Sociedade

Estudantes em Cuba pedem socorro ao governo

Havana-Cuba, dezembro de 2023.

Assunto: Solicitação do Pagamento da Bolsa de Estudo aos estudantes santomensesCuba

Por meio da presente, nós estudantes santomenses bolseiros da carreira de Medicina em Cuba, do 4º e 5° ano respectivamente, solicitamos a direção do ensino Superior eCiências e a direção das Finanças, que se digne a prestar uma maior atenção atempadamente no que concerne o pagamento da bolsa de estudo. De recordar que já se passaram mais de oito meses desde o ultimo pagamento e que não é a primeira vez que atravessamos por esta problematica.

Entendemos que o país está passando por uma fase dificil, entretanto enfrentamos uma maior dificuldade e instabilidade em Cuba em estos momentos, situação que tem sido extremadamente dificil de lidar, gerando-nos muito estresse, preocupação e em grande ou pequena medida influenciando negativamente nos nossos estudos.

Para que possamos ter éxito académico e cumprir com a missão que nos foi confiada, é importante que o país cumpra com a sua parte, que nos foi prometida, enviando-nos o pagamento da bolsa no tempo conforme ao mesmo para que ao menos possamos suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene e transporte, e desta forma possamos desempenhar melhor a nossas funções como estudantes e futuros professionais da saúde.

De antemão agradecemos a atenção prestada.

Esmael Vaz De Oliveira

Rossard Neto Da Silva

Vanessa Trindade

Estudantes santomenes bolseiros em Cuba

5 Comments

5 Comments

  1. EDSON NEVES

    13 de Janeiro de 2024 at 14:30

    Meu Deus, pensei que essa questão já tivesse sido ultrapassada com o “novo e eficiente governo” de Patrice Trovoada. Um problema que centenas de estudantes santomenses enfrentam desde que São Tomé começou e enviar estudantes para países como o Cuba, Brasil, Angola, Congo, Moçambique e países do leste-europeu. Acho isso uma sacagem que fazem com os estudantes, são por essas e outras que muitos não retornam a São Tomé depois que terminam o curso, o Estado não os valorizam nem como académicos nem como profissionais.
    Só para lembrar Patrice Trovoada e sua ministra de educação, os estudantes se encontram fora de São Tomé, em países de cultura diferente, muitas vezes precisam enfrentar a discriminação, o racismo, a xenofobia, o preconceito e outras mazelas além de despesas correntes (aluguel para aqueles que a universidade não oferece alojamento, água, luz, transporte, alimentação, medicação, livros, etc).
    Como obter rendimento académico enfrentando tantos problemas sr. Patrice?
    Os estudantes santomenses são guerreiros!
    Por quê os estudantes de Angola, Gabão, Moçambique, Nigéria e Cabo verde não enfrentam esses problemas?
    Até quando os estudantes precisam sofrer?
    Sr. Patrice por quê os seus filhos não enfrentam esse sofrimento, mas somente o filho de dona Maria ou do senhor Zé Povinho?
    Por que seu salário não atrasa, mas, atrasa a mísera bolsa desses estudantes?
    Ao assumir a sua função juntamente com sua ministra de educação, fizeram o juramento nos termos do art.73, da Constituição da República nos seguintes termos:
    «Juro, por minha honra, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, defender a Independência Nacional, promover o progresso económico, social e cultural do Povo São-tomense e desempenhar com toda a lealdade e dedicação as funções que me são confiadas».
    Será que o vosso juramento foi falso?
    Pelo que percebemos as vossas ações não contribuem para promover o progresso económico, social e muito menos cultural do povo santomense e também não percebemos lealdade e dedicação no exercício das vossas funções. Pelo contrário, servem para desunir o povo e deixar as pessoas desacreditadas, desconfiadas, apavoradas e empobrecidas.
    Termino deixando a seguinte pergunta, Sr. Patrice e sua ministra já pensaram se as vossas ações e omissões podem suscitar responsabilidade administrativa?
    Resolvam o problema desses estudantes e dos demais espalhados em outras universidades do planeta, isso é uma vergonha para São Tomé e Príncipe!
    Bem haja!

  2. Mezedo

    13 de Janeiro de 2024 at 20:57

    Voador esta no ar a busca de dinheiro pra enviar, se conseguirem aguentar mais dois anos talvez ele consiga,

    • Fascistas Corruptos Santomenses

      14 de Janeiro de 2024 at 9:06

      Patrice É Um Fascista

      Tem dinheiro do Estado para roubar. Nāo tem dinheiro para ajudar os alunos. A maioria da populaçāo Sāo-tomense tem sido vítima e cegamente prejudicada pelos fascistas de Sāo Tomé e Príncipe.
      Fascistas sāo pessoas que possuem um posicionamento político autoritário e anti-democrático.

      Os fascistas tomam o poder a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores do fascismo.

      A República Democrática de Sāo Tomé e Príncipe está em perigo. O futuro do país e do povo de STP está ameaçado por um grupo de pessoas fascistas que roubam dinheiro do povo para o proveito pessoal prejudicando o interesse coletivo. Os fascistas sāo pessoas malvadas, de mau índole, e muito perigosas.

      Dizem que sāo nacionalistas, mas de só de nome. Porque na realidade, usam a naçāo estreitamente e apenas, para roubarem dinheiro do povo Santomense. O dinheiro nāo é deles. As ajudas externas pertencem ao povo, dinheiro para desenvolver a nossa terra. Mas, os ladrōes fascistas arogantes, sozinhos entre eles, comem todo dinheiro do povo.

      Nota-se nos discursos falsos dos fascistas gatunos algumas tendências provenientes do chamado “O Estado Corporativo e pedaços da Doutrina do Fascismo.” Os fascistas sāo pessoas bandidas, corruptas, e usam intimidaçāo em STP para explorarem os pobres.

  3. Habeas Corpus Adiado Sine Die

    14 de Janeiro de 2024 at 6:14

    Unidos e em conjunto, estamos empolgantemente fazendo… E, tb estou a vê-los. Ao fim ao cabo, vcs estão causando uma viva impressão de ânimo. Vamos desafiando os corruptos até o país e o povo conseguirem a justiça que mereçem. Este é um objectivo “sine qua non” indespensável e essencial de acção sem condição.

  4. Savimbi Trindade de Mé-Zóchi

    14 de Janeiro de 2024 at 10:53

    Pajó Nāo Ajuda Jovens Estudantes? Porquê?

    Nunca ouvi dizer que o Paulo Jorge Espirito Santo (vulgo Pajó) alguma vez lutou para os Santomenses, “povo pequeno.” Esta é uma oportunidade para dizer algo… E apoiar os nossos conterrâneos alunos estudantes com ou sem bolsas de estudo. Neste caso particular, lutar para se dar apoio aos nossos que estão a sofrer ou têm dificuldades financeiras estudando na universidade em Cuba. Precisamos de mais tecnologias modernas, medicamentos, médicos, engenheiros, e outros professionais úteis ao desenvolvimento e progresso de Sāo Tomé e Príncipe. Kadê Pajó? Pronuncia-te.

    Este Pajó nāo é como a tia dele, Alda Graça Espirito Santo, a nossa Patriota malograda que foi uma mulher Africana e Santomense de peso, bom nome e carácter moral. Tb nunca ouvi dizer que ela em momento algo roubou o país ou fez corrupçāo. Precisamos de pessoas assim. Duvido um pouco quando se trata de Pajó.

    Esse gajo tem perfil que se poderia usar para combater o fraco Carlos Vila Nova no Ano 2026, presidente subserviente que consente em servir Patrice Trovoada de maneira humilhante; que se presta às vontades dos corruptos, bandidos, e os ladrões.

    Para salvar STP, Vila Nova e Patrice Trovoada terāo de ser afastados pelo povo.

    Certamente, tenho reticências relativamente ao Pajó porque existem algumas poeitas que indicam interrupção de pensamento, incerteza em relaçāo a este individuo, Paulo Jorge em Macau, porque ele, se calhar nāo dá confiança ao povo da camada pobre Santomenses, população inteira deve ser respeitada, pode ser fascista, elitista, corruptos, ou oportunista, etc.? Muita gente da elite nāo presta para nada. Nāo digo todos, se calhar a maioria deles/delas porcaria de carácter? Ou nāo? Nāo sei. Requer ser alguém dentro do país que o povo confia. Alguém como um bom lider exemplar com Uma equipa de boas pessoas que vāo lutar para por em disposiçāo do povo: àgua, luz/eletricidade abundante, trabalho, salários condignos, comida, medicamentos, habitaçāo, estradas em condições, profissāo técnica que da e nāo licenciaturas que nāo prestam para nada, e assim por diante. Há que se fazer para tirar STP do pesado e “prisão” cheio de corrupçāo e desvios de Fundos do Estado. Nāo Temos um bom Presidente da República neste momento. Algumas vez tivemos? Nāo sei, só sei que nada sei…

    Para nāo se criar dificuldades ou complicações de um eventual segundo mandato presidential de Vila Nova, tem-se que organizar para juntos procurarmos um candidato forte à Presidência da República de Sāo Tomé e Príncipe. Vila Nova tem de sair e jamais ser eleito. Negócio do terreno de Lagoa Azul, caso 11/25, o não cumprimento das leis, Constituiçāo da República.
    Guillerme Posser da Costa nāo é opçāo. Era. Perdeu. Má reputaçāo na praça pública, artista nas corrupções e bandidagens. Vila Nova arrebentou com o Posser na segunda volta. Não se precisa deste homem, Posser.

    É imprescindível ter-se alguém, homem ou mulher capaz para tomar posse no Palácio do povo brevemente dentro de dois anos.
    Já chega dos roubos e corrupçāo. Temos que tratar os nossos Jovens e estudantes melhor, estimar o nosso povo, e desenvolver o nosso país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top