mais os laços que unem na fé, esperança e caridade e, pastoralmente, contribuirá para uma maior cooperação, solidariedade, comunhão e unidade, apesar da diversidade dos contextos de Angola e São Tomé e Príncipe.
Colaboram para ações pastorais conjuntas para a elaboração de planos pastorais trienais para os dois países. «A presente Assembleia da CEAST, é a primeira de 2014 e fora de Angola, servirá, igualmente de ocasião para fazermos um balanço do passado pastoral, que foi dedicado ao tema da Família 2011-2013 e iniciarmos o novo triénio, centrado sobre a Nova Envangelização, após a rica experiência do Ano da Fé, encerrado na Festa do Cristo Rei do Universo a 24 de Novembro de ano passado», concluiu D. Gabriel Mbilingue.
Inter Mamata
Pe Telmo
13 de Março de 2014 at 9:43
Don Novatus é Núncio Apostólico, que seria equivalente a embaixador de Santa Sede para Angola e STP (como outros plenipotenciários).
Don Mbilingue é Arcebispo de Lubango(Huila). Tb Presidente da CEAST (“Associação” dos bispos)
Don Manuel Bispo de São Tomé.
Não existe Arcebispo de Angola e STP
OCADONGO
13 de Março de 2014 at 10:56
Nessas conversacoes utilizam que diploma? a Biblia ou que?
ou só discursos “lindos”, como os politicos?
Dias
13 de Março de 2014 at 16:18
O que é isso de Ocadongo? Em S. Tomé não existe foro com este nome, Só se for Gabão. Muita mistura na terra pá
Zé Kitumba
14 de Março de 2014 at 7:06
Cuidado, escondam as criancinhas!!!