Vitória do Riboque campeã nacional de Basquetebol

Das seis equipas que participaram em mais um campeonato nacional de basquetebol, a turma do Vitória do Riboque sagrou-se campeã nacional após derrotar no último domingo a equipa do Sport da Baía por 95 – 45.

O basquetebol que no passado foi uma das modalidades desportivas de massas em São Tomé e Príncipe, perdeu fulgor nos últimos anos. Mesmo assim a federação da modalidade, presidida pelo jornalista Guilherme Neto, acredita que o futuro é promissor.

São Tomé e Príncipe foi recentemente eleito membro da comissão executiva do comité da Zona 4 da modalidade. «Isso irá permitir o maior desenvolvimento do basquetebol, irá permitir que STP possa fazer o intercâmbio com os países da zona e fazer com que tenhamos uma maior participação ao nível da zona 4 com realce para a formação de quadros», assegurou Guilherme Neto.

No final da competição em que o vitória do Riboque sagrou-se campeão nacional na modalidade, o Presidente da Federação prometeu aumento de número de equipas para o próximo ano. «Pensamos que no próximo campeonato teremos mais equipas. Estamos a formar atletas a nível de juvenis e juniores. Pensamos formar os quadros, já em Setembro formação de técnicos e árbitros de basquetebol», referiu Guilherme Neto.

No jogo que fechou o campeonato o Vitória do Riboque bateu o Sport Baía por 95 – 45.

Abel Veiga

.

Notícias relacionadas

  1. img
    DEMOCRATICO Responder

    É de louvar essas iniciativas , mas estamos já estamos no momento para pensar em criar condições para pratica de desporto nesse país. Não existe incentivo para pratica de desporto em STP, não basta formar técnicos e criar equipas sem pensar em estruturas para praticas dos mesmos. O campo da ex sinésia esta em péssimas condições do parque popular nem si fala , então sugeria para os partidos políticos que invés de estarem a distribuir o dinheiro para compra das consciência do nosso povo , deveriam é oferecer o jovem do nosso país um ginásio com melhores condições ou reabilitar a sinécia , de maneira que estimule mais a pratica de desporto, em varios ramos , crie mais lazer aos jovens no final de semana. Jovem precisa de coisas dessa, jovens em são tomé estão perdidos, por isso é que já começam a pensar em coisas que a 10 anos atrás não si via no nosso país. Políticos de STP dê uma atenção especial ao jovens, faz alguma coisa, deixa de colocar dinheiro na mão deles mais sim faça algo .
    VIVA JOVEM DE STP
    VIVA DJ KINEI
    VAMOS TODOS VOTAR NO KINEI NO DIA 25 DE JULHO.
    É O EXEMPLO QUE NÓS OS JOVEM TEMOS CAPACIDADE DE MUDAR E DE COLOCAR ESTE PAÍS NUMA OUTRA ROTA . VAMOS APOSTAR NA JUVENTUDE.

  2. img
    Xnove Responder

    riboque como sempre a dominar o desporto em stp,a vencer para muita inveja do Guilherme Neto que vai ter que chupar o dedinho once again,és o maior bairro do pais, um dia ainda vou ser patrocinador, fuiii.

  3. img
    BLAGA PENA Responder

    Acho que devemos criar condicoes para que os Santomense na diaspora e nao so tambem possam contruibuir no desenvolvimento do desporto em STP
    Viva Vitoria do Riboque

  4. img
    CT Responder

    Viva o Riboque.Viva kaison, Derlander.força victória de riboque ……..

  5. img
    oliveira e castro Responder

    só creio que já se devia de expulsar o malandro do “guigui”, ou jornalista guilherme neto, da presidencia dessa instituicao desportiva, pois ele ali nao faz nenhum ademais de acumular cevada na barriga, e nao tem feito nada de jeito para os pupilos a nivel desportivo.

    o treinador do snecia sim merecia grande aplauso por parte da sociedade civil, pois kueku nazaré é homem esforcado e que dá seu suor pelo desporto com prazer.

    é lamentavel ouvir as palavras que os guigui faz e ja fez em tempos aos jovens que ali treinam e treinaram e nunca se concretizaram nem se concretizam, e o pior é que nao exerce nenhum vinculo de parceria junto as instituicoes de saude no caso de um acidente de qualquer atleta, pois apenas por amor ao desporto, cada um que ali vai practicar basket, está entregue a sua sorte, mas o presidente da dita federacao é quem usufrui de todas as gorjetas que ali sao dadas em forma de patrocinio.

    curiosidade: ainda está ali o exilado italiano que se levava a ver jogos de basket, a ver se do seu terrorismo de outrora emanava algum financiamento????

  6. img
    Leopardo Responder

    Esses Jovens têm vontade….Antes da Independência a Tabela erá de vidro…. após a independência a Tabela passou a ser de tábua… Esse País esta em decadência progressiva…

    • img
      ET Responder

      Jovens com vontade sempre houve. Eu ainda jogava no snecia ha 10 anos atras quando resolveram partir para fazer obras que nunca começaram…..e para alem disso deixaram entulhos no campo que impediam qqr prática de desporto, eu mais alguns amigos limpamos os entulhos. Passado 10 anos fui de ferias e ainda se via la os entulhos ou resto dele…..a mesma tabela que sempre teve problema continuava com problema…10 anos depois. Nem um polidesportivo somos capaz de construir. Mesmo assim querem participar me torneios internacionais…mas como é que vao treinar num chao de cimento com tabela de madeira, qndo os torneios sao jogado, em pavilhoes com caixa de ar e tabela de fibra de vidro. Faz grande diferença até porque ao nivel fisico os atletas sofrem com essa diferença..Enfim

  7. img
    BLAGA PENA Responder

    Guilherme Neto Vulgo GUIGUI e uma pessao muito simples, dimanica e com muita votade de fazer coisas boas em prol de um desporto melhor para STP
    Viva Guigui

  8. img
    Ablove Responder

    A iniciativa sempre é boa mas espero nao ser como as ultimas vezes que falam-se e nada e para comessar demorar anos…

Deixe um comentario

*