Destaques

Príncipe é “ o sítio mais rico do planeta terra em biodiversidade”

Garantia do biólogo Carlos Albuquerque, que no quadro do projecto da Reserva Mundial da Biosfera, promoveu uma palestra na ilha do Príncipe para celebrar o dia internacional da biodiversidade.

22 de Maio de 1992, foi consagrada pela Nações Unidas como o dia mundial da biodiversidade. A Ilha do Príncipe que é reserva mundial da Biosfera da UNESCO, foi o epicentro das celebrações na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Uma efeméride promovida pela ONU, com vista a chamar a atenção do mundo sobre a importância da conservação da diversidade biológica.

papagaioPríncipe, é um jardim da biodiversidade, que o mundo desconhece e que precisa ser divulgado cada vez mais, defendeu o biólogo Carlos Albuquerque. «.Na realidade naquilo que são as concentrações de espécies endémicas nos diferentes pontos do planeta, é nas ilhas onde se encontra as maiores taxas, são os territórios mais ricos. E dentro das ilhas este é o sítio mais rico do planeta», garantiu o biólogo.

Estudantes do ensino básico da ilha do Príncipe, participaram em massa na palestra sobre a biodiversidade. «Como biólogo afirmo que é aqui onde temos a maior taxa de endemismo e também de biomassa de espécies protegidas, portanto mais quantidade de seres vivos. É isso que temos que passar para o mundo, porque é um argumento para chamar investimentos e apoio externo», reforçou, Carlos Albuquerque.

Palestras, seminários e outras acções são desenvolvidas ciclicamente na ilha do Príncipe para proteger o Estatuto adquirido pela ilha como reserva mundial da biosfera da UNESCO. A sensibilização dos estudantes do ensino básico, dá garantias de futuro para ilha como reserva da biosfera. «Falar com aqueles que são os principais agentes da mudança, os estudantes. São eles que nos ensinam todos os dias a repetir e a promover comportamentos mais sustentáveis», concluiu.

O biólogo considera que no Príncipe, a biodiversidade comanda a vida,  por isso todos os dias são dias da biodiversidade na ilha.

Abel Veiga

    8 comentários

8 comentários

  1. Feira de Ponto

    26 de Maio de 2014 as 9:41

    Muito bem! Que Deus ajude S.Tomé e Príncipe.

  2. Lelê Mún

    26 de Maio de 2014 as 9:50

    Sempre a subir. Viva o Príncipe. Viva S.Tomé e Príncipe. Meus parabéns pelo dinamismo que se verifica ai na vossa terra.

  3. Homem honesto

    26 de Maio de 2014 as 10:14

    Muito bem Príncipe, não deixe cair as nossas florestas e animais, isso é um bem precioso de deus.

  4. A.D.M

    26 de Maio de 2014 as 10:25

    Boa noticia.

  5. T.H

    26 de Maio de 2014 as 10:38

    Bons ventos estão chegando? Deus queira que sim.

  6. Eduardo

    27 de Maio de 2014 as 18:43

    Que Deus abensoa meu pais

  7. Brandao

    4 de Junho de 2014 as 13:17

    Santome plodosoo telaa ooo

  8. Antonio Neves dos Santos

    26 de Junho de 2014 as 16:17

    O sr Eng Toze Cassandra devia se candidatar para Presidente da RDSTP. Precisamos de gente jovem com visao e nao esses mais velhos caducos sem motivacao e que ja viveram a vida deles.
    Viva o Principe. Nos aqui em Londres daremos toda a forca ao Eng. Toze Cassandra para Presidente das duas ilhas. Abraco Toninho. DJ Bora Bora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo