Sociedade

Crianças de regiões isoladas de São Tomé vão beneficiar de jardins-de-infância

Quimpo, comunidade agrícola do interior da ilha de São Tomé, não tem um jardim-de-infância. As crianças estão excluídas do sistema de ensino. A mesma situação nas comunidades de Monte Belo e Angra Toldo. As crianças dessas 3 comunidades estão excluídas do ensino pré primário.

«Nestas localidades as crianças em idade escolar, ainda não beneficiam desses espaços físicos para o seu desenvolvimento harmonioso e integral», confirmou a Ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues.

Uma violação da convenção dos direitos das crianças. «Pois diz que as crianças têm direito a escolaridade básica», reforçou a ministra.

A exclusão das crianças das comunidades do interior do país do sistema de ensino, viola também a lei de base do sistema educativo, «que diz que as crianças têm direito de começar a escolaridade a partir dos 4 anos», precisou a ministra da educação e ensino superior.

Violações que dentro de 90 dias serão sanadas nas três comunidades, nomeadamente Quimpo, Monte Belo e Angra Toldo, todas localizadas no distrito de Cantagalo na ilha de São Tomé.

A Ministra Julieta Rodrigues lançou na última semana pedras para a construção de um jardim-de-infância em cada uma das 3 comunidades.

Aleixo Pires, Presidente da Câmara Distrital de Cantagalo participou no lançamento das obras de construção.

«As crianças dessas comunidades não têm acesso ao ensino pré-escolar. Chegou o momento de envolver essas comunidades distantes. E é dever do Estado trazer jardins e escolas a essas comunidades», pontuou o presidente da autarquia de Cantagalo.

Os moradores das 3 comunidades consideram que os jardins-de-infância vão conferir qualidade de vida e a inclusão dos seus filhos no sistema nacional de ensino.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Início Silveira

    21 de Maio de 2021 at 12:07

    Todas as crianças também tem Direito a uma Educação de qualidade. Por isso, é preciso não só pensarmos no espaço sala de aula, assim como, na “Escola no seu todo”, numa educação para valores, para a mudança de mentalidade, de modo a prepararmos essas crianças para a vida futura. Entretanto, é preciso que se crie condições para o desenvolvimento das mesmas para que no futuro dêem bons frutos.
    Início Silveira, Especialista em Educação.

  2. Lima

    13 de Janeiro de 2022 at 15:29

    Uma propostas foi enviada a ministro da educacao nacional de STP enviada por uma associacao nao lucrativa propondo chegada de livros para a criacao de bibliotecas em todas as escolas do pais,em todos os cantos do pais de maneira a permitir a todo o cidadao esteje ele onde estiver a possibilidade de ter accesso a leitura,a cultura de uma maneira geral. Ate agora parece-me que a sua eccelencia senhora ministra da educacao nao se intéressou do projeto.
    Ficamos convicta que este ano ela podera dar um aval positivo,para que esse projeto venha a ver a luz do dia.
    Claro que nao esta sustentado por milhoes de euros .Um don gratuito que nao vai custar quase nada ao estado sobretudo a financa do ministerio da educacao,mas somente aos que decidirem de ir visitar ,ou instalarem-se em STP,levando por cada viagem um livro consigo,seje ele de qualquer lingua,seje ele de qualquer materia.
    Livro para todas as idades e livros para todas as sabedorias ,que seje os livros culturais e sociais,cientificos ou literarios
    O projeto é intitulado:Uma viagem um livro.
    Apoem esse projeto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top