Destaques

Primeiro centro Comercial de STP foi inaugurado

O empreendimento construído com capital privado da República Popular da China, foi inaugurado e nesta primeira fase dá emprego a 70 são-tomenses. As lojas que fazem parte do Centro Comercial deverão ser abertas nos próximos tempos e vão elevar o número de empregos para mais de 200.  O projecto de operadores privados da China, foi lançado em julho do ano 2014. Passou por várias peripécias, mas chegou ao fim.

Construção de centros comerciais na ilha de São Tomé, marcou acção política dos governos dos últimos anos. Em março do ano 2012, o país recebeu a notícia de que vai ter o maior centro comercial da África Central. Notícia dada aos são-tomenses pelo então Primeiro Ministro Patrice Trovoada após uma tournée internacional, que teve escala nos Emiratos Árabes Unidos.

Na altura foi anunciado que um grupo privado dos Emiratos Árabes Unidos, estaria a fazer estudos para instalar o maior centro comercial da África Central no território são-tomense.  «Eles já estão a fazer alguns estudos para depois negociarmos o contrato definitivo. Mas tudo leva a crer que se chegarmos ao contrato definitivo ainda este ano as obras devem arrancar», garantiu o Primeiro-ministro em 26 de Março de 2012.

.De concreto São Tomé e Príncipe, viu o seu primeiro centro comercial a ser inaugurado na última semana e pelas mãos de operadores privados chineses. 

Num mercado liberal, a concorrência é salutar, e pode ser que no quadro da agenda de transformação do país em curso, tudo é possível. Pode ser que o maior centro comercial da África Central, venha a nascer em São Tomé pelas mãos dos Emiratos Árabes Unidos.

Abel Veiga

19 Comments

19 Comments

  1. Martelo da Justiça

    27 de Novembro de 2016 at 13:43

    Construção em São Tomé do maior Centro Comercial da África Central?? Tenho muitas dúvidas!!. Tantas promessas desse Primeiro Ministro que ainda não vi nada. Com todas as dificuldades e as imperfeições que se reconhece, o Centro Comercial dos Chineses já é uma realidade. Para já com a criação de um numero considerado de emprego para jovens e outras vantagens para a economia nacional.
    Foi pena este Governo de ADI não ter permitido a continuação dos grandes projetos do governo de Gabriel Costa apadrinhado por Pinto da Costa. Como estão lembrados, houve tentativa deste Governo para bloquear este Centro Comercial que o Senhor Ministro inaugurou agora com pompa e circunstância.

  2. Carlos Correia junior

    28 de Novembro de 2016 at 8:24

    A intenção inicial era e é boa. Mas este Governo meteu a sua colherada no negocio, sobretudo o PT que agora é camba do chinês, e agora está ai esta obra vergonlhosa. Acabamento horrível, ocupação do espaço pouco racional, organização dos produtos medíocre.
    Nem sequer lembraram de limpar devidamente a vidraça.
    Resumindo e concluindo este Centro Comercial, parece um grande Armazém de Cacau no coração da cidade.
    Estragaram a estrada e deixaram-na como está?
    Não sei onde andava o Ministro das Obras Públicas e a sua instituição.
    Péssimo, muito péssimo

  3. explicar sem complicar

    28 de Novembro de 2016 at 9:43

    ADI – DESAVERGONHADOS.
    Fizeram tanto,impedindo a construção deste centro.Soltaram Palaies, Motoqueiros ANDIM MÉDIA na rua com a Jornalista dei-a gela TÂMARA ÁGUAS para impedir a construção deste centro.
    Agora pegaram nas próprias mãos e DERAM BOFETADA NA PRÓPRIA CARA.
    ADI com Arlindo Ramos, Kiney etc fora lá com cara de sem vergonha INSIGURAR O CENTRO COMERCIAL QUE NÃO QUERIAM,porque queriam e não não tinham recebido LUVAS nas mãos dos chineses.

  4. Nuno Miguel De Menezes

    28 de Novembro de 2016 at 10:09

    In Europe such as Portugal Within Mall Box ATM there, I hope that this center exists commercial payment by credit card and ATM cash too.
    It does not hurt Visa Card Just be internal system only works in Sao Tome and Principe.
    Later maybe My Card Gold goes running in Sao Tome and Principe.

    Na Europa Como Por Exemplo Portugal Dentro de Centro Comercial existe Caixa de Multibanco, Espero eu que neste centro commercial existe Pagamento com Cartao de Credito e tambem caixa de Multibanco.
    Nao Faz mal cartao Visa Seja apenas sistema Interno, apenas funciona em sao Tome e Principe.
    Mais Tarde quem sabe O meu Cartao Gold passa funcionar em Sao Tome e Principe.

    Nuno Menezes
    ( Lincoln, Reino Unido)

    • Eu

      30 de Novembro de 2016 at 13:05

      Não sabe português, está a querer falar Inglês. Sinceramente.

    • Nuno Menezes

      30 de Dezembro de 2016 at 11:08

      Eu:

      Eu Te digo que muitas das vezes as aparencia enganam.

      A sua Personalidade o seu Medo, faz com que o Senhor (Eu) do Sexo Masculino Ou Feminino esconde o seu Original Nome seu Proprio Nome, eu Pessoalmente uso Meu Nome em tudo que assim faco.

      Quando nao sou Capaz de analizar uma noticia ou comentar a mesma Eu Pessoalmente nao comento a mesma noticia, e nem escrevo algo para entrar conflito ou Provocar situacoes.

      Eu
      Eu te digo chau Bye

      Nuno Menezes
      Reino Unido,Lincoln
      United Kingdom,Lincoln

    • rapaz de Riboque

      2 de Dezembro de 2016 at 23:29

      não sejas idiota escreve em português não mostres que es mais esperto do que os outros cara de burro comes os assentos todos vai aprender a escrever portugues

    • Celso Monteiro

      1 de Junho de 2017 at 11:08

      Sr. Nuno, desculpe lá mas esse seu inglês…porra.

  5. precisamos de pessoas serias

    28 de Novembro de 2016 at 10:54

    Sinto-me furioso com com assunto em epígrafe.Porque todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam para trás, são chamadas de memórias. Outras nos levam para frente, são chamadas sonhos. Pronto quem ainda não sabe que vivemos de sonho e no sonho.
    Assim Começa o DUBAI.

  6. Madiba

    28 de Novembro de 2016 at 17:27

    Centro Comercial de S.T.P. vai empregar 70 santomenses!Quantos postos de trabalho não vai aquele armazém destruir em S. Tomé? Nosso país precisa realmente deste tipo de investimentos? Isto vai mesmo combater a pobreza? Vai mesmo diminuir o desemprego? Vai aumentar o nosso PIB-Produto interno bruto? Vai equilibrar a nossa balança comercial? Onde estavam os economistas aquando da assinatura deste terrível acordo de vender comida e restos de décima quinta mão, num armazém que na Europa nem os porcos rejeitavam? Mas que porcaria é esta de Centro Comercial? Nós os santomenses somos pequeno e pobres mas merecíamos outro tratamento. Mas como é que pega num país entrega um punhado de estrangeiros para que façam dele o que lhes apetece? São libaneses, nigerianos e agora chineses! Onde vamos chegar com esta política de importação exacerbada? E o próprio edifício que é uma autêntica sujeira? Na China faz-se assim?

  7. precisamos de pessoas serias

    29 de Novembro de 2016 at 11:15

    Quando vi isso no mesmo momento SORRI com uma vista e CHOREI com outra…

  8. Ralph

    29 de Novembro de 2016 at 23:25

    Em inglês, temos uma expressão para descrever este tipo de construção – um elefante branco. O que quer dizer algo grande e caro pelo qual pouca gente quer ou usa. Estes edifícios tendem a parecer ideias boas aos políticos da altura e dão oportunidades fotográficas mas logo acabam por se tornarem inúteis. Espero que isto não seja a verdade neste caso.

  9. Jorge Trabulo Marques

    30 de Novembro de 2016 at 1:40

    Ao menos podia ter sido escolhido outro local – Ao lado de uma das mais antigas igrejas, e numa zona história, se não é uma barbaridade, anda lá próximo, pois creio que foi uma opção de mau gosto – Em Portugal, temos os centros históricos das principais cidades, transformadas em autênticos bazares chineses – Agora, também de libaneses e indianos – E. STP vai pelo mesmo caminho: – Dizia-se que a globalização iria trazer mais oportunidades de negócios ao ocidente, mas passou-se precisamente o fenómeno contrário: as fábricas europeias foram deslocalizadas para a China e India, onde a mão-de-obra é paga ao nível da tigela de arroz, e, os artigos ali produzidos passaram depois a ser escoados e vendidos através de milhares de lojas orientais na Europa, África e no resto do Mundo – O recém-eleito candidato republicano, Donald Trump, diz que quer pôr um travão nessa balbúrdia – Longe de admirar o seu perfil mas penso que nisso, tem toda a razão – A liberalização do comércio, apenas favoreceu os países asiáticos e, naturalmente, os ocidentais que jogam com eles
    Ter bem presente o que se passou em Portugal: primeiro com a moda dos Centros Comerciais, agora com a multiplicação dos bazares e centros comerciais orientais –Mais desemprego e miséria – Belmiro diz que sem mão-de-obra barata «não há emprego para ninguém» – Em Portugal, os Continentes da Sonaes e as grandes Lojas dos Pingos doces, arrebentaram com o pequeno comércio e transformaram o Belmiro de Azevedo e o Alexandre dos Santos, nos homens mais ricos de Portugal – Em São Tomé, dizem que o 1º Centro Comercial, vai criar 200 postos de trabalho mas alguns milhares de pequenos comerciantes, vão ficar sem trabalho – Ricos mais ricos e pobres mais pobres – E depois não se estranhe que as pessoas vão roubar para sobreviver Filosofia capitalista, é a de promover o açambarcamento e não o desenvolvimento; servindo-se da mão de obra escrava

    • Analista

      13 de Dezembro de 2016 at 11:24

      Lembro da última vez que eu disse nos meus colegas, seria eu fazia parte de algum partido , chamava os jovens para rua para proibir essa construção, porque da última vez cá em Portugal proibiram a construção de prédios ao lado da igreja, e é o mesmo que deveriam fazer lá . O supermercado ainda não acabou , porque falta sítios para terminar.
      Mais o país é governado pelos curuptos e familiares curptas, um país que para trabalhares, praticamente tens que subornar as pessoas para trabalhar.

  10. Nuno Miguel De Menezes

    7 de Dezembro de 2016 at 12:53

    I add also to be the first commercial center of Sao Tome and Principe, this same center deserves a Multibanco center to habituate people, the example how it works in Europe.
    Having an Internal Visa System does not hurt so much, and here in England there is also the same Visa Internal System.
    As well?
    The opening of the bank account here within England for the first time, the first card is called Visa Card Cash card, that same card does not work in Portugal, Spain, United States.
    This same card only works within England, allows withdrawal of money in ATMs and also make payment in shopping centers.
    I have seen in the other previous news that; Sao Tome and Principe has ATM machine in operation.
    And a New Shopping Center, deserves a box of these Posta By the Banking services in Sao Tome and Principe and with the Cooperation CST of Sao Tome and Principe.
    This gives a good image both for the people of Sao Tome and Principe and also for the tourists who are going to live or spend the holidays.
    Ate leads them to open a bank account to have access to ATM card.

    Nuno Miguel Menezes
    (United Kingdom, Lincoln)

    Acrescento tambem por ser primeiro centro commercial de Sao Tome e Principe,este mesmo centro merece uma central de Multibanco para assim habituar as pessoas,o exemplo como funciona na Europa.
    Tendo um Sistema Visa Interno nao faz mal, tanto ‘e que aqui dentro da Inglaterra tambem existe esse mesmo Sistema interno Visa.
    Como assim?
    A abertura da conta bancaria aqui dentro da inglaterra pela primeira vez, o primeiro cartao se chama Visa Card Cash card, esse mesmo cartao nao Funciona em Portugal,Espanha,Estados Unidos.
    Esse mesmo cartao apenas funciona dentro da inglaterra, permite retirada de dinheiro nas caixas de Multibanco e tambem fazer pagamento nos centros comerciais.
    Tenho visto nas outras noticias anteriores de que; Sao Tome e Principe Ja tem caixa de Multibanco em Funcionamento.
    E um Novo Centro Comercial, merece Uma caixa dessas Posta Pelo servicos Bancarios em Sao Tome e Principe e com a Colaboracao CST de Sao Tome e Principe.
    Isso Tudo da uma boa imagem tanto para o Povo de Sao Tome e Principe e Tambem para os Turistas que la estao a viver ou passer as ferias.
    Ate leva a eles abrirem uma conta bancaria para assim ter acesso a cartao de Multibanco.

    Nuno Miguel Menezes
    (Reino Unido, Lincoln)

  11. Joao Lourenço Bata

    12 de Dezembro de 2016 at 10:33

    Acho que o Governo, deve com urgência porque não fica bem:
    1- Mandar por a estrada em frente ao Centro Comercial como estava antes;

    2- Acabar com esta pouca vergonha de parque de estacionamento dos HIACES e Motoqueiros de fronte a este mesmo Edifício.

    3- Mandar abrir uma porta alternativa para casos de emergência.
    4- O Povo agradece

  12. Juro Por Deus

    23 de Dezembro de 2016 at 9:52

    Dentro da Inglaterra aconteceu a mim por varias vezes, no centro commercial fazendo eu as compras nao tinha Dinheiro suficiente, e o meu cartao era na altura apenas cash card nao dava para fazer pagamento.

    Tive que ir primeiro a ATM que fica mesmo ao lado do Centro commercial para assim fazer o levantamento para eu assim pagar as minhas compras e ir para casa.

    Imagina:
    Se dentro do centro commercial nao tivesse ATM caixa de Multibanco tinha que ir a cidade ao banco Levantar.
    Isso Pessoalmente nao ‘e agradavel para ninguem.

    Um ATM caixa de Multibanco neste centro commercial seria uma boa ideia e outra coisa aonde esta a caixa de Multibanco uma Camera de Filmar CCTV Camera virada so para (ela) a caixa de Multibanco.

    Se o centro commercial tiver tambem CCTV Camera sera uma maravilha
    para reforçar a segurança para o bem estar material e pessoal.

    E uma compania de seguranca na operacao de CCTV camera e nao so apenas.

    Atencao:
    Esse Primeirocentro commercial de Sao Tome e Principe Merece isso Tudo e amanha os proximos virao e seguir exemplo do Primeiro.

    CCTV Camera sai muito carro?
    Pois…. apenas uma camera(CCTV Camera) na porta Principal a ver quem entra e quem sai!!!
    Existe CCTV Camera a mesma gira e apanha o Angulo que nos queremos.

    O primeiro Centro Comercial merece isso tudo, temos que cuidar limpar como se fosse o nosso filho, e amanha os nossos filhos fazem igual para assim estimar e abençoado com a ajuda das Outras pessoas e Paises.

    Juro Por Deus
    United Kingdom,Lincoln
    Reino Unido, Lincoln

  13. Juro Por Deus

    23 de Dezembro de 2016 at 10:05

    Dentro da Inglaterra aconteceu a mim por varias vezes, no centro commercial fazendo eu as compras nao tinha Dinheiro suficiente, e o meu cartao era na altura apenas cash card nao dava para fazer pagamento.

    Tive que ir primeiro a ATM que fica mesmo ao lado do Centro commercial para assim fazer o levantamento para eu assim pagar as minhas compras e ir para casa.

    Imagina:
    Se dentro do centro commercial nao tivesse ATM caixa de Multibanco tinha que ir a cidade ao banco Levantar.
    Isso Pessoalmente nao ‘e agradavel para ninguem.

    Um ATM caixa de Multibanco neste centro commercial seria uma boa ideia e outra coisa aonde esta a caixa de Multibanco uma Camera de Filmar CCTV Camera virada so para (ela) a caixa de Multibanco.

    Se o centro commercial tiver tambem CCTV Camera sera uma maravilha
    para reforçar a segurança para o bem estar material e pessoal.

    E uma compania de seguranca na operacao de CCTV camera e nao so apenas.

    Atencao:
    Esse Primeiro centro commercial de Sao Tome e Principe Merece isso Tudo e amanha os proximos virao e seguir exemplo do Primeiro.

    CCTV Camera sai muito carro?
    Pois…. apenas uma camera(CCTV Camera) na porta Principal a ver quem entra e quem sai!!!
    Existe CCTV Camera a mesma gira e apanha o Angulo que nos queremos.

    O primeiro Centro Comercial merece isso tudo, temos que cuidar limpar como se fosse o nosso filho, e amanha os nossos filhos fazem igual para assim estimar e abençoado com a ajuda das Outras pessoas e Paises.

    Juro Por Deus
    United Kingdom,Lincoln
    Reino Unido, Lincoln

  14. Filho de Sao Tome

    6 de Fevereiro de 2017 at 12:31

    Eu penso que o principal é acabar com a dependencia externa que o país têm neste momento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top