Análise

Emílio Pontes em mais um desabafo

O meu pais é um enorme buraco no Golfo da Guiné gerido pelos senhores de facto preto. Comparado ao  Sporting de Portugal.

.” O simples facto, mas verdadeiro da vida em Stome e Príncipe é que você se torna como aqueles com quem você se associa intimamente – para o bem e para o mal. O povo anda distraído e sucessivamente enganado nas urnas.

Nota: não se confundam.

Eu sou herança comum do homem santomense, alegria para aprecia- las e compaixão para irmanar- me aos irmãos que estão a sofrer sem S. Tomé e Príncipe e na diáspora, obrigados a procurar novo porto.

Incrível ê que, apôs mais de 37 anos, ainda nos encontramos tão desamparados, inertes, e submetidos aos caprichos da ruina moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam os cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio; porque a palavra em Stome e Príncipe se tornou inútil.

Até quando nosso Stme e Príncipe!

Emílio Pontes

    31 comentários

31 comentários

  1. Ex da Turma FE

    8 de Junho de 2012 as 12:30

    Credo desabafo. Quando se abri aspas deve-se fechar. Faz o seguinte: envia o artigo ao L. Pontes para correcção antes da sua publicação. Quem avisa amigo é.
    Aviador amigo.

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:06

      Só bobos e sem iniciativas e quando o outro decide opinar, vem esses coitados e ignorantes criticar os erros da escrita do outro como se esse mesmo que critica sabe alguma coisa ou é dono da língua portuguesa! É assim, infelizmente a vida do nosso povo que só sabem colocar defeitos como se eles alguma vez foram perfeitos. Por essa e por outras que andamos muitos anos a chamar gabões aos outros e hoje está visto que finalmente os grandes gabões somos nós. Um povo que nunca sabe bater palmas ao sucesso do outro ” o fruto da miséria moral e material” a que nos estamos habituados. Comecem a apontar o dedo a vós antes de apontar o indicador ao outro! mude de comportamento. Desculpe esse desbafo o meu povo de S.Tomé e Príncipe porque há coisas que me revoltam no nosso seio! Não conheço a pessoa que escreveu o artigo, nem me interressa conhecê-lo, mas causa-me revolta dessa miequinhês tacanha de quem só conhece o seu quimbo e se gire a volta do mesmo esquecendo que para além dele existem outros. Credo santomenses.Enquanto muitos povos do mundo consideram os seus produtos como melhores do mundo, o santomense só sabe desvalorizar o que é seu! Mas que revolta tenho eu dentro de mim!

    • coisas da vida

      26 de Janeiro de 2014 as 22:49

      Essa vai para o prof. particular de português que abriu as hostilidades: “… quando se abri aspas…”
      NÃO EXISTE!

      O windows já tem correcção automática.

      É esse o problema do nosso país, os burros e sem capacidade querem mandar, e aproveitam os mínimos deslizes de outros para cobiçar o que não lhes pertence. Fica a dica.

  2. Emiratos

    8 de Junho de 2012 as 12:38

    Ainda bem que não é escritor, caso contrario estaria a familia com fome.

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:09

      Leia a minha observação em cima!

  3. Akeles

    8 de Junho de 2012 as 12:44

    Sr Emilio Pontes , pelo visto esses 37 anos te vez bem a si, isso porque a foto que tens ai tirada é dos lugares onde a maioria do povo santomense não tem acesso…

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:20

      Amigo aKeles, já vistes algum politico, chefes das religiões e outros que dirigem a massa a viver no palheiro ou na pura miséria? Se alguém tenta lutar para sí ou para bem estar da comunidade, ele tem que estar a viver bem ou minimamente bem para que a massa possa vê-lo como exemplo! Esqueça a casa ou a sala onde está sentado o indivíduo, pois quem te garante que é casa de um amigo ou uma instituição? Pois isto revela apobreza, olho grande, inveja e por último a bruxaria e afeitiçaria obras do comportamento manifestado por si! A todos que criticam ou continuam a criticar a ortografia do outro, sei muito bem que entenderam a mensagem, como não têm opiniões e nem estão cá neste mundo dos vivos, limitam-se a fazer essas pocas vergonhas! Mudem de atitude e colaboren na reconstrução do país participando em foruns como este e não se inibem com criticas destrutivas desses tacanhos seres de outro planeta1

  4. Lembá

    8 de Junho de 2012 as 12:55

    EScre muito mal

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:21

      E o senhor escreve bem? Veja o que escreveu! Coitado.

  5. Porto Real & Sundy

    8 de Junho de 2012 as 12:56

    Escreve em Russo, fica melhor!

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:23

      As vezes esse coitado, nem sabe falar como deve ser! e está para aí a criticar os outros.

  6. Truki Sun Dêçú

    8 de Junho de 2012 as 12:59

    Gostava de saber qual a razão, ou o motivo, que leva o sr. Pontes a fazer a comparação, entre o Sporting Clube de Portugal, e os … passo a citar …. “senhores de facto preto”, (não será de fato?). O que tem o Sporting a ver com a situação de S.Tomé ??

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:27

      Você pelos vistos, não vive no mundo dos vivos, por isso é que não entendeu a mensagem. O sporting clube de Portugal está de tanga a quase 30 anos e um buraco financeiro grande. É do conhecimento de quem não se fecha em seu quimbo! Participe, ouve noticiários, vá a internet e escuta rádios estrangeiras que é um previlégio que temos por estarmos no centro do mundo!

  7. dPires

    8 de Junho de 2012 as 13:19

    Não entendi o propósito deste artigo. Não sei a pretensão de quem o escreveu nem o fim a que chamado.

  8. dPires

    8 de Junho de 2012 as 13:20

    o fim a que se destina… reparo!

  9. Deputado com 4ª Classe

    8 de Junho de 2012 as 14:13

    Emilio você fuma cigaro e bebe ginja, o que queres mais… A vida corre te a mil maravilhas! Sentar neste sofa não é para qualquer um, 37 anos também te fez muito bem. Olha aproveita a vida, se não, “você morre, se você morrer adewagongo”! A tua cara mostra muito bem a tua peça, deves trabalhar muito! Preguiçoso

  10. Povo STP

    8 de Junho de 2012 as 14:21

    Emilio com esse luxo todo, “você morre e se você morrer, adewagongo”! Vem pra terra, aqui nem arroz para gente comer temmmmmmm… Enquanto Vivê ta láaaaa… Aqui gente tá com morrer com fome (Patrice está gasta todo dinheiro com viagem, Levy pegou resto de dinheiro está a fazer predio)…. Molê munto!

    • alves

      8 de Junho de 2012 as 14:57

      mas k granda predio situado mesmo no coraçao da cidade capital mas concretamente no lucumi. estamos feitos nesse pais vamos comer pao k o diabo amansou numa sexta feira 13…..

  11. sulila miranda

    8 de Junho de 2012 as 15:19

    Grande desabafo!
    Mas não é esse sr que esteve aqui em casa de… a dizer que é amigo de infância do , que goza de toda popularidade com , que pode telefonar a qualquer hora a, que pode colocar Ministro…que pode mandar tirar Ministro… que faz panfleto para manchar… !
    Oh, francamente, agora vem como amigo do povo, pois, voces é que pensam que o povo está desatento. Espera que ele vai vos mostrar que sente e sabe o que se está apassar.
    Esses demagogos, descarrados,mentirosos, tracatintas, preguiçosos,desonestos, ladrões, lambe-botas, maus carácteres, esses vão ter o seu dia! Desabafa sr, que o que é seu está guardado. O POVO NUNCA SE ESQUEÇERA DE SI! ,

    • Bafata

      10 de Junho de 2012 as 19:07

      Sulila Miranda, voce tem olho grosso, feiticeiro, voce e os teus comparças tenhem inveja do homem Sempre vos deu a volta por cima maquiavelico.E te digo mais vais ficar aque de pe para assistires o sucesso dele bandido sujo.

  12. BoBo

    8 de Junho de 2012 as 16:42

    Caro Emilio, parece que muitos nossos amigos falsos tiveram dificuldade de te entender.

    Vives bem, estive ultimamente la na tua quinta e gostei. Tudo teu esforço. Casa geep de luxo tudo do teu suor. unicacoisa que vi la de stome sao as palmeiras, fruteiras, etc. Tens filho a estudar fora sem bolsa do estado santomense, tudo a tua custa. Tenho pena dos que te criticam e vivem a sombra da bananeira. Pessoal que so vive de campanha, luta por tacho na grota. Que tal sabado uma suecada e as sardinhas portuguesa que tanto adoras e do bom wiske que chove! Quem nao sabe que voce tem bons contactos em Angola ao mais alto nivel! Voce pelo menos escreve como dizem mal mas mostra cara. Esse texto serve a quem a carapuça servir.
    Um abraço.

    • FIJALTAO

      9 de Junho de 2012 as 10:34

      Era para dar a mesma opinião, mas já que o meu conterâneo adiantou, fico-lhe muito grato. Como vês, de cima a baixo é só críticas, sabes porquê? porque o senhor que esreveu o artigo ostenta bem estar? E sabes o que isso revela? Revela o quão pobre é este povo! O governo santomense mergulhou-os numa pobreza extrema a todos os níveis! Para aquela gente o viver bem é pecado!

  13. J

    8 de Junho de 2012 as 21:44

    A culpa não é do Emílio. É do TelaNon. Estou também a acabar de escrever ahistória de maplamina. Será que Tela Non publica? Francamente. Parabens Emílio. Vá em frente. Mande desabafos que eu estou ca para ler.
    J

  14. antilampiao

    9 de Junho de 2012 as 2:57

    Não entendi também essa do Sporting de Portugal.

    Se é para comparar com algo que está mal, então devia comparar era com um clube que tem um equipamento vermelho e branco e como símbolo uma ave horrível. Esse sim está pelas ruas da amargura. Aliás, nunca entendi como é que em São Tomé existem tantos adeptos desse clube, que vive apenas do passado.

    Aliás, acho que o nosso presidente Pinto da Costa, fazendo jus ao nome que tem, devia falar também disto á população Santomense e tentar converter esses adeptos vermelhos para a cor azul (pode também deixar alguns verdes e brancos), pois isso só traria mais capacidade a essas pessoas e desenvolvimento ao país

  15. antilampiao

    9 de Junho de 2012 as 2:59

    quando escrevi cor azul, quis dizer azul e branca, claro

  16. petè petè

    10 de Junho de 2012 as 9:24

    non coment Emilio vêce

    • BoBo

      10 de Junho de 2012 as 18:51

      Rapaz vivi tua vida de pompa. Eu tambem se tivesse vivia. Minha familia quando telefona de stome, so pede socorro. Arroz esta vinte cinco contos,uma fruta media quinze conto, pau bobo que cai por si dez conto. Um tecnico superior que so vai ao emprego marcar presença auferi ao fim do trinta dias de leve leve dois milhoes. Aua e luz esta ao preço que todos sabemos. Medicamento nada. um gajo vai para terra so geep de marca no peito de incompetentes que nem sabem o real valor. Meu caro, os que registem as tuas verdades querem esse pais feito um pantano. o exemplo mais recente para refletirem, congresso do MLSTP, tacho para cinco vice presidentes. Pergunto, o que todos esses camaradas vao fazer! Ai entendam que isso tudo vai ser mais uma poca vergonha. concordo sim que o pais esta um buraco. Sporting para bom entendedor e atento ja viu que tira tecnico, poe tecnico, troca dirigente, concorem cinco seis, compram jogadores, deve para caramba, nada muda, Igual realidade em STP. Viram as ultimas eleiçoes, 14 candidatos.

  17. dPires

    11 de Junho de 2012 as 10:46

    Bando de ignorantes!

  18. flasso

    11 de Junho de 2012 as 10:53

    as coisas em stp esso para os de fato preto.o chefe do governo vem brincando com esse povo rindo do povo com falsas promessas.deicha povo com fome e viaja,a miaca os mais disfavorecidos e tira terra aos mesmos a te quando patrice trovoada,porque nao tens familia nesta situacao
    sr e mulsumano gosta de islao sr esta esquecer de muiota coisa volta ao alcorao
    ve o que diz o profeta maramed alacan
    foste eleito para servir este poivo mais nao abusa desta confianca patrice

  19. flasso

    11 de Junho de 2012 as 10:57

    sr primeiro ministro e verdade que es socio da satocao?
    queres combater a corupcao assim.es coruptor patrice,muda de vida deicha mentir este povo ja sofremos moito nao queremos sofrer mais patrice

  20. VOZ DO POVO

    11 de Junho de 2012 as 11:23

    Isso pode estar mal escrito mais o seu raciocínio é certo S.Tmé e Príncipe é um buraco no golfe de guiné, a nossa terra não vai para frente João Seria cantuo terra é piquena tem muitas riqueza o que falta é contole alguem com consciência e que quer bem de S.Tomé e Príncipe.Nós o povo de S.tomé e principe temos que abre os olhos, não nos dechamos enganar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo