Política

XV Governo Constitucional chefiado pelo jurista Gabriel Costa toma posse hoje

Sob a tutela de Gabriel Costa, o novo governo conta com 10 pastas ministeriais. Jovens quadros dominam o XV executivo, que, no entanto recuperou para si, um dos dinossauros da governação em São Tomé e Príncipe. Trata-se do Tenente Coronel Óscar Sousa, novamente Ministro da Defesa e Ordem Interna.

Ministério da Defesa e Ordem Interna é o primeiro anunciado pelo decreto presidencial 25/2012. Óscar Aguiar Sacramento e Sousa, Tenente Coronel na reserva, por sinal um nome já rotineiro  nos decretos presidenciais que criam governos em São Tomé e Príncipe, com destaque para o sector da Defesa e Ordem Interna.

Oscarito, como é vulgarmente conhecido no país, esteve presente em todos os momentos políticos a liderar o sector da defesa e ordem interna. Foi assim durante boa parte dos primeiros anos da independência nacional, mas também na chamada segunda república, que começou com a democracia pluralista em 1991. Depois do golpe de estado de 2003 foi chamado para dirigir na altura o na altura sublevado sector da Defesa e Ordem Interna.

Dirigiu o sector até o ano 2008, período em que conseguiu forçar, que armas de guerra que tinham sido retiradas do quartel durante o golpe, fossem devolvidas à instituição militar. Mais tarde destacou-se no controlo da sublevação NINJA(polícia de intervenção rápida). Conseguiu neutralizar a sublevação Ninja, e a desactivação daquela unidade de polícia especial.

Para além de ministro da defesa e ordem interna, tanto na primeira como na segunda república, Óscar Sousa, foi também ministro da Agricultura durante o período de partido único e ministro do equipamento social e ambiente na década de 90, portanto na segunda república. É militante do MDFM-PL.

Natália Pedro da Costa Umbelina Neto, é a nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades. Natural da ilha do Príncipe, Natália Umbelina, como é mais conhecida no país, desempenhou até terça feira o cargo de Secretária do Governo Regional da ilha do Príncipe para Assuntos Sociais. Doutorada em história, curso feito em França. Foi Secretária Geral da Comissão Nacional da Unesco, durante 2 anos, e inspectora da educação. Figura independente.

Ministro do Plano e Finanças, é Hélio Silva Vaz d´Almeida. Um jovem quadro do Banco Central de São Tomé e Príncipe, formado em economia, e ligado ao MLSTP/PSD.

Para dirigir o amplo sector das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, o primeiro ministro Gabriel Costa, escolheu Osvaldo Cravid Viegas d´Abreu. Jovem engenheiro do sector petro-químico. Trabalhou na agência nacional de petróleo. Competente na área de petróleo, publicou vários artigos sobre o dossier aqui no Téla Nón. Há alguns anos, que Osvaldo Abreu, é quadro contratado pela empresa norueguesa de petróleos PGS. Agora abandona o compromisso profissional com a empresa norueguesa para dar o seu melhor por São Tomé e Príncipe. Osvaldo Abreu é militante do MLSTP/PSD.

António Álvaro da Graça Dias, jovem dinâmico, fortemente ligado à agricultura, é o novo ministro da Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural. António Dias, foi o arquitecto nacional da Cooperativa de Exportação do Cacau Biológico. Os agricultores conhecem-no e ele conhece a agricultura são-tomense. É militante do PCD.

O novo governo criou a pasta do Comércio Indústria e Turismo. Demóstenes Vasconcelos Pires dos Santos, jovem economista é o novo ministro. Milita no PCD.

Ministra da Justiça, Administração Pública e Assuntos Parlamentares, é a jurista Edite Ramos da Costa Tenjua. Figura ligada ao MLSTP/PSD.

Leonel Pinto d´Assunção Pontes, médico delegado da área de saúde do distrito de Mé-Zochi, é o novo ministro da Saúde e Assuntos Sociais. É indicado como sendo militante do MDFM-PL.

Jorge Lopes Bom Jesus. Linguista, militante do MLTP/PSD, ex-vice presidente do partido regressa ao Ministério da Educação, Cultura e Formação. Uma casa que conhece bem, pois de lá saiu no ano 2010.

Ministro da Juventude e Desporto, chama-se Albertino Francisco Boa Morte. Quadro da empresa de telecomunicações CST, o jovem é mestrado em tecnologias de comunicação, e licenciado em matemática informatizada. É militante do PCD.

Esta equipa ministerial é chefiada, pelo Jurista Gabriel Costa. Até a última semana era bastonário da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe. Jurista Formado em França, Gabriel Costa, foi Primeiro Ministro do primeiro Governo de Unidade Nacional no ano 2002. O seu mandato foi interrompido 6 meses depois, por um decreto do então Chefe de Estado Fradique de Menezes, que o tinha convidado ara ser Primeiro Ministro de um governo em que o MLSTP/PSD tinha sido vencedor das eleições legislativas.

Gabriel Costa, foi embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, e também ministro da Justiça na década 90. Foi militante e membro fundador do partido ADI. Convulsões internas na ADI, forçaram o seu afastamento e de outros dissidentes que acabaram por criar o partido UDD, sem assento parlamentar.

Hoje Gabriel Costa e os seus 10 ministros, vão ser investidos pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa, numa cerimónia que terá lugar no Palácio do Povo.

Abel Veiga

    117 comentários

117 comentários

  1. malebobo

    12 de Dezembro de 2012 as 8:57

    haver vamos, rumo ao desevolvimento, stp, somos todos familias

    • Bingo

      12 de Dezembro de 2012 as 9:44

      Quem deveria estar a preparar-se para tomar posse hoje como primeiro-ministro e chefe de um governo liderado pelo ADI é o Dr. Agostinho Fernandes.

      Não está a tomar posse porquê?

      Um bom dia a todos.

      • Helves Santola

        12 de Dezembro de 2012 as 10:16

        Porque Patrice Trovoada ñ deixou!!

        • Verdade dói

          12 de Dezembro de 2012 as 14:29

          SERÁ QUE DÁ PARA VOCÊS PARAREM COM ISSO? QUE A VERDADE SEJA DITA, ESSE NOVO GOVERNO TEM FIGURAS QUE PROMETEM. VOCÊS JÁ TINHAM COMBINADO COM AGOSTINHO TODO VOSSO ESQUEMA (ESCONDIDO), SEM SE PREOCUPAREM COM AS CRISES QUE VOSSO CHEFE PT ENFRENTAVA. AGORA BEM FEITO A VOCÊS TODOS. E POR FAVOR, DEIXEM O XIV TRABALHAR. ATÉ PARECEM BEBÉS DESMAMADOS. Chi muclucú fé xintxe mata sum dê ê ca potó ni són plumêlo. (vão lá perguntar os mais velhos o significado disto, está em foro).

          • SANTOLA 100%

            9 de Janeiro de 2013 as 20:11

            vai pro caralho sô filho da puta…

      • leucadio

        12 de Dezembro de 2012 as 14:50

        O Agostinho saberá certamente esperar!
        Mas, acho que ja somos suficientemente adultos para acreditarmos em tudo que nos dizem (tanto de um lado como do outro). Alguèm teria alguma ilusão que havia hipoteses de, na presente conjuntura política se presenciasse hoje a tomada de posse de um governo do ADI?? Nem com Agostinho, nem com o Salvador e nem tão pouco com o pacífico Vila Nova, ja estava tudo escrito que o poder tinha que passar de mãos. Não se esqueçam que uma das condições apresentadas ao ADI era o de garantia de sustentabilidade parlamentar, algo que ja se sabia, impossivel de alcançar no actual contexto. Portanto deixemeos de conjunturas: os “deuses” da política de STP ja haviam escrito nos seus almanaques que o XV governo não podia ser do ADI, ponto final.

        • Bingo

          12 de Dezembro de 2012 as 16:46

          Luecadio:

          O XV governo teria sido do ADI,sim, e teria sido chefiado pelo jovem Dr. Agostinho Fernandes.

          E teria sido a solução ideal.

          O Dr. Agostinho Fernandes paga o preço de pensar pela sua própria cabeça, de não usar insultos como arma política, de respeitar o chefe do Estado e todas as instituições do país, incluindo os partidos da oposição.

          Foi por isso e só por isso que Agostinho Fernandes não foi empossado hoje.

          Mas não há problemas:

          se alguém sai a ganhar desta crise, com estatura reforçada nacional e internacionalmente, é Agostinho Fernandes.
          Ele que não malbarate esse capital.

          Passar bem!

      • Luis Dondoia

        31 de Maio de 2013 as 2:37

        Enquanto o PT for presidente do ADI ele é que manda no partido que o escolheu em congresso .
        O Sr PR não pode emiscuir-se na vida dos partidos , sob a pena de deixar de ser imparcial , como foi .
        Este governo é um governo de iniciativa Presidencial e como tal não pode ser constitucional porque não essa Maioria que o Povo para Governar mesmo que relativamente .

        Se os deputados do ADI abandoram em Bloco ( facto que não concordo mas foi opção estratégica do ADI para fazer cair a Assembleia pela lei ) a Assembleia para não haver instabilidade intitucional desta que fucionou em plenarias e nas comissões sem Quorum (Quase 46% )
        Estamos entregues aos bichos qualquer dia comem-nos ´Verdes .

    • Povo diz

      12 de Dezembro de 2012 as 10:46

      Meus irmãos(POVO das ilhas maravilhosas), sãotomenses, não se deixem serem enganados pelo Presidente da República,nós já fomos escravizados por esse senhor durante 15 ou mais anos.Abrem o olhos. O partido que tinha que estar no poder legitimamente é ADI, Cujo foi eleito pelo povo. Agora O País retrocedeu-se ao tempo de Partido Único. MLSTP,na Presidência e no Governo . Povos vamos sair a rua em massa protestar com a decisão errado do Pinto da Costa. Porquê Ele não convocou eleição antecipada? Porque o senhor queria tomar novamente o seu Razão da ditadura. Oscarito é a pior pessoa para fazer parque de qualquer governo de um pais supostamente democrático. Quantos Cidadãos não foram esbofeteados por esse senhor,quando tentavam retirar areia de forma ilícita nas praias. Será esta a postura e ética moral de um Ministro???. VAMOS SAIR A RUA SIM.Nenhum partido vai governar o pais com perspectiva para desenvolvimento em menos de 2 anos . Eles Vão arrumar a casa e encher os bolsos, e mais nada vão fazer para o desenvolvimento dessas ilhas maravilhosas . Presidente da República devia aprender a trabalhar com o senhor Tozé Cassandra, esse sim,é um homem de saber e que luta para o desenvolvimento. Estamos fartos, desesperados com a politica praticada pelos políticos politiqueiros e Corruptos desse pais.BASTA;BASTA;BASTA!!!!!!! O Pais Precisa de Justiça.NOTA: Alguns dos atuais membros do governo não têm nada a ver com a minha a critica, alias parece-me pessoas jovem com vontade de darem o seu melhor,mas não têm tempo para isso.

      • Zaperoma

        12 de Dezembro de 2012 as 17:36

        Já vi que, muitos consideram a escolha de Óscar Sousa, uma péssima escolha. Eu sou do contra, porque para contribuir na gestão de um país é preciso ter pulso firme, coragem, inteligência, ter Deus
        ao seu lado e amar o seu país, só isso explica a escolha acertada do Presidente, na minha opinião não há ninguém com capacidade de enfrentar o crescente número de vândalos no nosso país é preciso ser firme para as coisas correrem bem, não se pode fechar os olhos quando se vê algo errado, se a justiça fosse rápida e eficaz como as acções deste Sr. só saiamos a ganhar. E o povo não manda vizinho ir roubar o outro, o povo não manda ir buscar areia e deixar o país sem praias maravilhosas. Até quando vamos fechar os olhos e fingir que todos que são firmes nas suas decisões são ditadores, porque que não tentamos seguir aqueles que têm mais e melhores capacidades de resolver alguns dos nossos problemas?! Esse Sr. tem capacidades comprovadas só aqueles que não querem o bem do país de verdade é que não vê isso. Já todos sabemos que temos que juntar as mãos para um futuro melhor, vamos apoiar o governo, se ficarmos só na crítica e não entrarmos em acção nunca mais vamos ver o nosso país a crescer. O nosso povo quer e merece paz, trabalho trabalho e desenvolvimento, isso é que o povo quer. Vamos contribuir e não atrapalhar a governação do nosso país. O país tem que crescer, e temos que ter os nossos velhos muitos deles sábios e que não podem dar conselhos e contributos válidos para esse mesmo crescimento.

        Falei
        Ass. Zaperoma

        • E. Santos

          15 de Dezembro de 2012 as 19:45

          Engano seu. A idade não perdoa, o Sr. Óscar, tal como Pinto da Costa estão velhos. Já não batem ninguém. Só mesmos uns palermas e sem amor próprio, desprovidos de sentido democrático e de direito a liberdade pode pensar que òscar vai bater alguém.
          Não se disciplinam pessoas amedrontando, isto é coisa de fracos. Disciplina-se com educacão para cidadania, normas claras e iguais para todos, acesso a justiça de modo imparcial e igual para todos, combatendo corruptos. Isto sim, disciplina pessoas. Já ninguém vai aceitar levar bofetada de ânimo leve. Se bater, vai levar também. Seja Óscar seja outra pessoa qualquer.

    • povomanda

      12 de Dezembro de 2012 as 11:28

      Senhor gestor do site tela nón ,Por favor respeite os direito de Opinião dos utilizadores.Fazendo isso estará a contribuir para evolução da democracia em STP.

    • Realista

      12 de Dezembro de 2012 as 12:55

      Muitos cá falam e a maior parte não sabe o que fala, mas a verdade é que ninguém sabe o que se passa por tras, bem… Críticas todos temos o direito de fazer mas argumentos válidos devem ser usados meus camaradas!
      Com as interferencias da opisição ninguuém faz nada, cada um terá a sua oportunidade de fazer algo pelo país e o povo decide da maneira justa coerente.
      A sua excelencia Sr Presidente Manuel Pinto da Costa fez a sua escolha, vamos respeita-la OBRIGADO

      • joao pereira

        12 de Dezembro de 2012 as 15:36

        Diz o antigo adágio que, “mais vale morrer do que viver de joelhos”. Se o sr. arroga-se de Don Verdade, então diga-me toda a verdade ao respeito dessas atoardas desencadeadas em STP.
        A sua prosa vale o que vale e também é orfão de conteudos,pois fazendo criticas que lhe serviram também de crapuça,porque não disse a verddade que sabe nem algo de relevo.

  2. STP NO CORAÇÃO

    12 de Dezembro de 2012 as 9:00

    MUITO BEM

    • Mé Zemé

      12 de Dezembro de 2012 as 17:29

      Efectivamente, este governo é maior parte quadros novos e gente com algum curriculo professional. Mas, certamente as coisas não vão mudar muito como alguns pensam, pois esses novo elenco governativo não conquistou o poder nas urnas, foi os dados sem esforço( Sr. Gabriel Costa no seu sofá, recebe um telefonema, o sr. quer ser 1º ministro?). São reféns desses fugidores da justiça que os pois no poder para estarem avontades. Esse governo vai fazer alguma coisa contra eles? Nunca. Esses nomes são mais imposição do presidente, pois o pessoal do MLSTP e PCD mais antigos não gostam de perder essas oportunidades. Ter poder sem esforço, tem pouca legitimidade. Outra coisa, o MLSTP e PCD tem uma coisa estrama, de que vale ser presidente do partido se não são candidatos a primeiro ministro? Ficam ai a fazer confusão e na hora de escolher o primeiro ministro vem outro gajo que o pessoal não conhece? Espero que na próxima eleições esses partidos apresentem os seus candidatos a primeiro ministro para o povo não ser supriendido com certas figuras.

  3. nervoso diz

    12 de Dezembro de 2012 as 9:00

    Com muito respeito vos rogo que nao ocupem o lugar de defesa com o parvo do Oscarito Sousa esta muito ultrapassado, obsoleto, e com certeza que vamos atacar a familia de dele que esta no extetrior.
    Esse tipo é a pessoa com mais dinheiro roubado do tempo do colonialismo.

    • Quá ê dá ê dá

      12 de Dezembro de 2012 as 11:53

      És com certeza absoluta um analfabeto político, atribui-se um cargo a alguém pelo conjunto de competências e atributos qua a pessoa detém face as atribuições do referido cargo.

      • joao pereira

        12 de Dezembro de 2012 as 15:44

        Pelos vistos o verdaddeiro ignorante politico é o sr. porque revelou tremenda falta de higiéne mental no que se refere ao perfil de individuos á ocupação de cargos públicos. a conduta moral,o alarme social não conta para si? costuma a acompanhar minimamente politicas europeia? Ou STP é Africa?

        • Quá ê dá ê dá

          13 de Dezembro de 2012 as 15:58

          Pelo seu comentário, imagino que deva ter a mesma opinião do analfabeto político que me anteccedeu, primeiro, não se compara realidade desigual, não tenha como regra Portugal, acorde, segundo, não generalize o caráter ou a falta dele em todos os homens públicos santomenses, terceiro, tem alguma prova de que o Oscarito tenha algum sinal de desvio de conduta coma rés pública? Não se pode confundir vida privada com a vida pública, sei a onde o Sr quer chegar, mas alto lá, devagar com o andor.

  4. Obama

    12 de Dezembro de 2012 as 9:01

    Mal menor. Pelo menos n se vê os nomes polémicos da senda política, como os Delfins, Banos, Albertinos Braganças, Possers, etc, etc.
    Espero q consigam dar continuidade ao excelente trabalho do anterior governo pois o objectivo primordial deve ser sempre São Tomé e Príncipe.
    Só assim poderemos de facto progredir, avançar rumo ao desenvolvimento socio-económico do nosso querido País.
    Apesar de ainda continuar a achar q este Governo é um Governo Palaciano e achar tb q o PR Pinto da Costa cometeu diversos atropelos a nossa democracia.
    Um bem haja ao nosso Sao Tomé e Príncipe.

  5. ATENCIOSO NA DIASPORA

    12 de Dezembro de 2012 as 9:05

    que…gostei de ver a estrutura governamentaal..com quadros copetentes e jovens….bem haja

  6. Frontal

    12 de Dezembro de 2012 as 9:11

    Que Deus os abençõe a todos para que façam um bom trabalho em prol do desenvolvimento de S. Tomé e Príncipe. Que prevaleça a humildade e o bom senso.

    O país não pode parar.

  7. homem

    12 de Dezembro de 2012 as 9:13

    Não se pode medir o homem de vista, mais eu sei que 18 mases são pouco pra por esse pais de p~e, mas da pra fazer algo de bom e bonito quando acrediamos.
    força G. costa va em frente, mas te peço uma coisa no discurso de hoje n prometa,mas sim faça, e faça o melhor que poder…….. BOA SORTE,,..-,….

  8. lunda Norte

    12 de Dezembro de 2012 as 9:17

    Felicidades a todo elenco. assim si forma o governo. gente madura na cabeça e jovens para propocionar nova dinamica ao país. mais uma vez o Pai Grande sai a vencer.

  9. Neto Keta

    12 de Dezembro de 2012 as 9:17

    Avaliar por jovens quadros formados,com mentalidade fresca,com espirito de mudanca,desejo-vos a maior sorte do mundo,nao si deixem iludir por falsas promessas,confiam naquelo que acreditam,temos pessoas,temos recursos naturais,somos abencoado por DEUS, temos de tudo para continuarmos a nossa caminhada rumo ao desenvolvimento sustentado.”A DEMOCRACIA E TAMBEM SABER ESCUTAR OPINIAO DOS OUTROS POR MAIS INSIGNIFICANTE QUE ELA SEJA.

  10. Eusebio Neto

    12 de Dezembro de 2012 as 9:23

    Perante esta arquitectura que nos e proposta pelo Dr. Gabriel Costa, Primeiro Ministro e Chefe do Governo de S. Tome e Principe, so posso dizer franca e convictamente: MUITO BEM! Desejo-vos todo o sucesso do mundo e que os resultados dos vossos trabalhos venham a servir de licao para os governos e respectivos que ja passaram pelo nosso pais e inspirem os proximos elencos que, democratimente vierem a ser eleitos pelo povo santomense.
    Forca Gabriel!

  11. nora

    12 de Dezembro de 2012 as 9:28

    MINHAS APOLOGIAS AO NOVO ELENCO GOVERNAMENTAL. SANTO TOMÉ E SANTO ANTÓNIO VOS ABENÇOE A TODOS. E UM BEM HAJA A SÃO TOMÉ E PRINCIPE.

  12. são tome

    12 de Dezembro de 2012 as 9:30

    Aprovo todos, a exceção,Óscar e Sousa, é um gajo mau, que deu ordens para matar fuzilando a jovem policia de ninja. Tinha espalhado a tiros, os ovos de um coitado há um anos atras, causando a morte do individuo.Tem problemas com a cooperação portuguesa, porque apossou-se dos seus bens.Enfim, não gosto dele, por causa desses e muitos outros problemas.
    Fui

  13. Bingo

    12 de Dezembro de 2012 as 9:33

    Dr. Gabriel Costa:

    Finque bem os pés no chão e seja o primeiro-ministro da República.

    Precisa da sustentação dos partidos, mas não seja refém deles.

    Não permita que os aparelhos dos partidos da maioria parlamentar interfiram com as suas escolhas e opções.

    Seja inflexível perante a corrupção e a obscuridade na administração do Estado.

    Mantenha todos os bons quadros nomeados pelo ADI e afaste sem hesitar os maus quadros promovidos pelo ADI por razões partidárias.

    Tudo pelo país, nada contra o país.

    E, por favor, dê-nos sem demora um PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA competente e honesto, capaz de o investigar a si, primeiro-ministro, se suspeitar que o senhor está a andar fora da linha.

    Confio em si. Bom trabalho, para bem de todos.

  14. Casca Pau 3

    12 de Dezembro de 2012 as 9:51

    E de louvar a posicao do presidente Dr. Manuel Pinto da Costa. Espero que os novos elencos governativos nao nos venha a defraldar. Deem todo o vosso saber em prol de Stome rumo ao desenvolvimento e quiça crescimento.
    Ate mais

  15. Um Elemento do Povo

    12 de Dezembro de 2012 as 10:01

    Deus e todos os Santos em especial Stº.Tomé podereso e Stº António do Príncipe abençoe a sua Excelência o Senhor Presidente da Republica e todos os ministros que vão hoje tomar posse, que Deus ilumine a vossa mente, em prol de um STP melhor.
    Tudo que poderá vir de baixo, não vai vos atingir com ajuda de Deus/ALA/Javé… Deus/ALA/Javé abençoa STP!

  16. omali uxi

    12 de Dezembro de 2012 as 10:06

    Meus parabens ao presidente da republica sr dr MANUEL PINTO DA COSTA e ao SR GABRIEL COSTA só le desejo sorte e muita sorte,um elenco governamental ambicioso,com jovens quadros,o sr GABRIEL COSTA só irá ficar muito mal na foto por causa desse dinoussaro do sr oscar de sousa.força rapazes,fuiiii

  17. Mak

    12 de Dezembro de 2012 as 10:13

    Bandidos. So sabem retroceder. É nisso que os político Santomeses são especializados. E o pais não vai pra frente. Estamos sempre no inferno.. Oportunistas. O Pinto acha que criou estabilidade ou dividiu o país? Vocês que estão a favor são de uma ala e nós estamos noutra ala. Somos buê e no fim vamos rir também. Meus pobres so querem viver a custa do poder. Vão lavar prato..

  18. Carlosceita

    12 de Dezembro de 2012 as 10:17

    Meus amigos

    Ver para acreditar como diz o nosso São Tomé. O facto de serem jovens quadros e não estarem envolvidos em escândalos de corrupção não me diz absolutamente nada. Mas se o senhor actual Primeiro Ministro e os seus Ministros quiserem dar provas de que são diferentes dos que la já estiveram. Comecem por declarar os seus rendimentos o que tem quando como ao entrarem e o que terão quando saírem de la. Para o ministério das pescas em particular se existe reveja ou anule os acordos actualmente lesivos para o país com a União Europeia. E depois não venham com a lengalenga habitual de pesada herança do passado ou anterior governo ou pior ainda que os cofres do estado estão vazios. No caso do senhor Oscar de Sousa num país verdadeiramente democrático nunca seria Ministro de coisa nenhuma muito menos da defesa. Por ai já começou mal este elenco governamental.Mas enfim o estamos em São Tomé e Príncipe.

    • joao pereira

      12 de Dezembro de 2012 as 15:53

      jovem comentário,amei o seu discurço,assimé que se interfere,obrigado.

  19. original

    12 de Dezembro de 2012 as 10:20

    Por favor Sr. presidente,1º Ministro não deixe estes jovens escorregar porque aí fora está cheio de malandros malabaristas,bandidos pronto para viciá-los.

  20. Joker Voz do Povo

    12 de Dezembro de 2012 as 10:24

    Agora, resta-nos esperar para ver. A arrogância do Patrice acabou com ele. Quem tudo quer tudo perde. Deus vos abençoe e que consigam fazer o melhor que o Governo de Patrice. Pelo menos deixam a Rádio Nacional e Televisão serem realmente de todos nós.

  21. Zé Maria Cardoso

    12 de Dezembro de 2012 as 10:29

    Sucessos ao XV Governo Constitucional.
    Um especial aperto de mãos ao Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, António Dias.
    Em frente São Tomé e Príncipe!

    • Bodji Vé

      13 de Dezembro de 2012 as 17:37

      Oscarito outra vez ? Isto já enjoa. Creio que foi nos mandatos deste sr. é que os malucos foram abatidos friamente à tiro. Onde já se viu semelhante prática?
      Se não foi o sr. a dar ordens, então que tal prática nunca se repita.
      Sr Oscarito, é bom que saiba q está a ser observado mm quando se disfarça vestindo de mulher ou varredor de rua.
      Atreva-se a vestir de mulher outra vez q será tratado como tal.
      Bem haja.

  22. Eusebio Neto

    12 de Dezembro de 2012 as 10:32

    Alguem sabe me confirmar se e verdade que Patrice Trovoada saiu do pais?

  23. Povo diz

    12 de Dezembro de 2012 as 10:51

    Correcção: BRASÂO e não RAZÂO

    • Estevão Maluco

      13 de Dezembro de 2012 as 11:43

      Os pontos fracos deste governo são dois:

      Primeiro – Natália Umbelina é muito fraca para uma pasta com esta característica numa altura que o país precisa de uma diplomacia económica pensada, articulada com outros órgãos de poder e, sobretudo, pautada por critérios de seriedade, rigor, competência e savoir faire. Esta senhora não me parece que tenha estes requisitos. Acho-a fraquinha embora convencida que é competente. Duvido que ela saiba as funções do cargo que agora passa a exercer.

      Segundo – Nunca percebo a razão pela qual o senhor Rafael Branco não estando nos diversos governos da república faz-se representar por outros. Nunca percebi isto. No governo do Patrice Trovoada o Rafael Branco estava representado pelo Afonso Varela. Neste governo do senhor Gabriel Costa o Rafael Branco está lá representado pelo Osvaldo Abreu. Que raio de coisa!!!! Nunca vi um Homem que tenha tanta influência política neste nosso país como este senhor. Além disso este Osvaldo Abreu é outro incompetente e tendencialmente corrupto. Ele está ai no governo para representar interesses de grupos nomeadamente do senhor Rafael Branco e amigos. Toma cuidado Gabriel Costa. Eu sei daquilo que estou a falar. Toma cuidado com esta gente.Reconheço-te qualidade e competência mas desconfio muiuto deste Osvaldo Abreu e da sua corja de corruptos que o rodeiam. Esta gente tem a escola toda. Cuidado com o dossier petróleo e esta corja que percebe da coisa e sabe o que anda lá a fazer. Ponha sentinela permanentemente neste senhor Osvaldo e seu bando de corruptos.

      • Conceiçao

        14 de Dezembro de 2012 as 9:26

        Sempre achei isto estranho também. Nunca percebi como o Varela foi parar ao governo do Patrice nem tão pouco como este rapaz, Osvaldo, vem parar ao governo do Gabriel. São efetivamente pessoas que dominam o dossier petróleo e não deixam os seus créditos em mãos alheias. Têm que fazer parte da mesa em quaisquer circunstâncias. Este bando constituído por Rafael Branco, Afonso Varela e Osvaldo Abreu tem muita escola. Se o povo dormir, como camarão, a onda leva. Bandidos!!!!

      • Caros

        14 de Dezembro de 2012 as 13:54

        Caríssimos ,

        Todos os membros deste governo foram escolhidos a dedo pelo Rafael branco, Gabriel costa . Isto e claro como água ! O PR somente homologou !

        • Ismael

          14 de Dezembro de 2012 as 22:20

          Mas porquê que este corrupto do Rafael Branco tem tanto poder assim em S.T.P???? Este Osvaldo Abreu foi formado desde jovem nesta escola de corrupção capitaneada por Rafael Branco. Como é que ele não seria um deles???? Haver vamos… Este país está desgraçado. Este rapaz enriqueceu de repente. Ninguém sabe donde veio dinheiro dele.

        • Bingo

          18 de Dezembro de 2012 as 11:53

          Senhor ‘Caros’,

          Não diga disparates. Rafael Branco teve tanto a ver com a escolha dos membros deste governo como você teve a ver com a eleição de Barack Obama. Você sabe disso muito bem. Portanto, não passa de um trapaçeiro.

          Passar bem!

      • E. Santos

        15 de Dezembro de 2012 as 21:17

        Não tenho esta ideia em relação ao Osvaldo Abreu. Pelas suas acções sempre o achei bastante nacionalista, talvés por influência de Cuba de fidel, muito submisso ao MLSTP e sobretudo admirador de Pinto da Costa. Mas corrupto não.
        No entanto, não consigo compreender que motivação pode levar um jovem que trabalha para uma empresa na norruega, largar tudo para vir integrar um Governo que vai durar 18 meses. 18 meses é como o avião correr na pista para ganhar impulso, nem chega para levantar voo. Por isso não deve estar a contar fazer nada pelo desenvolvimento do país. Também não pode ser pelo salário do Ministro, porque de certeza que é menos do que o seu salário actual fora do país. Das duas uma, ou rapaz é muito burro e submisso ao MLSTP e ao Pinto da Costa e correu logo a fazer o que lhe mandaram, ou é muito inteligente e obteve já a garantia de Pinto Costa de que este governo vai durar mais do que 18 meses. E isto é preocupante, porque podemos voltar ao regime ditatorial de outrora.

      • E. Santos

        15 de Dezembro de 2012 as 22:14

        Estão todos a bater palmas pelo novo elenco Governamental mas, mais uma vez, o MLSTP e Pinto da Costa conseguiram vos enganar. Esta gente é mesmo malabarista. Senão vejamos.
        Pinto da Costa não queria um governo de partidos, senão Jorge Amado, Chavier Mendes e Fradique Menezes seriam parte deste governo. Pinto exigiu um governo de pessoas, e de pessoas ditadas ou aceites por ele. Este elenco ou não vai fazer nenhum, se fizer pela sua cabeça ou vai ser um elenco de marionetas com figuras do MLSTP/PCD e MDFM a puxar as cordas por detrás.E isto tem o seu preço.
        Todos conseguimos perceber que em 18 meses, num país em que apenas 7% do seu rendimento concorre para o seu orçamento e os restantes 93% são ajuda externa, onde vão conseguir em tempo recorde mobilizar fundos para fazer face ao nosso orçamento, num contexto internacional particularmente difícil. Estão a contar com Angola? Talvés sim, talvés não. Pinto já teve muita ajuda de Angola e não fez nenhum. Eles têm receio de investir no Pinto novamente, mais a mais com Oscar Costa no elenco. Uma figura que Angola recusou categoricamente a sua indicação para Embaixador de STP em Angola. Significa que JES nem quis olhar para a cara dele. Mas pronto, contam os interesses de Angola em dominar a zona do Golfo da Guiné e ter hegeomonia em África por isso tudo pode mudar face aos seus interesses.
        De qualquer forma, num contexto deste, o elenco Governamental deveria ter sido formado com pessoas experientes nas áreas que oucupam. E digo, experiência profissional relevante, com savoir faire. De forma a que pudessem ganhar tempo.
        Não basta dar oportunidades a jovens, é preciso dar oportunidades a jovens capacitados e com currículo profissional aceitável e enquadrável. O mesmo em relação a velha guarda. Mas não foi o caso neste governo.
        Começando por Óscar Sousa: Já tinha sido nomeado responsável da EMAE para por ordem na casa. Resultado: como os tempos mudaram e hoje já não se dirige co bofetadas e sim com o “saber”, não resultou e a EMAE continuou igual. Vai voltar para a Defesa a pensar que vai amedrontar os militares e o povo e ainda arrisca-se a uma sublevação dos dois. Porque o povo de ontem já não é o povo de hoje. Isto foi coisa de cabeça pateta de Pinto qe acredita que pode confiar no Óscar Sousa para o defender se a coisa estragar. Mas se isso acontecer, será traído pela 2.ª vez, não tenha dúvida.

        Natália Umbelina: Sempre a conheci no Ministério da Educação. Este sim seia a sua praia. Vai para um Ministério do qual não sabe patavina e vai dirigir pessoas que entendem mais do assunto do que ela ( e são muitas as pessoas com carreira deplomática, não corruptas no país. Podiam ter optado por um deles). Até que ela aprenda o que tem de ser feito já passaram os 18 meses. De forma que eu acredito que alguém vai estar por detras dela a mexer as cordas para ela dançar, mesmo a marionete.

        Hélio Silva, hahhaha, tenho de rir primeiro. Alguém me explica como é que um Economista que começou a trabalhar a menos de 6 anos, no Banco Internacional na área da supervisão bancária, vai nos fazer o Orçamento do Estado. Se calhar, nem Orçamento da casa dele ele sabe fazer. Nem responsabilidades com alunos ele consegue tempo para garantir…que fará cuidar das Finaças de um estado. Americo era jovem, mas fez percurso nas finanças, conhecia aquela brincadeira de frente para trás e de trás para frente. Nada que se compare. Como é que o Hélio vai avaliar o que os funcionários das finanças lhe vão apresentar, como é que ele vai definir políticas do Estado se ele não tem qualquer experiência nesta matéria? Expliquem-me. Vocês sabem o que faz a supervisão Bancária? Hehehehe, este de certeza que vai andar com a corda agarrada as calças para alguém do MLSTP andar a puxar e fazê-lo dançar. Não tem mesmo como.

        Osvaldo Abreu: já falei dele antes. Se o MLSTP tivesse ganho as eleições e fosse governar 4 anos eu apoiaria a escolha pois o rapaz tem conhecimento da matéria, mas para estar em Gestão nos próximos 18 meses, acho que ele deu um grande tiro no pé. Provavelmente também vai andar atrelado com alguém do Partido e com Pinto da costa sempre a tiracolo. Não tem perfil de quem vai contrariar, ou vai bater com a mão na mesa quando for necessário.
        António da Graça Dias: se a nossa Agricultura fosse só cacau biológico, eu acredito que ele seria brilhante. Mas é mais do que isso e ele próprio não terá tempo para coisa alguma, por muito boa vontade que tenha. Mais ainda, entra para o governo de favor e por isso, vai ter de se submeter a ser marionete também. E eu até sei de quem.
        Edite Tenjua – Sai da Universidade para Abuja. Não basta ter licenciatura em Direito, a experiência profissionál relevante na área conta imenso. Esta Sra. conhece tanto da nossa justiça como um outro qualquer estrangeiro. Há tantos profissionais na justiça que já fizeram carreira e conhecem os males do sector e não foram chamados. Vai deichar o seu emprego em Abuja tal como Osvaldo. Em meu entender ela vai ser marionetada pelo próprio Gabriel Costa, e como não acredito que a Sra seja burra, acho que já deve ter tido a garantia de que lhe vão pagar mais do que o salário normal dos Ministros e também isto vai durar mais do que os 18 meses iniciais. Mais uma vez, avista-se o regresso a regime ditatorial, porque vão forjar situações para permanecerem no poder contra a vontade do povo.
        Demóstenes Vasconcelos: Fez economia ontem e hoje já é ministro. Qual a sua experiência relevante neste sector? Tenho dúvidas, mas começou bem o seu mandato a receber ordens do seu chefe. Vai ser marionetado pelo Fradique de Menezes.
        Leonel Pinto d´Assunção Pontes: não o conheço, não posso duvidar das suas capacidades. Também não há grande necessidade de ser marionetado. A saúde não dá dinheiro e nem dá para grandes business.
        Jorge Bom jesus: Foi ministro da Educação, contribuiu para a avalanche de estudantes que temos no estrangeiro sem bolsa. Conhece bem a casa mas geriu mal, mandou mais estudantes estudar do que o dinheiro que garantidamente tínhamos para lhes dar para formação.Vamos lá ver como vai agora se desembaraçar das reclamações dos estudantes. Também não precisa ser marionetado porque a Educação é só um grnde problema que ninguém liga, não dá dinheiro e enem dá para grandes business.
        Por fim Albertino Boa Morte. vai ser o primeiro a deixar este governo por incompatibilização com os outros membros e com o PM. Tem mau feitio. De qualquer forma, este ministério também não interessa a ninguém, não dá para fazer business.

        Meu caros, esta é a minha análise política. Quer gostem quer não, é assim que eu vejo este governo. Das duas uma; ou eles vão agir pelas suas cabeças e vão fazer asneira ou não vão fazer nada, ou vão ser marionetados para conseguirem fazer alguma coisa, mas a contrapartida será os favorecimentos ao pessoal do partido. Este pessoal do MLSTP/PCD não iriam largar o osso assim tão facilmente. Pior ainda quando foram eles a ladrar o tempo todo até o Presidente PC conseguir morder e soprar.

        • Bingo

          18 de Dezembro de 2012 as 11:49

          E. Santos ou ANCA tem um defeito: escreve coisas muito longas e deve cansar o pessoal. Sempre foi uma toupeira do governo, disfarçado de pedagogo. Diz coisas interessantes uma e outra vez, mas às vezes, parece um padre a pregar aos peixes.

          Passar bem!

          • E. Santos

            21 de Dezembro de 2012 as 10:05

            Cansa de facto, porque somos preguiçosos mentais. Costuma ler livros? Por isso é que nós fazemos sempre errado, porque só lemos o início e o fim dos documentos. Quando as cláusulas importantes estão pelo meio.
            Leie, a sua visão do mundo será melhorada, lendo…

  24. VÓM VOM

    12 de Dezembro de 2012 as 11:04

    MARCAMOS PASSO A RETROCESSO NESTA NOSSA JOVEM DEMOCRACIA, QUE VÍCIO CICLICO FAZ-SE NESTA TERRA, É TÃO CICLICO A ROTINA HISTORICA DA VIDA POLITICA QUE CHEGO A PERGUNATR SERÁ QUE ESTA GENTE É MESMO RACIONAL, PORQUE NÃO VEJO RAZÃO DE CONTINUARMOS A REPETIR O PASSADO FRUSTRADO COM GOVERNOS DE REMENDOS E GENTE MEDIOCRES. ENFIM, UM BEM HAJA PARA TODOS QUE ACREDITAM NESTE PAÍS, PORQUE ESTOU LONGE, FUI

  25. sorriso stp

    12 de Dezembro de 2012 as 11:06

    Força meu Pai Grande, embora com alguns lapços cometidos,agora nos surpreendeste, pela primeira vêz, vi unanimidade neste jornal, é sinal que as escolhas foram certeiras, com quadros “jovens” e dinámicos e competentes, pessoas dignas de la estar. desejo-vos no fundo do meu coração, muita sorte e vigilância, porque ADI, AINDA NÃO INGULIU ESSE SAPO.
    E quanto a ti DEMOSTENES, continues sendo este jovem humilde, dinámico, batalhador e brilhante que sempre foste, o nosso desenvolviomento está nas vossas mãos, dêm o vosso melhor. Bem haja e força…

  26. vava sovietico

    12 de Dezembro de 2012 as 11:23

    mãos a obra,agora todos nós devemos ajudar o governo para o governo nos ajudar a todos,não fiquemos a espera que tudo seja feito pelos governantes,todos nós SANTOMENSES temos uma palavra para o desenvolvimento do país,cada um no seu sector pode muito bem ajudar,,,força SÃO TOMÉ E PRINCIPE…

  27. povomanda

    12 de Dezembro de 2012 as 11:24

    Meus irmãos(POVO), sãotomenses, não se deixem serem enganados pelo Presidente da República,nós já fomos escravizados por esse senhor durante 15 ou mais anos.Abrem o olhos. O partido que tinha que estar no poder legitimamente é ADI, Cujo foi eleito pelo povo. Agora O País retrocedeu-se ao tempo de Partido Único. MLSTP,na Presidência e no Governo . Povos vamos sair a rua em massa protestar com a decisão errado do Pinto da Costa. Porquê Ele não convocou eleição antecipada? Porque o senhor queria tomar novamente o seu Brasão da ditadura. Oscarito é a pior pessoa para fazer parte de qualquer governo de um pais supostamente democrático. Quantos Cidadãos não foram esbofeteados por esse senhor,quando tentavam retirar areia de forma ilícita nas praias. Será esta a postura e ética moral de um Ministro???. VAMOS SAIR A RUA SIM.Nenhum partido vai governar o pais com perspectiva para desenvolvimento em menos de 2 anos . Eles Vão arrumar a casa e encher os bolsos, e mais nada vão fazer para o desenvolvimento dessas ilhas maravilhosas . Presidente da República devia aprender a trabalhar com o senhor Tozé Cassandra, esse sim,é um homem de saber e que luta para o desenvolvimento. Estamos fartos, desesperados com a politica praticada pelos políticos politiqueiros e Corruptos desse pais.BASTA;BASTA;BASTA!!!!!!! O Pais Precisa de Justiça.NOTA: Alguns dos atuais membros do governo não têm nada a ver com a minha critica, alias parece-me pessoas jovem com vontade de darem o seu melhor,mas não têm tempo para isso.

    • povomanda

      12 de Dezembro de 2012 as 11:27

      Senhor gestor do site tela nón,Por favor respeite os direito de Opinião dos utilizadores.Fazendo isso estará a contribuir para evolução da democracia em STP.

  28. Almeida Paquito

    12 de Dezembro de 2012 as 11:38

    Afinal de contas hoje toma posse um governo para alem do Oscar Sousa com jovens tecnocratas competentes e sem rabo na estrada, Finalmente. Bem aja .

    Todos os outros de capacidade e dinamismo reconhecidos, Parabens Gabriel costa.

  29. malebobo

    12 de Dezembro de 2012 as 11:39

    o elenco governamental, tudo muito bem, mas uma decepção total, oscar sousa, nota 0

  30. PB produções

    12 de Dezembro de 2012 as 11:46

    Assim seja,

    O país não pode parar por causa de um refilão, que na minha opinião, embora estava a fazer um (bom trabalho), tinha que ser mais sensível e inteligente apresentando outra figura do seu partido (ADI), por exemplo, ministro de plano de desenvolvimento Agostinho fernandes, que uma pessoa com bagagem mais que suficiente para assegurar o tempo que falta, e ainda, uma figura indicada pela comissão política do partido ADI. Porquê Sr. Patrice não aceitou?
    Pra mim o único problema de tudo isso é que receio que daqui há mais uns 10anos 50% da população Santomense não venha ter o estatuto de ministro, porque pela velocidade que a coisa vai levando logo logo chegamos lá. Não sei se vocês conhecem as regalias de 1ex ministro, investiguem, e depois imaginem 50% da população com essas regalias.
    Vamos afundar todos, mais não é essa a minha vontade.

    Boa sorte ao governo chefiado por,
    Gabriel Costa

  31. Anjo do Céu

    12 de Dezembro de 2012 as 11:48

    Vê lá Gabriel Costa.Que fica atento com os olhos bem aberto na pasta de COMERCIO.Pra não acontecer o mesmo de 5 milhoes de dolar no Brasil,Arroz de Manuel Sanzinha,outros do Senhor Cosme Rita e muitos outros.Essa pasta sempre tem afundado o nosso País desde Partido unico, negócios da CHINA de velas e sardinhas enlatada na época do malogrado LIma e Filhos que parar a cadeia,arroz e açucar que veio no aviao cargueiro quase ultrapassado na liderança de Prudencio Rita a mando do então Presidente Pinto da Costa e ninguem tomou medidas necessarias e nosso povo é que andou a sofrer com fome e mas miséria.Isto é uma alerta que te faço de rever a memória com alguns usurpadores deste País

  32. Maxibin

    12 de Dezembro de 2012 as 11:52

    STP em primeiro lugar e crédito aos jovens.
    Vamos aprender com os erros do passado e lutar juntos para um STP melhor e mais justo para todos.
    Força, coragem e boa sorte.

    Abraço

  33. Bernardino Monteiro

    12 de Dezembro de 2012 as 11:56

    Eu creio e acredito na luz no fundo do tunel
    Acredito que todos santomenses e capaz de governar,e so querer e preciso concluir a democracia estabelecer igualdade excluir os previlegistas, procurar mecanismo para uma politica com rigor e sustentavel,acabar com sistema arbritarios na justica social,viva stp a luta continua a vitoria esta proxima

  34. Paracetamol 500mg

    12 de Dezembro de 2012 as 12:05

    Óscar Sousa, outro preguiçoso. Natália Umbelina, exploradora dos habitantes do príncipe.
    Péssima escolha. Devia ter reflectido mais sobre essas duas pessoas.

  35. ddd

    12 de Dezembro de 2012 as 12:08

    Parabéns S. Tomé e Príncepe pro sair desta crise politica, desejo-vos bom trabalho a todos.

  36. Nós

    12 de Dezembro de 2012 as 12:33

    Desejo, acima de tudo, ao elenco executivo muito trabalho e cumprimmento dos formalismos democráticos consagrados na lei quadro (constituiçao)e demais leis, pois, so assim, a vitória e universo conspirarão ao nosso favor.
    Parabéns e nunca deixam de trabalhar em prol do povo e progresso de STP.

  37. congratulation

    12 de Dezembro de 2012 as 12:41

    É comum dizer-se que as doenças não se curam atacando os sintomas, mas sim as causas, e todos sabemos que o virus da crise endémica que vai ressurgindo ciclicamente no País,foi mais uma vez posto em “quarentena” a hibernar; até ressurgir numa próxima crise. Meus senhores temos que repensar o País, e adoptar medidas para abater definitivamente o virus da crise. essa medidas têm se calhar a ver com o modelo de regime actual que temos. Não é necessario grandes reflexões para se concluir que o nosso sistema de governação é complicado por sermos todos primos, e assim os governos são efemeros com cerca de +/- 2 anos, até uma próxima crise, em que juntos comemos e nos divertimos com sorrisos cinicos, emboscando e armadilhanto politiqueiramente os nossos primos até a proxima crise.

  38. Descente dos contratados

    12 de Dezembro de 2012 as 12:43

    Desejo-vos vida e saúde para continuar a trabalhar em prol da nação, peço-vos transparência e que tenham muita visão nesse curto espaço de tempo.Não hesitem de pedir apoio a Cabo Verde, um pais que não tem nada, mas que já deu garantia.

  39. congratulation

    12 de Dezembro de 2012 as 12:44

    É comum dizer-se que as doenças não se curam atacando os sintomas, mas sim as causas, e todos sabemos que o virus da crise endémica que vai ressurgindo ciclicamente no País,foi mais uma vez posto em “quarentena” a hibernar; até ressurgir numa próxima crise. Meus senhores temos que repensar o País, e adoptar medidas para abater definitivamente o virus da crise. essa medidas têm se calhar a ver com o modelo de regime actual que temos. Não é necessario grandes reflexões para se concluir que o nosso sistema de governação é complicado por sermos todos primos, e assim por sermos todos familiares os governos são efemeros com cerca de +/- 2 anos, até uma próxima crise, em que enquanto os nossos primos estão no governo, juntos comemos, aqui, ali e acolá, e nos divertimos com sorrisos timidos e cinicos, emboscando e armadilhando politiqueiramente os nossos primos, até a proxima crise.E essa Histórieta ja se repete desde que assumimos a pluraridade Governativa Democratica.

  40. cao sem sorte

    12 de Dezembro de 2012 as 12:47

    Bom dia este governo pode durar, se nao esta la os gatuno de MLSTP- PCD- MDFL e se eles deixar,, estamos ai para ver quanto tempo durarar,,,,Fui…….

    • E. Santos

      15 de Dezembro de 2012 as 20:31

      Só não deram as caras para o povo não gritar. Mas indicaram os seus paus mandados no seu lugar para continuarem a dar ordens a distância. Só assim se explica o jovem quadro ministro ter renomeado PIRES NETO para o seu antigo lugar no DIA SEGUINTE a sua tomada de posse. Uma pessoa sem qualificacão e que foi exonerado pelo seu envolvimento em desvios de açucar, entre outras falcatruas. Figura fingida e hipócrita que andava a roubar o povo e ainda assim teve o descaramento de vir dizer que o governo não era de nhonó, mas sim de vabú. Sinal de que ele sabe bem o que é nhonon. Foi renomeado apenas por ser do MDFM. Se o ministro fosse um homem prudente, esperava a ter saber com clareza as razões do seu afastamento e não ter achado que era perseguição do ADI.
      Mais coisas destas vão acontecer, eles não são parvos. Ploco manjoca a pô qua ni lichi. Vão encontrar sempre uma forma de roubar o povo. Todas as regras de controlo que foram impostam pelo ADI eles vão quebrar, vocês vão ver. E vão continuar a roubar e bem e vocês que estão aqui a bater palmas é que vão continuar na m….

      • Bingo

        18 de Dezembro de 2012 as 11:59

        Concordo com E. Santos sobre o Pires Neto. Só é pena ele não ter criticado o governo do ADI quando nomeou um candongueiro desqualificado para substituir Pires Neto, só porque o tal candongueiro é kamikaze do ADI.

        A coerência faz muito bem à saúde, senhor E. Santos.

        Passar bem!

  41. Kebla

    12 de Dezembro de 2012 as 12:54

    O elenco é menos mal, muito razoável.

    Peca por não terem um projecto ´serio e coerente para ser implementado no País.

    Infelizmente este Governo vai sempre depender dos nossos “Senadores”, os tais depositarios da coisa pública, nunca terão decisões próprios nem tão pouco poderão agir com total independência dos nossos “Decanos”, os tais que usurpadores coisa publica.

    Por isso também não acredito numa melhoria em termos de condições de vida para o Povo Santomense.

    No entanto, façam os possíveis para que o desvio dos fundos públicoa se situe na ordem dos 10% e que haja 90% de investimento no País.

    Na defesa, Oscarito….para quê? De novo?
    Estas cumplicidades nunca mais terão fim. É o camarada de confiança, vigia-me estes tipos e me informe….Francamente……
    A justiça precisava de mais Pulso. Enfim…..
    Existem menos dinosssauros, mes eles estão lá, através de…..

    Bom trabalho, façam o que for possível até o MLSTP tomar conta disto.

  42. Joker Voz do Povo

    12 de Dezembro de 2012 as 12:55

    Meus parabéns ao novo Governo que esta quadra festiva vos traz sucesso.
    E ao Governo de ADI também desejo sorte da próxima vez não penso muito nas estratégias para dar cabo do outro, esse método não nos traz paz….. Tinham Agostinho, Arlindo Ramos e nada………………. mais mesmo assim força para todos.

  43. Olimidê Teixeira

    12 de Dezembro de 2012 as 13:03

    Tanta campanha feita por si aqui no teu jornal, e não deram te nenhuma pasta no novo governo? Que pena! Dá forma que queimavas e e continuas a queimar as figuras políticas tirando os aldrabões do teu partido, pensava que irias ser Ministro de comunicação Social.

  44. Ancrajoty

    12 de Dezembro de 2012 as 14:14

    Concordo com estas nomeacoes; mas o Sr Oscar Sousa, vulgo Oscarito, que foi meu colega da tropa colonial e nacional , tem que deixar de ser
    arrogante para o crescimento desta infeliz Nação.
    Abraços e um conselho para si Oscar.( O tempo e’
    outro e o nosso Povo já esta’ saturado do vosso abuso.

  45. Assuncao

    12 de Dezembro de 2012 as 14:19

    Boa sorte novo governo, gostei da equipa, espero k tenham exitos, pois tem muito trabalho pela frente. Gostaria de ver Agostinho nesta equipa,”e 1 quadro de provas dadas, mas…
    Com cumprimentos.

    • E. Santos

      15 de Dezembro de 2012 as 20:59

      Saber esperar é uma virtude. Acredito que você e todas as outras pessoas que gostavam que o Agostinho Fernandes fosse agora Primeiro Ministro, ainda o vão ver sê-lo. Mas há-de ser eleito pelo povo e não imposto ao povo. Seria um contrasenso se ele aceitasse este aranjo neste contexto. Os homens têm de ter palavra e ser coerentes na sua convicção.
      Não mudar de discurso apenas para se manter no poder.
      Sendo a pessoa que tem demonstrado ser e com o percurso académico e profissional que ele fez até agora(o que falta a muitos neste país), de certeza que não vai morrer de fome.
      Dou-lhe os parabens por não se ter misturado com essa gente.

  46. zemé

    12 de Dezembro de 2012 as 14:22

    Desejo à todos força e mta coragem,que sejam firmes nas funções que vos foram atribuidas e que Deus vos abençoe hoje,amanhã e sempre.

  47. Telavive

    12 de Dezembro de 2012 as 14:29

    Agora resta-nos saber o prazo de validade deste governo?

    • tem panciencia

      12 de Dezembro de 2012 as 15:09

      vai ter o prazo que for preciso 2 anos + 4 anos na sproxima eleições

      • tem panciencia

        12 de Dezembro de 2012 as 15:14

        O GOVERNO DO PATRCE DESJO-VOS UM BOM NATAL E UM ANO NOVO PROSPERO, E QUE NAS PROXIMA ELEIÇPOES GANHAM JESUISO E SEJAM MAIS PATRIOTICO, AGORA AVÃO A CASA, VIVA A DEMOCRACIA

  48. Vai tu

    12 de Dezembro de 2012 as 14:48

    Vai Tu
    Primeiro que tudo,felicito o Sr.PM,pelas pessoas que foram indigitadas como Ministeriaveis,pois parecem que não têm antecedentes negativos.Espero que não se tornem marionetes nas mãos dos dirigentes partidários.
    Segundo,apelo, que seja feito algo a nível do Ministério Público(é do Seu conhecimento a podridão reinante)de modo que se crie, um clima de credibilidade a nivel Nacional e Internacional.Terceiro nem que seja pelos valores morais de ex-Bastonário,orientar a Sua Governação com a maior isenção pessoal e ou partidária.
    Quarto,que apesar de toda a instabilidade
    social e politica reinante em S.Tomé o Seu
    Mandato (espero que até às eleições Autar-
    quicas, de modo que se resolva o problema na Assembeleia da Repúlica)seja pacifico e
    para o desenvolvimento do País.
    Felicitações e Felicidades.

  49. TURISMÓLOGA

    12 de Dezembro de 2012 as 15:11

    é melhor trabalharem , porque daqui a pouco,com a crise internacional vamos morrer de fome…é melhor deixar de discursos e começar um trabalho árduo…

  50. Carlos Jorge da Silva

    12 de Dezembro de 2012 as 15:25

    Gabbriel se seguires as pegadas do Patrice, mesmo destino terás. Respeita o Pai <respeita a ma~e que te pariu e te sustenta. Senão vias para casa imediatamente e com menos de 90 dias.

  51. Argenezio Antonio Vaz

    12 de Dezembro de 2012 as 15:42

    Outra vez no regime de partido unico.
    Parabens, mas desta vez o senhor não vai fazer do povo como os 15 anos mais 20 anos

  52. Revolucionario

    12 de Dezembro de 2012 as 15:45

    O Dr.Gbriel tem visão do futuro com este elenco governamental são tomé de certeza dara um passo ao desenvolvimento, parabéns.
    Agora sim temos um ministro de Educação em condições que pensa na educação e alfabetização dos jovens santomense, senhor Jorge Bom Jesus não esquece dos estudantes em portugal precisam da tua intervenção

  53. belita Domingos

    12 de Dezembro de 2012 as 16:00

    Que rico elenco governamental adorei força Pinto da Costa e Gabriel Costa.Os Adista estão xorar muito em, mas eles que se lixam ja xegou, pensaram que democracia é faltar respeito.

  54. Engenheiro

    12 de Dezembro de 2012 as 16:10

    Acabem com os discursos e vamos as obras o país está muito atrasado porque as pessoas tem passado a vida inteira a alimentar polémicas e rancores e digo-vos, se isso continuar assim terei o nosso futuro no arranque só na primeira ou seja só a gastar combustível.
    Eu não sou descrente quanto aos melhores dias para São.Tomé e Príncipe.
    Oxalá que acabam de tomar se preocupam de fazer um bom trabalho e mereçam a confiança de todos e não se deixem contaminar com o SIDA DE CORRUPÇÃO que tem dominado a governação.

    Sejam suficientemente sábios e cooperem com quem saiba mais e tenham mais experiência e nada de arrogância e convencimento que só gera RANCORES E POR A QUEDA FATAL em prejuízo de todos.

    DEUS TENDE PIEDADE DE SÃO.TOMÉ E

    PRÍNCIPE E AFASTE DELE O ADN DE CORRUPÇÃO

    E O ESPÍRITO DE ROUBO TANTO NOS PEQUENOS

    COMO NOS GRANDES DESSE PAÍS E LIVRA-NOS DE

    ESTARMOS SEMPRE DE MÃO ESTENDIDAS PORQUE

    SOMOS UM POVO PEQUENO E A RIQUEZA

    QUE O SENHOR NOS DEU CHEGA PARA TODOS|||

  55. sotavento

    12 de Dezembro de 2012 as 16:39

    o elenco governamental é bom com caras novas mas simplesmente existem dois que nao deveriam estar ai…mas vamos dar um voto de confianca…GC dinamismo e forca

  56. carvalito

    12 de Dezembro de 2012 as 17:09

    pode ser que desta vez dê um jeito força.
    Pinto+Gabriel testas dura.da mesmo um jeito nisto daqui a nada aquilo esta como guiné bissu.

  57. Fruta com côco

    12 de Dezembro de 2012 as 17:10

    Agradeço a todos actuais Ministro pela coragem de enfrentar este desafio tão complicado. Os santomenses esperam o melhor de vcs. Bem haja a todos

  58. Mé Pó Feladu

    12 de Dezembro de 2012 as 17:22

    gostei viva juventude, foraça ao trabalho rumo ao desenvolvimento, o presidente de assembleia tambem deve renundiar o cargo tendo em conta a imcopatibilidade com os novos governantes ele tem caso como exemplo desvio do fundo da air s.tomé que tem q devolver a cofre de estado este camarada não tem condições para ser lider de uma casa parlamentar é vergonhoso viva democracia desejo força muita coragem ao sr gabriel costa e que consiga resolver problema dos tribunais força amigo viva o povo viva stp viva liberdade fuiiiiiiiiiii

  59. Mé Pó Feladu

    12 de Dezembro de 2012 as 17:24

    quis eu dizer força oa trbalho o presidente devia renunciar

  60. mina di célivi

    12 de Dezembro de 2012 as 17:37

    Força Camaradas,
    o futuro está nas mãos de verdadeiros líderes.
    não queremos mais chefes!
    Viva a democracia e que Deus nos abençoe.

  61. PUMBU

    12 de Dezembro de 2012 as 17:52

    Esta bonito o poder agora está sedo partilhado pelos familiares do Pinto da Costa:
    1 – Alcino Pinto
    2 – Gabriel Costa

    Alcino Gabriel Pinto da Costa

    3 – Falta empossar Celia Posser da Costa na Procuradoria da República

    Quem manda é o Pinto da Costa

    • Mandjuandadi

      21 de Dezembro de 2012 as 16:15

      …mas nao, seu IMBECIL, todos estes apelidos DA COSTA, nao sao da mesma familia.
      Antes de fazer critica, informe-se…a sua mà fé é mediocre!!!!
      Afinal, quis criticar e deitar o Gabriel da Costa abaixo, mas acabou por se ridiculizar pela sua IGNORANCIA.
      Tente ser + inteligente.

      GB

  62. luisó

    12 de Dezembro de 2012 as 19:08

    Desejo do fundo do coração que este governo, por ter gente de vários partidos, seja o governo de todos e para todos, porque o País precisa de gente séria e que queira fazer bem e com justiça.
    De todos só conheço os Ministros da educação e o da defesa e sei que são gente séria e saberão dar o seu melhor.
    Um abraço especial para o ministro da defesa e ordem interna o sr. Tcor Óscar de Sousa, homem que conheço bem e que por quem tenho um enorme apreço.

  63. justino couto

    12 de Dezembro de 2012 as 23:12

    Caro dr Gabriel Costa, a si desejo sorte e sucesso nesta espinhosa missao. Tenho a certeza absoluta que o Ministro da Defesa nao escolhido por si. O sr. PR tinha que mostrar as suas verdadeiras cores. Trazer um LIXO HUMANO para o esse seu elenco governamental é no minimo inqualificavel. Ja nao bastava ter na AR o seu pupilo Alcino Pinto. Fique de olho porque esta dupla conhece todos os cantos do inferno e vai lhe causar muitos problemas.

  64. lima de viseu

    13 de Dezembro de 2012 as 1:45

    Sim senhor grande escolha….
    Boa sorte Dr. Gabriel Costa, e espero que este governo não caia na corrupção e aceitem projectos credíveis e que possam trazer o desenvolvimento sustentado para S.Tomé e Príncipe..

  65. Os Leonenses

    13 de Dezembro de 2012 as 4:24

    Gostaria de desejar ao Dr Gabriel Costa e seu elenco boa sorte e que realmente facam algo para este povo esquecer do Patrice Trovoada para sempre.
    Por outro lado pedir para que urgentemente escorreca o garroto e incompetente do Procurador Geral da Republica ROBERTO RAPOSA de forma nomearem um verdadeiro Procurador Geral da Republica. Alguem ja tinha referenciado o Dr Flaviano. Antigo quadro da casa, competente e insento de qualquer partido politico. Pessoa honesta. Seria muito bom se esse, embora jubilado, fosse procurador geral.

  66. Idalecio stock

    13 de Dezembro de 2012 as 5:59

    Muito obrigado ,
    Mas porque Oscar Sousa?
    Vamos dar oportunitdade , a outras caras,
    Force caros govern antes , esquecam o bandido do Patrice,
    Viva RDSTP.
    Eng Stock-Angola,

  67. Nelson Celestino Andrade - Técnico da Câmara Distrital de Mé Zóchi

    13 de Dezembro de 2012 as 7:03

    Espero bem que com a situação atual, os responsáveis do ADI, enquanto Partido Político comessem a estudar melhor a Políca, no seu verdadeiro sentido da palávra, pelo que não gostaria de desenhar o futuro interno deste partido, enquanto aqueles que já contavam com o redimento como deputado da nação já não os teram pelo facto de terem recebido mais uma vez a orientação de não comparecerem nas sessões da ASSEMBLEIA NACIONAL.
    Agora se pergunta, será que vão obdecer a orientação política e consequentemente deixar as suas familias sem rendimento? Haver vamos.
    Gostaria também de alertar a este novo Governo que as contas têm que ser prestadas, custo que custar…

  68. CHORAMINGÃO

    13 de Dezembro de 2012 as 7:11

    Peço mui encarecidamente ao Ministro da Agricultura ,srºAntonio Dias ,que faça com a Satocau o mesmo que o patrice queria fazer com secabe,mas agora quem ta no jogo é a SECABE,portanto acabem logo com a SATOCAU de forma a mostrar o patrice que vingança ,acaba com vingança,é o que sabe fazer.

  69. tem panciencia

    13 de Dezembro de 2012 as 8:53

    Meus parabens a Governo do DTR: Gabriel Costa, muita força, mais V.Excenecia não esquece de TIRRAR A CURRUPTA GENOVEVA COSTA direcção da ENSA, e colocar uma cara nova a frente dos destinos da EMPREZA

    obrigado

  70. de ceita

    13 de Dezembro de 2012 as 10:10

    governos de iniciativa presidencial e de coligação nunca deram provas.Esparar que um governo em 1 ano e 8 meses resolva o problema do povo? Isto é um absurdo. Este governo só terá tempo para preparar as próximas legislativas de agosto de 2015.

  71. Dlima

    13 de Dezembro de 2012 as 10:12

    O Gabriel Costa, como PM indigitado já começou mal o seu mandato, desde logo, na constituição do elenco governativo. Pois, esqueceu-se de arranjar um “TACHO” à quem o colocou no poder: O Abel Veigas.
    É bom que o novo PM repense nisso porque não tarda o Abel vira-se ele com novos ataques e perseguições até conseguir o seu objectivo.

  72. Eliseu Nobre

    13 de Dezembro de 2012 as 11:36

    O sr responsável pelo site diz-me uma coisa se o senhor tem opcção política pelos senhores corruptos do MLSTP/PSD então que encere este site. Não é o senhor quem tem que dizer o que as pessoas sentem.

  73. santola

    13 de Dezembro de 2012 as 16:18

    esse governo não vai dar bem pk assumiu o poder no dia internacional da currupção e Mlstp não falha disso

  74. santola

    13 de Dezembro de 2012 as 16:23

    dia internacional de luta contra currupção ? mão sinal não vai dar acreditem….

  75. santola

    13 de Dezembro de 2012 as 16:43

    na potá fá pundá cúa cóidú ni stláda écá plédé ni stládá,! tudú cúa fútádú máxi tági oú máxi sedú a cábí panhé!iné cú iné scábí fé démandá gúadá cúa scábí!nesse país de interrece Pessoal esperem os vossos olhos vão ver o k vcs não viram.-

  76. A OUTRA VIA

    13 de Dezembro de 2012 as 17:47

    Sr. Oscarito, estamos à espera q se vista de mulher e vá passeando por aí de noite que desta vez vera com quantos paus é que se faz a obra.

  77. BOYFRER

    14 de Dezembro de 2012 as 11:53

    MEUS PARABENS PRA NOVO ELENCO.
    ME ENCANTA OPORTUNIDADE PRA JOVENS
    O JOVENS DIAS UM JPVEM DETERMINADO
    NO TRABALHO.. FORSA

  78. vestucio de almeida

    17 de Dezembro de 2012 as 1:12

    Estou “PASMADO” com estes comentarios todo. E. Santos, como é que sr sabe disso tudo? Me explique! A coisa é sério. Esse pais nao tem mesmo futuro.

  79. malebobo

    17 de Dezembro de 2012 as 16:52

    Por, favor sr.Nelson Celestino Andrade, quem é o senhor para falar da politica do partido ADI,fique calado no seu lugar

  80. Macua

    19 de Dezembro de 2012 as 12:10

    Nunca vi tamanha afronta, Gabriel Costa, perdeu a oportunidade de defender o povo ao aceitar o cargo de chefe da Fila.
    Bastonario com tanta coisa para fazer, se calhar mais urgente do que chefiar um governo. 1ª afronta vai ser as nomeações!!
    Quem sai, quem entra, quem indica, que criterios? competencia não chega.
    Por isso a dor de cabeça vem ai.
    Janeiro, Fluga muito éeée ´´e.

  81. Ledine

    9 de Julho de 2013 as 20:36

    Mas quais sao as mudancas que ja realizadas no pais?

  82. djatta

    16 de Janeiro de 2014 as 13:00

    … enfim!!!!!Porque tanta ignorância, GENTE ?
    STP é o ùltimo pays dos lusofonos…bastanta racista! Fiquem entre vocês, com vossos Homens e Mulheres TACANHOS e ceao!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo