Este nome pertencente a uma adolescente de 16 anos que já galvanizou o Mundo, tornando fonte de inspiração para muitos, a quem já a compara com nomes sonantes como: Harriet Tubman ,Marcus Garvey , Malcon X, Martin Luther King , Nelson Mandela, Liu Xhiabo, entre outros –Impressionante apenas com 16 anos já escreveu a sua historia na luta pela bem.
Malala Yousafzai nasceu em 12 de Julho de 1996 em Paquistão, desconhecida a 3 anos atrás ate a altura em que um grupo de Taliban decide proibir a frequência de mulheres no vale do rio Swat o descontentamento foi tanto que a motivou a escrever um blog para a BBC explicando as vicissitudes da vida naquela região , e a injustiça, no seu ver, quanto a proibição de frequentamento das escolas por parte das meninas. A ignorância ainda e prevalecente não obstante ao aumento da campanha em torno do reconhecimento de Igualdade de Género, ainda existem gentes que pensam que o lugar da mulher e em casa, e bem provável que esta foi a motivação para que um dos fanáticos , “matumbo” desencadear um ataque mortal para com a mesma , por obra de milagre e talvez por missão terrestre Malala sobrevive ao ataque e torna a figura de referencia mundial na luta pelos Direitos Civis. O ataque foi condenado Internacionalmente e não faltaram palavras de apoios e incentivos a “pequena” Malala por parte dos lideres Múndias.
Em Outubro de 2012 foi transferida para o hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, Reino Unido para continuar a recuperação. Após quase 3 meses de internação, Malala deixou o hospital em 4 de janeiro de 2013.
A sua coragem e determinação na defesa e luta pelos Direitos Humanos não abrandaram eis a razão que este ano o seu aniversario foi comemorado de forma diferente, em 12 de Julho de 2013 teve o privilegio de descurar na Assembleia Juvenil da ONU com as seguintes palavras emocionantes:
“Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução”. […]-
Palavras de encorajamento ao nosso Pais aonde a taxa de alfabetização e das mais alta no continente Negro.
O reconhecimento do trabalho desta “brava menina” não para por ai a titulo de exemplo foi nomeada esta tarde como sendo a vencedora do Premio Shakarov pelo Parlamento Europeu, no valor de 50 mil euros, premio este que visa distinguir os defensores dos direitos humanos e liberdade de expressão. Malala e sem duvidas nenhuma a defensora incansável do direito de todas as crianças a ter uma educação.
Malala, que agora vive no Reino Unido, está também entre os favoritos para o prémio Nobel da Paz.
Não seria ela um exemplo a todos que pretendemos de forma pacifica defender uma causa que visa o beneficio de todos?
Quantos de nos Africanos não estamos desesperados pela falta de oportunidade dada pelo nossos Governantes aonde a única solução e a emigração clandestina?
Não e insuportável ver-mos um Continente (Africa) tao rico em recursos ser um dos que a maioria da população vive debaixo da pobreza extrema ?
Aonde estão os ideias que nos levaram a conquista das nossas independências – foram esquecidos ou estao sendo adiados para um futuro longínquo ?
Já estamos a pensar em estratégias para o aumento do emprego, com intuito de por fim a imigração clandestina, e como se não bastasse evitar a tragedia como a da Lampeduza na semana passada ?
Sentimos mal quando fazemos o bem ou a nossa malvadeza e cronica?
A coragem e a determinação desta adolescente Paquistanesa em defender a educação aos menores, também deve ser a nossa para fazer-mos o bem, o melhor possível , porque não seremos lembrados segundo a riqueza que acumulamos em prejuízo e a miséria do povo ,mas sim a lisura da nossa conduta. -Morre o Homem fica a obra, a obra daqueles que puderam fazer o melhor de si para um mundo mais justo e equitativo .
Mas alto do que a lei e a determinação do Homem – que o exemplo da Malala seja um legado de fraternidade para todos nos.
Mamadou Trindade
lede di alami
11 de Outubro de 2013 at 9:41
Nao sabes nada…da politica nem o porque que o ocidente concedeu o premio a ela, nao sabes oque esta por detras de tudo isso
António Menezes
11 de Outubro de 2013 at 17:32
Faço as palavras de lede di alami, as minhas, pois muita coisa está por detraz dessa nomeação, não tenhamos duvidas, somos muito pequeno…
Francisca CL
12 de Outubro de 2013 at 18:01
Enquanto isto, mais um santomense recebe a seguinte mensagem do nosso famoso hospital.
Digníssimo,
Recebemos os resultados do exame a mancha na sua perna.Era apenas vestígio de alcatrão. Lamentamos a amputação.
Cumprimentos
Dr- Matança
Ando muito decepcionada com esta terra. Este pais esta cada vez mais desumano. As motas aumentam na cidade que nem o búzio do mato. A cidade esta poluída e constroem-se oficinas em tudo que é canto.
“Havemos de dar as mãos para cumprimentar, não para pedir…” grande mentira. Havemos de não ter mãos nem para pedir…isto sim
B-13
14 de Outubro de 2013 at 8:39
Cara Francisca CL- O nosso maior problema e a ambicao exarcebada pelo poder -todos querem ser Miniatros sem antes pensarem na sua auto-qualificacao, e quem sofre com isto e o povo. Veja por exemplo o caso do antigo Ministro da Juventude e Desporto, e inadimissivel que este”miudo” vem ao publico anunciar construcoes de obras “Faraonicas” quando na verdade o pais nem sequer tem dinheiro para pagar coitados filhos de” palaies” que estao na diaspora estudando, o esbanjo na compra de arroz podre entre outros e outros casos que demonstram uma autentica anarquia e desgovernacao total deste pais.So com Cristo.