Destaques

XVI Governo Constitucional toma posse este sábado

Liderado por Patrice Trovoada na qualidade de Primeiro Ministro e Chefe de Governo, o XVI Governo Constitucional, conta com 13 pastas ministeriais. A maior parte dos ministros vem do XIV Governo Constitucional, que caiu por uma moção de censura. Um dos grandes destaques é a opção do actual Governo em manter o Ministério da Agricultura, agora sem Pescas, mas com Desenvolvimento Rural. Sector entregue ao antigo Presidente da Federação dos Agricultores de São Tomé e Príncipe, Teodorico Campos. A criação do Ministério da Economia e Cooperação Internacional, é outro destaque, no sector agora dirigido por Agostinho Fernandes, antigo Ministro do Plano e Desenvolvimento no XIV Governo constitucional.

A posse ao novo Governo Constitucional é dada pelo Presidente da República e Chefe de Estado, Manuel Pinto da Costa este sábado, pelas 11 horas no salão nobre do Palácio do Povo.

Conheça a composição do XVI Governo Constitucional, e as respectivas figuras :

Primeiro

Segundo

Terceiro

Abel Veiga

 

 

    15 comentários

15 comentários

  1. Observador Atento

    28 de Novembro de 2014 as 22:48

    Aos meus colegas e amigos Chalino, Ju,Varela e Olinto meus Parabens! Desejo-vos sucessos no desenpenho das vossas funcoes! Que zelem pela nossa terra que tanto adoramos! Mas nao se esquecam que o trabalho devera estar no centro de grandes transformacoes! O Chalino conhece o milagre do trabalho pois depois de horas, dias, anos de trabalho arduo transformamos em bons jogadores de futebol.

    • Lôçô tlêzê (13) conto

      1 de Dezembro de 2014 as 8:29

      Subscrevo em baixo.
      Outra questão tb pertinente merecedora de realce é a composição extensiva do elenco governamental. Esta composição é mais um tacho do que propriamente executiva. Ora vejamos, surpreende muito como é que ADI, mais conhecido por lôçô 13 conto que muitos andam ai a dizer que fez economia e que defende emagrecimento como uma das alternativas a nossa economia, forma um governo de 13 pastas ministeriais sabendo de antemão que isto tem grande custos,porque a questão não é só salário e transporte do Ministro, mas tb dos directores do Gabinete, da DAF, etc….
      Qual o argumento tem a ADI vs Lôçô 13 conto em matéria de responsabilidade governativa? Aos poucos o povo vai perceber que o ADI não é, nunca foi e nunca será alternativa……

  2. Manuel de Assuncao Afonso Fernandes

    29 de Novembro de 2014 as 9:24

    O Patrice Trovoada vai ter que dar muito puxao de orelhas a esses incompetentes ministros principalmente o da justica , o das financas e tambem o da defesa. Quem nao deu provas como procurador geral da justica nao dara como ministro porque a funcao de ministro nao e so mandar e tambem vestir fato de macaco e ir a luta pelo desenvolvimento do nosso pais.

  3. paulina

    29 de Novembro de 2014 as 11:34

    parabens a novo governo,,
    lute para tirar o país da situaçao que esta,,alguns fazen de cego pra nao ver a pobreza do país,, mas o país esta mal

  4. ghadafi

    29 de Novembro de 2014 as 11:47

    Meus parabens ao melhor procurador e concerteza ao future melhor ministro da justica. Ao restantes membros votos de sucessos e paz.
    Agora os bandidos tao lixados…heeeeeee

  5. thine

    29 de Novembro de 2014 as 11:49

    familiarisa governo , a uma ministra de tem mesm sobrenome q PT . sera q é consindecia

  6. arelitex

    29 de Novembro de 2014 as 12:21

    cada ministro á partida ,têm o seu valor próprio . mas a peça principal neste xadrez é o líder .neste caso ,o senhor Patrice Trovoada . na nosso país nâo é fácil para ninguém ,ser líder ,motivado pelos maus vícios de toda a gente e a tentativa de desobediência . ele vai ter que incutir a toda a hora na equipa que o dia completo é para trabalhar . a função principal do Patrice Trovoada é unir a equipa , aumentar a rentabilidade e o rigor da equipa dia a dia . até a equipa estar a funcionar como desejo dele . ele vai ter que ser muito autoritário , nada democratico e muito exigente com toda a sua equipa . e ao mesmo tempo com toda a população. mas o país com vontade politica vai dar cartas . boa governação e empenho a todos os ministros .

  7. kwatela

    29 de Novembro de 2014 as 14:09

    Quero aqui manifestar como cidadão todo o meu apoio ao governo que acaba de ser formado embora não seja da minha cor partidária. Há muito que estado santomense reclama o emagrecimento. Para que tantos ministérios?
    Bastava 03 0u 05 ministérios e alguns diretores nacionais
    O país é pobre e vive de braços estendidos portanto devemos economizar para mostrar os nossos parceiros essa vontade do uso racional dos recursos disponibilizados.
    Exemplo:juntar saúde ,educação, juventude e desportos,emprego segurança social num ministério de assuntos sociais.
    Juntar defesa (empregou sou contra a existência das farstp)e interior
    finanças e plano
    Etc etc
    Acho que assim iríamos economizar mais
    É só uma opinião.
    Aos que não concordem por favor nos batam no ceguinho.

  8. arelitex

    29 de Novembro de 2014 as 16:15

    com um verdadeiro líder .que saiba trabalhar bem a equipa que têm .nenhum dos ministros pode ser incompetente . todos os ministros para se manterem na equipa vâo ter que demonstrar na prática o seu valor . vão ter que obrigatoriamente dar cartas . nâo acredito que Patrice trovoada tolere a incompetência seja de que ministro for . porque nesse caso estaria a pôr em risco a sua competência e o seu valor . e estaria a por em risco a oportunidade que o povo lhe deu . qualquer maçâ podre dentro da equipa eu penso que ele nâo vai penar duas vezes . desejo-lhe uma governação com método e inteligência . há muito trabalho pela frente . nos 40 anos nada foi feito .

  9. santos

    29 de Novembro de 2014 as 18:43

    Será k olinto raio deveria a ser ministro d educação? Creio k não.

  10. marsalgado7

    29 de Novembro de 2014 as 19:40

    Parece-me que muitos ministros serão demitidos durante os 4 anos de governação, razão: Patrice entenderá que são incompetentes.

  11. BintouDjallo

    29 de Novembro de 2014 as 22:58

    É simplesmente escandaloso, a escolha do pm na pessoa do Patrice Trovoada, que tem contencioso, digo queixa junto da justiça, pelos crimes cometidos (como o Sócrates…..). Que exemplo pode ele dar, como responsável político….para completar o quadro, voltou a nomear os mesmos ministros e por cima tem um bufo Trovoada, como pm “bis”. Aquela ministra,sera a policía privada do PT para espionar os outros ministros.
    Estou chocada com a transformação do Afonso Varela (braço direito do P.T.) , o militante corpo e alma da JOTA, hoje inimigo n1 do pr.Pinto, e dos seus demais camaradas dea JOTA. Daqui há 4anos, dou-vos encontro aquí no mesmo site téle non, a todos que votaram ADI, que admiran, defendem, apoiam o P.T.., o maior homem político corrupto e cambalacheiro, que STP, tem até hoje. Boa sorte aos que votaram pra ele!

    • arelitex

      1 de Dezembro de 2014 as 11:24

      senhor Bintoudjallo . o seu comentário faz-me muita confusão . em relação ao Sócrates . você esqueceu-se de dizer que aqui em STP , também existem duas dúzias de Sócrates e nenhum deles é o Patrice Trovoada . pode ser que a seu devido tempo a ADI vá mexer nessa matéria . em relação a algumas frases do seu comentário . nâo sei se você é conhecedor de uma resposta que o Mário Soares deu perante um ataque politico ,em que o acusaram de ele mudar de ideias . a resposta que ele deu foi a seguinte ( só os burros é que nâo mudam de ideias ) . você faz-me pensar nessa resposta ,você nâo muda de ideias . quanto ao Patrice Trovoada ir buscar a sua antiga equipa ,só demonstra inteligência . é porque essa equipa já foi trabalhada pelo líder , e o líder têm confiança nessa equipa , e cada elemento da equipa ao aceitar é porque confia no seu líder . quando se chega a este ponto de confiança . que é o máximo em termos de liderança . tanto a equipa como o seu líder , tornam-se numa peça . e nada os atrapalha em alcançar os objectivos , que é o progresso da nossa terra . um abraço

  12. Arroz Substancia

    30 de Novembro de 2014 as 23:58

    Sobre esta noticia EU queria começar por dizer que os anti-PT estão com muita azia e com muita raiva tambem a começar por esta tal de BintouDjallo.

  13. Arroz Substancia

    1 de Dezembro de 2014 as 0:03

    Sobre esta Noticia EU queria começar pot dizer que is anti-PT estão com muita Asia e raiva a começar pot esta que da pelo Nome de BintouDjallo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo