Destaques

Patrice Trovoada: A consagração da vitória

Numa intervenção na noite eleitoral, o candidato da ADI ao cargo de Primeiro Ministro, chamou a atenção da classe política são-tomense, para a responsabilidade que segundo Patrice Trovoada recai sobre os ombros de todos.

O vencedor das eleições, fez questão de anunciar que na noite de 12 de Outubro, recebeu uma chamada de felicitações «por parte do Presidente do MLSTP, o que constitui um bom sinal na pacificação política o que vai no sentido daquilo que são os sentimentos da ADI, ou seja, São Tomé e Príncipe primeiro, um clima político mais apaziguado, consensos necessários em prol do bem-estar dos são-tomenses», declarou.

Defendeu a coesão nacional «volto a afirmar que serei o primeiro-ministro de todos os são-tomenses, daqueles que votaram em mim e daqueles que fizeram outras opções», pontuou.

Agradecimento especial foi endereçado aos militantes de outros partidos que durante a campanha se juntaram a ADI.

Abel Veiga

    27 comentários

27 comentários

  1. Nivaldo Carvalho

    13 de Outubro de 2014 as 23:52

    Realmente a questão política é um processo retórico, pelo que no âmbito da verdade a resposta não segui os trâmites certos embora suposto legais. ainda mais numa democracia de um país esmiúças fortemente pela colonização e escravatura, ainda dependente dos terceiros. creio que fosse melhor começar do começo e não deixar como esta para ver como fica. ainda há tempo há esperança para arregaçar as mangas e o encontrar um futuro que há 40 anos ainda não chegara, fazer melhor e não viver na sombra de um passado que ofusca cada vez mais um presente envergonhado pelo próprios cidadãos.

    • Manuel Vicente Sousa

      15 de Outubro de 2014 as 7:15

      De retórica está eivado o teu comentário, que não passa se não de uma gala de um fã leigo da retórica contemporânea.

  2. Manuel Vicente Sousa

    14 de Outubro de 2014 as 5:43

    Chegou a hora da verdade.
    Realmente o povo põe!!! Não temos rancores, mas as feridas doem.

  3. A realidade

    14 de Outubro de 2014 as 6:18

    Mesmo com toda campanha contra a figura do líder do ADI, o povo veio dizer que cabe a ele decidir e votaram mais que nunca em consciência. Foi a vitória do povo, que foi sempre ignorado por parte de alguns, embora os sinais dados em 2010. O povo de 2014 fez a leitura que surpreendeu a muitos políticos desatentos.
    Nunca coloque ninguém a fome, miséria e opressão, para depois ir ao banco, dias antes das eleições, para o comprar. O povo vingou-se da hipocrisia política.
    Que se possa governar em clima de tranquilidade.

    • Manuel Vicente Sousa

      15 de Outubro de 2014 as 7:17

      Excelente comentário!! São pessoas como você que me da gosto em visitar este forum, obrigado.

  4. Maria Não Da

    14 de Outubro de 2014 as 10:01

    Patrão já chegou, abra a porta e deixa entrar!
    O Povo assim decidiu!

    Força Patrício!

    Que Jesus Cristo, Allah e todos os Deuses te abençoe e te proteja!

    Escolhe bem os seus colaboradores, o único critério é a competência e não quem trabalhou mais durante as campanhas, no entanto não os esquece.

    Varre os palhaços que a TROIKA colocou aquando da usurpação do poder. Eles não foram colocados la porque tinham competências, mais sim porque te detestavam e detestavam os dirigentes de ADI.

    • bintoudjalo

      14 de Outubro de 2014 as 22:36

      ….e fecha as pernas

  5. Jacinto Novaes

    14 de Outubro de 2014 as 11:17

    Parabéns ao Doutor Patrice Trovoada e ao ADI. O povo vos deu a oportunidade de mostar ao mundo que é possível mudar Sao Tome e Principe. Por favor não nos envergonhe.

    Eu estou a ver aquele sapo, bem gordo, “cabeludo” já na fase de putrefação que o Pinto da Costa vai engolir no dia em que empossar o Patrice Trovoada como Primeiro Ministro e Chefe do Governo de Sao Tome e Principe. Ele – Pinto – não vai aguentar. Hahahahahahahaha.

    Agora, formar um governo com elementos capazes e sem medo para trabalhar em prol do desenvolvimento do país.

    Na minha opinião, começar por “cortar” despesas fúteis como por exemplo, combustível e “desmanutenção” dos vários carros do Estado. Se se pudesse vender pelo menos 10 desses novos carros que Gabriel andou a comprar, já se conseguiria uma boa verba para minimizar alguns dos vários problemas sociais que enfermam o nosso povo.

    Viva ADI,
    Viva Patrice Trovoada,
    Viva Sao Tome e Principe.

    • adrito

      14 de Outubro de 2014 as 19:22

      senhor Jacinto Novaes Eu estou a ver aquele sapo, bem gordo, “cabeludo” já na fase de putrefação que o Pinto da Costa vai engolir no dia em que empossar o Patrice Trovoada como Primeiro Ministro e Chefe do Governo de Sao Tome e Principe. Ele – Pinto – não vai aguentar. Hahahahahahahaha.
      1º tu és Sãotomense? acho que não porque se fosses deves respeito ao P/R e a constituição da República Democratica de STP, porque seja ele quem for de que cor for de que partido for, temos que ter em conta quando nós estamos a escrever para a pessoa do P/R de um determinado pais
      para quem nos devemos respeitar para manter a paz e harmonia não o tal caos suscitados pelo vosso lider.

      • Jacinto Novaes

        15 de Outubro de 2014 as 7:49

        Caro Adrito, se este é de facto, o seu nome.
        Com residência no estrangeiro, devo dizer-lhe que sou santomense sim. Eu visito o meu/nosso país regularmente.

        Confesso-lhe que, como santomense, respeito o cargo do Presidente da República, mas não a pessoa que ocupa o cargo de momento, por ser ele, na minha opinião, o único culpado pela instabilidade política que nós vivemos – daí a maioria absoluta (Cartão Vermelho aos corruptos).

        Quando fiz o comentário, não enderecei, não escreví para o Sr. Presidente da República. O que fiz, foi exprassar a minha opinião por acreditar que São Tome e Principe ainda é um país livre.

        Quando escreví “Eu estou a ver aquele sapo, bem gordo, “cabeludo” já na fase de putrefação que o Pinto da Costa vai engolir no dia em que empossar o Patrice Trovoada como Primeiro Ministro e Chefe do Governo de Sao Tome e Principe. Ele – Pinto – não vai aguentar. Hahahahahahahaha.” Era por acreditar que o Sr. Presidente da República, com as atitudes que teve há dois anos e as que teve no dia 11 de Outubro – falar para a nação de forma parcial num dia de reflexão para eleições – e as suas declarações no dia em que votou, estava de facto muito mal. Ele ao fazer o que fez nos dias 11 e 12 deste mês, não imaginava na altura que o partido ADI de Patrice Trovoada pudesse sair vencedor com MAIORIA ABSOLUTA destas eleições. Daí que, o que eu disse assenta-lhe bem.

        Bem haja

        • Jacinto Novaes

          15 de Outubro de 2014 as 7:55

          Correção:
          (…)expressar(…)

  6. BintouDjallo

    14 de Outubro de 2014 as 11:34

    Abram as portas para que entrem mais engraxadores…STP està infestado de gente falsa, de corruptos, de oportunistas…o que é de preocupar. Mas é o tempo é que se vai encarregar deste assunto.
    Quando se der fim a toda esta farsa, STP poderà , entao, arrancar na corrida para o desenvolvimento.
    As pessoas sao interesseiras, pensam ùnicamente no que é IMEDIATO, a curto termo, nao investem para o longo termo.A maioria aposta para permitir a minoria de atingir o seu objectivo : ENRIQUECER!
    Os filhos do Patrice Trovoada, terao um futuro risonho, porque o pai està a garantir, desviando os bens do estado para pôr na conta bancària e acumular riqueza para o futuro… alguns mais espertalhoes que lhe dao apoio, também recuperam alguns tostoes que poêm de lado, mas o estùpido que votou, que é a maioria, ficarà com fome e no futuro eles e os filhos taparaocom as maos a NUDEZ. Serà muito tarde!

    • Maria Não Da

      14 de Outubro de 2014 as 12:21

      Pelo visto, muita gente teve que comer “aquele sapo, bem gordo, “cabeludo” já na fase de putrefação” e o BintoDjallo é um deles. Ele está a feder p’ra caramba. Camalhão que é engoliu múltiplo desses sapos, cuidado com indigestão, caro compatriota, Santomense 100%, apesar de ter a nacionalidade Portuguesa e vivido em Portugal por muito tempo. Mais é santomense.

      Viva Patrício Trovoada
      Viva o povo inteligente de STP

      • bintoudjalo

        14 de Outubro de 2014 as 21:25

        Maria não dá, se voce representa o povo sao-tomense…SOCORRO! Que invasão de BURROs . Você é simplement uma destas Vencha, onde muitos rolam o corpo em troca de uns trocados para você ir comprar artifícios para tapar a sua “in-beleza”. Eu nao estou na necessidade, graças à Deus nunca estive porque sempre deram-me meios para criar meios e não ser assistido! Não preciso roubar nem me vender ou ser comprado para sobreviver. Sou livre, por isso posso dizer a verdade, e o que penso , porque não espero por ninguem para ser considerado,

        • Maria Não Da

          15 de Outubro de 2014 as 12:20

          Seu ………..

          O que dizes é que é verdade? Coitadinho, até da pena. Esses insultos nada tem a ver comigo. Todos não são como tu.

          Perdeste muito com essa victoria , não é? Eu compreendo a tua dor, mais já está na hora de digerires a victoria do ADI e do PT. Para o bem da tua saúde.

          • bintoudjalo

            15 de Outubro de 2014 as 21:24

            Maria não dá, sabe o quê, se você mulher é Vencha, se é homem você é péde, pelo seu raciocínio, tem tal perfil… Em todo o caso, você reflète bem à marginalidade. O seu deus é o dinheiro e o seu corpo é a mercadoria. Deve ser a única coisa que sabe e pode fazer….faça, mas desapareca e não incomode os outros , corpo de leilão!

    • Meu namorado

      15 de Outubro de 2014 as 7:41

      Esse é o teu desejo e sonho que Querias implementar se MLSTP ganhasse

  7. filipe Muhongo

    14 de Outubro de 2014 as 12:11

    Deixemos de espirito das vinganças, porque Sao-tomé e Principe ´são ilhas de origens vulcanicas, por isso resta a natureza uma palavra.
    Apreçam-se a fazer o bem, o homem vive no mundo revolucionário com muitas mutações, a natureza vive no mundo evoluitivo. nós podemos enganar-nos, mais o reino organico e inorganico é impossivel.
    Quanto a eleição os derrotados, e triunfantes, todos são filhos do quinto evangelho, e vivem no mesmo espaço, os derrotados deveriam lutar contra a pobreza e o estado animalesco da sociedade, não perdendo tempo com populismo; quem sabe nunca fala, porque está bem instruido; Falar e fazer os derrotados nunca tinham respeitado este lema, vivendo a custa de subsidio do MPLA Partido do Trabalho e Disciplina,agora devem apresentar contas a este Partido Amigo. Vejamos a Unita com os seus aliados em portugal e STP, conseguiu esmacar o MLSTP e outros.
    A Unita em Angola deve estar a festejar porque O Sr. Miguel Trovoada, sempre solidarizou-se com esses capangas, recordam do Bufalo em STP. Foi este Senhor que expulsou as gloriosas FAA de STP, na altura chefiado pelo malogrado, General Osvaldo Serra Van-Dúnem.
    O meu conselho ao Presidente reforçar a sua segurança pessoal, porque o Patrice T. tem um passo do poder absoluto; Se houver um forte Major no País quem ocupará o cargo de Presidente? Senhor Primeiro Ministro, Tudo está colocado no xadrez, à espera da hora e o lugar. O Povo, baseou-se do criterio da razão, O ADI tem menos pecado, sem saber quem está por detras deste partido alem fronteira de Saotome e Principe.
    Eu sugiria que nas leis de Saotome e Principe promulgassem , pela Ilustração dos Politicos, quem cometeu erros não poderá execer nenhum cargo politico e cargo administrativo no aparelho de Estado. (Desadministração)
    A derrota do MLSTP, nas urnas deve-se ao Senhor Jorge Amado,
    Aproveito, para endereçar as minhas felicitações aos Vencedores e derrotados, porque todos trabalharam na encenação da festa dos mais habilidosos (DEMOCRACIA)

  8. Pssi

    14 de Outubro de 2014 as 16:55

    Pessoal do ADI, já ouviram o ditado que diz “quanto mais alto se sobe, maior será a queda” uiuiui. Vocês subiram muito alto, é melhor começarem a comprar paraquedas.

  9. hlrnio Ribeiro

    14 de Outubro de 2014 as 18:59

    O pior esta para vir. Depois alguns irão esconder-se dizendo que não votou. Guardem as imagens no vosso arquivo.A partir de dezembro v-ao começar a sentir na pele.

  10. Kwatela

    15 de Outubro de 2014 as 3:04

    Compatriotas,
    Não sou muito de fazer comentários depois de ler várias vezes compatriotas meus de um e de outro lado da barricada a fazerem comentários infelizes.
    Sou do MLSTP/PSD com muito orgulho. No melhor e no pior momento do meu partido, serei sempre fiel aos seus ideias. Nunca saltei de barco nem o farei agora.
    Quero felicitar primeiramente o meu povo pela maturidade demonstrada. Orgulho-me de ser santomense. Agora e tempo de arregaçarmos as mangas e trabalharmos. Os blá blas da campanha já terminou. Por favor a todos, deixem o ADI governar. Daqui a 4anos faremos o julgamento.
    Bem haja a todos.
    Sempre,
    Kwatela

  11. zeme almeida

    15 de Outubro de 2014 as 3:05

    O Patrice Trovoada nao merece a segunda oportunidade!…Por favor aonde anda o jovem ADAIR RBEIRO,com os seus artigos,será que anda envegonhado?Nao tenhas medo apareca.

  12. zeme almeida

    15 de Outubro de 2014 as 3:06

    Erro:
    Envergonhado.

  13. JOAO ALMEIDA

    15 de Outubro de 2014 as 9:59

    parabens ADI. Ja nao ha desculpas. Espero q façam o melhor possivem para aquele povo q bem merece. tenho maioria representada no parlamento, portanto ja nao ha desculpas

  14. Calu Cu Angu

    15 de Outubro de 2014 as 20:54

    Mas que dor de COTOVELO, tudo isso só porque o ADI ganhou? Viva o ADI. S. Tomé é um País pequeno mas chega para todos nós. Passar bem.

  15. Osvaldo Soares Pedronho

    23 de Outubro de 2014 as 6:12

    Viva o ADI,forca Dr,Patricio,fazer limpeza destes malandros todos sera uma necessidade urgente. Ja tive informacoes q o Dr.Patrice ,vai apresentar o memo governo do seu anterior governo,e vai aumentar r secretaria de estado com segue test nomes, Helder Barros, Luiz Sousa ,e Honorio Lavres ,este ultimo para pasta de secretario de Estado das Comunidades,Imigrante,acho bem que os nossos irmao da diaspora sejam activios nas questoes do Pais.

  16. Man Mandas

    23 de Outubro de 2014 as 18:48

    Vocês mesmo vivendo no estrangeiro não aprendem nada… São uns merdinhas. Façam críticas construtivas… Isto sim… Vocês odeiam o Patrice vosso primeiro ministro ou a política dele, há diferença entre o homem e a política que ele faz, um pouco mais de respeito pelas pessoas. Se vocês na realidade são samtomenses ajuda o vosso líder a levar o pais para um bom rumo ajudar a nação a crescer.. Sem ofensas. Pelo visto vocês não estão a fim de contribuir para o desenvolvimento de São Tomé e príncipe. Procura viver como uma família, tenta mudar a maneira de pensar. Leia mais… Boa sorte para o povo e os próximos a governar…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo