Opinião

O GOLPE: O Original e os Sucedâneos

Este golpe vem acontecendo ao longo de várias décadas. Como todo o golpe começou com um agente infiltrado sorrateiramente no seio da sociedade com uma enorme capacidade de navegar entre nós e fazer recrutamentos cirúrgicos e bem eficazes. Não é fácil identificar o agente nem o atrelar a uma instituição particular. Ele foi escolhendo os alvos consoante as circunstâncias do momento e alcançou um tal sucesso que a todo o momento pode despoletar o golpe fatal. Que ainda não o tenha desferido é uma incógnita. Como um bom estratega aguardatalvez o momento certo. Não se sabe bem quem é o mandante. Seguir a pista dos executores de cada golpe é tarefa quase impossível.

Eles vêm de quadrantes variados, não usam uma farda reconhecível, nem armas letais como método. Acontece havervitimas mortais nalguns golpes, mas é um pormenor que fica logo abafado pela multiplicação das narrativas, pela proliferação dos culpados, por uma análise lógica que acaba no labirinto dos absurdos construídos. Em todo o caso o que conta são os resultados. E os resultados são a continuação dos golpes.

Por isso talvez tenhamos de adoptar uma abordagem histórica, isto é, começar do princípio, isto é, tentar perceber a causa das causas que criaram este mandante silencioso, insidioso e incógnito que age com tanta impunidade durante tanto tempo com efeitos tão devastadores.

As teses são múltiplas mas tendo a estar próximo daqueles que apontam a ilusão como factor explicativo. Dizem eles que a “unidade das forças patrióticas, anti-coloniais e anti-imperialistas”, foi uma ilusão. Nem todos eram anti-colonialistas, muito menos anti-imperialistas, havendo sim alguns patriotas. Não se uniram. Misturaram-se para vender uma ilusão.

Foi um golpe bem-sucedido. Seguiram-se outras ilusões e outros golpes.Uma grande parte do povo se mobilizou para a conquista da independência e instalou-se a ilusão que sepultado o colonialismo,a soberania, passaporte mágico, abre-latas do futuro, nos iria permitir com autonomia plena e total decidir o nosso futuro. Com o voluntarismo que conhecemos acreditamos que uma nova era de progresso e bem-estar iriam brotar das cinzas. Das cinzas iria renascer o homem novo, este ser exemplar, solidário e comprometido com o trabalho, a unidade e a dignidade. Fica evidente hoje que aquele plano, aquela ilusão, não foi bem sonhado.

Passou pouco tempo e já das cinzas ressurgiu o homem velho triunfante e nem o anúncio de revoluções libertadoras ou da democracia redentora foi capaz de sustentar a ilusão. O mandante sabia o que fazia, com cada ilusão colapsada, nascia uma nova uma ilusão. A última parece ser do D. Sebastião tropicalizado, desterrado para estas ilhas outra vez perdidas no oceano para resgatar todos os sonhos…ourefrescar pesadelos não completamente esquecidos. Também vai durar pouco. Tanto é assim, que novas ilusões estão na forja, laboriosamente tecidas.

Podemos concluir que sobre a causa das causas está tudo dito: a ilusão. Mas se é relativamente fácil aceitar a causa das causas ainda não identificamos o mandante, aquele que recruta o agente que se infiltra no nosso seio e executa os golpes. Não invoquemos Deus. Ele em todos os credos é um ser que cria o bem, que semeia a fraternidade. Outra possibilidade é ser um de nós. Mas muitos de nós que hoje nos reconhecemos nesta terra, nem sequer tínhamos nascido no momento das primeiras ilusões. Poderíamos culpar então os autores da primeira ilusão.

Pode ser aceitável, mas muitos já partiram do planeta e os que ficaram só têm sonhos desfalecidos, quando muito têm pesadelos, não podem ser os criadores das ilusões recentes e das que estão em laboração. Em que ficamos então?

Na natureza nada acontece por acaso. Todo o efeito tem uma causa, toda a causa tem um efeito. Se há golpes há mandantes e executores. Onde procura-los? Onde estão? Como é possível que ajam no nosso seio durante tantos anos, com tanta impunidade, apesar da nossa anunciada vigilância, das nossas forças da ordem, daqueles que são pagos ou se oferecem para denunciar o “inimigo” mesmo que seja um familiar próximo? Como é possível?

A resposta, é simples. Andamos a procura de maneira errada nos sítios errados. Procuramos o mandante fora, quando o mandante está dentro. De nós. De muitos de nós. Não posso generalizar porque generalizar pode desresponsabilizar, é típico da classe política.

Ao longo dos anos responsabilizou-se o colonialismo, o partido único, os partidos e seus líderes, a conjuntura internacional, etc,. Não trabalhamos de maneira séria o suficiente, não valorizamos as nossas capacidades de maneira realista, queremos o queobjectivamente não podemos ter, fingimos ser o que não somos, simulamos ter o que não temos, não somos honestos com nós próprios, mentimos compulsivamente, somos falsos e hipócritas.

A solução dos nossos problemas foi sendo delegada aos outros, sobretudo aos governos, que depois delegam a solução para os parceiros,aos amigosdisponíveis (sócios nem sempre clandestinos, empresas fictícias ou ficcionadas, etc.); a corrente de irresponsabilidade transmite-se de maneira ininterrupta e nós continuamos a criar ilusões e a organizar golpes contra as ilusões que criamos, cada um ao seu nível, cada um com os poderes que mobiliza e quando algo falha, é a regra, procuramos o responsável por tudo como quem procura uma agulha num palheiro.

Afirmamos amar a liberdade e alimentamos voluntariamente a servidão. Preferimos servir tiranos que nos utilizam para impor a sua tirania. Muitos sacrificam a sua liberdade para fazer parte da tirania porque assim podem tiranizar outros que estão mais abaixo. Poderíamos recusar apoiar os tiranos e ser livres, mas fomo-nos habituando a servir voluntariamente de maneira a evitar assumir responsabilidades. Existe uma linha estreita entre o hábito de ser escravizado, a cobardia e a aceitação fatalista do que existe. Liberdade exige responsabilidade e responsabilidade é uma chatice muito grande.

Assim nunca encontramos os mandante dos golpes, nem os executores, porque somos nós(uma maioria significativa) o mandante e o executor. Eles, os mandantes, estão dentro de nós. Eles, na maioria dos casos, somos nós. É claro que existem excepções. Pois é. Uma minoria que luta até agora ingloriamente, inconsequente porque se refugia orgulhosamente na sua “pureza” e evita a “contaminação”. Também dá jeito.

Desculpem a imodéstia, a falta de criatividade. Ainda não sou o poeta que aspiro a ser. Eu já tinha pressentido a resposta num poemaescrito e partilhado há uns bons anos.

SÓ NÓS

Nebulosos eram ainda

Os horizontes,

Fetos disformes

os sonhos acalentados

Quando caíram as muralhas

Cativadoras do nosso querer.

Ficamos só nós

E páginas por escrever.

Prematuras eram ainda

As vitórias anunciadas

Batalhas incertas os trilhos eleitos

Quando desembarcamos no futuro

Guardião das nossas promessas

Ficamos só nós

E a terra desejada.

Titubeante era ainda

O ritmo do nosso andar

Semente apenas

a promessa plantada

Quando inebriados

Colhemos frutos fora da estação e

Lançamos redes sobre peixinhos em gestação.

Ficamos só nós

E a nossa incontida gula.

As chuvas não caíram!

O solo sagrado sucumbiu à profanação

A lula foi levada por correntes impetuosas

O tluquisumdéçu deixou de anunciar

novos dias

Sonhos colectivos tiveram enterros sumários.

Ficamos só nós.

E Agora

Espinhos povoam o jardim do nosso abandono

O preçário tomou o leme de nossas vidas.

A vontade afogou-se no desânimo

O futuro emigrou.

Ficamos só nós.

E um inimigo com os nossos rostos.

Rafael Branco

Nota final: Este texto não é um apelo à resignação. É uma chamada às armas…

da razão responsável.

13 Comments

13 Comments

  1. WXYZ

    30 de Março de 2023 at 18:32

    Pelo menos dessa vez temos um texto mais apalpavel. Muito obrigado. E sublinho a frase. – “Liberdade exige responsabilidade e responsabilidade é uma chatice muito grande”. Responsabilidade é uma chatice muito grande principalmente para os Santomenses.

  2. Sem assunto

    30 de Março de 2023 at 19:40

    Se não fosses quem eras com um passado(?) politico tenebroso e assombroso este texto até serveria para algo, porém vindo de te, tudo aquilo resume se em hipocresia, falsa modestia, chalartice, malabarismo.
    Peregrina te, reze sem cessar, vá a fernão dias aonde sacrificaram os reais filhos da terra para que hoje estivesses livre e dali beije o solo sagrado que andaste a profanar em nome dos teus interreses mesquinhos.
    Vai morrer longe Rafael Branco.

    • Margarida Branvo

      1 de Abril de 2023 at 16:32

      Para a tua estupidez informação, o nosso tio, tio do Rafael Branco e eu Guida Branco foi sacrificado em Fernão Dias em 1953. Pa a tua eua estupida ignrancia, a mãe do Rafael Branco e eu Guida Branco vou-lhe apontada uma arma a cabeça quando ela estava grávida de Rafael Branco na Trindade na casa da nossa prima Dona Maria Orreia! És um invejoso, ignorante que tem inveja de quem o Rafael Branco é. Tens alguma prova concreta daquilo de que o acusas de ser? Ouviste rumores, tens a certeza daquilo que o audaz de ser? Viste? Ouvistes de pessoas credíveis? Ou como em normal em STP “ouviste dizer?”
      O bom disso tudo é que nunca o calarás! O bom disso tudo é que ele nem está preocupado com o que dizes, o que escreves, nem tu nem ninguém’! Ele está acima disso tudo! Podes tocar tamborim, gritar a setes ventos, nada, mas nada o atingirá! Ele escreve o que pensa, é um homem livre, não depende de ti e de ninguém neste mundo! Do dele mesmo! Será que és um homem livre? Deves ser um lamentosa pAgo para atacares todos que não são seres irracionais como tú. Pensa por te próprio e não te deixes ser comprado por uma migalha ou um tacho! Eu sou irmã do Rafael Branco, sei de onde ele veio, de onde viemos, tu, não sabes a nossa estória, sabes aquilo que te contaram só respeito dele. Muitos outros foram parte de governos e fizeram muito que o Rafael não fez, mas como se diz em STP” é a sina do Rafael ser odiado por pessoas como tu! Onde estão os outros? Tens a certeza daquilo de que o acudas? Apresente por favor provas concretas e não fabricadas! Noventanto ele nem está aí preocupado com as tuas maldades! Bem haja! Podes também me atacar! Não tenho problemas, contrariamente hei-de te responder à medida e directamente, não através de perfil falso! Bem haja

    • Margarida Branco

      1 de Abril de 2023 at 16:43

      Este meu texto tem alguns erros! Me desculpem pelos mesmos na escrita.
      Quero acreditar e apelar que investiguem as pessoas antes de serem levados pelo ódio a defumarem cegos pelo ódio, inveja e falta de informação. Provas! Provas! Provas!

  3. Renato Cardoso

    30 de Março de 2023 at 20:47

    Percebe-se mal toda a prosa e poesia do artista ou articulista que viveu e lambuzou-se ao longo de vários anos porque pertenceu sempre a nomenclatura dos que fazem e mandam nas ilhas.
    Pode e deve fazer mais e melhor por tudo que beneficiou e aproveitou das ilhas!

  4. Waldir Varela

    31 de Março de 2023 at 7:59

    Olha outro, Rafael Branco dono de posses que ninguém consegue justificar como adquiriu, durante anos na política nada fez a não ser enriquecer-se, comprar carros, fazer casas e explorar pessoas com salários de escravos, hoje vens com textinhos. Do pó viemos ao pó retornaremos, ricos e pobres.

  5. Adilson Miguel da Graça

    31 de Março de 2023 at 8:10

    A verdade é sempre verdade não importa de quem vem. Todos que a ouvirem podem fazer bom uso dela e ser cada dia mais verdadeiros. É como o bêbado anunciando que o álcool faz mal e destroi vidas, essa verdade pode salvar o sóbrio dos efeitos nefastos do alcolismo. Obrigado por essa reflexão verdadeiramente profunda.

  6. Célio Afonso

    31 de Março de 2023 at 8:34

    Excelente reflexão! Confesso que adorei.
    “Espinhos povoam o jardim do nosso abandono”; esta parte do poema diz tudo. E agora? Como resgatar o jardim que os sucessivos governos desde o tempo do partido único até ao multi partidarismo regaram com lama? Escutei um post do Dr. Augerio Amado Vaz, que quando o Dr. Rafael Branco era membro do governo pediu ao mesmo para fazer uma Lei de responsabilizacao dos titulares dos cargos politicos e ele cumpriu o pedido. Qual não foi o seu espanto, o Dr. Rafael Branco acabou por assumir o cargo do primeiro ministro e o projeto de lei foi simplesmente engavetado. Conclusão: os sucessivos golpes de estado têm como causa as sucessivas mas governações. Pergunta simples, resposta simples. Eu, enquanto simples cidadão Saotomense pergunto-vos: E agora? Quid yuris?

  7. Margarida lopes

    31 de Março de 2023 at 10:39

    Senhor Rafael Branco, leio e parecio o que tem publicado, porque os seus ARTIGOS RETRATAM muita verdade, a começar por si. Quando se refere ao MAL que vem do interior , é de facto REAL, e você faz parte INTEGRANTE deste MAL, pois que você COLABOROU pela situaçao politica que vivemos ATUALMENTE. Vocês sao muitos a terem contribuido para levar STP de RASTOS,no ABISMO, nesta FATALIDADE, vocês que ocuparam CARGOS IMPORTANTES que dirigiram o pais durante LOOOONNNGOS ANOS (de EMBAIXADORES a MINISTROS), com postos chaves de decisao, de opiniao etc. O que é que o senhor Rafael BRANCO fez de BOM e de BEM para STP? Cada um de vocês que ocuparam CARGOS IMPORTANTES, estavam era interessados com o vosso CONFORTO, BEM-ESTAR PESSOAL (acumular bens materiais, construindo casas, comprando CARROS, viajando, e dar-se ao luxo de sustentar dois lares com ESPÖSA oficial e BOQUITA, no seu caso era a miss VEVA SALVATERRA etc). Que MORAL tem o senhor RB para vir nos expôr como exemplo e valores morais o que é CORRETO e o que é IN-CORRETO, ou seja o que é BEM e o que é MAL? Os seus textos sao bem escritos, e dizem muita VERDADE porque o Senhor vem do inetrior desta situaço catastrofica semeada pelos governantes (cujo o senhor RB faz parte) que levou STP e o seu POVO a esta DRAMATICA e TRSITE estado. Alguém famou de ALCOOLICO que vem denunciar o estrago do alcool, eu acrescentaria que a sua postura faz lembrar o bombeiro piromeda que vai fingir apagar o fogo/incêndio (remediar ou até mesmo salvar vitimas), ora que foi ele quem o provocou.
    Senhor RB se lhe dessem de novo um grande cargo de responsabilidade, que faria o senhor para MUDAR as coisas para o MELHOR? Quais seriam as suas propostas?
    Aprecio lê-lo, poruqe escreve bem, mas nao aprecio a pessoa que você é!!!

  8. Carlos Junior

    31 de Março de 2023 at 10:48

    Na minha opnião o RB nunca mais deveria governar, mas sim continar a escrever crónicas.

  9. Rostov

    31 de Março de 2023 at 11:33

    Os Golpes hão de vir enquanto a Constituição da República, Tribunal Constitucional permitir que indivíduos corruptos, com processos engavetados, bens de origens duvidosos, crimes, violação de menores, adultério, que não conheçam e interpretem as legislações do país atropelam as leis vigentes na República estaremos como uma Porta abre fecha mas se mantém no mesmo local.

  10. Bem de São Tomé e Príncipe

    31 de Março de 2023 at 13:19

    Aquelas pessoas que estão criticando Rafael Branco, e até mesmo insultando, não compreenderam o verdadeiro sentido do texto. Ou se calhar, são daquelas pessoas, que o autor fala que” não somos honestos com nós próprios, mentimos compulsivamente, somos falsos e hipócritas” Como têm essas características psicológicas, certamente, não lhes ajudaram a interpretar bem o texto.

  11. Carlos Junior

    1 de Abril de 2023 at 13:44

    Parece-me que têm medo dos meus comentários. Relaxem sou ao favor de melhorias para todos, e sem laços partidários…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top