Sociedade

“Tesouros d´Obô” promove cultivo de cogumelos

O projecto Tesouros d´Obô, liderado pela investigadora Maria do Céu Madureira tem várias linhas de actuação para a protecção da biodiversidade de São Tomé e Príncipe.

 «Tínhamos 3 linhas muito importantes para explorar. A linha alimentar e de plantas aromáticas, a linha de plantas medicinais mas feita com bases científicas, e enquadrando conhecimento tradicional também, e depois uma linha inovadora», explicou Maria do Céu Madureira.

Maria do Céu Madureira na floresta de São Tomé, acompanhada por um médico tradicional (Arquivo do Téla Nón 2009)

A linha inovadora, tem a ver com a produção de cogumelos. Uma planta consumida no mundo inteiro e que São Tomé e Príncipe pode ser um exemplo de produção por excelência.

«Achamos que era uma pena com o clima de São Tomé e Príncipe, húmido e quente, que é o clima óptimo para a produção de cogumelos, esta proteína tão importante para a humanidade, não ser comercializada, produzida e aproveitada de forma sustentada neste país», sublinhou.

Maria do Céu Madureira nas instalações do CIAT

Em parceria com o Centro de Investigação agronómica e tecnológica(CIAT) de São Tomé e Príncipe, estão a ser lançadas em laboratório as primeiras sementes de cogumelos que posteriormente vão ser distribuídos às comunidades agrícolas de São Tomé.

Técnicos do CIAT na preparação dos viveiros de cogumelos

Para além de produzir as sementes, o CIAT vai acompanhar os agricultores para que tenham boa rentabilidade com a produção dos cogumelos.

Os técnicos do CIAT estão a ser formados por especialistas angolanos na produção de sementes de cogumelos.

A promoção e disseminação da produção de cogumelos em São Tomé e Príncipe é uma iniciativa do Projecto Tesouros d´Obô, com o financiamento da União Africana.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top