Economia

Ministra das Finanças apresentou ao BAD projectos de financiamento na ordem 65 milhões de dólares

Recentemente a ministra Ângela Viegas, reuniu-se com o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, e conseguiu abrir linhas de financiamento para 9 projectos, com destaque para a realização do recenseamento da população e da habitação, a reparação de estradas e o abastecimento de água a população.

No total o governo são-tomense apresentou ao BAD, 3 projectos para adopção de água as populações, outros 3 para produção de energias renováveis, e para financiar a construção da estrada que liga cidade capital a região norte de São Tomé, e também um pedido de financiamento para instalação de sistemas automáticos de pagamento, no mercado financeiro nacional.

Projectos orçados em 65 milhões de dólares. A Ministra do Plano e Finanças, diz que teve garantias do BAD de que serão assegurados no mínimo os financiamentos para metade dos projectos.«Conseguimos localizar diversos fundos os quais se pode concorrer no BAD. E acreditamos que na pior das hipóteses mais de 30 milhões de dólares teremos como garantia das diversas intuições do BAD e do próprio o presidente do BAD», explicou a Ministra.

Em declarações ao Téla Nón, Ângela Viegas, adiantou que para instalação de sistemas automáticos de pagamentos no mercado financeiro nacional, os baerciais actuantes no país, já garantiram 2 milhões de dólares. O valor total do projecto de caixas automáticas é de 3 milhões de dólares. O donativo do BAD será de 1 milhão de dólares.

No que concerne a reparação de estrada, a Ministra disse ao Téla Nón que se trata do troço que liga cidade capital ao norte de São Tomé. Um troço em avançado estado de degradação e que de acordo as palavras de Ângela Viegas implica um grande investimento. «O Governo disponibilizou verbas para realização desta obra, a União Europeia também participa, e mesmo assim temos que procurar outros financiamentos e o BAD é um dos parceiros», sublinhou a ministra.

A realização do recenseamento geral da população e da habitação, é outro projecto incluído na proposta de financiamento. Segundo a ministra do plano e finanças o recenseamento da população está previsto para 2011.

Os nove projectos agendados deverão ser implementados até 2013. A verba será desbloqueada em tranches anuais. «Teremos as confirmações nos próximos 2 meses, e os projectos deverão ser implementados a partir de Janeiro. Mas alguns poderão iniciar este ano, por exemplo o do recenseamento geral da população e da habitação, e da instalação dos meios de pagamento», precisou a ministra.

Segundo Ângela Viegas, o Presidente do BAD, prometeu visitar São Tomé e Príncipe em 2011.

ATENÇÃO : ESTE TEXTO FOI ALTERADO POR CAUSA DE INFORMAÇÕES ERRADAS, ANTES RECOLHIDAS ATRAVÉS NA IMPRENSA NACIONAL.

Abel Veiga

    30 comentários

30 comentários

  1. tagarela

    6 de Julho de 2010 as 15:16

    Muito bem.
    Que os meios finaceiros referidos sejam, de facto, canalizados na sua totalidade para os tais projectos e não para outros fins.
    A energia renovável, uma óptima aposta para o futuro.
    O próximo governo que sair das eleições legislativas que se avizinham, terá possibilidades para resolver ou minorar, caso queiram, os problemas de água e energia e melhorar as condições rodoviárias em STP, algum dos muitos problemas que vivemos actualmente. Viva STP!!!

    • flolicanido

      8 de Julho de 2010 as 14:23

      É ISSO MESMO. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO, AMIGO TAGARELA. CONFESSO QUE NESTES ULTIMOS TEMPOS FICO INDIFERENTE PERANTE AS DOAÇOES FAITAS A S.TOMÉ E PRÍNCIPE. SAO TANTAS DOAÇÕES E POUCAS OU QUASE NADA SE FAZ PRA O BENEFÍCIO DO POVO. ATÉ QUANDO MEU PAÍS?????????

  2. Paracetamol 500mg

    6 de Julho de 2010 as 15:56

    cada uma com tissagem dela, mas esta, esta muito mal colocada….

    • DJ CABELO

      7 de Julho de 2010 as 7:30

      Parece a Madame Mim(aquela bruxa) da Disney.

      Dj Cabelo n’Area.

  3. tanguinha

    6 de Julho de 2010 as 16:26

    na tvs eram donativos
    aqui linha de crédito
    que será
    será banahada
    ou chu´chu

  4. jaka doxi

    6 de Julho de 2010 as 16:32

    A verdade é que estas noticias só aparecem em épocas eleitorais.Será mesmo verdade o que diz a Senhora Ministra?
    Vamos ver se depois das eleições estes projectos vão ser materializados.
    E pelo facto de ser um donativo como diz a Senhora Ministra os corruptos devem estar todos satisfeitos. Em tempo de campanha este dinheiro é um verdadeiro euromilhões para muitos que só vivem a custa da corrupção.
    Vamos estar todos atentos aguardando os próximos capitulos deste filme.
    Fui!!!

    • Diabinha

      14 de Julho de 2010 as 10:45

      Para responder à dúvida do Jaca Duxi:
      em relação aos outros projectos, não sei, mas quanto ao projecto de implementação do sistema de pagamento automático, posso garantir-lhe que é tudo verdade e que já está em curso desde Maio. O final do projecto deverá acontecer no inicio de 2011.

  5. rc

    6 de Julho de 2010 as 16:35

    esperemos que o fundo seja utilizado na sua totalidade e somente nos projetos inscrito, e que nao haja la gatunos para fazerem desvio de fundo, criando assim mais escandalo finaceiro e descredibilizando o pais.

  6. jaka,Fluta &Sousa

    6 de Julho de 2010 as 16:38

    Democracia e Respeito
    Estamos em periodo pre eleitoral
    Tenham vergonha vossa cara. Agora não é tempo de anunciar nada, isso ainda vos prejudica, sobretudo quando paiva no país o boato de desvio de milhões de dolares. São maus gestores, só sabem dizer inverdades. Este dinheiro é para pagar divida ao Brasil?

  7. Chicodesperto

    6 de Julho de 2010 as 16:40

    Meus caros será que entendi bem. O dinheiro é dado de graça? Será que neste mundo ainda existe alguém que da algo de graça a alguém sem receber nada em troca?
    Mas enfim já que temos este bolo cara ministra e para termos a certeza que ele será aplicado na sua totalidade seria bom que fosse criado um mecanismo de fiscalização independente (TC por exemplo) para evitar fuga de capitas e/ou corrupção.
    Compreendo que o Banco Central queira ter um sistema de pagamento automático agora os bancos privados deveriam ser eles a custear as despesas com uma instalação desse género.
    Destaco a reparação de estradas, abastecimento de água e energias renováveis como boas medidas anunciadas pela Ministra. Mas seria bom que o a país construísse as estradas tendo em conta as nossas realidade de um país que chove com muita frequência. As estradas devem ter um sistema de escoamento para evitar que passados poucos meses se deteriorem.
    Outro projecto que deveria ser implementado com maior urgência até porque temos de caminhar para o desenvolvimento turistico tem a ver com o saneamento básico e construção de habitação social. Projecto que devem ser definido no quadro jurídico de uma boa política de ordenamento territorial e estudos do impacto ambiental. Nossa terra tem Engenheiros Civis Geólogos Geógrafos temos que chamar estes homens e mulheres para absorver os seus conhecimentos. Temos de saber o que aconteceria se houvesse um terramoto ou uma inundação.

  8. Manuel Jorge

    6 de Julho de 2010 as 16:43

    Muito bonito, grandes projectos, a mim em especial me excita as energias renovaveis, mas infelizmente, e como se trata de um donativo, todo esse dinheiro perdera no no abismo do campo de milho e nas quintas espalhadas em sao tome. ‘E extranho que gurgulho tiny nao est’a metido nisso.

  9. João gonçalves

    6 de Julho de 2010 as 17:41

    Efectivamente isso é só blafs, pois como estamos no período pré-eleitoral tudo o que vem na rede é sempre peixe e bom para beliscar.
    Senão vejamos há quanto tempo se fala desses ambiciosos projectos, convenhamos!
    Talvez isto será uma forma de pagar o crédito ao Brasil, e nisto pessoas há que um dia virão pagar por mais um destas, comem, roubam, devirtam-se nas melhores e nas boas e depois o Zé-povinho é que paga as facturas, e é isso que se chama estado de direito democrático, todos saem impúnes duma autêntica falcatroa e vão concorrer às legislativas para se encobrirem na capa dos Deputados, só que desta vez não haverá esconderijo para ninguém, uma vez que pela lógica o partido ganhador das próximas eleições será o ADI com provas sobejamente conhecidas,pois todo o cidadão com capacidade eleitoral já mediu a temperatura dos factos e dos actos logo o ADI no poder os malfeitores irão para os devidos lugares, pois não deve ser o povo a pagar pelas suas falcatroíçes, chega e basta.É com este tipo folia que os nossos actuais governantes querem permanecer no poder para fazerem o que lhes der na telha,por isso é bom que o ADI exorte ao povo dessas maquiaveliçes do poder actual.Dentro de dias o Sr.Carlos Tiny virá anunciar a proeza que conseguiu para os Caboverdianos e seus descendentes aqui em S.tomé dos Bónus conseguidos do Estado Luxemburguês, tudo graças a mais valia e desempenho do Governo do Dr.José Maria Neves, e não das comadres MLSTP/PSDvsPCD, e que os Caboverdianos e seus descendentes fiquem de olhos postos neste Bónus, para não ter o mesmo caminho da verba posta a disposição pelo Governo Brasileiro, porque em matéria de usurpação de bens públicos estas duas comadres casadas no poder têm renome e poucos ou nada ninguém as tire esse record, por isso invejam a mestria do Dr.Patríce Trovoada e o ADI na governação, e que por lógico desempenho soube o fazer em escassos três(3)meses antes do golpe parlamentar dado em conluio por estas duas comadres que por infelicidade de destino têm choramingando pela perpetuação no poder junto à este povo já sobejamente marterizado e maltratado.Já agora com o propósito do fenómeno Banho de que tanto se fala, é tão simples a sua irradicação que de seguida dou a receita aos demais.Se votar é um dever cívico, claro está que é obrigatório sob pena de algumas mediadas coersivas serem aplicáveis aos infractores, daí que dever-se-ia conceder a todos os cidadaõs com capacidade eleitoral uma certidão do exercício deste acto de modo que este na feliz busca dum emprego ou outro bem social ser-lhe-ia exigido o tal certificado, desta forma todos e sem exepção nenhuma iriam votar, em detrimento de verem os seus direitos também limitados pelo facto de não o terem feito, e assim estriámos a acabar com o dito fenómeno Banho que em nada é salutar para o desenvolvimento duma Nação,e por outro lado já ajudaria o Gabinete de Apoio a Comissão Eleitoral Nacional a manter-se em definitiva operacionalidade, e nunca mais iria surgir os furtos que esta Comissão foi alvo em tempos não muito longo.Depois numa outra oportunidade abordarei aspectos ligados a este furto premiditado.

  10. Leopardo

    6 de Julho de 2010 as 17:41

    Estamos rodeados de projectos em STP, no qual gasta-se mui dinheiro e faz-se pouco…há necessidade de haver mais rigor nesses projectos da parte do governo… Queremos obras com qualidade Senhora Ministra.

  11. ARROZ DOCE

    6 de Julho de 2010 as 19:03

    Perdão da divida com Brasil

    Fala com O Brasil para perdoar a nossa divida e gente vai dançar samba com eles um dia.
    Brasil ja foi país altamente em divida.
    Estava falido.
    Éra o mau exemplo de pais que lidava com Banco Mundial e FMI
    SÃO APENAS 5 MILHÕES.

  12. Izaquente doce

    6 de Julho de 2010 as 19:07

    O senhor Arroz deve estar a brincar. sò pode ser.
    Um país é gerido por pessoas, e quando estas pessoas caiem em descredito, não há nada a fazer. Uma simples renovação da classe politica pode ditar o rescalonamento da divida. Afastar os mentores deste duro negocio ainda que de forma temporaria. Extinguir a STP Traiding, formar outra empresa e negociar com O Brasil cara nova, sem barba e sem bigodes.

  13. Vitorino

    6 de Julho de 2010 as 19:34

    Mais fundos para desvios!
    De antemão já se pode afirmar que isso tudo não passa de conversa eleitoral!
    É sempre a mesma conversa! Pois, sempre dá-se ênfase a quantidade de dinheiro envolvido e nunca nos projectos em causa!
    A senhora ministra devia é se explicar onde foi parar o dinheiro da venda de acções da ENCO a Sonangol. É isso que queremos saber pois, estão a terminar o vosso “mandato” e devem é apresentar conta ao país e não vir cá fazer propaganda!

  14. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    6 de Julho de 2010 as 23:10

    ….desde que não seja para financiar os bolsos de cada um e alimentar as viagens fantasmas de um mês do Presidente da Republica….!!!!!!

  15. Moreno

    7 de Julho de 2010 as 8:17

    Se e real o que diz a senhora ministra, claro que seria muito bom para STP. como estamos em fase de campanha eleitoral cada um fala o que quer para que uma vez mais esse povo martir acredite e possa votar neles.a ver vamos , mas sem duvidas seria muito bom para o STP usar a verba para iniciar o desenvolvimento do pais.estamos atentos.nao brinquem mais com o povo.

  16. Izaquente Salgado

    7 de Julho de 2010 as 16:54

    Rotina de sempre
    Em cada 4 ou 5 anos governantes e Sao Tome e principe escalam CAbo Verde a procura de apoio politico. O MLSTP faz isso com frequência. Acha que assim conseguem algo? Qual é a conclusão pratica dos acordos assinados com o DR Posser da Costa, quando foi 1º Ministro. Qual é o resultado prático? Nada * Nada.
    A Forma como os dirigentes caboverdeanos lindam com a coisa pública, levaria uma geração toda de santolas toda a vida. Eles dão satisfação aos parceiros, justificam com relatórios e obras fisicas, ajudam no combate ao trafico e o crime organizado, aceitam o P.corps como parceiros de desenvolvimento e trabalham com carinho. A oposição governa nunm estado de direito democratico.

  17. Nega

    8 de Julho de 2010 as 8:16

    Vamos ver se é realmente verdade o que a Sra. Ministra fala, e se, for verdade espero que nenhum espertalhão corrupto meta a mão na massa e que os projectos sejam executados na totalidade. esperemos para ver o que vai dar depois das eleições.

  18. yure pereira

    8 de Julho de 2010 as 11:01

    chega de sobstimar o esforço dos outros enquanto outros fazem vucês andam ha criticar nosso país n ker mais esses tipos de pessoas keremos kem dar o seu contributo keresmo pessoas com iniciativas e orientasões! chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa deicha guverno de Rafael Branco trabalhar conforme ha pessoa ideal para levar nosso santomé e Principe para um porto certo n tenho nenhuma referêccia politica e nunca gostei de Rafael Branco na qualidade de sidadão mais na qualidade de homem com objectivos concreto ai sim acho pessoa ideal para guverna nosso STP

  19. Ciosmy Power

    8 de Julho de 2010 as 14:50

    em primeiro lugar gostaria de saber quais informações que foram alteradas?

    porque esses políticos estão cheios de papos furados, essas informações seriam muito boa, se fosse verdade, mas já não se confia na palavra que sai da boca dessas figuras.
    Desde 1992 se não estou enganado que foi feito o último censo,e é com esses dados que estão na base para o cálculo de vários indicadores económico do país.
    Quer dizer que já há varios anos que não se conhece o Pib per capita real do País.

  20. telá glave

    8 de Julho de 2010 as 16:32

    chega sofrimento nesta terra, o povo merece ser considerado como pessoa não como vosso cão que tem boa alimentação diaria,pelo visto vcs consideram camada pobre como voador panha…,deixa de ser malfectores.

  21. Lima

    8 de Julho de 2010 as 17:14

    Ora mais dinheiro para enrequecer alguns. Madame Mim desta vez eu tb quero…. Vejamos se não conseguimos gerir os 5 milhões de dólares do Brasil, iremos conseguir gerir 65 milhões? Cuidado, neste momento de campnha muito Bla,bla,bla,bla, será q a Madame Mim não fez confusão com um mini-projecto de 65 mil euros para compra de tubos de canalização de agua potável para população?

  22. bijeca

    8 de Julho de 2010 as 22:16

    isso tudo,é só para aumentar mais percentagens nas .contas dos curruptos da linha de frente em s.tomé.

  23. bijeca

    8 de Julho de 2010 as 22:22

    com esse dinheiro,tente mudar de fegura,és tao linda…!

  24. Medeiros

    9 de Julho de 2010 as 1:11

    já sabemos a onde vai esses fundos todos
    !!
    sou da opinião que nosso mais deviar deixar de receber qualquer ajuda que fosse
    Nascemos pidintes e morremos pidintes
    nunca mais esse povo vai pensar em cultivar a terra para poder sustentar a sua enconomia ,,, raio que parte de pais !!
    Mais a onde esta Deus ????
    ATÉ quando vamos assistir essa novela ??
    Sinceramente sera que esses nossos politicos esquecem que existe a morte ? teem coração ??
    Ser santomense podia ser uma graça divida
    mais é uma mediocridade e fora do normal ..

  25. Fernanda Alegre

    14 de Julho de 2010 as 21:20

    mas uma vez o governo adquiri o financiamento para canalização d água potavél….acredito k nada sera feito a n ser «roubar» e mais nada…

    Que país é esse k só depende de ajuda de outros…será k STP é tão pobre axim…
    palermas…vçs nem têm vergonha…

  26. ZAA

    27 de Julho de 2010 as 21:20

    O BRASIL NUNCA ESTEVE FALIDO [O BRASIL TINHA MUITOS INCOMPETENTES E LARÁPIOS NO GOVERNO] AINDA TEM MAIS BEM MENOS [[[[[[[[[[[[[[[[[[[ QUER NEGOCIAR COM A EUROPA E USA VAI SE FERRAR ELES QUEREM O LUCRO SÓ PRA ELES ]]]]]]]]]]]]]]TEM QUENEGOCIAR COM GOVERNOS HONESTOS [[[[[[[[[EX LULA]]]]]]]]]]]

  27. Dr.Amado(Vulgo Sacapapo)

    1 de Agosto de 2010 as 13:17

    Pelo que vi nada feito nas Finanças Publicas de STP,continuo a dizer que neste País muitos sonham,mas nunca chegam a sonhar nada de concreto para defender interesse das Finanças Publicas em STP,em especial esses Governantes corruptos,eles bem sabem se as Finanças estiver bem organizadas não havera estratégica dos mesmos efectuar nada de corrupção fugindo impostos e utilizando abusivamente verbas do ORÇAMENTO DO ESTADO para bens pessoas,espero que der e vier Governo que for eleito organizem a maquina fiscal do PAÍS para acabar com a corrupção e abuso de bens do Estado e abuso do poder…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo