Transcendência foi o lema escolhido para a 4ªEdição do TEDX – São Tomé que decorreu no último fim de semana.
Caravana Africana, rupo cultural são-tomense abriu a edição, que contou com 8 oradores. Tsiane Pisoni da ONG ALISEI foi o primeiro palestrante. Apresentou o tema futuro no presente. «Nós podemos fazer hoje as coisas certas para que no futuro sejam melhores», declarou. o palestrante.
O orador considerou São Tomé e Príncipe como um pais com enormes potencialidades e muita riqueza e apontou questões relacionados com a floresta, conhecimentos tradicionais, e património arquitectónico, como valores que nem sempre são conhecidos e protegidos.
Carla Vera Cruz foi um dos rostos femininos, que levou para reflexão «o lugar da mulher é em todo o lado». Um tema que segundo Carla Vera Cruz , pretendeu passar a mensagem de que hoje em dia a mulher tem ocupado diversas funções. «Já não estão só em casa, estão dentro e fora de casa. Elas se aventuram em varias actividades e assim comprova que elas podem conciliar todas essas actividades sem se abdicarem duma em prejuízo da outra», referiu..
A desigualdade de género foi outra ideia passada pela oradora, segundo a qual o facto de ser mulher não deve servir de pretexto para não prosseguirmos com os nossos sonhos e nunca sentir-se intimidada.
Tedx São Tomé é um evento que reúne as forças vivas do país com a finalidade de promover o diálogo e trocas de experiências e mudanças de mentalidades.
Segundo a equipa organizadora, após os temas das ultimas edições faz sentido nesta edição ultrapassar os obstáculos. Fazer acontecer para atingir a transcendência ou seja ultrapassar as nossas limitações e tirar São Tomé e Príncipe do “Ponto Sem Retorno” , tema abordado na 3ª edição no ano transacto.
Téla Nón