Opinião

Que Futuro S.Tomé e Príncipe!?

É com sentimento patriótico que decidi escrever sobre os factos de S.Tomé e Príncipe.

Todo o santomense atento sabe que o futuro de S.Tomé e Príncipe é incerto, pois a má fé de alguns nacionais que se auto consideram “ donos de terra” tem levado o país ao abismo.

A política transformou-se em politiquice e tornou fonte privilegiada para alcançar a riqueza, pois a política representa hoje o trampolim para a satisfação dos interesses pessoais. Vulgarizou-se o conceito de política e os políticos perderam a confiança do povo pela forma que se faz e pensa a política em S.Tomé e Príncipe.

O país anda de vento em pompa. Que futuro S.Tomé e Príncipe!?

No entanto, o país não é tão pobre como aparenta ser, o problema está na mentalidade do homem santomense que tende a apoderar tudo para seus fins pessoais, por conseguinte essa deficiência mental conduz a má distribuição de riqueza.

Ora bem, temos petróleo embora ainda não comercial, temos um vasto mar rico em espécies marinhas, temos terra fértil propícia para agricultura, temos o privilégio de estarmos situados geograficamente aproximadamente no meio do mundo, temos a sorte das nossas dívidas externas serem perdoadas e um sem número de privilégios que não vale a pena aqui mencionar.

Entretanto, o Zé-povinho continua na miséria e não se vê o reflexo desses privilégios na vida do cidadão comum, pois não temos hospital em condições, não temos escolas em condições, os buracos estão a “engolir” a nossas estradas. Que futuro S.Tomé e Príncipe!?

Bá mú zuntá mon – para triunfamos no futuro. É preciso unidade, disciplina e trabalho para invertemos esse estado de coisa.

Bem-haja!

Carlos Tiny

Estudante de curso de Licenciatura em  Direito 1º ano – ISP

    12 comentários

12 comentários

  1. Barão de Água Ize

    24 de Fevereiro de 2013 as 11:50

    Caro Tiny, como pode ter futuro STP se por exemplo, a grave questão da ex-procuradora teve lugar? Ninguém, mas ninguém, do Governo sabia das suspeitas?Como pode ter futuro STP se há negociantes e governantes que ganham dinheiro com produtos que são ofertados ao País? Como pode ter futuro STP se os deputados e governantes não são obrigados a declarar os seus rendimentos e imóveis?Como pode ter futuro STP se não há moeda pequena metálica, as notas sujas/porcas a circular? E lembre-se Tiny, sem Economia a nossa Terra não terá qualquer futuro em que a pobreza seja história do passado.

  2. Barão de Água Ize

    24 de Fevereiro de 2013 as 12:35

    Então Tiny, como estudante de Direito, não se atreve a começar na investigação, e estudo, e quem sabe, um dia propor uma Constituição Presidencilaista, em a que via ditatorial e autoritária esteja impedida ou dificilmente praticável? Quem sabe se não poderá ser o novo Pai da Constituição SãoTomense. Fácil, Dificil, Trabalhoso? Seduza alguns colegas seus e forme um grupo de trabalho. STP necessita de projectos ambiciosos, e este é um deles.

  3. DR Joaquim Costa

    24 de Fevereiro de 2013 as 13:59

    É verdade. O nosso povo sofre e vive na pobreza ja muitos anos. Precisamos de líders honestos e decentes que na realidade poderam por os interesses do pais em cima dos seus pessoais e nao fazerem da Sao Tome um empresa privada como tem sido.
    Além disso, precisamos de uma ditadura da Lei de uma forma mais restritiva para todos.
    Hoje, o nosso povo esta de joelho.
    Qual sera o futuro dos nossos filhos?

  4. Kua-lí- tassondu

    24 de Fevereiro de 2013 as 15:20

    Põe má fé nisto, e acrecento mais: má cúxênça,
    Má clôson, má cundúta. Eu já não acredito mas, eu sou dos anos 80 sou jovem deveria acreditar mas não , prefiro desistir é mt desilusão 37 anos de independência nós não andamos nem desandamos, varias mudanças foram feitas( mas para recta guarda) eu particularmente admiro quem ainda acredita nesta linda terra aonde a natureza foi realmente mãe …..
    Triste, triste , triste e muito triste
    Gostaria muito de acreditar, nem há esperança de encontrar luz no fim do túnel ! Lamentável .
    Todos com um e único interesse erequecer( bila lícu) ninguém com espirito patriótico , servir ao povo ? Nunca!
    Boa tarde a tds

  5. António Silva

    24 de Fevereiro de 2013 as 15:21

    Meus caros

    Que futuro?
    O país parece não ter futuro! Só há presente e o amanhã à Deus pertence e logo se verá. Cada governante, para não chamá-los de “desgovernante”(porque não existe o termo), quando está no poder trata da sua vida e que se lixe o resto. Quando chegam ao poder, a coisa pública passa a ser a coisa privada; o dinheiro público passa a ser o seu em particular, etc,etc. Ninguém controla nada e é saque generalizado. A mentalidade de uma boa parte daqueles que chegam ao cargo importante neste país é atroz.
    Como um país com gente assim pode ter futuro? Reina o ódio, a inveja, a ganância e a corrupção. O tribunal de conta não funciona.
    É impossível.

  6. Vane

    24 de Fevereiro de 2013 as 18:43

    Parabéns pelo jovem da matéria interrogar coisas importantes e os comentários interessantes sobre essa questão. STP tem tudo para o seu povo, mais o povo precisa entender e também contribuir com STP. Natureza, solo fértil, ar puro mar limpo e farto de peixes, música, fauna e flora espetacular e etc…
    Inteligência, perseverança, trabalho, dedicação, honestidade, iniciativa, fé, auto estima e etc…características essas que deverão ser valorizas e praticas pelos santomenses.
    Desperta santomenses!
    Empreendam, arrisque!
    Trabalhe, acredite!
    Esforça-te!
    Avante!

  7. Vane

    24 de Fevereiro de 2013 as 18:44

    “praticadas” correção

  8. tela mu

    25 de Fevereiro de 2013 as 9:43

    O problema e que os santomenses ficaram preguiçosos so querem estar na rua de pé a esperar dinheiro de cualquer politico para comflitos e dedicar a vender na rua (zungar)ninguem quer roça vida facipagame uma cerveja,tampa buli etc………mas a culpa e dos derigentes q nao sabem acabar com isso .buscar eniciativa ,projecto de trabalho .

  9. Atanasio Gomes

    25 de Fevereiro de 2013 as 10:13

    Valeu apenas de eu ler este comentario desse jovém corajoso mais meu irmao ,como jovém eu te encorajo de escrever umas veses ,a outra para atirar atençao a esses LOGOSO que gosta de baixo de casa ,para atacar mosso catà no meu ponto de vista ,Saotomé està a dispidir de Santomenses

  10. luisó

    25 de Fevereiro de 2013 as 12:31

    País sem futuro.
    Imagina como será quando houver petróleo (se houver) ?
    Vão-se atirar ao poder como cães a um osso… e o Povo na mesma ou pior.

  11. Vitor belchior

    25 de Fevereiro de 2013 as 17:19

    Carlos ve se acabas o curso rápido porque STP precisa de jente como tu.Boa sorte:

  12. Addon Tiny

    26 de Fevereiro de 2013 as 9:09

    Meu caro irmão para falar sobre futuro de S.T.P é muito complicado porque os santomenses por natureza tambem são complicados,como falar de um futuro a mil maravilhas para S.Tomé quando no nosso dia a dia temos estados a assistir enorme disparates pondo em causa o bom funcionamento dos orgãos que guiam os destinos deste povo humilde, quando não se pode falar de estabilidade politica ,quando não há união, se não rancor,quando ninguem quer saber do pais, se não de se e sua familia,quando não dão oportunidades aos jovens formados,intelectuais desse pais,muitos jovens estão ca nos seus sectores de serviço atirados e maltratados por nao terem um tranpulim que lhe possa fazer sobi, mas muitas vezes de compitencias reconhecidas. o futuro cada vez adiado.Quem sabe um um dia quando os santomenses tomarem a conciencia e pensarem como os cabos verdianos talves assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo