Decorreu ontem, dia 08 de fevereiro, a sessão de apresentação pública do Projeto “Equador + Turismo + Desenvolvimento” em São Tomé e Príncipe. O evento realizou-se no Hotel Miramar São Tomé e contou com a presença do Diretor Geral de Turismo e Hotelaria, do Diretor das Florestas e da Biodiversidade, Assessor do Presidente da Câmara Distrital de Cauê, da Diretora Geral da Cultura, Representante das Nações Unidas, da Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe e do Presidente da ADPM, entidade promotora do projeto.
Estiveram ainda presentes representantes de várias entidades da sociedade civil, da associação de guias de turismo, da associação de artesanato, da direção do Parque Natural do Obô e vários operadores turísticos e algumas ONGD nacional e estrangeira que operam em STP.
Este projeto vem dar continuidade ao trabalho de cooperação iniciado pela ADPM, em 2020, no país e visa promover o turismo sustentável como fator de promoção da identidade cultural, geração de rendimentos e melhoria das condições socioeconómicas de São Tomé e Príncipe através da concretização de um conjunto de atividades de promoção do empreendedorismo e de valorização e diversificação da oferta turística, decisivas para a afirmação de São Tomé e Príncipe como destino turístico de excelência.
O Equador + Turismo + Desenvolvimento tem a duração de dois anos, conta com o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e tem como parceiros a Direção Geral de Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe, o Parque Natural de Obô de São Tomé/Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, a Câmara de Caué, a Plataforma de Turismo Responsável e Sustentável, bem como o Pestana Hotel Group.
Fonte : Associação de Defesa do Património de Mértola
Rei Amador
14 de Fevereiro de 2023 at 13:10
Excelências, meus senhores e minhas senhoras do bs,
Angular Forro Escuro Bonito de Zona Sul para Conceição, Cidade Capital de STP.
Tema: Projectos e Corrupção em São Tomé e Príncipe
Normalmente, a maioria das pessoas fica confusa quando as notícias não são devidamente detalhadas, explicando cuidadosamente os fatos. Esta parte deste artigo é uma delas, “…cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e tem como parceiros a Direção Geral de Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe, o Parque Natural de Obô de São Tomé/ Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, a Câmara de Caué, a Plataforma de Turismo Responsável e Sustentável, bem como o Pestana Hotel Group”. e capitais? É um bando de ladrões já estão envolvidos neste projeto? As pessoas com STP continuam a sofrer. O país continua estagnado, sem avanços no desenvolvimento econômico ou financeiro. STP é uma nação amaldiçoada?
Normalmente, a maioria das pessoas fica confusa quando as notícias não são detalhadas na explicação dos fatos. Esta parte deste artigo é uma delas, “…cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e tem como parceiros a Direção Geral de Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe, o Parque Natural de Obô de São Tomé/ Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, a Câmara de Caué, a Plataforma de Turismo Responsável e Sustentável, bem como o Pestana Hotel Group”. capital? Um bando de ladrões. As pessoas de STP continuam a sofrer. O país continua estagnado, sem avanços no desenvolvimento econômico ou financeiro. STP é uma nação amaldiçoada?
Eu amo São Tomé e Príncipe. Isso significa que gosto do ambiente natural da ilha e da sua vegetação. E também gosto de estar perto de pessoas boas e positivas em STP que querem ajudar a população sofrida de STP. Eles devem sair da pobreza e da miséria. Existe algum plano de construção para o desenvolvimento da nação? Os projetos soam bem. A maioria das pessoas quer ver projetos sendo desenvolvidos na grota. No entanto, o que é dito sobre o projeto e o resultado de tal projeto acaba se perdendo na corrupção.
Não há nada de errado em “Este projeto vem dar continuidade ao trabalho de cooperação iniciado pela ADPM, em 2020, no país e visa promover o turismo sustentável como fator de promoção da identidade cultural, geração de rendimentos e melhoria das condições socioeconómicas de São Tomé e Príncipe através da concretização de um conjunto de atividades de promoção do empreendedorismo e de valorização e diversificação da oferta turística, reservadas para a afirmação de São Tomé e Príncipe como destino turístico de excelência.”
Por causa de tantos exemplos de projetos fracassados principalmente por causa da corrupção, pessoas boas e positivas perderam a fé neles por causa da corrupção. Aqueles rejeitam a corrupção.
Eu acho que a corrupção é definida como,
“o abuso do poder confiado (público ou privado) para ganhos ilegais de um indivíduo ou grupo de ganho privado de pessoas. A corrupção corrói a confiança, enfraquece a democracia, dificulta o desenvolvimento econômico e divide ainda mais uma nação.”
A corrupção é uma forma de desonestidade ou crime cometido por uma pessoa ou organização a quem foi confiada uma posição de autoridade. Comportamento desonesto ou ilegal envolvendo uma pessoa em posição de poder, por exemplo, aceitar dinheiro para fazer algo ilegal ou imoral.
Corrupção é qualquer comportamento desonesto ou fraudulento em que alguém usa sua posição de poder para se beneficiar às custas de outros.
A corrupção refere-se ao uso indevido do poder público para ganho pessoal. Pode ser feito por um político eleito, funcionário público, jornalista, administrador de uma escola ou qualquer pessoa ou cidadão.
A corrupção é um comportamento maligno; depravação.
Corrupção é o abuso de poder ou posição para ganho pessoal. Existem muitas formas de corrupção, incluindo suborno, peculato e extorsão.
O Banco Mundial define a corrupção como o “abuso do cargo público para ganho privado”.
Convido você a fazer sua pesquisa para descobrir como a Transparência Internacional (TI) define “corrupção”.
A corrupção cria um terreno fértil para atividades criminosas organizadas, até mesmo terrorismo, pois os criminosos são auxiliados em suas atividades ilegais pela cumplicidade daqueles encarregados ou eleitos para representar e servir o povo sem a influência da corrupção ou meios corruptos no modus operandi.
Pessoas corruptas adoram suborno e suborno. Muitos funcionários públicos imoralmente levam mercadorias para debaixo da mesa sem revelar de onde vieram. Isso é um exemplo de corrupção.
Corrupção: Esta é uma forma de conduta desonesta ou antiética de uma pessoa a quem foi confiada uma posição de autoridade que faz uso indevido de seu poder para obter, roubar coisas e dinheiro ou qualquer coisa que não seja dela.
A corrupção é uma conduta imprópria e geralmente ilegal destinada a garantir um benefício para si ou para outro. Suas formas incluem suborno, extorsão e uso indevido.
Qualquer um pode ser um indivíduo corrupto, seja no setor público ou privado.
Corrupção política significa o abuso do poder político pelos líderes do governo para extrair e acumular para enriquecimento privado e uso político.
A corrupção é definida como o comportamento de indivíduos que visam obter uma vantagem monetária nos negócios ou na política por meio de negociações ilegais.
Exemplo de consequência da corrupção:
A corrupção corrói a confiança no setor público e desperdiça impostos e taxas que, em alguns casos, nos levam a tolerar serviços de má qualidade; saúde, educação ou infraestrutura.
Muitos funcionários públicos usam ou tentam usar indevidamente o que não é deles. No entanto, muitos deles intencionalmente com pleno conhecimento, poder ou recursos de sua posição, subtraem ilegalmente com autorização ou permissão coisas ou dinheiro para ganho pessoal ou para vantagem de outros que eles escolhem para obtê-lo.
A corrupção é uma conduta desonesta ou fraudulenta por parte daqueles que estão no poder, geralmente envolvendo suborno. Suborno é oferecer, dar ou receber qualquer coisa de valor ilegalmente.
Uma das razões pelas quais muitos governos africanos e elite corrupta africana ou classe governante corrupta recusam a transparência e reprimem e suprimem a liberdade de imprensa, jornalistas investigativos, liberdade de informação, transparência e responsabilidade, resistindo a todo e qualquer custo auditoria independente de suas receitas e despesas é porque o governo quer ser corrupto. Imundo sujo e desonesto.
Transparência ou Governança transparente significa que os funcionários do governo agem abertamente, com os cidadãos, fazem cópias do orçamento e as disponibilizam ao público para ver e ler. Igualmente, responder às questões dos jornalistas independentes e respeitar a Petição dos seus cidadãos sempre que estes solicitem ao governo a apresentação de documentos e ficheiros para apuração de factos e provas sobre o que se passa no país desde que não comprometa a segurança nacional e o direito individual direitos de privacidade.
A transparência é um elemento fundamental para a abolição da corrupção e um ingrediente chave na formação e desenvolvimento da Democracia, da Liberdade e do Estado de Direito.
Finalmente, o meu amor por STP ficará mais forte enquanto abordarmos a corrupção generalizada de forma aberta e séria no discurso público com o Estado (o governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe).
Respeite o país! Respeite as pessoas, muitas delas que votaram em você para o cargo, que devem ter a responsabilidade de governar o país sem corrupção, sem subornos. O tempo mudou. Nós, O Povo, estamos fartos de corrupção e não vamos mais tolerar o abuso!
Rei Amador
ANCA
14 de Fevereiro de 2023 at 14:03
Temos dois picos e ilheus, ilheus das cabras, ilheus das rolas, dentre outros.
Uma forma de turismo que gera receitas, e criação de postos de trabalho, é o turismo religioso, saber aproveitar as vantagens naturais, transformando os picos e ilhéus em zonas de atração turisticas, seria uma mais valia para o país território população mar administração, mais concretamente a colocação de monumento de cristo rei num dos picos, transformação de toda uma região ,para desenvolvimento hoteleiro, ao mesmo tempo que se preserva o turístico ambiental ecológica, a luz do que se tem no Rio de Janeiro, Lisboa.
Outra ideia as estatuas dos navegadores portugueses que estão no museu a ganhar salitre, fazem parte da historia do território, população, hoje nação, saber tirar partido delas, pois contam uma história, que também faz parte do território, população, sua colocação em pedestrais estratégico, nalgumas ruas bem embelezadas da cidade, fazendo assim um circuito guia turístico é e sera certamente uma atracção turística de mais valia…assim como investigação dos artefactos dos angulares que segundo reza a história chegaram também ao sul da ilha antes dos navegadores portugueses.
As transformação das casas dos patrões nas roças em instancias hoteleiras…
Aproveitamento do cluster do mar, para desenvolvimento dos desportos passeios marítimos …
Tudo isto e mais aliados a conservação ambiental e da natureza sera mais valias…
Tudo isto aliado a investimentos em energias renováveis, infraestruturas, na saúde, na justiça, no sector financeiro, na administração, educação, transportes e comunicação, as tecnologias de informação e comunicação, etc…
Se se és de São Tomé e Príncipe
Acredita és capaz
Ajuda o teu País
Ajuda o teu irmão
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Gente De Guadalupe Emigrantes no UK
14 de Fevereiro de 2023 at 17:37
ANCA Coitadinha dela
As estatuas?
“…as estatuas dos navegadores portugueses que estão no museu a ganhar salitre, fazem parte da historia…” do território de escravatura???????
Manter aquela porcaria la implica insultar o povo. Nao precisamos de lembrar gente que fomos severamente humilhados, abusados, usados, maltratados, escravizados, massacrados, roubados durante 500 anos, e mortos com ordens provenientes desses colonos.
Tira ou quebra essas estatuas
Acorde, por favor!
ANCA
15 de Fevereiro de 2023 at 13:11
Cabo Verde mantem ate hoje estatuas nos seus respectivos lugares, e tem orgulho de contar como nasceu a caboverdianidade.
Somos somentes ignorantes numa parte da história
Somos em parte produto da colonização quer gostemos ou não…
Ser sabio implica aproveitar da história para se erguer muito mais
ANCA
15 de Fevereiro de 2023 at 13:15
Foi um São Tomense que encontrou as Ilhas???
Foi um São Tomense que Povoou as Ilhas???
Miscenacao que ixeste hoje, de onde provêm, na nossa sociedade???
ANCA
15 de Fevereiro de 2023 at 14:10
Artefactos, mascaras, animais endemicos de África, durante seculos, anos até os dias de hoje estão nos museus europeus a gerar trabalho e lucros…
So mesmo nos é que temos esses complexos e pensamentos
ANCA
15 de Fevereiro de 2023 at 14:46
Depois somos nós os mesmos africanos Saotomenses em geral, que queremos ir visitar viver na europa, visitar esses museus, com artefactos, quadros, livros, etc, etc,… nem se importando de pagar para visitar…
Kkkk
Que ignorância a nossa
ANCA
15 de Fevereiro de 2023 at 14:04
“Tira ou quebra essas estatuas”
Assim aconteceu com engenhos, maquinaria das roças apos independência,…
Em que estado estão as roças hoje???
Somos tão inteligentes….
É preciso saber tirar partido da conjuntura internacional, um dia turistmo e turistas terão outras coisas a fazer, do que vir a São Tomé e Príncipe, terão outras coisas a fazer. Dependendo da conjuntura internacional
Zeca Menezes
15 de Fevereiro de 2023 at 14:26
No meu ponto de vista penso que o Governo têm de se posicionar quanto ao Turismo. Dizem que é o estândar da nossa economia, mas não vejo a valorizarem esta área. Vejamos, que medidas se têm implementado para valorizar o turismo em S. Tomé e Príncipe? Será que indo a feiras internacional de turismo nós estamos a projetar o nosso turismo? Ainda nem arrumamos a nossa casa e já estamos a vendê-la?
Vejamos, nós não temos uma politica definida de que tipo de turismo temos para oferecer. Nós não comparamos com os países vizinho quais são os potenciais que temos que os poderão fazer concorrência. Não temos incentivos para que os nacionais invistam nesta área. As companhias aéreas colocam seus preços absurdos o que afugentam os turistas. Não incentivamos a ter turismo interno. Deixemos que cada um venha nos dar definições de turismo a ser implementado no país. Cada um vem com projetos que não devemos aceitar, mas por alguns virem a receber uns trocados aceitamos tudo de mão beijadas.
Será que o país não tem técnicos formados na área que possam dar suas opiniões? Deixem de politiquices e vamos pensar no futuro do país, do turismo que queremos. Existe turismo de natureza, sol e praia, religioso, cultural, de saúde, etc. Foquemos naquele que teremos potencialidade e coloquemos em pratica.
Façamos um forum de turismo no país, chamem os especialistas nacionais na matéria e vejamos o que poderá sair de lá. Revejam as leis de turismo, não continuem a alimentar leis que não vão de acordo a nossa realidade.
Sem mais, bem haja a todos