Sociedade

“Muzongué” marcou o Dia Mundial da Alimentação Escolar em Madalena

A secular escola Albertina Matos na Vila da Madalena está a ser reabilitada. Mas, a horta escolar continua a ser cultivada. A horta escolar de Albertina Matos destacou-se no país, pela produção abundante de hortaliças e frutas.

O empenho da direcção da escola, dos professores, dos encarregados de educação, e dos alunos transformou a horta num celeiro que alimenta a cantina escolar.

Uma prova de que é possível garantir a segurança alimentar nas escolas, sem o permanente pedido de ajuda alimentar internacional. Um exemplo a seguir, que recebeu visitas de várias instituições do Estado e internacionais, incluindo do malogrado ex-Presidente da República Evaristo Carvalho.

1 de Março dia mundial de alimentação escolar, a horta da escola Albertina Matos, e da escola vizinha de Potó, foram palco das celebrações.

«Foi uma actividade com objectivo de valorizar os produtos locais», referiu Umbelina dos Santos, Director da Escola Albertina Matos.

Nos últimos anos, a escola de Madalena tem produzido produtos locais, para produção dos mais variados pratos típicos do país. No dia 1 de Março as crianças da Madalena saborearam o “Muzongué”. Um prato típico feito com base em folhas e também frutos produzidos na horta.

Região predominantemente agrícola, Madalena era a principal produtora de agrião na ilha de São Tomé. Uma planta rica em ferro, e que abundava no rio Moinho, que atravessa a Vila.

Saudades do Muzongué, que foram saciadas pelas crianças de hoje, que estão mais habituadas a comer produtos importados e congelados.

«Concurso de desenho,dramatização ,tudo a volta da horta escolar», contou o director da escola Albertina Matos.

Segundo o ministério da Educação, a frase do Dia Mundial da Alimentação Escolar foi «Comemos o que Plantamos».

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Osvaldo Pereira

    2 de Março de 2023 at 16:59

    Grande Humbelina dos Santos, senhor diretor eu tiro o chapeu e bato pala para si e pelo seu trabalho. A sua dedicação a causa da educação/ valorização dos produtos locais é de louvar. Esperemos que não fique por aqui e ajude os outros diretores de outras escolas e seguir o seu bom caminho.
    Felizes as crianças de Madalena e arredores.

    • ANCA

      3 de Março de 2023 at 16:40

      Muito bem

      Boa iniciativa é de louvar apoiar e continuar. Quando queremos conseguimos

      Acredita tu es de São Tomé e Príncipe

      Ajuda o teu irmão, a tua familia, o teu país, território, mar, população, administração a evoluir e desenvolver

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica nos bem

      Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. Leonel Batista de Sousa

    3 de Março de 2023 at 9:51

    Os meus parabéns ao Senhor Director desta instituição de ensino. É disto que se trata quando falamos de ensino. É transmiti conhecimento e valores. Outras escolas deveriam seguir este exemplo.O estimulo para consumir produtos locais deve ser tarefa primária de quem educa. As familias, as escolas e os decisores devem afincadamente agir neste sentido,porque todos ganharemos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top