Opinião

Um pingo de verdade em ‘’Terra Firme’’ de Pinto da Costa

Um dos poucos políticos na faixa etária a menos de um quarto para completar um século de vida, Manuel Pinto da Costa viu surgir várias gerações de jovens políticos que despontaram no país.

Uns com seu apoio pessoal, outros nem tanto assim. Hoje, aos 75 anos de idade, Pinto da Costa não mede esforços para voltar ao centro da política.  Depois de um silêncio longo, ele mesmo decidiu erguer sua voz pela escrita. ‘’Terra Firme’’ é título de seu primeiro livro a ser lançado em Portugal na primeira semana de Junho. Aleluia cidadãos santomenses! Finalmente poderemos ler alguma coisa escrita pelo primeiro presidente da nação santomense.

Há pouco menos de 47 dias que nos separam das eleições presidenciais de 17 de Julho, o também candidato a presidente da República, é igualmente candidato a escritor do ano em STP.   Evidentemente a obra literária de Pinto da Costa tem cunho eleitoreiro.  Pinto da Costa voltou ao centro da cena política nacional. Ele voltou tarde demais, na minha opinião.  É triste constatar que ele pretende chegar ao coração do poder do país, num tempo em que a nação precisa mais de heróis sociais do que, políticos que auguram o poder. Aliás, de políticos o país tem muito pouco em termos de boas referências, isso por culpa dos políticos da primeira geração, inclusive o próprio Pinto da Costa, que não souberam nem se preocuparam em moldar políticos e líderes de transição. Se isso acontecesse, talvez hoje, Pinto da Costa, seria muito mais relevante servindo o país como uma espécie de conselheiro político ou consultor de estado.

A pretensão de Pinto Costa em retornar ao coração do poder, tende mais ao oportunismo político do que ao sentido patriótico ou de estado. Talvez ele explique melhor isso em ‘’Terra Firme’’.  Mas não nos iludamos que desta vez ele dirá toda a verdade que povo espera sobre o tempo que ele dirigiu o país. A obra de Pinto da Costa, não é um livro de memórias, como ele mesmo afirmou, trata-se de uma obra de reflexão com modestas 121 páginas. Então, se houver alguma verdade, talvez será apenas um pingo de verdade. Mas ainda assim, já seria de bom tom jogar alguma luz sobre as situações de bastidores que envolveram seu governo, desde a política externa até aos conflitos internos que levaram muitos santomenses a  exilaram-se no exterior. Mais por perseguição do estado do que por vontade própria.  ‘’Terra firme’’ deveria em síntese ser mais incisivo e consistente em raciocínio com a verdade e omisso em adjetivos egocêntricos de elevação pessoal do seu autor. 

Dossiês secretos apontam que o atual Aeroporto da Praia em Cabo Verde, praticamente dado de ‘’presente’’ pelos sul africanos, deveria ser construído em São Tomé, coisa que Pinto da Costa recusou, atendendo os interesses de Luanda, que na época travava batalhas na República da Namíbia contra forças militares da África do Sul ligadas ao regime do apartheid. Tudo na vida obedece a escolhas. Talvez naquela época esta foi a solução mais viável para o País, mas hoje o povo precisa saber disso. 

Em ‘’Terra Firme’’, Pinto da Costa deveria falar também de forma realista, sem emocionalismos egocêntricos, sobre a sua ascensão, apogeu e declínio no coração dos poderes do país e do MLSTP.  Para começar, antes da independência, ele não foi eleito secretário geral do MLSTP por mérito, e sim por conveniência política. Na época, em 1972, Pinto da Costa, como não tinha conflitos pessoais com os demais militantes ilustres do partido, foi eleito como elo de união. Portanto, abaixo de uma escolha política de mérito, foi um compromisso.  Apenas soube aliar sorte e jogo político, combinação que lhe foi favorável na altura.

No começo da década de 1980 após algumas rachas internas no seio do governo e do MLSTP (partido único), Pinto da Costa exonerou do seu governo membros de competências técnicas reconhecidas. Em seus lugares colocou parentes e amigos leais a si. Estava assim aberto o caminho para a prática do nepotismo (padrinhagem) no país.  Inseguro com os resultados de seus jogos políticos, lançou um grito de socorro a Luanda que, em resposta enviou um contingente de militares angolanos para fazerem a guarnição do regime, instalando um permanente clima de medo e obediência na população.  

No capítulo dos conflitos internos dentro do estado, apoiado nos tentáculos de partido único, muita coisa ainda precisa ser esclarecida. Desde prisões ilegais, confiscações arbitrárias e mortes misteriosas. O político Loreno da Mata, pai da Inocência da Mata, brilhante acadêmica santomense, suspeita-se que foi assassinado na prisão em 1978, onde cumpria pena como preso político. Morte que até hoje não foi esclarecida devidamente. A qualquer preço o país um dia precisará imprescindivelmente reconciliar-se com seus mortos, prestar contas aos vivos e ser perdoado por suas vítimas.  Isso só será possível, no dia em que os “pápeis secretos“ e confissões pessoais dos amargos tempos dos quinze anos do governo autoritário e totalitário liderado pelo autocrático ex-presidente Pinto Costa, se tornarem de conhecimento público. Que ‘’Terra Firme’’ seja o prenúncio desta proeza há muito aguardada pelos santomenses. 

Em 1984 numa tentativa de conciliação e diálogo com o país, Pinto da Costa reconheceu publicamente que cometeu erros graves no passado. Não deixou claro quais foram estes erros.  Não especificou. As especulações só aumentaram.  

Será que estas e outras informações serão esclarecidas em ´´Terra Firme´´? Por um pingo de verdade e em respeito à nação deveriam ser. Sendo um homem eminentemente público, espero que Pinto tenha um compromisso maior e mais forte com a verdade dos factos do que com sua conveniência política.  Dependendo de nossos actos, a história é um jogo no qual onde se tem tanto a lucrar como a perder.  Não estou aqui a pedir confissões de segredo de estado. Apenas acho, que neste caso, contando a verdade, Pinto da Costa, teria mais a lucrar do que a perder. Nada melhor do que se reconciliar com o povo, a nação e suas vítimas o quanto antes.

Pronto. Está aqui concluído o silogismo. Pinto da Costa não é um gênio. Não é superior a todos a outros, capaz de reorganizar o país em pouco tempo.  Ele não é um articulador ou pacificador nato.  Se fosse ao menos um político do grau do ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, que em oito anos mudou a cara do Brasil e reconstruiu a auto-estima do povo brasileiro; eu até acreditaria nele, Mas como não é, Tenho muitas dúvidas que Pinto da Costa se reencontre no atual cenário político. Digo isso, porque ainda  vejo-o com a cara de burocrata soviético do século XIX e espírito de autocrata do século XX do tipo Raul Castro, que traz discursos inovadores apoiados em velhos hábitos. E não é isso que São Tomé e Príncipe  precisa. O país precisa de políticos empreendedores e visionários, sem grandes fardos herdados no passado e mal resolvidos. O momento não é de revanche política, e sim de soluções imediatas e inovadoras para o país começar a crescer. Não se pode permitir que 2011 seja o início de mais uma ‘’década perdida’’ para STP. Portanto, Pinto da Costa, apesar de verdadeiro ancião, não é a escolha certa, nem tão pouco necessária para dirigir os destinos do país nos próximos cinco anos.

Carllile Costa Alegre

120 Comments

120 Comments

  1. maria

    31 de Maio de 2011 at 9:57

    Por favor alguem me mostre!eu nao conheco!!!!nenhu politico santomense que nao tenha um passado sujo.olha ja agora que indicasse tambem,algum desses candidatos ou seja ladroes k muito contribuiram na grande situacao precaria em k o pais se encontra.realmente o povo esta a espera de alguem com espirito empreendedor visionaria e com solucaes imediatas para o pais, e tudo k o povo santomense tem estado a pedir a DEUS a mais de 30.mas infelismente nao tivemaos e pelo andar da carruagem hummmmmmm zeme soo eeeeee. neste caso mal por mal.o PINTO DA COSTA e a pessoa mais indicada.

    • Helena Carvalho

      31 de Maio de 2011 at 17:58

      Maria é parva.

    • O Melhor para STP

      1 de Junho de 2011 at 8:23

      Meus caros, não liguem para essas campanhas anti-Pinto da Costa. Muitos candidatos deveriam poupar o seu tempo, dinheiro, desgaste, etc.

      Para o bem de São Tomé, votem no Pinto da Costa.

      Já deixamos outros experimentarem(os ditos mudança), e infelizmente não vi mudança positiva. Estamos a perder tempo na mudança do Pais(5 anos para cada candidato, e os últimos 2 foram 10 para cada). Vamos perder mais 10 anos com quem? Porque não escolhemos logo o Pinto da Costa.

      Pinto da Costa, o povo sabe o que é melhor para São Tomé.

      Obrigado pela sua candidatura.

    • Assuncao

      1 de Junho de 2011 at 15:11

      Francamente!!! Mas como sou democrata, as opinioes dividem-se e ‘e bom respeitar-mos todas, mas esta afirmacao desta ultima frase do seu comentario nao me parece k esteja a ser gente sincera!!!
      Com cumprimentos.

    • Carlos António

      1 de Junho de 2011 at 17:21

      Maria é parva mesmo!

    • Manuel Costa

      1 de Junho de 2011 at 19:32

      Pinto da Costa que usou o poder que detinha para abusar de todas as mulheres que lhe passavam por perto e a pessoa certa para liderar o S.T.P? Lembro-me perfeitamente que o transito praticamente ficava cortado, inclusivamente aos peoes, quando este senhor ia a casa de uma das amantes de S.Joao Vargem, e sei que o mesmo se passava noutras localidades onde este senhor tinha concubinas(mulheres).
      Quando nao havia comida para a populacao este senhor e os seus aliados (Comissarios politicos) tinham pao quente e tudo, levado muitas vezes as suas casas pelos militares sob as suas ordens.

      Este senhor esta ultrapassado ja nao serve os nossos interesses, nao quer outra senao ser Presidente.

      Burro velho ja nao muda, quem nao foi um Presidente ideal nao sera na sua velhice que o sera.

      Apelo a todos os apoiantes do Senhor MPC que o aconselhem a desistir porque seguramente este nao dispoe

    • Teodorio

      2 de Junho de 2011 at 17:22

      Inveja mataaaaa keiii…meu amigo…gen veio pa falar de politica…ne pa ta falar de homem com mulher nao…como se ele fosse o unico….

  2. Alexandre

    31 de Maio de 2011 at 9:57

    Olha, esta parva a falaar! Quem e’ que pensas pra falar do Pinto Da Costa??!
    Pensei..
    Saudacoes Leonina Pinto Da Costa!
    Viva Pinto Da Costa!!
    O meu voto e’ pra o Senhor!!

    • Demas

      31 de Maio de 2011 at 16:14

      vê se que ninguem da tua familia sofreu com o regime

    • Pedro Mendes

      31 de Maio de 2011 at 22:00

      Depois de ler . só posso dizer que o artigo desta jornalista que revela um desconhecimento profundo do código deontológico que gere a actividade jornalística vem fazer mostrar de que deveria estudar mais um pouco. Eu vejo isso tudo como prova de que o pinto é o candidato do momento para o cargo. Lamento é que vem falar do que o Pais precisa e sustenta a sua visão no pretérito, ora veja tu es uma empreendedora no ódio rancor e inveja, pois tem visão sustentadas nos 15 anos, afinal de contas depois dos 15 já si passaram 20 falas do Lereno da Mata para tocar na sensibilidade das pessoas mas esqueces que mais de metade de conterrâneo que morre na ilha morre por deficiente condição de vida, trazes um fardo que tenho a certeza que não é teu e que herdaste não sei de quem, olha o momento não é de revanche ?o que tas a fazer, e achas que é assim que se vai começar a crescer, olha se o pinto não ganhar isso sim vai ser o inicio de uma década perdida para STP. Como dizes e bem o PINTO DA COSTA é um ancião que tu como todos devemos respeitar pois é sim a escolha certa e obrigado pois ainda estava em duvida mas agora depois disto o meu voto e da minha família é do PINTO. Por um STP melhor.

    • Manuel Costa

      1 de Junho de 2011 at 19:23

      Coitado do Pedro Mendes.

    • San Fulana!

      31 de Maio de 2011 at 17:48

      a tua ignorancia assustou-me! sabias!?

    • Helena Carvalho

      31 de Maio de 2011 at 17:59

      Alexandre é lambibotas.

    • jaka doxi

      31 de Maio de 2011 at 22:45

      O melhor mesmo é votar-mos todos num candidato limpo e sem rabo na estrada.

  3. Francisca de Maria

    31 de Maio de 2011 at 10:35

    Credo Dr Carllile,!!
    É isto mesmo.
    O noso STP não precisa neste momento de Estadista, Precisa sim de heroi social. Gente que convive e vive com o povinho, aquele desgraçado sem tecto, sem agua potavel sem luz, sem nada. Aquele que trabalhou tanto e não tem reforma, que limpou caganeira de gente, de cão, limpou creche, trabalhou no cacau, etc, quer um presidente de mão aberta.

    • Observador

      31 de Maio de 2011 at 18:18

      Herói social? Mas o que é um herói social e o que faz um herói social nos nossos dias. A Srª Carllile Costa Alegre escreve em que qualidade? Jornalista? Comentadora ou apoiante do candidato Filimto Costa Alegre? Seria bom esclarecer essas questões a bem da transparência e por respeito aos leitores do Tela Non. A Srª Carllile devia saber que os problemas do país são do presente e do futuro não são do passadp. Um livro não tem tempo para ser editado. Cunho eleitoralista? E porque não um compromisso escrito apresentado aos seus concidadãos? Reflicta e aceite o desafio de responder a estas singelas perguntas. Cumprimentos.

    • Observador

      31 de Maio de 2011 at 21:09

      Permita-me mais uma achega. A Srª escreve, cito, “Terra firme deveria em síntese ser mais incisivo e consistente em raciocínio com a verdade e omisso em adjetivos egocêntricos de elevação pessoal do seu autor”. E eu pergunto. A Srª já leu o livro para opinar sobre o que este deveria ser?
      A curiosidade sobre a história do país é uma atitude legítima e louvável, mas deixa de o ser e se tiver como objectivo questões políticas bem actuais.
      A Srªa pretende ainda saber de bastidores, documentos secretos, intrigas, traições e enredos. O que a Srª pretende é uma versão telenovelesca da história do seu país, com drama, suspense, ajustes de contas e, com um final feliz, no dia 17 de julho, que a senhora se encarregaria de escrever e como todos sabem passaria pelo candidato que apoia publicamente. O que a Srª pretende é colocar a história recente do seu país ao serviço da luta política nestas presidenciais. Não é essa a função da História com letra grande.

    • E.Santos

      1 de Junho de 2011 at 20:07

      Ela não leu. Como a maioria dos Sã-tomenses, são apressados, querem logo abrir a boca para dizer qualquer coisa. Colocam a caroça a frente do boi.

    • Santola

      2 de Junho de 2011 at 17:26

      Ninguem leu esse livro ainda…nem essa Srª “jornalista”.. so escreveu esse texto a base de disse que não disse de povo….Antes de escrever, procure saber mais minha filha…Vida não é assim. Texto muito fraco…

  4. vando espirito santo

    31 de Maio de 2011 at 10:55

    pra me ja e mais k na hora para o dr Manuel pinto da costa governar o pais, o pais esta falta d um alguem k tem posiçao para governar, porque assim estamos a fundar esse pais é muito pequeno para esta nesse estado, eu sai da pais amuito tempo eu me encontro radicado em angola mais me acompanho sempre o pais DEUS quera que o primeiro presidente se ganhar muda o pais a minha confiasa vai nele +244931560849 meu numero

    • San Fulana!

      31 de Maio de 2011 at 17:57

      ua ze ke léee??

      escreves mal minha amiga emigrante como eu.

    • Santola sem partido

      31 de Maio de 2011 at 18:29

      Ahhhhh, concordo consigo meu irmão!! O país precisa de alguém para acabar com a libertinagem dos políticos, com a paródia dos trabalhadores….alguém para dar segurança à população ainda que isto custe o castigo de alguns….mãos firmes e experientes….claro que Pinto da Costa não é nenhum santo nem milagroso, mas me digam qual é o candidato com mais bagagem que Pinto da COsta?????? Eu acredito friamente que ele não cometeria os mesmo erros que cometeu na primeira oportunidade que teve para governar um país saído da colonização. Vamos dar mais uma chance ao homem, minha gente…não vamos atrapalhar indevidamente, este, julgo eu, não é um espaço para campanha, mas sim para informação!

    • Fidélio Castro

      1 de Junho de 2011 at 8:07

      Olá santola sem partido a nossa constituição não permite que o presidente da república governe, logo por muito experiente e mãos firmes, até mesmo se o Pinto fosse mágico teria de ir fazer suas magias noutras freguesias, pois esta tarefa esta nas mãos de Governo “Patrice”. Ele e todos outros candidatos. A nossa constituição atribui ao PR apenas papel de CORTADOR DE FITA. Fui!!!

  5. ADELINO DOS SANTOS

    31 de Maio de 2011 at 10:57

    Eu sei que a menina não gosta do Pinto mais se ficasse calada não é nada mal

    • Empandalho

      31 de Maio de 2011 at 12:33

      Caro compatriota; como é possível mandar calar uma pessoa que esta a falar verdade?O sr deve ter uns vinte e tal anos, e não deve saber nada sobre Pinto da Costa. Realmente ele terá muito que explicar a esse povo, que própio ele tirou a esperança de viver.O sr ADELINO DOS SANTOS gostaria de ver um parente seu morrer como morreu o Sr LERENODOS SANTOS DA SILVA MATA sem lhe darem uma explicação até hoje? O SR É QUE PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ESTAR CALADO.

    • Helena Carvalho

      31 de Maio de 2011 at 18:02

      Adelino está a procura de ser contactado para campanha.
      Parvo.

    • Ana Alice

      2 de Junho de 2011 at 7:19

      vê-se que gostas muito de insultar os outros. Não és a única a ter o direito de opinar. Cresce páh.

  6. San Fulana!

    31 de Maio de 2011 at 11:16

    Excelente artigo minha amiga Carlille.

    só dizes verdades e verdadeiras aqui neste artigo.

    Pra dizer-te que este senhor recebe cerca de 15 mil doláres mensais de Luanda para manter-se.

    O único facto sim durante a sua regencia de que se lhe atribui culpa e nao é merecida, é na questao do senso, porque pessoas que outrora ele traira, como é o caso do Miguel Trovoada, confundiu a populacao de modo a que se revoltassem contra ele, por isso ele mandou depois os militares tomarem uma posicao sobre a populacao influenciada e mal direcionada que havia comecado a agredir primeiramente os ditos jovens da JMLSTP que eram os realizadores do senso.

    -Do resto, até hoje vive das esmolas ( 15 mil doláres mensais) vindos de Angola.

    -Nao devolve a casa a familia Beirao.

    -Nunca pediu desculpas aos homens que ele outrora assambarcara as suas esposas.

    -Melhor nao falar mais, porque se nao….

  7. Bejunto Aguiar

    31 de Maio de 2011 at 11:43

    Cara Carlile,

    Imputar ao Pinto Da Costa as culpas pela situação actual do país ou dos políticos que temos é no mínimo de uma maledicência pungente. Espanta-me imenso o seu desempenho em relação a esse artigo. Parece até que foi encomendado. Mesmo reconhecendo-lhe o direito a opinião terá assumido um imenso risco, apontando insinuações e acusações. Esperaria um pouco mais de profissionalismo ou que pelo menos tivesse escrito o artigo depois da publicação do livro, de outra forma não hesito em dizer que a sua intenção esta revestida de uma mordacidade energúmena.

    Sei da sua preferencia pelo Filinto, que resto todos deverão ter direito a escolha mas dada a sua posição privilegiada, poderia primar pela imparcialidade.

    Pinto da Costa apenas ainda tem expressão ou audiência em STP precisamente porque o país está como esta-um descalabro total. Caso contrário ja teríamos virado a página ha muito tempo. Eu sou um daqueles que foi ao aeroporto receber Miguel Trovoada e aplaudi ao Fradique com braços abertos. O resultado esta a vista: Retrocedemos décadas. Mais riscos? Não. Decididamente Não.

    STP como país está totalmente fragmentado. Por isso que venham as criticas. Infelizmente essa parece ser a nomenclatura ecléctica dos nossos compatriotas. Já o disse antes e volto a dize-lo: Dado ao estado desastroso do nosso país e a situação lamentável em que chegamos, MPC é a melhor pessoa para liderar o país. A democracia foi um bem, mas muito mal interpretado pelos sao tomenses. Não estou a espera de milagres e sei perfeitamente que o Pinto não será uma panaceia. Mas será com certeza a figura mais indicada para trazer de volta os valores perdidos e diluídos no tempo. Disciplina, Trabalho e Amor ao próximo, Orgulho, Dignidade e Respeito pelos mais velhos e pelas autoridades. Dignificação do trabalho e das profissões independentemente de se ser candongueiro, camponês, palaie, pescador, varredor de rua…Trabalhar a terra é tão dignificante como ser-se deputado, médico ou juíz.
    O país como nação perdeu por completo o rumo e o seu lugar no mundo. Antigamente éramos pobres mas limpos. Éramos pobres mas dedicados, éramos pobres mas respeitosos, éramos pobres mas honrados. Hoje somos mais pobres ainda e vazios no espirito, vazio no sentimento, no amor para com os nossos. Apenas somos alimentados pela inveja, ambição desmedida, maldade e ódio.
    Amigos e compatriotas, nós somos muito pequenos em dimensão, mas vivemos no melhor pedaço de terra do mundo. Deveriamos ser os mais felizes do mundo. E acredito que ainda é possivel, se não for na nossa geração que seja nas dos nossos filhos ou netos.
    Bejunto

    • Celsio Junqueira

      31 de Maio de 2011 at 13:24

      Caro Bejunto Aguiar,

      Prefiro esperar para ler o livro e depois comentar.

      Estou de acordo consigo sobre o estado do país, muito embora não acho que a melhor pessoa e quiçá única para restaurar os valores e o rumo seja o MPC. Existem mais pessoas, não são muitas mas a nossa dimensão servem perfeitamente. O problema será convence-las a entrar no “31” que se transformou a nossa politica e tudo o que está associado.

      O que deve custar e é triste é termos que votar no “mal menor” e dentro dos que estão a concorrer este é o melhor.

      E, sinceramente, a jornalista Carllile Costa Alegre com um pouco de paciência que também é sapiência e costuma ser boa conselheira nas boas e más horas poderia ter feito um brilharete. Não há coisa pior do que escrever sobre o que não se leu. Já dizia um ex-jogador futebol “prognóstico” só mesmo no final do jogo.

      A minha opinião sobre as presidenciais é sobejamente conhecida, temos gente em STP capaz e honesta suficiente para poder exercer uma magistratura de influência condignamente.

      O voto é secreto, e nem tudo o que brilha é ouro!

      Abraços amigo,

    • Bejunto Aguiar

      31 de Maio de 2011 at 20:56

      Caro amigo Celsio.,

      Concordo. Em condições normais também preferia que o Pinto não fosse candidato. Mas infelizmente a normalidade ja deixou de existir ha muito tempo em Sao tome.

      Em relação a Carlile, sim… que desilusão e falta de profissionalismo…

    • E.Santos

      2 de Junho de 2011 at 13:03

      De facto, nem tudo o que brilha é ouro.

      E também é um facto que o Pinto da Costa no cenário actual é o nosso mal menor.
      Entre votar em figuras de estilo, corruptos olho rijo e oportunistas baratos, é preferível votar num Ex-presidente que de mal só fez mesmo foi ter aceite governar num período conturbado e monolitico e ter feito as opções segundo a sua cabeça e não pela cabeça dos outros. Como se costuma dizer “cada cabeça, sua sentença”.

      O silêncio é uma arte. Poucas são as pessoas que têm a capacidade de perceber a hora da retirada e de ficarem caldos para deixar ouvir os outros.

      Concordo convosco, pese embora não ir votar no Pinto da Costa.

    • Jose Anatasio

      31 de Maio de 2011 at 15:29

      O Sr Bejunto Aguiar tem memoria curta ou nao sofreu na pele as vigarices do ditador Pinto da Costa.
      Alguem que usou o poder que detinha para abusar de todas as mulheres que lhe passavam por perto e a pessoa certa para liderar o S.T.P? Lembro-me perfeitamente que o transito praticamente ficava cortado, inclusivamente aos peoes, quando este senhor ia a casa de uma das amantes de S.Joao Vargem, e sei que o mesmo se passava noutras localidades onde este senhor tinha concubinas(mulheres).
      Quando nao havia comida para a populacao este senhor e os seus aliados (Comissarios politicos) tinham pao quente e tudo, levado muitas vezes as suas casas pelos militares sob as suas ordens.

      Este senhor esta ultrapassado ja nao serve os nossos interesses, nao quer outra senao ser Presidente.

      Burro velho ja nao muda, quem nao foi um Presidente ideal nao sera na sua velhice que o sera.

      Apelo a todos os apoiantes do Senhor MPC que o aconselhem a desistir porque seguramente este nao dispoe de propostas viaveis para a solucao dos problemas do pais.

    • Lodoma

      1 de Junho de 2011 at 8:41

      Senhor Anastacio
      Espero que tens a memória bem activa e fresca, quero que me responda a seguintes questões: Quem foi o homem que instrumentalizou senso e que deu o que deu? Quem foi que implantou pena de morte nesta terra? Na altura quem era primeiro-ministro? Na altura onde é que estava Pinto da Consta? Se sofreste na pele com isso é porque também fizeste parte de instrumentalismo.

    • Lodoma

      1 de Junho de 2011 at 9:09

      (Correcção) Pinto da Costa

    • Jose Anatasio

      1 de Junho de 2011 at 11:57

      Caro Lodoma

      Nao percebo. Qual a relacao entre as perguntas que faz e os comentaros que fiz?
      Sera que se sentiu atingido porque, tal como PC, tambem tem muitas concubinas(mulheres)?

    • Jose Anatasio

      1 de Junho de 2011 at 11:58

      Caro Lodoma

      Nao percebo. Qual a relacao entre as perguntas que faz e os comentarios que fiz?
      Sera que se sentiu atingido porque, tal como PC, tambem tem muitas concubinas(mulheres)?

    • Manuel Costa

      1 de Junho de 2011 at 19:36

      Meu caro Lodoma tudo o que dizes quem mandou fazer foi o carrasco do Pinto da Costa.
      Na altura ele era o Presidente da República e chefe do governo.
      Ele manadava em todos os Ministros.
      Há documentos que provam o que digo.
      Cuidado com Basofaria.

    • Lodoma

      2 de Junho de 2011 at 11:08

      Apresente estes documentos e faz as provas o Manuel Costa, tanto como da instrumentalização do senso

    • San Fulana!

      31 de Maio de 2011 at 17:41

      ela nao imputou nada da realidade actual ao senhor pinto. é uam conjuntura geral a sua análise e nao faca acusacoes de factos ali nao expressos. mentiroso!

  8. CarlosM

    31 de Maio de 2011 at 11:48

    O interessante nos textos já apresentados pela jornalista Carllile são os argumentos apresentados em defesa de suas teses. Apesar de a mesma mostrar seu desagrado pelo personagem Pinto da Costa, a mesma fundamenta tal parcialidade de uma maneira excelente. As criticas devem ser feitas, mas de maneira fundamentada, e isso fica explicito em vários textos dessa jovem jornalista.
    São textos com base critica interessante e que nos fazem refletir. Pena que temos gente que ao invés de tirar proveito dos textos expostos por ela, ficam apenas criticando seu ponto de vista sem ao menos apresentarem um fundamento concreto. Parabéns mais uma vez por mais um textos que ao meu entender, foi brilhante!

  9. Deus é Grande e Seja Louvado

    31 de Maio de 2011 at 12:12

    Esta não é a dita jornalista que declarou públicamente o seu apoio ao candidato Filintro Costa Alegre???…………..
    Haja Paciencia……………..

  10. Moçu Cata

    31 de Maio de 2011 at 12:24

    Carlile,

    Fora um ou outro detalhe (o pedido do apoio militar a Angola remonta a 1977, altura em que Miguel Trovoada ainda era figura muito importante do regime) gostei da sua leitura.

    Se não for pedir muito gostaria que fizesse artigo similar sobre o Filinto (FCA).

  11. Empandalho

    31 de Maio de 2011 at 12:42

    Este comentário, só vem reforçar o que tenho dito;este senhor se for eleito poderá vir acabar como acabou o Genral NINO VIEIRA.É MUITO ÓDIO E MUITA COISA PARA EXPLICAR.

    • Helena Carvalho

      31 de Maio de 2011 at 18:04

      Bem dito Empadalho.

  12. Digno de Respeito

    31 de Maio de 2011 at 13:15

    Cara Carllile Costa Alegre,

    Sem dúvida, o seu texto está bem redigido. Dessociando-me do seu conteúdo, posso lhe dizer que está completamente isento e imparcial.

    Lamento o facto de alguns cibernautas desprovidos de alguma sanidade sociocultural, desconhecendo a retórica aristotélica e a importância da opinião pública nas sociedades (democráticas e não democráticas) exporem-se de forma “tristonha” em relação a sua opinião. Por vezes as pessoas esquecem-se dos acontecimentos sociais ou talvez pelo grau de ignorância (desconhecimento) cronológica da sociedade do qual faz parte revelam o seu desagrado pelo que lêem e interpretam ( se é que assim o faz) o que vêem. Uma coisa é a memória visual outra é a memória intelectocriativa associada à alguma ligeireza mental para perceber e entender o que lê ou ou que vê. Como dizia M.L. King num dos seus ambientes discursivos (…)” o pior cego é aquele que não quer ver”

    Pelos comentários (no geral)que leio, fico com a ideia de que os santomenses apenas se consideram amigos, familiares ou parentes quando se fala exclusivamente do seu lado positivo e quando se tem um discurso bastante adjectivado da sua pessoa. Mas, posso dizer que os verdadeiros amigos são aqueles renunciam as inverdades, aconselham, não guardam rancores e não não coabitam com os ditos “arranjos” (dar geito) para agradar à terceiros porque assim convém.

    Na minha leitura, disconsidero esse tipo de vivência social porque assim é previlegiar falcidades, sinismo, “grachas” e logo isso conduz-nos ao grau superlativo absoluto de subdesenvolvimento social e humano. É preciso desbiologizarmos alguns habitos socioculturais para caminharmos ladeados com os desafios que o mundo actual nos apresenta.

    • manuel sousa

      31 de Maio de 2011 at 14:15

      caro compatriota,admita-me lembrar-lhe que esta numa rede social. por isso evite linguagens intrincadas e impenetráveis.
      você quer fazer-se entender ou prefere exibir a sua ignorancia?
      fui.

    • Carlos respeito

      1 de Junho de 2011 at 1:14

      Caro amigo se vossa excelência fosse hibernar nas entre fervorosas dicotomias do seu ser, decerto o contributo afável classificaria lastimoso, (ide dar uma voltinha e um copinho de agua salgada faria bem a vossa excelência)

    • manuel sousa

      1 de Junho de 2011 at 14:05

      carlos respeito,penso q a carapuça lhe serviu.Mas nao me vou reduzir a fantasia do teu lirismo intelectual,nem tão pouco, transformar este nobre espaço, num campo de debates literários. Assaz-me dizer-lhe,que o PLÁGIO é violaçao de um direito,como tal passível de procedimento juridico-penal.

  13. ADELINO DOS SANTOS

    31 de Maio de 2011 at 13:35

    O sr.Empandalho tens que estudar mais um pouco ou muito eu não mandei calar eu disse se tivesse calado era mal e conheço Pinto da mais que tu se es um que estudo mais estudo mesmo fala do presente não me vem com historias do passado sr é rancoroso isso não é nada bom para nosso s.tomé e principe

    • Empandalho

      31 de Maio de 2011 at 16:50

      ok Sr ADELINO DOS SANTOS realmente um pouco que estudei não me da para lhe tratar umas vezes por tu outras vezes por vc.Desculpe_me se lhe ofendi.

  14. ADELINO DOS SANTOS

    31 de Maio de 2011 at 13:55

    Isso tem senssura eu ve tantas babuzeiras e é por isso que respode da maneira que responde mais pesso desculpa

    • manuel sousa

      1 de Junho de 2011 at 18:21

      ó sr Adelino, evite os atropelos ortográficos e morfológicos,antes de editar qualquer tipo de proza, faça um esboço.
      perdoe-me a frontalidade.

  15. madalena

    31 de Maio de 2011 at 14:07

    Quando se tem filhos delinquentes, a quem se deve atribuir a culpa?
    Sociedade? Outros?
    Vizinhos?
    Não.
    São os pais!!.
    Pinto não consegue esponder as perguntas dos jornalistas, poucos se atrevem a fazer perguntas ao Pinto.
    Os elementos da Frente presos em Santana, com funeral de madrugada!!
    Os familiares reclamam o corpo até hoje!!
    Quem responde!!
    Quem sabe?

    • h silva

      31 de Maio de 2011 at 23:09

      lol madalena.ai vai um pingo de refresco a tua mente.sao esses filhos que o vai concorrer nas proxima eleicao.e agora votas em quem?os 2 ultimos presidente foram.votaste em quem?essa historia de filho de peixe sai peixe esta no teu tempo.a minha interpretacao e k filho de peixe nao sai cao.mas cada um tem seu coracao,a sua maneira de estar na vida.sou filho do meu pai mas penso de maneira completamente diferente.vou nessa

  16. Roberto Carlos Gomes ( Guadalupe)

    31 de Maio de 2011 at 14:09

    Srita Carlile Costa Alegre
    A Srita pode não simpatizar com o Dr Manuel Pinto da Costa, mas para tirar estas duvidas que pairam na sua cabecinha, vá assistir ao lançamento do livro “Terra Firme”, compre, leia e depois tire as suas conclusões.
    Se o Dr Manuel Pinto da Costa é ou não a melhor opção ou a melhor escolha para São Tomé e Príncipe, isto cabe aos eleitores recenseados decidirem no dia 17 de Julho. Não percebo como se continua a cultivar ódios e intolerâncias em pleno sec XXI, se o que a República Democratica de São Tomé e Príncipe precisa é tudo menos isso.
    Nós santomense somos maus, pequenos no pensar, e temos começar a olhar para o mundo de uma forma diferente e com mentes mais aberta.
    Viva STP

    • Empandalho

      31 de Maio de 2011 at 16:52

      RETOTCESSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOPURE E SIMPLISMENTE

    • Helena Carvalho

      31 de Maio de 2011 at 18:07

      Tenho pena que pessoas como o Roberto que bem conheço e que sofreu tanto na terra como eu continua a defender um ditador e doentio como o Sr Pinto da Costa.
      Fui

    • Helves Santola

      31 de Maio de 2011 at 18:19

      Pois é…só cultivar ódio…que é isso? Se tens dúvidas, apenas faça perguntas, não as responda….se são para Pinto da Costa, é ele quem tem que as responder….quer dizer, campanha anti-Pinto da Costa, isso é jogo sujo minha irmã!!!

      Repare, Pinto da Costa foi o primeiro presidente do país….um país sem recursos e sem quadros formados suficientes….como é que ele podia transforma STP em “potência mundial”??? Eu gostaria de saber como teria sido com o candidato que apoias….que jogo sujo hein, só porque o Tela Non publica os teus artigos vc já pensa que pode fazer campanha…quanto recebeste por este artigo???

    • Santola

      2 de Junho de 2011 at 17:29

      Concordo plenamente consigo….Como eu digo sempre…nos stpenses so sabemos criticar mesmo sem ter provas …

  17. madalena

    31 de Maio de 2011 at 14:24

    Só agora o homem resolveu escrever. Tarde piaste.
    Mas a verdade veedadeira esta, nunca será dita.
    Os famosos golpes de estado, os barcos que pretendiam invadir STP, o mundo de medo que pairava sobre jovens.
    Não se podia ficar aglomerado na Embov, em frente da “casa Equador”, porque estamos a falar mal do Pinto.
    Chatice grande!!
    Outra vez e de mãos a banar!!
    O inferno está cheio!!!
    Ba tim bora Pinto. Su bé daíiii.

    • Santaninhamix

      31 de Maio de 2011 at 16:19

      Nunca é demasiado tarde para recomeçar uma nova página da vida. Pois nunca devemos viver o presente, com as sombras de passado, pois se assim o faremos jamais alcançaremos a felicidade, por mais que almejamos.
      ” O que passou, passou “

    • Empandalho

      31 de Maio de 2011 at 16:58

      Eas certa minha irmã era só fantasma(MUGINBOS ,BELINGUE ,JAJÃO PARA REINAR E METER MEDO AS PESSOAS )ESSE SR não serve para governar o nosso S.tomé e Príncipe

  18. kwatela

    31 de Maio de 2011 at 15:02

    viva democracia.
    estou feliz por ver que o meu povo fala sem medo daquilo que lhe vem a alma.so por isso digo obrigado aos que lutaram pela democracia.bem haja a todos

    • Bejunto Aguiar

      31 de Maio de 2011 at 15:47

      Caro Kwatela,

      Liberdade de expressão requer alguma responsabilidade sobretudo quando se trata de acusações ou insinuações. Não sei se o Pinto prendeu, matou ou bateu. Mas sei que quando se acusa ou se insinua é preciso ter-se provas sobre pena de nos tornarmos numa nação de descrentes. Os tribunais no nosso pais ainda funcionam por isso existe vias para se acusar as pessoas.
      Por fim a democracia não é apenas acusar, criticar e falar de todos deliberadamente apenas porque não se gosta do fulano ou do cicrano.

      A nossa barriga também é democrática. O direito a saúde e a educação de qualidade também deveria ser democrática. Acesso a água potável e electricidade também deveria ser democrático. A minha avó em Cassuma também é democratica e fala sem medo mas não tem açucar, não tem agua, não tem sabão, não tem reforma, não tem medicamentos. segundo ela A estrada pra Trindade esta pior que possilga de porco.

    • jaka doxi

      31 de Maio de 2011 at 22:22

      Bejunto Aguiar está a brincar com coisa séria.
      Diz-me que tribunal estas a referir?De São Tomé é que não é de certeza.
      Fui

    • jaka doxi

      31 de Maio de 2011 at 22:24

      Oh Bejunto desde 75 que a tua avó perdeu tudo que tinha.
      O pior é que durante 15 anos esteve proibida de pensar.
      Entendeu?

    • Bejunto Aguiar

      1 de Junho de 2011 at 9:02

      Não sei se você é Jaka amarga ou venenosa mas viscosa é de certeza e cheio de pancada, diga-se. Um dos males da democracia é precisamente a democratização das baboseiras.

    • Moçu Cata

      1 de Junho de 2011 at 10:52

      Bejunto,

      Essa estória da avó de Cassuma já cansa, né.

      No tempo do PC ela tinha estas coisas que você refere?

      Muda de lentes.

    • kwatela

      2 de Junho de 2011 at 16:51

      meu caro bejunto aguiar se o ofendi com minha reflexao peco-lhe que me desculpe.so manifestei aquilo que vai na alma. falar bem ou mal deste ou daquele é um ganho da democracia. cabe aos ofendidos acionar mecanismos judiciais para para salvar a sua honra. o resto é conversa para fazer boi dormir. bem haja a si

  19. HFM Productions Lda.

    31 de Maio de 2011 at 15:11

    Sra. Dna. Carllile Costa Alegre na função que desempenha no Tela Non em momentos algum deve dar opiniões nas suas tarefas, aconselho-lhe portanto se quizer expor o que sente, que seja feita de outra forma junto aos leitores para o seu bem, se jornalismo fosse feito com rigor em S. Tomé de certeza a Sra seria chamada a responsabilidade e punida…

  20. Nelson Pontes

    31 de Maio de 2011 at 15:48

    Nos principios dos anos noventa quando Pinto da Costa deixou de ser Presidente da República muitos o massacraram pelos quinze anos de politicas erradas e atraso no desenvolvimento socio-económico do pais na altura…mas se olhar-mos bem ele já não é presidente nem exerce nehum cargo publico há quase vinte anos…o que aconteceu durante esses vintes anos? Se há homem neste momento para assumir os destinos de S.Tomé não dúvidas que é o Pinto da Costa…só ele é que vai conseguir expulsar aqueles ratos que se encontram agarrados ao poder, meter ordem e disciplina, fazer crescer a economia de forma a gerar emprego e melhorar as condições de vida do nosso povo. O País precisa de uma liderença firme e forte.

  21. Dasafrica

    31 de Maio de 2011 at 15:50

    Carllile Costa Alegre,to vendo que seras uma grande jornalista, escreves sem medo…..

  22. J. Maria Cardoso

    31 de Maio de 2011 at 16:20

    Carllile,
    Na ausência de um candidato a altura dos novos desígnios para dar energia a paralização e ao assalto do país nos últimos 20 anos de Democracia tão acarinhada em 1990 pelo povo são-tomense, eu diria k acabaste de escrever as páginas da história k eventualmente teria escapado a Pinto da Costa k promete caminhos para o desenvolvimento ao contrário do seu pedido.
    Entretanto, vc cometeu um erro ao pôr a caroça a frente do burro.
    Vc já anuanciou neste painel o seu apoio a Filinto Costa Alegre, rival de todos os tempos de Pinto da Costa, quem eu via FCA, um forte candidato.
    Quase k revi um combate entre os dois neste derramar do seu testemunho.
    É pena, a política transtornar quadros k a gente esperava moldar o tal caminho de desenvolvimento k espero me convencer na “Terra Firme”
    Da mesma, parabéns na sua incoerência!

  23. Dote Davila

    31 de Maio de 2011 at 16:39

    Antes de tudo, quero reiterar os meus parabéns ao Tela Nón, pois tem mostrado muito profissionalismo no que faz, e também juntar-me aos que me antecederam felicitando a iniciativa do Sr. Pinto da Costa, pelo lançamento do Livro, mais que a quantidade de páginas, esta o conteúdo, pois, ele (Sr. PC), demonstrou estar aberto as críticas. Digo isso porque fez-se muitos apelos para que o mesmo publicasse um livro, ora aqui esta. Esperemos que as outras principais figuras do nosso panorama político também respondam ao apelo, isso enriquecerá STP em obras literárias…
    Pode-se notar uma massa crítica a tudo o que envolve o nome do Sr. PC, esquecendo-se da real situação do País. Há vinte anos atrás em STP, tinha-mos poucos senhores com tão poder aquisitivo no, aliás, até poderíamos conta-los, hoje em STP, existem dois países, um dos que têm dinheiro, que já nem sei quantos, porque são muitos, e outros que seguem na miséria extrema. Agora pergunto qual é o “Bum” que STP deu para que haja tanta gente vivendo a grande (veículos de luxo, viagens periódicas com os familiares, e conta bancária saudável).
    Não se pode descartar que estamos num mundo globalizado e de economia dinâmica, mas não obstante o desfile de poder que se vê em STP, não corresponde com aquilo que o País pode oferecer aos seus filhos, e tudo isso começou nos anos 90…Nessa esteira de ideia, quero perguntar aos críticos do Dr. Manuel Pinto da Costa, se de facto ele é o todo culpado de tudo isso?
    A saída do PC abriu caminho a uma avalanche desmedida de corrupção, é essa a democracia que alguns ainda proclamam?
    Têm medo do PC porque?
    Já agora aproveito para lembrar aos críticos (preguiçosos), que estamos num regime democrático, portanto quem governa é o governo, o PR, é somente alguém que poderá ajudar com seus pareceres e disciplinar quando for chamado.
    O que fez os Senhores Miguel Trovoada e o Fradique de Menezes para STP, se não criar condições para a corrupção e desordem pública?

  24. Tribério

    31 de Maio de 2011 at 16:50

    Tenho apenas uma duvida: Enquanto jornalista pode fazer campanha publicamente?

    • Helena Carvalho

      31 de Maio de 2011 at 18:10

      Claro que pode Desde que assuma as suas responsabilidades e entregue no sindicato a carteira profissional enquanto durar a campanha.
      Isto acontece nos Estados Unidos,em portugal,Na Suécia ou em qualquer parte do mundo.
      Não sejas tolo meu caro.
      O jornalista é um cidadão como qualquer um.
      Abraços.

  25. Limili

    31 de Maio de 2011 at 17:00

    Concordo plenamente com as palavras de Carlile. E lamento profundamente alguns comentários de infelizes santomenses que de certeza não sofreu nem sofre e acha que o nosso País está muito bem “desenvolvido”, onde tudo está as ruínas. Será que ainda não perceberam que os santomenses só estão esperando os seus dias por causa da situação do país??! Se pararmos para observar, o nosso país só regrediu, ao invés de progredir. Uma das razões que faz com que muitos emigrantes preferem passar fome em terras alheias do que viver sem esperança naquela terra. Mesmo assim ainda tem pessoas com mentes limitadas que acham que o país está uma maravilha e que o carrasco do povo deve voltar a governar, porque vai fazer coisas boas e novas…..acordem por favor. Vejam exemplos de outros países e não se limitem a admirar o que os outros têm, mas façam no nosso país também.

    • h silva

      31 de Maio de 2011 at 22:50

      lol.escreveste tanto pra nada limili!se o pais esta a afundar como dizes a quanto tempo la nao esta pinto da costa no poder.es daqueles que confias em curanderismo.em todas mortes foram matada como diz bem a lenda dos k acreditam sempre nisso.o homem esta fora do poder a 20 anos certo?oq tens a dizer desses anos?a culpa vai ser sempre do pinto da costa msm quando ele estiver morto.daqui a mais de cem anos se pessoa como tu estiver na vida.nao acredito que ele seja o unico culpado de todo isso.e voce o que ja fez pra tentar mudar isso?nao sera que tu es um daquele que ja esta na tuga a 20 anos e nunca mandou um centimo para investir na economia de STP?acorda pra vida e deixa de aranjar desculpa para todos os males da tua vida.vamos melhor o que ontem correu mal.se o que governaram nos ultimos 20 anos tentassem mudar o que voce axa que pinto fez de errado entao assim sim julgavas o homem para toda vida.mas axo k andamos a fazer pior que ele fez.entao quem somos nos para o condenar?fui ,hasta la vista

  26. Helves Santola

    31 de Maio de 2011 at 18:12

    Nossa senhora…este artigo não tem um pingo de isenção, isto é politicagem! Não sou de nenhum partido nem me simpatizo com nenhum político de STP, mas como é que uma pessoa escreve um artigo a falar mal de um candidato? Será que vais escrever um artigo para cada um dos candidatos??????? Eu gostaria de ter uma resposta…..! Abraço!

  27. Helves Santola

    31 de Maio de 2011 at 18:13

    Quem falou que os ex-presidentes são obrigados a escrever livros????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    • Santola

      2 de Junho de 2011 at 17:33

      Nehhhhh…povo k nao entende….arranjam kualker coisa pa criticar….Povo k alimenta-se do mal dos outros

  28. Santola sem partido

    31 de Maio de 2011 at 18:23

    São-tomense confunde liberdade com libertinagem….e essa libertinagem em STP tem que acabar, senão o país nunca vai avançar….

  29. Santola sem partido

    31 de Maio de 2011 at 18:37

    Mas me dói muito isso, jornalista!! Que escrevesse o artigo como cidadã comum….jornalista a fazer campanha…..trágico, triste, no mínimo!

  30. Digno de Respeito

    31 de Maio de 2011 at 20:15

    Caros,

    Ética e deontológicamente, o jornalista é como o polícia. Dentro e fora da sua profissão jamais deixaria de o ser. A diferença está nos procedimentos e a sua atitude perante determinadas situações (sociais, políticas, económicas e culturais).

    O jornalista é um simples cidadão comum. Como tal, respentando a ética e o código jornalistico existe determinadas actividades incompativeis com a função. Como exemplo: promoções, publicidades, actividades comerciais, acções de marketing e campanhas (comerciais ou não)são entre outras actividades dos quais o jornalista pode temporáriamente desassociar-se. Para isso, basta entregar TEMPORáRIAMENTE a carteira profissional. Não sei se em STP, sabe-se o que é carteira profissional do jornalista?!?! Contudo, é um instrumento valioso do qual o profissional deve se respeitar e fazer-se respeitar públicamente. Não deve ser exibido, fora das suas actividades ou de forma indevida.

    Neste espaço cibernetico e perante o artigo, a jornalista apenas revela descreve uma corrente de opinião. Certo que pode ou não causar incómodo aos olhos de alguns ou muitos ou ainda de alguns cegos. OPsss! Talvez queira transmitir alguma cegueira…… (enganei-me)… Desculpem a minha ignorância, pois só sei que nada sei (dito por alguém, do quem não me recordo)

    • Observador

      31 de Maio de 2011 at 22:04

      A questão é a de saber se pode utilizar o seu estatuto de jornalista para fazer campanha por um candidato. Que é disso se trata. Ou será que qualquer um pode escrever artigos de opinião no Tela Non ou noutro jornal? Não. Poderia perfeitamente fazer campanha, suspendendo temporariamente as suas funções de jornalista e, sobretudo, abster-se de se aproveitar do seu estatuto profissional para utilizar meios de campanha que não estão ao dispôr de qualquer cidadão.

  31. João

    31 de Maio de 2011 at 20:34

    Cada um é como é, certo?
    Pois, perdi toda a consideração por ti depois de saber que não es imparcial, naquele art de apoio ao teu tio.
    João

  32. Kadé o "Código de Conduta Eleitoral para os Jornalistas e Órgãos de Comunicação Social"?

    31 de Maio de 2011 at 20:37

    Tive a oportunidade de ler os dois últimos artigos do Dr Filintro Costa Alegre ou melhor peço desculpas da Dra Carllile, e como eleitor indeciso este último artigo me deixa com algumas dúvidas. Na realidade, no último parágrafo do artigo anterior, a autora refere que o “Visado” tinha como principal motivação para regressar ao poder o fato de sentir-se incomodado com a ideia de que alguns o culpabilizam de ser responsável pela situação actual do país, e que pretendia uma nova oportunidade para reabilitar a sua imagem. Considerei esta iniciativa de louvável e o coloquei como o meu candidato favorito. O nosso pais precisa, actualmente, de um presidente com capacidade de garantir a estabilidade política e com credibilidade para atrair investimento externo e é o que se pode esperar de um líder com a preocupação de ter uma boa imagem e conhecido internacionalmente como o visado. Neste último artigo, que considero de tudo menos de imparcial (só quem não quer é que não se apercebe de onde vem este rasurado todo), só falta dizer votem em FCA porque ele é (sou) mais bonito. Muita gente fala de atrocidades durante os tais 15 anos, mas durante os 20 anos seguintes existiram piores atrocidades. O país entrou em algo que classifico de “guerra civil fria” e os males têm sido muito piores (morte por falta de medicamento, imputação de pernas por falta de gesso, centenas de jovens formados sem emprego, etec etc). É preciso acabar com tudo isto e não é com este tipo de campanha política que vamos ter uma terra firme.

    • h silva

      31 de Maio de 2011 at 22:34

      lol,mas nao foi essa a intencao da carla,mas ai esta um que ler para intender,e que nao vai nas intencoes dos escritores.tiro saiu pela colatra.kakakakaka

    • E.Santos

      2 de Junho de 2011 at 13:38

      Nunca escondi que considero melhor os 15 anos de Pinto da Costa do que os 20 anos pós Pinto da Costa. E as razões são claras. Também nunca escondi que em meu entender a culpa de tudo isto é do PCD e seus comparsas que decidiram anarquizar o país.
      De afcto é muito estranho como se consegue apontar Pinto da Costa como culpado tudo e mais alguma coisa e não se vê ninguém culpar os senhores do PCD e comanhia que lhes seguiram, das mortes por falta de medicamento nos hospitais como você refere, dos coitados dos estudantes que vivem de forma mizerável em países alheios, da pobreza extrema em que caimos, das perseguições que não deixaram de acontecer mesmo em democracia (os Srs. da Frente Democrática também terão uma boa razão para dizer que foram perseguidos quando lhes prenderam e julgaram. Todos temos as nossas razões.)

    • E.Santos

      2 de Junho de 2011 at 13:44

      Mais, todo este virar de baterias conta Pinto da Costa não vai servir senão para se chegar a conclusão que de facto o Sr. Não passa de um vítima dos ingratos dos São-tomenses e como disse o povo “melhor ele mesmo”.

  33. dulce neto

    31 de Maio de 2011 at 20:50

    Continuamos a não saber defender as nossas ideias , os nossos pontos de vista sem magoar , denegrir e insultar os outros. Aos que viveram na epoca em que o SR.PINTO DA COSTA foi PRESIDENTE DA REPUBLICA , sugiro a leitura de um grande livro -CISNES SELVAGENS , leiam e reflictam . Boa leitura .

  34. realista

    31 de Maio de 2011 at 22:03

    na vida temos que aprender a dar xances e perdoar tabem para alem de sermos filho de DEUS tambem somos pecadores se o DEUS nos perduou porque nao perduamos o pinto e da-lhe mais uma xance o meu voto e pra pinto pura e simplesmente

  35. h silva

    31 de Maio de 2011 at 22:30

    oi carla,so gostei quando dissestes”ele voltou tarde demais na tua opiniao”,pois tds nos temos as nossas.axo tb que os teus ultimos trabalhos estao tb virado a eleicao…Cada um tem seu preco msm sendo jornalista.boa propagando enganosa para alguns que nao querem ver.fui

    • jaka doxi

      31 de Maio de 2011 at 22:43

      Meus senhores.
      Com tudo isto percebe-se que nestas eleições havera uma acesa troca de acusações entre os velhos ditadores e os corruptos.
      Portanto o melhor mesmo é votar-mos todos num candidato limpo e sem rabo na estrada.
      Fui

    • Santola sem partido

      31 de Maio de 2011 at 23:04

      Pois é, repito! Parabéns pelo comício a contra Pinto da Costa…realmente passa uma ideia horrível deste candidato….imagem que achas que os outros não têm….lamentável!

    • Santola sem partido

      31 de Maio de 2011 at 23:06

      EU diria o mesmo se fosse contra Filinto costa alegre, contra Nino, contra Chun, contra Mana, isto não é jornalismo!!

  36. Arroz Pintado

    31 de Maio de 2011 at 23:16

    Muito bem, grande artigo.
    Esta jovem careterizou muito bem o Pinto da Costa. Faltou dizer que o Velho Ditador que padeçe de uma próstata bem avançada, tem que ir ao banheiro fazer CHichi varias vezes, quero o poder para acomodar os seus amigos familiares e as mulheres.
    O Pinto vai ter um final muito triste.

    • zémé

      1 de Junho de 2011 at 11:36

      como subeste da prósta, pelo que sei tu nao és da saúde, a nao ser que estas ai á andar com camarada Dr MPC, viado,acho que estas a levar aonde naõ é do custome dos Santolas.

      viva MPC
      viva STP
      u bem haja. rsrsrsrsr

  37. ADELINO DOS SANTOS

    1 de Junho de 2011 at 7:12

    Eu só quer dizer a sr.Helena carvalho para ter mais respeito porque na minha vida nunca fiz nem vou fazer porque não tenho necessidade para tal e não só da sua laia para me chamar de parvo temos que ser mais umilde respeito é bom

  38. Ené

    1 de Junho de 2011 at 9:43

    Carllile Costa Alegre,
    Se até ontem era um eleitor c/ dúvidas quanto ao Candidato, o seu “ Pingo da verdade” veio dissipá-las totalmente. Despoletou em mim o desejo de influenciar os meus confrades a depositarem os seus respectivos votos no tal “…verdadeiro ancião.”
    Este artigo ao contrario daquilo que lá na âmago da sua consciência pensava transmitir (VOTA F.C.A.) , produziu um efeito explosivamente contrário em mim e não só. Logo, a minha compatriota foi infeliz em escolhê-lo. Este sim é um artigo com pendor eleitoralista e se a compatriota é realmente Jornalista, deve respeitar o compromisso que tem com o público leitor ( informar com imparcialidade dentro da ética e deontologia jornalística).
    Gostaria de ver estampado no seu artigo, uma breve retrospectiva dos acontecimentos políticos ocorrido nas últimas duas décadas em que FCA foi também protagonista. À bem da democracia e do jornalismo, acredite!
    Ainda assim, parabéns.

  39. Virtual

    1 de Junho de 2011 at 10:47

    Nem vou acrescentar muito do que já foi dito neste espaço porque o nome da Sra. Jornalista já diz tudo!
    Penso ainda que o Abel Veiga nem deveria publicar este artigo, a não ser que o Téla Nón também virou jornal de campanha eleitoral.

    Reflictam e decidam pelas vossas próprias cabeças. Se aparecem oportunidades para “banho”, lembrem sempre do exemplo dado pelo Sr. Carlos Graça.

  40. moço lazon

    1 de Junho de 2011 at 10:47

    Muito bem escrito mas a Carlile bem que deveria deixar a seu ver quem para si é o candidato certo!! lol

  41. Fernanda Alegre

    1 de Junho de 2011 at 11:09

    Fico feliz em ver pessoas com garra e força de vontade, muitas vezes pensamos que ser bom amigo é aquele que mesmo não estando de acordo com certas coisas simplesmente passa a mão na cabeça e diz és extraordinário.

    O texto é muito interessante embora eu não concorda com muito doque foi escrito.

    Acho que o profissionalismo tem que valer a pena em todas as situações.

    Em relação ao Pinto da Costa todos de uma certa maneira tem conhecimento do que foi feito por ele,e o seu melhor não foi dado pelo País á não ser por si mesmo.

    Apesar disso eu não consigo ver um outro candidato capaz de exercer este cargo!

    Nessa longa lista fico totalmente entristecida.

    Mas

    • Pedro Apanagio

      1 de Junho de 2011 at 14:42

      Fernanda Alegre

      Acho que ainda vais a tempo. Apresente a tua propria candidatura, quica teras melhor sorte que qualquer um dos candidatos ate agora anunciados.

  42. Bejunto Aguiar

    1 de Junho de 2011 at 13:30

    Resposta ao Moçu Cata.

    Caro, falar sobre a minha avó não me cansa de forma alguma, antes pelo contrario. Infelizmente existe em STP a tendência em desvalorizar e desprezar os mais velhos. E essa é precisamente o grupo etário que deveria merecer mais atenção, respeito, carinho e gratidão da nossa parte. O que é muito triste. Isso apenas demonstra a pobreza de valores que temos. Um dia também seremos os “velhos”.

    Bejunto

  43. stp_sempre

    1 de Junho de 2011 at 18:29

    Caros leitores, ainda não perceberam que a jornalista Carlili Costa Alegre esta a fazer campanha para o candidato Filinto Costa Alegre e usa o fato de ser Jornalista para postar os artigos contra os outros candidatos. Já a favor do seu candidato escreve poesias!! Vou lhe deixar um conselho minha menina, já ouviste a velha expressão de que quanto mais alto é a subida, maior será a queda! Pense nisso e pondere melhor sobre as suas escritas!

  44. stp_sempre

    1 de Junho de 2011 at 18:45

    E tenho para mim que este artigo foi escrito por outra pessoa e postado pela jornalista Carlili por acharem que a mesma já possui certa simpatia dos leitores do Téla Nón, pelos artigos publicados anteriormente! acontece que os ultimos artigos publicados pela jornalista acima referida têm sido despresivel, olha que não apoio a candidatura do Sr.Pinto da Costa, mais acho que uma jornalista jamais teveria se prestar a esse papel, servindo de trampolim para a candidatura do Filinto Costa Alegre! Ai deixo um sugestao a jornalista Carlili, pesquise e escreva os podres do seu candidato Filinto, será que ele esta totalmente limpo, será que não tem nenhum podre, prove que é uma jornalista seria!

  45. Peneta

    1 de Junho de 2011 at 18:55

    Existe algum limite de idade para os candidatos as presidenciais?
    Se a idade da reforma situa-se nos 60-70 em STP, entao todos com idade da reforma nao deveriam ser candidatos as presidenciais, assumindo que e um cargo publico.

    • Rogerioo da silva

      1 de Junho de 2011 at 21:57

      peneta por favor abdul wade do senegal tem quanto???? pedro piris tem quanto?

  46. E.Santos

    1 de Junho de 2011 at 21:05

    Cara Carlile

    Neste momento não consigo perceber se é Jornalista, Comentadora Política, Mandatária da Campanha de Filintro Costa Alegre ou defensora dos aflitos contra Pinto da Costa. Para conseguirmos interagir consigo tem de nos esclarecer esta parte, antes de tudo.
    Todo este seu palavreado peca, primeiro por superar a tempestividade, não ter calma suficiente para ouvir, avaliar e a seguir opinar, por só colocar a questão de um ponto de vista (provavelmente do lado da história que lhe contaram) visivelmente contra uma figura.
    Obviamente que todos respeitamos a sua mais do que informação, opinião deixada neste texto. Se calhar vai concluir que ao contrario de si defendo sempre Pinto da Costa. Mas não me considero uma pessoa suspeita porque não sou familiar, amigo e nem próximo de Pinto da Costa e também não tenciono vir a ser. Acredite se quiser. Também não me baseio em verdades para falar Pinto da Costa e o regime mono partidário, porque de verdades só tenho o que vi e vivi, e só vive 15 anos até adolescência e devo ter visto muito pouco.
    Uma coisa é certa, se existe um Deus, tem de existir um diabo. O difícil agora é saber quem é de facto Deus e quem é o diabo da história, quando todos se querem passar por deus.
    Que Pinto da Costa cometeu erros já todos sabemos e o próprio já o assumiu algumas vezes. Como já tive oportunidade de dizer anteriormente, tendo em conta a anarquia em que o país se transformou eu até tolero-lhe os erros (só não lhe perdoo ter entregue o país a PCD, mas quem poderia imaginar que tanto sangue jovem haveria de pilhar o país como fizeram).
    Vamos dizer que as circunstâncias da altura exigiram que assim tivesse sido. Pior que não ter tomado uma decisão errada poderia ter sido não ter tomado nenhuma, porque ninguém sabe como teria sido ou o que seriamos hoje enquanto país. Nada garante que se Pinto da Costa tivesse tomado outras opções ao longo do seu mandato poderia ter sido melhor. Se calhar seria pior.
    Agora, daí a todos querem vir dizer que o Pinto da Costa foi o único a cometer erros e que as pessoas que foram presas, que tiveram que sair do país exilados é que eram uns santos, vai uma grande distância. Quem nos garante que eles não quiseram fazer mal a Pinto da Costa e ao país e este se defendeu? Quantas guerras civis não existiram e não persistem até hoje por divergência de opiniões políticas? Ainda hoje há países com presos políticos e os EUA mantém Guantanamo.
    Honestamente, é de louvar que Pinto da Costa tenha rapidamente se apercebido das mudanças que se operavam no mundo e ter sido um dos primeiros, senão o primeiro a fazer a abertura a democracia. Ainda o crucificam por isso?
    Da mesma forma como tivemos de nos libertar do trauma do colonialismo e hoje Portugal é um dos nossos maiores parceiros, está na hora de nos libertamos do passado mono partidário e olhar para Pinto da Costa como um parceiro, ainda que não seja como presidente, ainda que não faça parte da vida política são-tomense. Estas foram a nossa história, temos de as assumir como tal tendo em conta a evolução do mundo, colocar uma pedra por cima e seguir em frente sem rancores.
    Que os outros, particularmente os que foram presos e exilados, escrevam livros também e nos contem as suas versões da história. Os próprios ou os familiares vivos. Mas ainda assim, nunca saberemos quem teve mais ou menos razão. Cada um teve a sua razão, esta é que é a verdade.

  47. E.Santos

    1 de Junho de 2011 at 21:16

    Quanto ao Aeroporto que ficou por construir pelos Sul Africanos, tudo isto é uma questão de opção. O destino tem sempre dois caminhos, mas só podemos escolher um e só conseguimos saber o que acontece no caminho que escolhemos.
    Os Sul Africanos queriam se posicionar estrategicamente em STP para entrarem mais facilmente em Angola ao lado de Savimbi. Toda gente sabe disso, não é dossier secreto nenhum. E a troco ganhávamos um aeroporto, é isso que lhe contaram? Pinto da Costa não aceitou e optou por ficar ao lado de Luanda tendo aceitado que os FAPLA se instalassem em STP.
    Se perdemos o Aeroporto, digamos que por conta disso até hoje temos a benesse de Angola em combustível subvencionado e outros favores, como forma de reconhecimento da nossa amizade (de Pinto da Costa) para com Angola. O que perdemos afinal?
    Foi tudo uma questão de opção. Quem nos garante hoje, que teria sido melhor para nós aliarmo-nos a África do Sul?
    Odeio veementemente quando as pessoas colocam as questões apenas sob um ponto de vista, quando vários podem estar admitidos.
    Ah outra coisa. Cuba sabe que tem de fazer uma transição. Raul Castro cometeria um erro se de repente abrisse as portas de cuba a ideias ocidentais inovadoras, a um povo que tem as suas características próprias.Aposto que depois de ter, não saberiam o que fazer com ela. As vezes, ir com muita sede ao pote não resolve. Só cria mais problemas.Tunísia, Egipto já fizeram a revolução e foi facil. Mais difícil é organizarem-se a partirde agora. E olha que ainda não acabou. As vezes eu acho que se nós africanos estivéssemos ainda a correr de tanga na aldeia, hoje teríamos menos problema do que os que temos.
    Toda a sociedade deve evoluir, mas tudo ao seu tempo.
    Para concluir, uma pergunta. Já que Lula da Silva virou termo de comparação para tudo e todos, acha mesmo que Filintro Costa Alegre é comparável a Lula da Silva? Os génios só aparecem uma vez de tempos em tempos na história da humanidade. Você sim, não se iluda.

    • Celsio Junqueira

      2 de Junho de 2011 at 9:21

      Meu Caro E. Santos,

      Resumindo: As opções politicas do Governo de STP na época sobre a possibilidade de os Sul-Africanos construirem-nos um Aeroporto que lhes servissem de ponto de abastecimento, de pausa e de emergência na longa rota para a Europa, foi decidida com base na nossa Geopolitica que é muito diferente de Cabo Verde. Certo ou errado, foi tomada uma decisão com base no xadrez geopolitico Santomense.

      O Governo liderado pelo ex-PR MPC fez muitas coisas erradas, mas também teve algumas coisas boas. A história julgará com distanciamento e espero com isenção o regime monopartidário e ditatorial de 1975-1990. Bem, até lá enquanto a História não assumir as suas responsabilidades, contentemos com as urnas (acto eleitoral) para julgar o cidadão MPC.

      Concordo consigo que uma sociedade no estado primario tem menos problema do que uma sociedade em estado avançado, lógica da complexidade que é inerente ao desenvolvimento.

      Finalizando, o Lula da Silva não é exemplo no seu todo, cuidado, não atirem poeiras para os olhos das pessoas. Teve os seus dois mandatos num país com muitos problemas e gigantesco, fez o melhor que pode e soube, sobretudo com uma vertente social mais activa que os seus antecessores. Não vamos idolatrar o Homem nem denegri-lo, tentemos ser justo “ao Cesár o que é de Cesar”.

      Bem Haja,

    • Bejunto Aguiar

      2 de Junho de 2011 at 10:08

      Caro E. Santos,

      Felicitações pelos seus dois comentários. Gostei e assino por baixo.

      Bejunto

    • Virtual

      2 de Junho de 2011 at 11:34

      Acrescentaria que as comparações dirigidas ao Lula da Silva é totalmente sem fundamento! Pois, esquecem-se que a constituição Brasileira é totalmente diferente da nossa. As pessoas costumam se emocionar ao escrever e esquecem-se da lógica das coisas.

  48. Rogerioo da silva

    1 de Junho de 2011 at 21:52

    jornalista e cidadao como qualquer deixem o autro a fazer o que qr stp pra nos tudo nimquem e melhor q autro abracos

  49. zémé

    2 de Junho de 2011 at 8:57

    É de lamentar, sinceramente, como o telanom que na minha opinião tinha uma ética deontológica a cima da media, em que os seus artigos eram motivos de admiração, aplauso e de orgulho por parte dos seus leitores, mais o que me parece com chegada da Senhora CCA o Abel certamente pasmou pela beleza e perdeu-se no tempo, estando assim a destruir tudo que construi com fruto de trabalho zelo e dedicação. A minha maior indignação é o carisma que tenho pelo Abel como tb tenho pela São Deus Lima nos trabalhos jornalístico que vem desempenhando nas nossas maravilhosa Ilha.
    Que ingenuidade Abel Viegas.

  50. O ISOLADO

    2 de Junho de 2011 at 15:46

    Li vários comentários ou “alegações” sobre este assunto.Gente,por favor,não misturam as coisaS!!!VOTEM EM PINTO DA COSTA.Obrigado por concordarem comigo.É tão simples quanto isso!Votem em PC

  51. KEkua

    2 de Junho de 2011 at 17:37

    xe…Nao sei como que tela non deixa publicar textos da sr carlile…
    ela so pode ser paga ou mandada pelo FCA..so pode…Todo texto que escreve e falar mal do sr PC…Huummm….
    Ela não é jornalista…Mas sim pau.mandado…
    Deveria trabalhar pro Parvo….

  52. Kaka santos

    8 de Agosto de 2011 at 18:39

    sou de opiniao que o artigo escrito pela sra Carlile e muito romantico. Caros compatriotas, o tempo urge, por isso temos que pensar global e nao local.Estabilidade politica e a premissa para a implementacao do desenvolvimentoo socio-economico do nosso pais.Precisamos adoptar uma nova atitude que se adapte as exigencias dum ambiente democratico.Gostaria tambem de alertar aos cibernautas que participam neste espaco de intercambio de ideias, de que o santomense genuino, reflecte muito antes de argumentar sobre algo, assim como normalmente e muito educado em qualquer circunstancia;Liberdade de expressao nao implica,abuso verbal e/ou ofensas morais. Para que saibam a meu ver a ofensa geralmente e a arma dos fracos destituidos
    de capacidade argumentativa. A patria antes de interesses pessoais.Aquele muito fraterno abraco.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top