Sociedade

“Um pacote de esparguetes faz muita diferença neste lar”

É um apelo feito pela primeira-dama Fátima Viola Nova a todos os santomenses e a estrangeiros que trabalham nas ilhas verdes.

Um apelo para dar esperança e qualidade de vida aos idosos do bairro de Santo António nos arredores da cidade de São Tomé.

O centro de dia de Santo António garante refeições para cerca de 120 idosos. 3 vezes por semana, os mais velhos beneficiam de almoço e jantar.

«Pedir a todos os santomenses e a todos que labutam na nossa terra, que possam contribuir com o mínimo, um pacote de esparguetes faz muita diferença para este lar», afirmou a primeira-dama.

Fátima Vila Nova que entregou ao centro de dia de Santo António um lote de ajuda alimentar, fez o gesto de solidariedade no dia em que os idosos receberam assistência médica de Angola. A Missão médica solidária de Angola realizou consulta gratuita no centro de dia.

«É dignificante a missão médica voluntária» declarou Ana Paula Victor, embaixatriz de Angola em São Tomé e Príncipe.

A mulher do embaixador de Angola e os médicos angolanos foram convidados pela primeira-dama para assistir os idosos. Mais importante ainda é a parceria que está a ser forjada entre as duas mulheres.

Segundo Ana Paula Victor, a visita ao centro de dia permitiu conhecer os projectos em curso, e a contribuição que poderá ser dada para apoiar as pessoas vulneráveis. Aulas de alfabetização para idosos e crianças, é uma iniciativa que está a ser concertada com a primeira-dama Vila Nova assim como a garantia de apoio médico regular aos idosos do bairro de Santo António.

O centro de dia da Quinta de Santo António é suportado pela Igreja Católica. O Bispo Dom João Nazaré marcou presença no acto de entrega da ajuda alimentar e de assistência médica aos idosos.

Abel Veiga  

2 Comments

2 Comments

  1. ANCA

    9 de Abril de 2024 at 9:35

    Muito bem

    É desta resiliência que necessitamos

    Em todos quadrantes da sociedade, jamais como caridade, mas como um acto de beneficência em prol da sociedade, comunidade, quando damos também estamos a receber

    Quero aqui chamar atenção para esta visão. Quando jamais se investe nos jovens, teremos que arcar no futuro, com despesas e investimentos acrescidos, na violência, criminalidade, lar de idosos sobrelotação, fome, miséria, baixa esperança média de vida,…aumento de número de óbitos, disseminação da pobreza, atraso social, cultural, da sociedade, do país(território/população/administração).

    Ter uma pirâmide populacional de base alargada, e jamais investir, tirar partido deste activo, é onerar, comprometer toda a sociedades, com os problemas socias que isso acarreta, custos socias,culturais, subdesenvolvimento, atraso, regressão social.

    Há que ter politicas viradas para população jovens, sobretudo a classe feminina, formação,qualificação, emprego.

    Instituições fortes

    Quanto a pobreza, a fome quero aqui fazer um reparo, temos uma terra fértil há que saber partido do que ela nos da para alimentação.

    Há necessidade de mais programas televisivos e radiofónicos sobre a nossa culinária, como prrparar e confecionar alimentos, a nossa cultura gastronomica, a introdução de outras culturas gastronómicas, sobretudo como confeccionar refeições rápidas e baratas com os produtos nacionais,…muitas famílias, crianças, idosos, que vivem em dificuldades sociais económicas, sendo a televisão a radio, os jornais, um meio de propagação de informação, há que proporcionar esta premente.

    Se és de São Tomé e do Príncipe

    Abraço o teu irmão

    Ajuda a desenvolver o teu território população administração mar e rios

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. ANCA

    9 de Abril de 2024 at 15:01

    Os nossos idosos, podem ser um activo, na pintura, nas artes, na musica, no apoio social, na culinária, na jardinagem, necessário que haja formação destinada aos mesmos,…criação de universidades seniores, Universidade do Saberes, na nossa sociedade seria uma mais valia para o população, idosa em são Tomé e no Príncipe

    Teus pais foram quem te deram a vida

    Se és de São Tomé e do Príncipe, cuida dos teus pais

    Respeita as pessoas idosas

    Estás a caminhar para velhice se jovem és-lembra te disso.

    Seja solidário

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top