Sociedade

Líderes sindicais aprimoraram suas capacidades em formação profissional

Num mundo em constante transformação, as lideranças sindicais precisam estar preparadas para enfrentar os novos desafios. Com esse propósito, a União Geral dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe organizou um seminário sobre formação profissional, destacando sua importância para o movimento sindical e direcionado aos líderes sindicais.

Os líderes sindicais precisam adotar uma nova perspetiva sobre o movimento sindical e o papel do sindicalista. Não se trata apenas de alguém que reivindica salários, mas de um agente no sistema socio-laboral, comprometido em promover o emprego e o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho”, afirmou Costa Carlos, Secretário-geral da UGT-STP.

O evento, realizado com o apoio da UGT de Portugal, abordou metodologias, conceitos e práticas de formação profissional, além de indicadores de impacto social voltados para a construção de uma cultura sindical sólida.

José Cordeiro, Secretário-geral adjunto da UGT de Portugal, destacou que “somente teremos trabalhadores qualificados se eles puderem acompanhar o desenvolvimento econômico, tecnológico e outros avanços. A formação profissional deve ser um direito efetivo e aplicado na prática. Não é aceitável que um trabalhador ingresse em uma empresa e permaneça nela durante toda a sua vida sem receber novas formações.”

Segundo o ministro do trabalho, não existe movimento sindical sem formação.

O conhecimento é essencial para abordar questões relacionadas aos direitos, à sua proteção, à organização da própria classe e à contribuição para o estado “, ressaltou Juocerli Tiny, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A negociação coletiva também foi tema central do seminário, que contou com a participação de cerca de 50 dirigentes sindicais do país.

José Bouças

1 Comment

1 Comment

  1. LULA

    26 de Março de 2025 at 1:33

    Precisam debruçar mais sobre temas como, assistência a família, assistência ao filho, licença subsidio parental, licença subsídio por óbitos, segurança higiene no trabalho, acidente de trabalho, assedio no trabalho, assedio sexual no tralho, violações, politicas salariais, seguros de trabalho, deontologia profissional, formação contínua e profissional, progressão na carreira, responsabilização pelos actos, auditorias internas/externas, códigos procedimentos, etc,..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top