Sociedade

Agora assaltam residência roubam tudo e depois dão fogo

O relato do cidadão Leonildo Costa feito esta segunda-feira sobre o incêndio de uma residência no bairro de Oque Del Rei arredores da cidade de São Tomé, prova mais uma vez que a criminalidade já atingiu o clímax na ilha de São Tomé, e que a autoridade do Estado parece estar morta.

O leitor deve seguir o relato dos acontecimentos feito por Leonildo Costa :

CRIMINOSO ROUBA E INCENDEIA CASA NA LOCALIDADE DE OQUÊ DEL REI, ESSA TARDE E DEIXA DUAS FAMÍLIAS SEM TETO

Uma casa foi incendiada por ladrão após o local ter sido invadido e saqueado, na tarde dessa segunda feira dia 1 de julho, na localidade de Oque del Rei.

Segundo os moradores da residência e população, o criminoso ateou fogo no local , depois que roubou os objetos dentro da casa. Ainda segundo a população o criminoso foi detido pelo os moradores e entregue ao policia.

População da localidade de Oquê del Rei se sentem insegura, com medo, por falta de policiamento na zona. Principalmente em Oquê del Rei está de perna para ar, muita criminalidade, muito roubo a residência, assaltos, em pleno dia, etc. População vem reclamando na rádio nacional, todos os dias que estão sendo roubados, assaltados, nas suas residências em plenos dia, e ninguém faz nada.

Recentemente formaram mais de 200 policiais, disseram que esses policiais iam ajudar na segurança da população, mas não presenciei isso, durante minha estadia em São Tomé, nem vi nenhum policial nas zonas, só vi esses mesmos policias, na cidade capital e nas estradas que liga aeroporto cidade capital, a fazerem operação STOP.

A Polícia é a guardiã da sociedade e da cidadania .No seu cotidiano Policial investiga, faz patrulhamento dia e noite, protege o bem, combate o mal, gerência crises, aconselha, dirime conflitos, evita o crimes , faz paz e regula as relações sociais.

Um senhor de 70 anos da localidade Oquê del Rei,no bairro torra torra, fez denúncia ao ministério público, polícia nacional, na rádio nacional,etc, eu até escutei ele falando na rádio nacional, sobre , grupo de jovens delinquentes que fica numa casa ,ao lado da sua, que é seu vizinho, esses jovens têm incomodando, população e vizinhos, usando drogas , mas até agora ninguém fez nada para prender o mesmos jovens deliquentes,esses mesmos jovens, todos os dias estão fumando maconha e liamba, cometem crimes, roubaram gerador desse senhor, esses jovens delinquentes quando estão a fumar liamba e maconha, cheiro fica em todas parte, cheiro de liamba e maconha, fez uma idosa passar mal e parar no hospital central, quase que senhora perde a vida por causa de cheiro de drogas.

No dia 18 junho deste ano por volta das 13 horas, na localidade Oquê del Rei no bairro de gongar, uma casa foi assaltada levaram TV PLASMA. Segundo dona da casa , a mesma estava na lavanderia lavando roupa e deixou sua filha de 18 anos em casa, e assim que sua filha, saiu e foi ter com a mãe na lavanderia, esses jovens deliquentes,fumandor de liamba e maconha entraram na sua casa roubaram TV PLASMA,a moça está desolada, triste chorando, porque ela deu no duro trabalhou para conseguir comprar sua TV PLASMA,e hoje esses vagabundos roubaram, e maneira que país está, a moça disse que será difícil comprar outra TV PLASMA.

Leonildo Costa 01/07/2024

veja imagens do incêndio:

https://web.facebook.com/1213521688/videos/775906234741114/

https://web.facebook.com/1213521688/videos/468779509432218

5 Comments

5 Comments

  1. Felicidade

    1 de Julho de 2024 at 19:12

    A polícia ao invés de patrulhar as ruas e funcas para prender bandidos adoptaram a via mais fácil: operação stop.

    Acontece, que muitos motoqueiros não têm carta de condução e confrontado com aumento de operações stop dificulta ganhar a vida ou o mesmo rendimento.

    Sem solução, viraram para os bens alheios, carros, casas, lojas….e a polícia só quer dinheiro fácil que é operação stop.

  2. Jorge Semeado

    1 de Julho de 2024 at 21:18

    Meus caros! Já sugeri inúmeras vezes, neste portal/Telanon, uma medida 100 porcento eficaz para se eliminar essa onda de ladroagem em STP. Trata-se em legislar o seguinte:
    1. Quem for apanhado em flagrante numa acção de roubo ou confirmado que tenha praticado roubo com provas, ser-lhe-á cortada a mão direita num bloco operatório, com direito a internamento gratuito e com todos cuidados médicos de alto nível até a cicatrização completa.
    2. Em caso de reincidência, ser-lhe-á cortada a restante mão esquerda com todos cuidados médicos até a cicatrização total.
    Que não venham as Organizações de direitos humanos, acusar as autoridades de violação dos direitos humanos, pois tais larápios causam muita dor e sofrimento ás suas vítimas.
    Tenho a certeza absoluta que cada gatuno sem uma ou duas mãos, será o país menos um larápio para sempre.
    Tenhamos coragem para legislar neste sentido e deixemos de lamentar.

  3. Atento

    1 de Julho de 2024 at 23:32

    A culpa é do colono branco

    • Scorpion King

      2 de Julho de 2024 at 8:30

      Exmo. @Atento, o seu comentário é de um baixo nível tremendo.
      O que é que o dito “colono branco” tem a ver com as malandragens/gatunices/crimes/criminosos que estão e existem no país?
      Só existe um culpado, o Governo. Você tem que exigir é do seu Governo. Exigir mais trabalho, melhores condições de vida socioecónomica…
      Se um jovem não tem trabalho, não tem uma orientação para/na vida, é mais do que expectável que ele enveredará pelo caminho da criminalidade.

  4. ANCA

    2 de Julho de 2024 at 17:15

    Necessidade de mais centros de detecção, cadeias, que devem ser transformados em centros de recuperação, de formação profissional, reenquadramento social, de saídas profissionais, para agricultura, pescas, agropecuária, carpintarias, mecânica, eletricidade, assistência social, hotelaria, gastronomia, construção civil, pintura limpeza, jardinagem, serventes, a tanto para fazer na nossa terra, estamos a falar de pessoas, o ócio leva a prática de crimes, a nossa população é jovem se não houver boa gestão de expetativas, formação, qualificação, empregos, saídas profissionais,…

    Deve haver penas acessórias, trabalho comunitário, limpeza dos esgotos, requalificação da cidade, embelezamento, jardinagem, pintura e construção, trabalho agrícola nas cooperativas, seja do mar ou do campo, precisamos de educar, organizar mediante rigor e responsabilidade a nossa população, trabalho e formação para cidadania, autoridade do estado.

    Tu és daqui, estudaste para juiz, ajuda a desenvolver e modernizar o teu país

    Pertences ao sector da justiça, sabes que é o motor do ornamento e organização treino e melhoria duma sociedade comunidade, homens e mulheres, aplica a lei, responsabilize,..

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top