Sociedade

Rede Dobra 24 vai ser reinaugurada esta semana

Estão na fase final os acertos para a entrada em pleno funcionamento dos novos sistemas automáticos de pagamentos que estão a ser instalados no mercado financeiro nacional.

Com a inovação e modernização de todo o seu sistema tecnológico, a SPAUT pretende oferecer soluções modernas, fiáveis e seguras aos clientes e utilizadores do cartão Dobra24, e elevar a rede Dobra24 à um patamar de maior solidez e estabilidade.

Dia 28 de Abril é indicado pela Sociedade Gestora do Sistema de Pagamentos Automáticos (SPAUT), como sendo o dia da reinauguração da nova rede Dobra 24.

Calixto Moniz(na foto em baixo), administrador executivo da SPAUT em declarações ao Téla Nón, reconheceu que ainda existem algumas dificuldades com a logística para a introdução dos novos cartões dobra 24.

«Ainda há pessoas que usam os cartões velhos. Depois da reinauguração da nova rede dobra 24, vamos dar cerca de 15 dias para conclusão da transferência dos cartões, e logo depois suspenderemos a rede velha», explicou.

Segundo a Direcção da SPAUT, a pandemia da COVID-19, condicionou o processo de modernização da rede dobra 24.

«Tínhamos a previsão de instalar o novo sistema em 9 meses , e já vamos além do tempo previsto…», reclamou.

Alguns meses após a instalação de novas caixas automáticas, e a produção de novos cartões de débito Dobra24, a Sociedades Gestora do Sistema de Pagamentos Automáticos, confirma a existência de cerca de 20 mil novos cartões Dobra24 activos. Só na semana de 11 a 17 de Abril foram processadas cerca de 25 mil transacções bancárias.

As 4o novas caixas automáticas instaladas no país oferecem diversos tipos de serviços ao público. O administrador executivo, convida as empresas que operam no mercado nacional, a aderirem ao novo sistema de pagamentos automáticos, para assim descongestionar o mercado nacional.

Tudo porque o novo sistema de pagamento automático permite aos cidadãos pagar facturas de água e electricidade, evitando assim as filas que são habituais nas instalações da empresa estatal de água e electricidade.

Outras empresas nacionais podem assim oferecer aos seus clientes, celeridade e eficiência na prestação de serviços, utilizando assim as potencialidades da nova rede dobra 24.

«Nós queremos promover a bancarização da economia, que mais pessoas estejam na rede de pagamentos automáticos…. Nós queremos que mais pessoas passem a usar os nossos cartões. Que deixem de usar o dinheiro físico, e passem a utilizar os cartões como forma também de proteger a própria moeda nacional», precisou Calixto Moniz.

Por outro lado, para conquistar a inclusão digital no mercado financeiro, e evitar o manuseamento das notas e moedas, o Banco Central de São Tomé e Príncipe é desafiado a decidir sobre a obrigatoriedade das firmas comerciais e empresas públicas terem que usar os terminais de pagamento automáticos – POS.

Note-se que a rede dobra24 é jovem. Entrou em funcionamento no mês de Outubro do ano 2011. 10 anos depois, passa por um profundo processo de modernização, para melhor servir a população santomense.

Abel Veiga

 

6 Comments

6 Comments

  1. Madiba

    26 de Abril de 2021 at 9:37

    Espero muito sinceramente que, não venho a percorrer todo o país a procura de uma caixa para levantar dinheiro quando todas estão no vermelho.

  2. Cléria Almeida

    26 de Abril de 2021 at 17:27

    Muito bem,novo passo para a promoçao do turismo em Sao Tomé e avanço na economia do pais.Estao de parabens.So o fato de saber que nao precisa levar o dinheiro na mala ja incentiva mais as pessoas que queiram ir de férias

  3. Dentuça

    27 de Abril de 2021 at 7:28

    Estão a esquecer do essencial..Electricidade.
    Será que Jorge bom Jesus sabe o que é electricidade e a relação com o desenvolvimento?
    Acho que não.

    • STP

      29 de Abril de 2021 at 8:51

      Paciencia, porque estas coisas levam tempo. Se o nosso governo também parasse de trocar todos os 4 anos, se calhar eles conseguiam fazer mais coisas

  4. Anjo do Céu

    27 de Abril de 2021 at 8:31

    Mas uma negociata pra fazer boi dormir.
    Forma mas sofisticadas para enriquecimento de alguns e seus grupelhos.Faço das minhas palavras ao MADIBA

  5. Vanplega

    28 de Abril de 2021 at 5:50

    O kidalêoooooooo sem energia
    Cm nòs vamos fazer essa coisa eeeeee

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top