Primeiro encontro oficial de Pinto da Costa e Patrice Trovoada após a constituição do Governo

12 dias após a tomada de posse do XVI Governo Constitucional, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada reúne-se oficialmente com o Presidente da República no Palácio do Povo. O encontro está marcado para as 11 horas desta quinta – feira.

Recorde-se que após a investidura do XVI Governo Constitucional no passado dia 29 de Novembro, no dia seguinte o novo Governo começou a agir com medidas de limpeza nas direcções da administração pública.

Logo após a tomada de posse o novo Governo reuniu-se em Conselho de Ministros, demitiu cerca de directores da administração pública, e nomeou outros 20 novos directores.  Em simultâneo, avançou como uma série de medidas que visam promover a cultura do trabalho na administração pública. Foi imposto um novo horário de trabalho na administração pública, que obriga os funcionários a levantarem mais cedo da cama.

O Téla Nón sabe que em alguns sectores da administração pública, foi cortado o acesso a internet nas horas normais de serviço, alegadamente para evitar distracções dos funcionários.

Para além da primeira fornada de directores que caíu após a primeira reunião do concelho de ministros do XVI Governo Constitucional, outros continuam a cair através de decisões directas dos ministros de tutela.

Tudo indica que no primeiro encontro oficial de Patrice Trovoada com Pinto da Costa, marcado para esta manhã, o Primeiro-ministro que segundo a lei presta contas ao Presidente da República e a Assembleia Nacional, dará indicações ao Presidente da República, sobre o alcance das primeiras acções do Governo.

Patrice Trovada prometeu incutir a cultura de resultados no país. O desempenho de cada sector, de cada dirigente, de cada funcionário individualmente, deverá ser avaliado.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Agora ou nuca mais Responder

    É mesmo preciso incutir a cultura de trabalho neste nosso país.

    As pessoas adotaram o modelo de pedir, pedir e muitos já não querem trabalhar.

    Com Trovoada, ou vai ou racha.

    • img
      xuxanti Responder

      Muito bem Senhor Primeiro Ministro isso mostra o teu comprimisso e a tua lealdade para com o pais sobre tambem a decisao que a Sua Exª teve de pagar o 13º mes aos trabalhadores por favor nao esquecem dos estudantes no exterior porque tambem queremos passar um natal digno diferente dos outros anos.

      E tambem quero aproveitar para desejar a toda Equipa Governativa um Santo Natal e um 2015 repleto de felicidades e muito trabalho.
      e tambem a todo povo de São Tome e Principe Feliz Natal e um 2015 com muito sucesso.

  2. img
    manuel soares Responder

    Bom dia caros co-cidadãos santomenses vamos esperar e desejar que o presidente da república e o primeiro ministro entendam e relacionem positivamente para o bem do país.Bem haja!

  3. img
    manuel soares Responder

    Que deixem as querelas e os ciúmes políticos de lado e trabalhem de braços dados, ja agora tela non não se esqueça de publicitar o trabalho espectacular que o governo teve ontem em reunir as representações diplomáticos e organismos internacionais de cooperação sediados em são tomé e príncipe para apresentar o programa para este 4 anos de governo.

  4. img
    Seabra Responder

    Quando o pm Trovoada pretende que ( segundo o discurso dele, escrito pelo pigméu Afonso Varela…), ele quer pôr fim ao sentimento e comportamento que o Miguel Trovoada instalou em STP : ODIO, VINGANCA, RANCOR e DITADURA, é ele o 1° a praticà-los, demitindo todos aqueles que ele detesta, que fizeram parte do governo precedente…e por cima o atrevido, quer que se faça um inquérito “inquisitor”, sobre o governo do Gabriel da Costa.
    Este PT é mesmo ASSANHADO, ele que està cheiinho de queixas junto da justiça de STP, quer abafar o assunto dele, perseguindo os outros, inclusive o Gabriel, que foi de um apoio inestimàvel para o regresso desta familia para STP!!!AH, a ingratidao!!!
    Mas o PT nada vai conseguir fazer contra o Gabriel da Costa, porque se ele està confiante nas “marabutices” dele, como muçulmano,o Gabika também tem gente da Guiné Bissau (terra do mistério), que estao bem firmes para levar o combate invisivel…nao para hipnotisar, mas para levar a cabo a justiça tradicional até ao fim. Os resultados, falarao por eles!!!
    O Varela deve parar de ditar discursos com dizeres falsos, que o PT quer incutir na cabeça dos ignorantes, ora que a politica dele é de AJUSTO DE CONTAS, sem ter razao de ser, porque a “personna non grata” em STP é ele, ùnicamente ele!!!

    • img
      sotavento Responder

      Creio que podemos expresar o que sentimos, o que nao estamos de acordo com os outros sem chamar pigmeus , atrevidos e mais coisas aos outros.Pessoalmente nao comparto simpatia nem tao pouco acredito na politica do atual ministro,mas temos que saber estar em democracia.

    • img
      Konder Responder

      Se fosse persona non grata teria ganho as eleições??!!! Ah!Ah! Ah! Ah! Granda lata.

  5. img
    Tchuka Responder

    PARABENS, FELIZ ANIVERSARIO, Gabriel da Costa ,Longos anos de vida, tudo de bom, que bem mereces!
    Kandandus…NÔ PINTCHA!!!

  6. img
    NOVAGERACAO Responder

    Bom dia a todos os utilizadores de tela non.

    Sobre este assunto em questão, espero que tanto o Primeiro Ministro como o Presidente da República tenham o bom censo de se entenderem, isto porque neste momento o primeiro ministro representa voz do povo.

  7. img
    joão Responder

    O que eu acho estranho é facto do Sr. Patrice Trovoada estar a demitir toda gente que ele acha “incompetente”e as pessoas que são realmente incompetentes como é o caso da delegada de saúde de lembá que todos nossos sabemos que é zero como profissional, já pelo facto do pai ser ministro, ainda continua a desempenhar o papel de delegada. As pessoas do hospital de Neves já estão fartas de tanta burrice. Se é para demitir os incompetentes, que demita todos sem excepção.

    • img
      Cidadã Atenta Responder

      Oh João, sabes perfeitamente que as pessoas que foram demitidas pelo actual governo são competentes, experientes e sobretudo têm habilitações adequadas para o cargo que desempenharam.
      Temos muitos directores que foram escolhidos pelo actual governo, não têm qualificações adequadas para assumirem determinados cargos públicos.
      Estamos a espera ansiosamente da reacção de Director do Orçamento e também dos magistrados do Tribunal de Contas perante inúmeros irregularidades expostas.
      Fui…

    • img
      J.Silva Responder

      Caro João, acho que devias saber o que disses, a copetencia deve ser vista nas acções e ou nos actos que as pessoas praticam, e tu de serteza que não viste o que a delegada de saúde faz, porque se tive-se visto teria outra percepção em relação a ela.
      Portanto dever tu o incopetente e não ela.

      • img
        joão Responder

        J.Silva, escreve-se Competência e não “copetencia” Certeza e não “serteza”… fica aqui a dica

  8. img
    Elviro mateus Responder

    Pinto merece o que está passando.

  9. img
    xuxanti Responder

    Boa iniciativa Senhor Primeiro Ministro isso mostra o teu cumprimisso e a sua lealdade com o pais e tambem sobre a noticia que vao pagar os 13º mes por favor nao esquece dos Estudantes no Exterior, porque tambem queremos passar um natal digno diferente dos outros anos pelo menos um troco para que o nosso bolso não fique vazio

    Um abraço e Um Santo Natal a toda Equipa Governativa e tambem a todo Povo de São Tomé e tambem na Diaspora.

  10. img
    Martinho Pires Responder

    Façamos deste espaço um lugar de comentários que dignifiquem a República.
    Um feliz natal e muita paz e união.

    • img
      Muntudu Responder

      Que entende você por “críticas que dignificam o pais”? Explique-nos sff!
      Felizes Festas a todos !

  11. img
    Nitócris Silva Responder

    Bom dia Povo,

    Como será possível o senhor Fingi que já vivi a mais de 100 anos no palácio do povo não ser convidado a participar no debate, uma vez ele achar que o pai Pinto faz muito bem em dar umas aulas de francês ao filho Patrice.
    Ele agora vai viver para Monte Café, para aprender com Gabão de Monte Café o único sotaque nacional, preservado pelas motosserras.

    Cumprimentos,

    Garra de Urso

  12. img
    Atento Responder

    Por favor senhor 1º.Ministro.
    Mostre ao velho o que é governar um pais que ele fez questão de destruir.
    Mostre a essa figura que em STP mandam as novas ideias e não as ideias velhas e caducas do mesmo.
    Força meu grande 1º.Ministro, STP está contigo.

  13. img
    Nitócris Silva Responder

    Na chegada as ilhas de STP reparei que as mesmas pessoas que haviam entrado no aeroporto da Portela, deixaram de ter comportamentos de ratos de laboratório, passando a ser selvagens e desordeiros.
    Por não entender o desrespeito, nem o desespero de quem quer ser o primeiro a sair, encostei-me num canto deixando, Nino, Nelso, Nerirelo, Nené, Nautílio,….passar, metendo na cabeça que havia de chegar, á mesma, a minha vez e que iria sair.
    No entanto, reparo que regras tão simples como esperar a sua vez e não passar à frente dos outros, manter-se numa fila ordeiramente, não se juntar ao lado do balcão quando se está a atender o Nino, respeitar a vez dos que têm prioridade (acompanhante de menores), fiquei a espera.
    No entanto, vi o meu amigo Delfim todo irritado, aos altos berros, medindo forças com alguém, por ter sido empurado com uma mala que o aleijou numa das pernas.
    No fundo da sala, no meio dessa multidão, a apreciar este filme dos anos 70, em que um metia marca um ao outro com o gesto da mão na testa, disse a mim mesmo “bem-vindo a bicharada”.
    Ao mesmo tempo sou envadido por milhares de questões: será que as taxas do aeroporto não chegam para poder repensar a sala de bagagens e o próprio tapete que transporta as bagagens? Por que razão não conseguem ver que isso é uma má imagem para quem está de chegada ao país?
    Porque haveria de estar no meio dessa confusão por causa das minhas bagagens?
    Será que os nossos governantes não viajam? Eles não veem como os outros aeroportos estão organizados?
    Já nas posses das minhas bagagens, que desta vez não se perderam, suspirei bem fundo porque tinha ainda que esperar que houvesse um carrinho disponível para poder transportar as minhas bagagens, uma vez que estes não existem em número suficiente.
    Esquecendo o incómodo dos fiscais a vasculhar as minhas bagagens, o que não se vê em aeroporto nenhum do mundo desenvolvido, com toda a calma do mundo perdi 10 minutos a arrumar as minhas coisas para depois partir.
    Ao chegar à rua, deparei-me com a beleza das nossas verdejantes montanhas e o cheiro do mar salgado no ar, mas à medida que fui dando passos, fui tropeçando no nosso comum cartaz turístico, estrada toda esburacada, o parque de estacionamento com enormes crateras no chão, a quitanda montada dentro do parque de estacionamento, e os míticos cartazes hoteleiros de baixa qualidade…
    Bem-vindo a África

  14. img
    tropa Responder

    O Governo começou a agir com medidas de limpeza nas direcções da administração pública, até aqui muito bem, não esqueça de agir com vida de luxo do nosso ministros.
    Lembra sempre de povo, que muito precisa. Transporte, Saúde e social.

  15. img
    zemé Responder

    Acho que o João não sabe o que diz ou ta a ser comandando pelo espirito de má fé, pode haver outras pessoas incopetentes nesse jogo mais não a Delegada de Saúde de Lembá, e não acho que os funcionarios veem alguma incompetencia nesta senhora.
    Pelo contrario é uma pessoa que tem concecimento e e vai atras de mais conchecimento. e Gosta de partilhar os conhecimentos que tem.
    Portanto seria bom que pronucia-se o que sabe e não manchar as pessoas com mentiras.

  16. img
    zemé Responder

    João acho que tu sim revelas um incopetente, devias bem conhecer a pessoa e depois falar dela.
    A delegada de Saúde de Lembá, tem e demostra a sua capacidade que mesmo a população de lembá, ja comprovou.
    Se á incopetente nesta histora talves sejas tu.

  17. img
    J.Silva Responder

    João parece que tu revelas o mais incopetente dizendo o que disses, da delegada de saúde.
    Acho que devias saber ou então conhcer bem a pessoa e depois falar.
    não devemos primar pela defamação sem ter a certesa das coisa.
    A copetencia vê-se nos actos ou nas acções que as pessoas desempenham.
    e se tu é de perto devias ver as acções que a mesma tem depenenhado.

  18. img
    arelitex Responder

    nota-se uma grande diferença para melhor . a limpeza tinha que ser feita e nâo vai acabar tâo cedo ,até chegar aos pequenos . todos esses directores e nâo só que foram varridos . para este governo nâo ficar com qualquer duvida no ar ,a melhor actitude é mesmo varrer toda essa gente . essa gente seja como for estava habituada a nâo trabalhar e em muitos casos a roubar . STP têm uma grande barreira para se ultrapassar . que parte logo dos directores que sâo pouco trabalhadores e sem iniciativas . mas com o Patrice Trovoada a comandar as operações a vida do leve leve e do deixa andar acabou . ele têm inteligência para fazer de um normal director em um excelente director . e daí por diante . um abraço

  19. img
    Blaga-pena Responder

    Não há mínima duvida q a paz é a melhor coisa q se pode desejar ao povo desta terra! Contudo, pergunta-se: Como pode haver paz, qdo se governa com rancor, perseguição e abates sem a mínima justificação através da comunicação social? Como pode haver paz, se se ao invés de se promover competências, prima-se pela sustentação do clientelismo político-partidário, promovendo incompetentes, como é o caso do sr.”CÓBÓ” – rosto do Patrice Trovoada, no GOLPE d ESTADO q afastou periodicamente o Fradique de Menezes, Teodorico Campos – individuo sem 9ª classe(meio analfabeto) como Ministro de Agricultura e muitos outros q nem conseguem distinguir a sua mão direita da esquerda? Este é o verdadeiro governo e alguns diretores d “LÔÇÔ TLÊZÊ CONTU”.

  20. img
    maguita tua tua Responder

    muito bem pt toma as medidas mas n se esquece de casas socias,os jovens tanto precisa de uma habitação

Deixe um comentario

*