Opinião

Irremediavelmente comprometido

Por incrível que pareça  é o que parece estar a acontecer com a família social democrata santomense.

Com efeito, como compreender que mal saídos de um desaire eleitoral, independentemente das circunstância em que tal ocorreu , em que o sensato seria um cerrar de fileiras em torno do filho , neste caso o MLSTP, para que esse pudesse com segurança , confiança  e tranquilidade encarar o futuro e dar a volta por cima, retornando as lides eleitorais  com ganas e determinação,  se opte por uma atitude  autodestrutiva que não interessa a ninguém  a não ser o poder totalista instalado do ADI  ?

O que pode estar por detrás  de tão incompreensíveis acções que insistem em estar de  quando em vez, de volta, ao quotidiano político-partidário do Partido? Excesso de “zelo militante”? Ou será apenas a sede de poder que esconderá, na verdade, eventuais razões escusas e inconfessáveis?

Seja por que razão for, nada é mais autofágico que essas guerrinhas internas que se repetem ciclicamente  a cada revés eleitoral.

Esquecem-se os camaradas, que a vida de um partido político é sustentado pelo respeito escrupuloso das regras estatuídas  nos seusestatutos  e também, por uma dinâmica coerente e actuante  dos seus órgãos sociais.

Os insucessos de uma agremiação política não pode ser resolvida a toda e qualquer hora por apelos constantes a reestruturação dos seus órgãos, sob pena de perdurar no seu seio, uma permanente insegurança resultante de um eterno recomeçar.

As estruturas e os órgãos sociais de um partido  devem ter vida própria, para que com o seu trabalho rotineiro  se aperfeiçoe a engrenagem da maquina partidária e, com o passar do tempo,se adquira   ou se acumule a experiencia necessária .

Não se pede ao militante que ele aplauda os seus dirigentes em todos os seus actos mesmo quando eles , numa primeira analise, nos pareçam ser os responsáveis ou os culpados da nossa derrota. O que se espera de um verdadeiro militante, é que  as suas criticas e condenações sejam feitas para dentro do partido e sempre com o intuito construtivo, de forma a melhorar   a performance  desses  dirigentes  e com isso se alavanque a pertinente prestação partidária. Não existe sinal mais eloquente de fraqueza e inépcia , quando por não gostar do nariz do Presidente do Partido, se convoca um Congresso.

O Congresso é o órgão máximo de um partido e a sua importância é impar na vida social e orgânica do mesmo, a tal ponto, que a sua convocação,  só é admissível e compreensível em casos de regularidade estatutária ou em casos excepcionais ou extraordinários de reconhecida e inevitável necessidade. O contrário, é banalização irresponsável da instituição aos olhos dos seus militantes , simpatizantes e opinião publica geral.

O que é ainda mais caricato, é que os protagonistas dessas acções   sãoaqueles que irresponsavelmente não acataram as decisões do Conselho Nacional e que andam pelos cantos chorando pelo leite derramado e ainda  outros que, directa ou indirectamente, contribuíram para a amputação do partido como seu dedo fraccionário e que hoje  auguraram-se  de heróis , num total desrespeito à vontade  e opção da maioria esmagadorados militantes.

Convenhamos, é tempo de unir e não de rachar. Com essa atitude só estamos a contribuir para dar um balão de soro ede oxigénioao nosso adversário, que se encontra neste momento mais do que nunca abalado e completamente desvairado, com a critica situação económica e financeira do País,  fruto de uma governação incompetente, baseada no populismo e que para o qual vem agora a procura de  socorro e tabua de salvação.

Que  socorro? Quais quê . Não pediu? Aguenta só.

Aurélio Martins

67 Comments

67 Comments

  1. Rua os negociatas políticos que destroem o MLSTP

    2 de Outubro de 2016 at 23:22

    Senhor Aurélio Martins não tem nível para ser Presidente do MLSTP. Senhor antes criticava o Jorge Amado por este ter perdido as eleições legislativas de 2014 e como tal tinha que demitir-se. E agora perguntamos. Senhor tb nao perdeu? Perdeu pior ainda pork nunca assumiu a derrota. O jorge Amado sempre assumiu o Partido, sempre deu cara. O senhor
    faz do MLSTP um par-time ou de um Concelho de Administração de uma empresa se tratasse onde o senhor só dá cara de quando em vez, quando há business para senhor mamar com Patrice Trovoada.

    Senhor não serve porque é um Presidente par-time e o MLSTP nao merece isso. Se senhor quer ser Presidente do MLSTP terá d escolher viver em STP.

    Senhor está a frente do partido por interesse pessoal e nao dos camaradas. Senhor nao representa interesses dos camaradas.

    Vai pra rua e marca o congresso ja ainda este ano ou nós os camaradas vamos tirar o senhor de lá. Com o senhor lá, o MLSTP nunca chegará ao poder nem 2017 nem 2018.

  2. Augerio Amado Vaz

    3 de Outubro de 2016 at 0:16

    Oh senhor Aurélio. O que bebeste ao jantar?
    Eu dou a minha vida por Patrice Trovoada, dou a minha filha se for possível. Patrice é nosso líder. Verdadeiro líder.
    Senhor Aurélio vai beber água que é melhor. Não sei o que andas a fumar.

    • Paulo Costa

      3 de Outubro de 2016 at 10:06

      Oh Gege você é um bêbado, pedófilo , corrupto e vem falar do Aurélio? Ganha vergonha na cara gege. Quem deve beber mais água é o Gege. Bêbado do raio.

    • Ana Paulo Santos

      4 de Outubro de 2016 at 5:59

      Augerio Amado Vaz, você é o demente meu irmão. Podemos olhar as tuas intervenções e constatamos que es um doido. Tu entregas a tua vida e a sua filha a Patrice Trovoadas, porque tu queres tacho, dinheiro e vida de borla. Tu podes vender a alma para o diabo. Tu bêbado, estas a perguntar se outro bebeu. Vai para Papafigo, jogar jogo da batota, depois beber e fumar. Vai procurar meninas de Liceu para você enganar Sr. pedófilo. Aurélio Martins, pode ter os seus defeitos mais ele é um grande homem e uma boa pessoa. Ninguém é perfeito, mais ele tem as suas qualidades e questão de beber não é com ele. Vocês estão frustado que tiveram que vir comentar. A.D.I vai cair bem mal..

    • seabra

      5 de Outubro de 2016 at 7:56

      …a sua resposta, é INDECENTE! Mostra, quem você é…uma espècie repugnante, que dà nojo. Você é BAIXARIA feito homem (com letra minùscula).Enfim, um HORROR.

    • JOY boss

      6 de Outubro de 2016 at 22:44

      Sr augerio amado vaz lembra se que o senhor não gosta de ser insultado…por tanto não insulte a quem não ti insultou,não chames nomes a quem não ti chamou,o senhor augerio amado vaz deve rever a sua postura enquanto é assessor da presidência fantoche…lembro me que do último comentario que fiz criticando a sua excelência quase deu um conflito familiar,na qualidade do seu primo aconcelho lhe a rever a sua postura e mais uma vez questiono e desafio o sr. Augerio amado vaz a dizer aqui de onde vem essa paixão avassalador por pessoa do PATRICE TROVOADA..?

    • Ducontra

      17 de Outubro de 2016 at 11:04

      Meu caro senhor: dar a vida por um homem é sinal de burrice.

  3. Levy Nazaré

    3 de Outubro de 2016 at 0:22

    Não tem o hábito comentar nesse espaço. Porque esse jornal é imparcial e contra o primeiro-ministro que o povo escolheu. Mas, ao meu colega, digo colega porque é deputado como eu. Aurélio dedica a outra coisa, Patrice Trovoada é o vosso pesadelo. O governo da TROIKA destruiu o país, e nós estamos a corrigir o país. Para terminar deixo a minha frase” falem mal de mim, mas falem de mim”
    Um bem haja a todos!

    • Levy Nazaré

      3 de Outubro de 2016 at 10:10

      Queria dizer: Parcial e não imparcial.

    • Jackson Santos

      4 de Outubro de 2016 at 5:54

      Cala -te Levy, você é um maluco, Javaly.. Ganha juízo. Vocês monopolizaram tudo que é de Estado. Vosso partido vai perder bem mal. Povo esta abrir os olhos das vossas malandragens.

    • Luis Afonso

      3 de Outubro de 2016 at 10:24

      Cala-te Levy vulgo javali.
      És um delinquente Levy. Porco de mato

    • Pronto

      3 de Outubro de 2016 at 11:31

      Senhor Levy Nazaré está perdido e completamente desnorteado, sem rumo por várias razões:

      1º) Senhor devia pensar duas mil vezes antes de vir aqui fazer comentários que seja por se tratar de um Vice-Presidente da Assembleia Nacional de um país não pode baixar até este nível.

      2º) Sua atitude aqui descredibiliza por completo as instituições da república

      3º) Sua atitude vai instigar as pessoas a não respeitar as instituições como já vem acontecendo onde o senhor um belo dia entrou numa discussão, numa via de fato quase ir aos murros com um amigo seu no campo ex-sinécia. Estas tuas atitudes não pode ser exemplo, por isso mesmo temos vários deputados assim porque o senhor que é Vice-Presidente passa tempo na rua a lutar com as pessoas.

      4º) Senhor é um grande aldrabão, mentiroso, falso, irresponsável, e nunca pode servir de exemplo de vir aqui dizer que a ADI está a reparar o país.

      5º)Presidente da republica Evaristo de Carvalho numa primeira visita que fez ai Gabão saiu fugido, escondido, sem consentimento dos deputados da Assembleia Nacional, ou seja, sem aprovação da Assembleia, e sem cobertura da comunicação social (TVS, Radio Nacional, etc…) e sem honra militar. Isso é reparar o país desrespeitando as pessoas e as leis do país?

      6º) Aonde está o exemplo? Isto nunca aconteceu em STP um Presidente da República na sua primeira visita ao exterior sair as escondidas.

      7º) Agora pergunto. Presidente da República roubou alguma coisa que ele não pode sair oficialmente, tem k sair as escondidas tipo um gatuno, um ladrão para as pessoas não verem? Isso é reparar o país?

      8º) Senhor Levy devia é ir criar um outro partido pork é este o senhor maior desejo de aparecer com boca suja….

    • WXYZ

      4 de Outubro de 2016 at 8:04

      Repara que mesmo você não usou o teu verdadeiro nome. O que e que te faz acreditar que este e o mesmo Levy Nazare?

    • seabra

      5 de Outubro de 2016 at 8:02

      Camarada Levy, falta-lhe o essencial, para APARECER na sociedade:
      – A boa educaçao de base.
      Eduque-se, primeiro “butumas”…nem é a formaçao académica,unicamente, que faz um homem, mas sobretudo o saber viver como homem civilizado…o que lhe falta bastante!!!

    • JOY boss

      6 de Outubro de 2016 at 22:50

      Oh meu carro Levi Nazaré o teu conselho pode servir de igual modo pra ti… dedica ti a tua vida antiga que ficarias melhor… volta pra tempo de vender maçã em lisboa pra pagar a escola… ou então volta a dar aulas de história no liceu nacional… ou melhor volta ser advogado deporta de cadeia… haaaa nao poderia esquecer de lhe perguntar aonde anda o tal partido politico fantoche que o senhor fundou em 2004 GERAÇÃO ESPERANÇA… TOMA JUIZO PAH

  4. Angela Costa

    3 de Outubro de 2016 at 0:35

    Esse é o exemplo que ADI esta a crescer, eu como filha da terra vou dar o meu contributo para esse crescimento. Deixa o nosso chefe Patrice Trovoada em paz. Patrice Trovoada é bom chefe.

    • Carlos Neto

      3 de Outubro de 2016 at 10:14

      Oh Angela Costa. Que contributo? Foste a pior ministra da Saúde que o país conheceu. Fique calada sua incompetente.

    • Michel Santos

      4 de Outubro de 2016 at 6:01

      Angela, tu não tens juízo, procura outra vida menina Angela….

    • seabra

      5 de Outubro de 2016 at 8:06

      Angela, quantas “kumbas” jà recebeu do PT e outros tantos porcos da ADI, para dizer tal disparate em troca de apenas umas miseras dobras?

  5. Paulo Neto

    3 de Outubro de 2016 at 0:41

    Força Aurélio Martins!
    Não vamos permetir esses ladrões, desgraçados de Alcino Pinto, Rafael Branc, Posser, Quintas, etc, assaltar o partido.
    Tamos com Aurelio Martins

  6. A. G.

    3 de Outubro de 2016 at 5:13

    Muito bem, Camarada Presidente do Partido, segue em frente com a sua equipa dinamica de trabalho, aqueles que tem amor ao partido, que se junte nós, ou seja invés de estar difamar o partido fora,traga as suas ideias para serem debatidas dentro do partido de forma a fortalecer o nosso partido, como disse o Presidente Aurelio Martins um verdadeiro militante, é que as suas criticas e condenações sejam feitas para dentro do partido e sempre com o intuito construtivo, de forma a melhorar a performance desses dirigentes e com isso se alavanque a pertinente prestação partidária.

  7. Maria Ricardo

    3 de Outubro de 2016 at 6:43

    Respeito pelo partido e coesão interna. Sr. Presidente k convide a todos membros do partido e todos aqueles militantes k abandonaram o glorioso MLSTP. Desde Rafael Branco, Francisco Fortunato Pires e muitos outros. Pinto da Costa é também convidado a estar presente para dar conselhos a todos nós, embora muitos lhe acusam de ser causador do mal. Enquanto nao houver uniao e coesao no seio do MLSTP, jamais chegaremos lá. Atençao que em 2018 haverá um novo combate político.

  8. Kwá Téla

    3 de Outubro de 2016 at 7:58

    Muito bem, camarada Presidente. União faz a força….

  9. Amandio Pinheiro

    3 de Outubro de 2016 at 8:08

    Viva o nosso ADI.
    Faço apelo a todos mudarem pa ADI, sou político e ex militante do PCD. Hoje sou da ADI.

    • Presidente da Republica de Fraude

      3 de Outubro de 2016 at 10:25

      O senhor Armando Pinheiro devia é ficar calado. O senhor como político não tem exemplo a dar. Senhor não tem convicção política. Sr. é um puta político que ja foi deputado do MLSTP e depois virou para PCD e hoje senhor é do ADI.
      Senhor devia é calar boca. Senhor Puta Político.

  10. Abílio Neto

    3 de Outubro de 2016 at 8:11

    No próximo debate africano irei falar sobre o MLSTP.
    Mas acho que é necessário revitalizar, porque Patrice Trovoada é um líder eloquente.

    • Realista

      3 de Outubro de 2016 at 22:01

      Outro lambe bota

    • seabra

      5 de Outubro de 2016 at 8:10

      Abilio, quantos francos CFA custou-lhe esta mediocre opiniao?

  11. País está de tanga

    3 de Outubro de 2016 at 10:17

    Senhor Abnildo sabe muito bem que o país está de mal a pior com modelo de governação adoptado por ADI.
    ADI criou ódio, rancor e medo nas pessoas. Ninguem pode criticar ADI e assumir ser do MLSTP ou de PCD. Dirigentes do ADI isolam irmãos, primos, sobrinhos, tios e amigos que se identificam com outros partidos que não sejam ADI.
    Senhor Abnildo sabe muito bem disso e finge que tá tudo bem. Pergunta ao senhor se antes da governacao de ADI se as famílias santomenses viviam assim…

  12. Alice Rodriguez

    3 de Outubro de 2016 at 10:46

    Sr. Gege Amado é com tristeza que li o seu comentario, onde chegas te ”dar a sua filha si for preciso” e o teu rabo? Darias também? Ao menos tenta ser respeitado, o país nao merece ter gente como vocês que fazem parte da lista do atual ADI defendendo para agradar. Tenha dignidade, isso nao tem preço.

  13. Gegela

    3 de Outubro de 2016 at 10:53

    Força Camarada Aurélio Martins,o que passa no partido é ganancia pelo poder, se o partido tem um estatuto terá que ser cumprido, o congresso so sera feito depois das elecoes de 2018, daqui para frente, os camaradas que querem dar apoio ao partido, que venha estavamos aberto.
    Força Aurelio Martins
    segue em frente
    Unidos venceremos

  14. Início Silveira

    3 de Outubro de 2016 at 11:57

    Senhor Aurélio Martins, por favor deixe o governo trabalhar, este governo precisa de paz e o Senhor não tem moral para criticar o ADI, QUEREMOS AVANÇAR, DEIXE- NOS TRABALHAR.

  15. pedroantonio

    3 de Outubro de 2016 at 12:15

    Augerio Amado Vaz devia estar calado. Este bandido devia estar na cadeia. é ladrão, rouba até a própria. É drogado, é delinquente, é pedófilo, etc.

  16. Artur Bragança

    3 de Outubro de 2016 at 12:33

    A injecção de sangue novo é a solução para o MLSTP/PSD, pelo que proponho a seguinte Direcção para o Partido:

    1. Gika Simão – actual Director do Protocolo da Presidência da República, para Presidente do MLSTP/PSD;
    2. Osvaldo Abreu – Vice-Presidente do MLSTP/PSD;

    3. Américo Barros – Secretário Geral do MLSTP/PSD.

    O que acham Camaradas sociais democratas?

    • Vexado

      3 de Outubro de 2016 at 20:58

      Wando Castro, dialou…

    • BUDU DAUA

      6 de Outubro de 2016 at 4:10

      Gica é um coitado que só sabe parecer e não gente. Lider de um partido! Que nível tem ele. Quem faz essa proposta é um atrasado mental.
      O Osvaldo é um menino esperrto mas não dá politica da linha e frente. Nem ele nem Gica não têm perfil de um politico. são ativistas que ajudam com opiniões. Eles nem sequer sabem os conceitos politicos, são atrasados. Não têm sequer nível para isso.

  17. Augerio Amado Vaz

    3 de Outubro de 2016 at 12:54

    Senhor Abel Veiga não censura o meu comentário.
    Vão a ,……que vos pariu.
    Vao pastar ratos.

  18. João Carlos

    3 de Outubro de 2016 at 13:14

    Muito bem Camarada Presidente, temos que unir em prol do partido. Apelo a todos os camaradas, aqueles que simpatizam com o partido de forma unirmos e combater essa mafia chamada A.D.I. Aurélio Martins, estamos consigo nessa luta.

  19. João Paulo Neto

    3 de Outubro de 2016 at 13:25

    Esse mafioso, imparcial de nome Abílio Neto, diz que é analista politico, comentador politico tudo um truque. Não passa e menino de recado e Patrice Trovoada e A.D.I. Ele é comentador Politico de A.D.I. Aurélio Martins, força ai aperta esses mafiosos de A.D.I. Bebado de Augério Amado vaz, Capatas de ”Bala”, burro de ”Amandio Pinheiro”, Chavali de ”Levy Nazaré”, tiveram que comentar bandos de ladrões que estão a destruir País.

  20. Ma fala

    3 de Outubro de 2016 at 13:32

    Decepionante e deprimente, trazer para fora as contedas e percalcos internos de uma Instituicao, na pessoa do Chefe maximo roca no minimo falta de pudor e sensatez! Quem diria os socias democaratas, quem vos vera,quem vos ve!

  21. Miguel Arraujo

    3 de Outubro de 2016 at 13:42

    Força ai camarada Presidente, nós os militante estamos contigo. Temos que unir e trabalhar pra ajudar nosso Presidente. Tirar Santomé na mão de Patrice Trovoada e A.D.I. Grupo de malandros que querem destruir esse País. Gabonés vai pra Gabão. Custo de vida aumentou, aumentou desemprego. prostituição País está mal…… Aurélio Martins, força..

  22. manuel antonio dias

    3 de Outubro de 2016 at 14:48

    Estes lambe botas do ADI não valem nada. O Levy, Bala não valem nada. O Gege Amado Vaz até diz que nada a sua filha pelo Patrice Trovoada. Que parvoíce e estupidez deste delinquente, ladrão, etc.

  23. helmer dias

    3 de Outubro de 2016 at 15:16

    boa tarde ciber-nautas
    Eu concordo com tudo que escreve o lider actual do partido MLSTP-PSD.Mais será que o mesmo concorda com o que escreveu?É facíl escrever mais primeiro temos que olharmos para nosso interior e depois fazermos analises do que esta a nossa volta.Eu pergunto que MLSTP-PSD o seu lider quer?O partido actualmete nao tem identidade é facil pedir união,fraternização,compreensão e demais coisas.Se o partido não quer abrir a mente a outras pessoas mesmo que tenha visões diferentes,para um debate serio,frontal e verdadeiro.Eu não aceito que um partido só esta bem quando esta a governar.Agora é o momento para mlstp pensar seriamente no pais,precorrer o pais ouvir os seus militantes e outras pessoas que querem dar o seu contributo e perceber bem o que as pessoas querem.Derigentes só querem viver de imagem e do partido,com isso ADI esta a ir para frente mesmo com dificuldades que país tem tido. Meus senhores pensem o partido e o país depois em voces .oposição é para conhecer a realidade do país,para quando for para poder saber realmente o que todos queremos.

  24. José Frota Sores de Barros

    3 de Outubro de 2016 at 15:20

    Boa tarde.
    Este dito Abílio Neto, o santomense mais complexados com maninha que a sua família é do mais importante da ilha.
    Tem estado a denigrir a imagem de muitos santomense nesses comentários de tolos da parte deste complexado nomeadamente todos aqueles que são formado em direito.
    Muito gente deixou de ouvir as baboseira deste complexado.
    Até ao nível dos comentadores vê-se que há um desgaste estão farto deste pequeno homem.
    O homem até teve a coragem de dizer num programa que os seus pais são heróis da independência de S. Tomé.
    Uns Marionetas dos colonos.
    Um abraço.
    Um pequeno pau mandado do 1º Ministro

  25. Batepá

    3 de Outubro de 2016 at 15:46

    Senhor Presidente do MLSTP,
    A leitura, ainda que na diagonal, da sua opinião suscita um conjunto de questões, algumas mais óbvias, que não param de “ensopar” a mente, sobretudo, dos mais atentos.
    Vejamos algumas delas:
    1. Porque razão, tem insistido nesta forma de comunicar com os “dinossauros” – que tão bem conhece – do partido MLSTP?
    2. Não seria, antes de tudo, mais interessante olhar-se a si e aos demais membros da Direcção antes de criticar quem quer que seja? A estrutura, parece-nos não cumprir com o mínimo que se espera de um partido com o historial do MLSTP.
    3. Enquanto presidente, tendo por base a sua última passagem pela presidência do partido, não foram esses mesmos dinossauros quem o preparou o “consulado”?
    4. É normal, depois dos resultados das Legislativas de 2014, o Senhor defender mudança no partido e na verdade ter chamado para a sua Direcção todos os elementos (Vice-Presidentes e Secretário-geral) que estiveram na linha da frente da derrota?
    5. Na sua humildade intelectual, acha mesmo que o problema do partido está na falta de união dos militantes?
    6. Já alguma vez parou para olhar seriamente para os reais propósitos de o terem avançado com aquela estrutura da Comissão Política?

    Por favor, Senhor Presidente, tenha dó e não nos engane com a conversa de “fazer adormecer o boi”.

    O Senhor não conseguiu na vez passada liderar o partido MLSTP, não está a conseguir e, por certo, não conseguirá.
    Sabe porquê?
    Pelo simples facto de querer que os outros façam o seu trabalho – colocar o dedo na ferida e chamar os bois pelos respectivos nomes.
    Para agravar ainda mais a situação, as pessoas em quem tem depositado confiança não têm aceitação nas bases, apesar de serem especialistas a fazer chantagem e confusões no seio da estrutura central. Ou seja, andam a resolver os problemas pessoais em detrimento da colectividade.

    Presidente, o Senhor teve em mãos a oportunidade de fazer diferente, de buscar união no seio do partido. No entanto, estranhamente, optou pela exclusão da massa crítica, a começar pela Comissão Política. Por isso, hoje não tem legitimidade para apelar à união.

    Hoje, “muitos” (se não todos) dos Vice-presidentes colocaram o cargo a disposição do partido, depois de terem estado ao longo dos vários nas sucessivas falcatruas para a não coesão. Por serem “rolhas” claro que nunca estão na mó de baixo, sempre a flutuar.

    Diz-se que cada povo tem o líder que merece, penso que não seria errado dizer-se que cada líder partidário tem a comissão política do tamanho da sua visão estratégica.

    Faça-nos a todos um especial favor, evite partilhar neste espaço opiniões que em nada contribuem para o “acertar” da caminhada que o partido precisa fazer, o rumo que o país precisa experimentar, ou ainda o contributo esperado de uma força política do arco da governação.

    Espero que não esteja a pensar que os quadros do partido andam a dormir, pelo contrário, estão atentos colhendo os elementos para o refundar desta enorme força partidária.

    Jamais o partido MLSTP deverá ter a mesma postura, sobretudo, porque os tempos são de inovação e porque é preciso saber estar na oposição.

    Que a humildade inunde a vossa consciência e que possa ver de perto o óbvio.

    Bem haja.
    Viva a democracia.
    Viva o MLSTP.
    Viva São Tomé e Príncipe

  26. Estou Triste

    3 de Outubro de 2016 at 16:09

    Aurélio Martins devia estar calado. Ele pensa que a sede do MLSTP transferiu para Luanda. È la onde reuni, ela onde ele festaja 19 Setembro… A partido com sede no reboque está parado. Nada acontece tudo parado… os jovens do partido estão sem norte. O senhor só passa vida a viajar com Nelson e outros fracos… pratido não tem uma base de dados dos jovens quadro, as suas formações, cv de cada quadro. O senhor é muito fraco, anda perseguir quadros jovens do partido. Tem secretários distritais e regional muito deles muito fraco. Secretários com 8a classe em pleno séc XXI. MLSTP está cheio de oportunistas, desde o actual secretario geral passando pelo secretario regional do MLSTP do Príncipe. Eu fui a Príncipe numa missão de serviço tive o azar de ver pessoalmente o senhor António Barros quase atropelar um funcionário da Mota Engil porque esse senhor queria entrar a força no estaleiro dessa empresa no aeroporto, esse senhor conduzia uma carinha azul julgo ser do MLSTP, não é possível este partido ter gente deste nível, como deputado e ainda secretário regional do partido, soube que esse António tem 8a classe até lhe chamam no Príncipe de António Burro.
    Com esse tipo de gente MLSTP não vai longe. Eu estou fora, por isso por outras que enfileirei no ADI

  27. Vexado

    3 de Outubro de 2016 at 21:04

    Meus senhores, com muita pena e pêsames leio estes comentários tristes…

    Levy deveria vir ao público apresentar as suas ideias para alavancar o país que o primeiro-ministro ancorou.
    Augerio amado Vaz mais não faz que a sua obrigação, fazer frete.

    Patrice trovoada gastou 150 milhões de euros fazendo o quê? Relatório de contas exige se.

  28. Realista

    3 de Outubro de 2016 at 21:54

    Realista
    Levy recebeste o poder no parlamento e pois ficaste muito arrogante tens k ser humilde Meu mano antes de ti AI ja passaram muitos tanto tu como muitos dos teus colegas do ADI, eu votei para ADI em 2014 para ter pessoas AI para trabalhar com espirito de maturidade hoje o k observo 75% dos k estao no poder fikaram arrogantes vces ainda tem tempo para mudar nos estamos a vos observar dia a dia depois vamos fazer justiça nas urnas repara bem o k aconteceu com partido PCD kuase na via de extinçaao. Fika ku dessu.

  29. Realista

    3 de Outubro de 2016 at 21:58

    Realmente es um lambe botas de baixo nivel

  30. Carlos Santos

    4 de Outubro de 2016 at 5:37

    Força Camarada Preside, Dr. Aurélio Martins, o mal do nosso partido é conflito interno, cada um tem a sua agenda pessoal e isso mata o partido. Temos que unir de forma combater esses malandros de A.D.I. Somos um Partido histórico que lutou pela independência do País. Um partido democrático portanto temos que fazer Jus desse estatuto. Patrice Trovoada e sua equipa esta a destruir o País. Ora, aumentou o custo de vida, taxa de desemprego aumentou, aumentou a taxa de frustamento, delinquência, prostituição,fome a esperança de vida acabou. Nosso povo está a sofrer na mão desses bandidos de (Patrice Trovoada, Levy Nazaré, burro de bala, Varela, Americo Ramos, Agostinho Fernandes, burro de Kiney, Arlindo Ramos, pateta de Evaristo Carvalho, Carlos Stok lda). Temos que unir, com união podemos salvar o nosso povo nessa mafia organizada. Não temos energia, água, País esta mal. Esse Governo está a fazer muita divida externa a deixa País altamente endividado. Forção camarada Presidente Aurélio Martins………Esses ladrões de Gika Simão, Alcino Pinto, Elsa Pinto, Osvaldo Abreu, Dialó, Pinto da Costa, Amauro Couto, Rumão coto, poderiam unir – se a nosso Presidente Aurélio Martins de forma sermos mais forte para combater A.D.I…

  31. Jorge dos Santos Carvalho

    4 de Outubro de 2016 at 5:51

    Quer dizer existe uma elite ai dentro do partido M.L.S.T.P/PSD, acham que partido é deles. Se Partido está do jeito que está um dos culpados é Manuel Pinto da Costa e seus capangas (Gika Simão, Djiálo, Amauro Couto, Romão Couto, Alcino Pinto, Elsa Pinto, e outros), eles que criaram e criam toda essa instabilidade no seio do partido. Primeiramente, eles como muitos militantes e membro do conselho nacional e politico não respeitam o estatuto do partido. Segundo, Sr. Pinto da Costa, afastou -se do partido e criou -se plataforma juntamente com outros membros. Sr. Rafael Branco afastou -se e criou Peps, outros militantes e membros de conselho nacional e politico imigraram -se para A.D.I. Figuram que foi escolhido pelo conselho nacional, militantes e conselho politico, muitos do partido não apoiaram, preferiram apoiar outros candidatos porque querem dinheiro e cargo rápido. Nenhum partido sobrevive com isso, meus irmão á hora é de unir e lutar para engradecermos o nosso partido. Não podemos estar sempre nessa luta interna, assim nunca vamos ter munição para atacar o nosso opositor. Aurélio Martins, faz o seu trabalho, nós reconhecemos o teu esforço, a tua dedicação, aqueles que ainda quero bem do partido está aqui pra apoiar -te. Força

    • seabra

      11 de Outubro de 2016 at 10:24

      …os grandes oportunistas da pàtria, que gozaram, aproveitaram, beneficiaram do MLSTP, hoje graças a este partido é que estao formados, filhos de pobres pais (suponho dignos), que entretanto, foram e sao os mais vadios, os mais traiçoeiros contra o MLSTP e o Pinto da Costa, que outrora imitavam, nao so no jeito de falar como o de vestir e mesmo a postura, eis os senhores Afonso Varela, Gabriel da Costa etc.Mais calculistas e oprotunistas, nao existe, sobretudo o VARELA ( sem vergonha e dignidade, como personalidade,é o mais e maior personalidade de todos os JOTA que conheci).

  32. Ralph

    4 de Outubro de 2016 at 6:34

    Se o país tivesse indústrias lucrativas e atrativas, além de se ser político e todos os benefícios que isso traga, não haveria tanta corrupção que simplesmente encoraja a continuação deste tipo de tolices. Parece que são mais interessados em fazendo jogos entre si do que desempenhando os seus trabalhos e servindo quem os elegeu.

  33. Explicador Meu

    4 de Outubro de 2016 at 8:00

    Bala. Este gajo não concluiu a 5ªclasse.Eu conheci bala ajudante na oficina do Estado.Ia buscar ferramentas e limpava peças e carros.
    Não viram que bala foi a Lusiada pediram-lhe diploma de 11ªclasse ele foi de vez( já a 2/3 anos?)

  34. explicar sem complicar

    4 de Outubro de 2016 at 9:02

    Um Conselho oara Aurélio Martins:
    1º-Se quiser unir o Vosso Partido é melhor deixar de fazer caça as bruxas contras os nossos vosos militantes que apoiam Pinto Senao…

    2º Deixar de assentar em Angola deixar o partido à toa e ser pau mandado desses Dois Ladrões,Bandidos Azarados, Oportunistas, Oportunistas : Gaudencio Costa e Nelson Mendes.

  35. Gandy

    4 de Outubro de 2016 at 9:23

    Aqui esta a lista das pessoas que criaram instabilidade no partido, desde as Eleções de 2011:
    O maior destruidor do partido MlSTP é Pinto da Costa,
    Esses de Gika Simão, Alcino Pinto, Elsa Pinto, Osvaldo Abreu, Dialó, Amauro Couto, Rumão coto, poderiam unir – se a atual direcção do Presidente Aurélio Martins de forma sermos mais forte, essas pessoas querem lugar no partido, esquecendo que o partido ja nao tem espaço para eles, o minimo é colaborarem com as vossas ideias e deixar atual direcção cumprir os seus mandatos .
    Os senhores que querem assaltar o partido kkkkk tudo isso, porque contaram que pinto iria ganhar as elecçoes, mas por infelicidade ele perdeu e agora? querem tajo a força …. turma dos bandidos.

  36. Lemos cima

    4 de Outubro de 2016 at 9:42

    Depois de terem experimentado varios formas para caluniar, agora os frustrados e com mais tempos, pois foram corridos da presidencia, começaram uma nova campanha de difamação. Espero que o Abel não aceite isto, pode sobrar para ele.

  37. GIKA SIMÃO

    4 de Outubro de 2016 at 11:27

    Na qualidade de militante comprometido e engajado com o Nosso Glorioso MLSTP, não podia ficar indiferente a esse apelo feito pelo Camarada Presidente do Partido.

    Creio que o momento é de reflexão, de união e renovação. Estou disposto a contribuir para essa empreitada afim de salvar o MLSTP-PSD desse colapso anunciado.

    • Miguel Veloso

      4 de Outubro de 2016 at 11:48

      Muito bem camarada Gika Simão, o Presidente fez um grande apelo. Temos que unir de forma salvar o nosso Partido. Estamos no colapso anunciado, está na hora de deixarmos as nossas intrigas de lado e ajudar o Camarada Presidente Aurélio Martins, de forma salvamos o nosso partido. Força…

    • Pedro Sacramento

      4 de Outubro de 2016 at 14:31

      Sr. Gika Simão, é triste saber que hoje apareces com essas ideias, quando antes nada fizeste. Sabemos todos que o Sr. juntamente com o Osvaldo Abreu sempre quiseram boicotar a liderança do MLSTP-PSD.

    • Gika Simão

      5 de Outubro de 2016 at 13:03

      Atenção Tela-non,
      Sirvo-me da presente para alertar que o comentário acima não tem nada a ver comigo, o seu conteúdo não me engaja. Esse perfil é falso. Obrigado

  38. Fernando Furtado Fortes

    4 de Outubro de 2016 at 14:13

    Muito bem Aurélio Martins.
    Um muito bem Patrice Trovoda. Aqueles que aconselharam muito mal para varrer e dar baçula nos outros concidadãos e dar tacho aos seus e as suas concubinas incompetentes, devem sim ir para rua. Destruiram a conquista de todos nós, destruíram aquilo que foi construído ao longo de vários anos.
    Impuseram na administração Pública e nas empresas do Estado a cultura de preguiça e incompetência. Agora povo de STP vamos todos ter que pagar.
    O Estado nem sequer ^tem dinheiro para pagar salário. Isto tem sido repetitivo.
    Não sei que será dos funcionários públicos. Eles agora recebem salario no dia 45 ou 50 do mês, uma vez que os meses passaram a ter 50 dias para os funcionários públicos. Não sei como é que aqueles que têm renda a pagar, transporte para ir ao serviço, EMAE para pagar vão passar .

  39. Guida Gostosa

    4 de Outubro de 2016 at 21:10

    Não tenho nada a favor nem contra Augério Amado Vaz, pessoa que conheço de vista e com o qual nunca tive intimidades, nem Abílio Neto, que apenas conheço pela televisão ou Levy Nazaré que já vi ao vivo em várias ocasiões e não passa disso, mas sinto que pessoas de má fé estejam a usar o nome dos mesmos para fazer comentários neste fórum. Não acredito que esses senhores sejam tão imprudentes, ao ponto de se exporem de forma tão leviana, se olharmos para os comentários que são atribuídos ao mesmos.
    Não ponho a minha mão no fogo para esses senhores, mas fica difícil de se compreender que sejam eles a fazerem os comentários que são supostamente de suas autorias. E mais, dá-me a sensação que é uma única pessoa que tem usado o nomes dos citados para fazer os comentários atribuídos aos mesmos.
    As pessoas têm o direito a liberdade de opinião e pensamento, mas não têm o direito de usar identidades alheias para práticas como essas.
    Não é desta forma que vamos reencontrar o nosso país. Que o ADI esteja a conduzir o pais rumo ao abismo, isso está a vista de todos aqueles que queiram ver com olhos de ver. Para invertermos o quadro, é importante que sejamos inteligentes e não armarmos em estúpidos.

  40. Costa Pedro

    5 de Outubro de 2016 at 8:52

    ADELINO SANTOS QUER DESMANTELAR A REDE DE CORRUPÇÃO NAS FINANÇAS

    Feitiço virou-se contra o feiticeiro.
    Adelino Santos o homem que o Patrice ajudou a implementar o roubo e ataque as frutas do cartório, deixa o governo num estado de alerta máxima. Tudo tem a ver com o ninho de corrupção instalado pelo governo da ADI em toda a administração pública, o ministério das finanças é o sector onde o desvio de dinheiro público tem transformado ministro e director em novos-ricos da sociedade santomense.

    O Adelino Santos ex-director do cartório e quadro do ministério das finanças, cansou e decidiu apresentar uma queixa-crime contra o ministro das finanças Américo Ramos e o director do património António Aguiar, por desvio e usurpação de fundos do estado.

    Adelino depois de deixar de rasto as finanças do Serviço do Cartório e Notariado Santomense decidiu por boca no trombone e pretende desmantelar a rede de corrupção enraizada no país pelo governo do doutor Patrice Trovoada.

    Segundo Adelino, os dois homens que gerem as finanças públicas, têm roubado e usam o poder para fazerem seus negócios, tudo com o conhecimento do primeiro-ministro Patrice Trovoada.

    O ministro por sua vez sentiu-se traído por Adelino Santos e orientou o Ministério Publico com o devido beneplácito de Patrice Trovoada para retomar o processo de desvio de verbas e superfaturação no Registo Civil e Cartório.

    Luta declarada entre um elemento da locomotiva corrupta de Patrice Trovoada contra o ministro Américo Ramos que é cúmplice do primeiro-ministro Patrice Trovoada no desvio de 30 milhões de dólares.

    Esperemos para ver qual será a posição da justiça santomense que todos nós sabemos que é coordenada e dirigida por Patrice Trovoada.

  41. Teresa francisco de Jesus

    5 de Outubro de 2016 at 11:58

    SONANGOL VAI FAZER PATRICE DANÇAR MÃO CHÃO-CHÃO

    O governo santomense está em maus lençóis com a petrolífera angolana Sonangol, tudo por causa de 110 milhões de dólares, divida do governo de Patrice Trovoada com a petrolífera.

    A Sonangol enviará uma equipa técnica à São Tomé e Príncipe, a fim de acertar contas com o primeiro-ministro santomense Patrice Trovoada. A petrolífera Angolana pretende receber pelo menos 50% do valor ou então interromperá o fornecimento de combustível a ENCO.

    A petrolífera Angolana fez saber ao governo que não está interessada na gestão da Empresa de Água e Electricidade, EMAE, mais sim o dinheiro vivo, uma situação que fora atenuada com o poder negocial dos outros governos mas a vaidade do primeiro-ministro Patrice Trovoada permitiu o balanço e acertos de contas.

    Batata quente nas mãos do primeiro-ministro Patrice Trovoada, que terá que procurar parcerias para colmatar um problema ou terá que inventar novas propaganda para fazer o povo crer que é sempre o inocente quando o problema nos bate à porta.

    Patrice que já contraiu muitos empréstimos em nome do estado santomense, últimos dos quais no valor de 30 milhões de dólares que até hoje ninguém sabe o paradeiro do dinheiro, terá que procurar formas para resolver um problema que a petrolífera já deixou bem claro ao governo, ou 50% ou os próximos fornecimentos de combustível ao arquipélago será com o pagamento a vista.

    Patrice que fez cortejos com geradores, fazendo crer que é o salvador dos 41 anos que ele e o seu pai ajudaram a destruir, prepara para acertar contas e arranjar um culpado.

    Certo é que os 30 milhões já não se encontram no Banco em Portugal e a culpa dessa vez morrerá solteira.

    Gorgulho dos raios.

  42. Mandelax

    5 de Outubro de 2016 at 16:40

    Mas afinal o Senhor esta “Irremediavelmente comprometido” com que e com quem e para que? Si tiver “irremediavelmente” um bocadinho de veegonha politica,era mais simples e patriotico se dimiter. Nesse caso estaria comprometido com esa coisa que se chma de Dignidade. Força, camarada “irremediavelmente”.

  43. jose antonio

    11 de Outubro de 2016 at 10:05

    ser presidente n é querer ser mas sim uma convicção o talento, e o querer fazer o que Senhor Aurélio Martins n tem
    Friso ainda que o MLSTP/PSD esta esta no nível que esta por dirigente que tem que n pensam, n agem, só roubavam em vez de trabalhar o fazer o destino n foi cruel em dar o ADI o poder totalitário em São Tomé e Príncipe quem sabe com erro se medita o futuro .
    O que eu peço a senhor Aurélio Martins n criticar e nem interrogar o caracteres e a conduta de nenhum politico pq tinham oportunidade de mostrar e fazer o q os outros esta a fazer.
    O senhor Aurélio é um ««Kilapero»» não gosta de pagar salário dos funcionário do restaurante que o Senhor tem em Luanda os funcionário esta a seis meses sem salário isto é justo? Este homem vai dar qual rumo a S.Tomé.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top