Opinião

A nova forma de fazer crescer a economia, é trabalhar, acreditar, inovar e empreender

Hoje em dia, a palavra que esta na boca do mundo, principalmente nos países subdesenvolvido é o “Empreendedorismo´´.

Empreendedorismo é um dos mecanismos encontrado pelos líderes/empreendedores como forma de inovar e fazer surgir novas ideias ou ideias já existente mais de forma diversificada.

Alguns líderes defendem a tese que, no mundo atual, a única forma de suster a economia e ter uma sociedade economicamente sustentada, só será possível com surgimento de ideias empreendedoras e quando as pessoas (Governo, empresários e não só) começarem a encarar a realidade e prestarem mais esforços e investimento nesta área (Empreendedorismo).

Todos temos conhecimento que o empreendedorismo é uma das áreas que fomenta a economia, faz surgir novas pequenas e médias empresas (PME´s) no mercado e, de igual modo contribui para a redução da taxa do desemprego.

Waldir (2)São Tomé e Príncipe são duas ilhas que formam um país e, que na perspectivas de vários economistas e, de vários estudos já realizados, afirmam que STP tem grande potencial de investimento e desenvolvimento. Um país com natureza ímpar, povo acolhedor, com uma indústria de turismo com forte potencial de crescimento, pais próximo de um mercado com mais de 300 milhões de habitantes.

Nestas perspectivas, de acordo a nossa visão e, de muitos que já começaram a manifestar as suas ações, acreditam que São Tomé e Príncipe carece de líderes/empreendedores com visão raio X sobre negócio/investimento e consequentemente o empreendedorismo.

No mundo globalizado, sobrevive quem tem informações atualizadas, ideias inovadoras e persistência.

Muitos empresários já descobriram que a fórmula para a sobrevivência é “trabalhar, acreditar, inovar e empreender em novas ideias´

Vantagens do empreendedorismo:

v  Promove a criação e desenvolvimento de novas empresas;

v  Promove o auto emprego;

v  Permite o Estado arrecadar mais receita fiscal;

v  Dinamiza o sector privado;

v  Diminui a taxa de desemprego;

v  Integra diversas modalidades de desenvolvimento empresarial;

v  Promove o ambiente de negócio a nível interno e externo do país;

Para tal, é necessário o engajamento de todos, principalmente a massa empresarial e o governo.

Reprovamos escrupulosamente a ideia que muitos jovens têm que o estado é a única fonte de empregabilidade. Cabe também ao Estado (Governo) criar mecanismo de contornar ou mesmo mudar o sistema. A nossa economia não irá crescer enquanto o estado continuar a recrutar mão-de-obras e não estiver a criar fonte de riqueza/rendimento.

Deve haver estratégia ou um plano ou mesmo políticas de incentivo ao empreendedorismo como forma de criar o espírito de empreendedorismo nos jovens, homens e mulheres. Devemos criar espírito e mecanismos de ver líderes/empreendedores. Só com essas políticas, acreditamos poder sermos capazes de dar um passo ao crescimento.

Estamos no momento de mudança, devemos aplaudir as novas iniciativas, devemos investir no que é novo, devemos empreender e não apenas criar zonas de conforto.

“Tudo que é novo ou o que ultrapassa as nossas visões e que não somos capazes de fazer, o mais fácil é detona-lo´´ by: Wadirluchtter Pires

O momento é para mostrarmos que somos capazes

Wadirluchtter Pires via WADIRINVESTMENT INC, LDA 

 

1 Comment

1 Comment

  1. Hernane Prazeres

    3 de Agosto de 2015 at 13:26

    Muito bem meu camarada, estou vendo, que estas inquieto, mas um inquérito bom, Jovem precisam de em-ponderar-se, precisa, de ser mais ousado, mais falo de uma ousadia, agressiva, mas saudável, precisamos de entender que o futuro é hoje, e que o desenvolvimento depende de cada um,e para que isso aconteça, só precisamos de uma coisa, um por todos e todos por um, engajados com um único objectivo, um único propósito, por isso meu camarada, mais uma vez obrigado pelo seu artigo , não pelo facto de ser novo, mas pelo facto de ser centenário e as pessoas não ouvirem e tu como um grande pregador, irmão descilpulo não si cansar, só com muitas insistência, e persistência, é que conseguiremos. Gostaria para finalizar ti dizer meu irmão também acredito piamente no desenvolvimento de STP, e no desenvolvimento de cada um cidadão. Um bem haja a todos, que Deus continue a abençoar STP

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top