Sociedade

Diretor da Rádio Regional do Príncipe pediu mais apoio parta a melhoria dos serviços da comunicação social regional

Na celebração do 24º aniversário da Rádio Regional do Príncipe, o diretor da estação emissora local pediu ao poder governativo mais apoios visando a melhoria dos serviços da comunicação social regional.

«A comunicação social tem um papel preponderante para a sociedade. Tem o papel de educar, de transformar e de informar. Gostaria que a nação desse um pouco mais de atenção à comunicação social porque nos tempos que correm as exigências são maiores. Com as novas tecnologias, seria de bom tom que pudéssemos investir um pouco mais na capacitação» – pediu Manuel Afonso, diretor da Rádio regional.

A presidente da assembleia nacional de São Tomé e Príncipe, presente na celebração, destacou a importância da rádio regional no contexto de desenvolvimento da ilha do Príncipe.

«É uma parcela do território nacional e pela descontinuidade geográfica, ficamos a saber das coisas que passam na região através da vossa rádio e da televisão. É um bom trabalho que têm feito. Os 24 anos não são qualquer coisa, representa algum amadurecimento» – disse Celmira Sacramento, Presidente da Assembleia Nacional.

As instalações da rádio regional albergam também a delegação regional da TVS, a Televisão Santomense. No dia do aniversário cantou-se os parabéns e não faltou o bolo e o champanhe.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. ANCA

    6 de Maio de 2024 at 5:36

    De facto necessidade de modernização e apoios a comunicação social nacional, equipamentos, tecnologias, formação, capacitação,…boa gestão, gestão eficiente.

    É de lamentar o quadro em que se encontra as infraestruturas da radio televisão São Tomense, a nível nacional, sobretudo na região autónoma do Príncipe

    Assim como dos Hospitais, Hospital central De.Aires de Menezes, Hospital Dr. Quaresma da Graça no Príncipe

    Bem como todas as questoes inerentes a gestão eficiente criteriosa e rigorosa do ambiente hospitalar, sua envolvente, limpeza higiene, controlo de pragas, conservação das infraestruturas, atendimento, deontologia profissional, responsabilização pelos actos, controlo de a acessos, condições de internmento, camas, vidros partidos, janelas partidas e estragadas, paredes sujas, cantina e alimentação dificientes, na gestão dos resíduos hospitalar, qualidade da agua,equipamentos, tecnologias formação, capacitação dos extratos profissionais, gestão dos serviços e equipamentos, financeira, gestão das farmacia hospitalar,etc,etc…

    Permita-me fazer aqui um reparo, jamais em jeito de politiques, problemices, ou mesquinhices,…

    A infeliz expressão;

    “«É uma parcela do território nacional e pela descontinuidade geográfica, ficamos a saber das coisas que passam na região através da vossa rádio e da televisão. É um bom trabalho que têm feito. Os 24 anos não são qualquer coisa, representa algum amadurecimento» – disse Celmira Sacramento, Presidente da Assembleia Nacional.”

    Permite Sr Presidente da Assembleia, relativo a expressão “vossa radio” a radio televisão da Região Autónoma do Príncipe, faz parte do território, população, administração, mar e rios, assim do Pais, São Tomé e Principe, assim ao invés da “vossa radio e televisão” a nossa radio e televisão São Tomense.

    Outra questão que tem sido mal usada no contexto actual

    A questão da raça ou raças, quando ao ser humano se refere,…

    Só existe uma raça a raça humana, com todo de bom e de mau que existe, nas características e comportamentos, habitos e culturas

    Ha sim , etinias, se se quisermos diferenças culturais, aculturação

    Esta expressão de raças a sua origem utilização “divisao estratificação de Darwin, Darwinismo” levou e tem levado, ao racismo, racismo institucional,social, xenofobia, agressão, violação, abusos, crimes contra pessoa humana, razão de subjugação de povos, extermínio de povos e culturas, guerras e crimes de ódio, racismo e xenofobias.

    A raça do que diz respeito a humanos, somente existe uma, a raça humana,…

    O que existe são diferenças culturais etnicas

    A quando da evolução migração e sedentarismo da história humana, do Homem, em diferentes territórios do planeta, devido a incidência dos raios solares, mais ou menos intensidade solar, devido a obliquidade e posição da terra em relação ao astro sol, a sua rotação anual, distribuição de climas, arrefecimento, aquecimento da terra em relação ao polos, e meridianos, a polaridade, meridianos, fez com que ao longos de milhares e milhares de seculos, a adaptação e evolução dos corpos humanos tomassem outros contornos e formas, por ex, tons mais escuros ou mais claros de peles, cabelos lisos, cabelos crespos, capelos encaracolados, nariz mais comprido, nariz mais curto, nariz arrendondados, de que nada tem haver com a superioridade, inferioridade, mais inteligência, menos inteligência humana ou dos povos,…estas questões nem se põe.

    Somos todoa iguais todos diferentes

    O que na verdade sr diferencia, e o processo de aculturação, culturas, hábitos, formas de ser estar, ao longo de milhares e milhares do séculos

    Infelizmente na história da humanidade ou muitos atropelos e contínua haver, a subjugação de Homem pelos outro Homens seus iguais e parentes proximos, levando a toda forma de discriminação, odio racial, ostracismo, xenofobia, racismo, racismo instituição e social, muitas vezes perpetuadas pelas instituições, e pessoas com algum conhecimento e formação,…por intencional e conciente.

    Pela ganância, usurpação de recursos, exportação recursos, assim temos a historia da escravatura, das guerras, no mundo.

    Por muita atenção quando nos referimos a raça ou raças, …

    Jamais existem no contexto humano

    O que existe sao diferença culturais etnicas, no tom de pele, dos olhos, do nariz, cabelos, habitos, comportamentos, pensamentos e jamais pela superiodade/inferioridade, inteligência/menos inteligência de uns e de outros

    De quem assim pensa e agi, deixemos que a história, a historia sobretudo da humanidade, a história do homem, sua viagem e evolução desde primordios assim os ensine qualquer coisa.

    Necessitamos de mais organização, rigor e tabralho árduo, responsabilização, capacitação, instituições fortes

    Modernização do sector de ensino/formação nos impõe urgente mediante planos de educação e ensino, inserido num plano nacional de desenvolvimento

    Educação/Formação, formação tecnica profissional, formação média, formação superior interna, no país

    Precisamos

    Escola profissional de saude

    Escola academia de policia, academia militar

    Apoio a investigação policial e criminal

    Academia do desporto

    Escola da administração publica e das autarquias locais

    Escola do turismo da gastronomia e hotelaria

    TICS

    Fabrica de processamento de atum, milho, tomate, pimenta, baunilha

    Infraestruturas, energias renováveis, aposta no cluster do mar, dos rios

    Se se és daqui

    Orgulha te

    Ajuda a desenvolver o teu povo, a tua gente

    Ama a tua terra

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. ANCA

    6 de Maio de 2024 at 7:37

    Por outro lado há necessidade de estruturação, rigor, organização, modernização,implementação dos serviços do estado na Região Autónoma do Príncipe.

    Assim torna-se necessário melhor engajamento das autoridades regionais, em consonância com as autoridades centrais, com ajudad dos parceiros bilaterais possam dar este passos, em prol do sector social, cultural, desportivo, económico,financeiro , do mar, dos rios,…finanças poupanças, impostos, desenvolvimento de serviços e atividades, turismo, agricultura, agropecuária, cluster do mar, dos rios, energias renováveis, a saúde, a justiça, transportes e comunicação, as tecnologias de informação e comunicação, via de acessos, a segurança,precisam de outra dimanica e abordarem/visão estratégica do presidente, do governo, das entidades e instituições, da região autónoma do Principe, apesar e tendo sempre da exiguidade do território, da população, mas jamais do mar e dos rios.

    Tu és de São Tomé e do Príncipe

    Logo tu és capaz

    Modernizemos as nossas instituições

    Tu que nascestes em São Tomé e Principe

    Ajuda o teu país a desenvolver

    Protege a tua família, trata bem a tua esposa/o, os teus filhos leve-os a escola, da o melhor de ti como, mãe, como pai.

    Trata bem a tua mãe, a tua avó, os teus irmãos

    Abraço os teus conterrâneos, não importa se ele pensa diferente de ti.

    Ajuda o a crescer desenvolver, desenvolve e cresce também, com ele, somos filhos da mesma terra, somos São Tomenses

    Se és daqui

    Ajuda desenvolver o teu país território, população, administração, mar e rios

    Protege o teu ambiente, o mar e rios

    Ajuda a tua cidade a ser limpa e organizada

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top