00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Maria quebra silêncio sobre as presidenciais – ADI entre negro e mulato

A ex-Primeira Ministra e actualmente vice-presidente da Assembleia Nacional, decidiu quebrar o silêncio que envolve as as forças políticas e a própria sociedade civil em torno das eleições presidenciais previstas para Julho próximo.

Há cerca de 4 meses para a possível eleição do Presidente da República, não existe nenhum candidato oficial. Não há um cidadão são-tomense que anunciou publicamente ser candidato às eleições presidenciais.

Maria das Neves, foi até agora a única figura que falou de uma  intenção. Admitiu que quer concorrer ao cargo de Presidente da República em 2016. Em 2011 concorreu e ficou no quarto lugar. Maria das Neves anunciou que já pediu apoio a todos os partidos políticos do país, para sua candidatura as eleições presidenciais deste ano..

O leitor pode conferir as declarações de Maria das Neves :

O actual Presidente da República Manuel Pinto da Costa, que segundo a constituição política pode brigar por mais um mandato de 5 anos, ainda não se posicionou oficialmente se entra ou não na disputa eleitoral.

No entanto a conquista da presidência de São Tomé e Príncipe, é o último troféu almejado pelo partido ADI, que já domina todo o poder político no país, desde as câmaras distritais, passando pelo parlamento e o Governo. Só falta a presidência da República para ADI e Patrice Trovoada terem o país total e integralmente nas suas mãos e sob as suas ideias.

ADI ainda não anunciou quem é o seu candidato presidencial, apesar de na reunião do conselho nacional alargado de Fevereiro, ter prometido fazer tal anúncio em Março. O mês já terminou e Patrice Trovoada ainda não anunciou se o candidato da ADI é negro ou mulato.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Esperançoso Responder

    fique descansada, o meu voto é pra si…, já faz tempo que eu não leio uma noticia boa! estou farto de ouvir e ver pela TV, propagandas barras

  2. img
    Xico Responder

    Qual a relevância da cor da pele para o cargo? E se for branco? Não poderá haver um candidato santomense branco à presidência?

    • img
      Pai da Fação ADI ainda está vivo mas o Gibson morreu. Mas quem é o Pai da Facção ADI? Responder

      Voce que mande o proprietário do Grupo facção ADI apresentar o Evaristo Carvalho (Preto) ou Carlos Vila Nova (mulato) ou ele mesmo o pai da Facção ADI como candidato ao PR.

      Voces ADI perderam rumo, estão sem nexo. Depois de tanta promessa de que são melhores, agora estão tirar o coitado do povo pano nos pés.

      Prometeram melhorias e até mesmo mudança de atitude e comportamentos, mas pelo visto são piores que o MLSTP ou PCD.

      Com o MLSTP – PCD, um professor técnico superior ganhava por aí cerca de 9.000.000,00Dbs à 12.000.000,00Dbs. Naquele tempo, todos os professores e professoras conseguiram fazer casa e comprar carro.

      Agora o assunto é outro. Baixaram os rendimentos dos professores para não mais de 5.000.000,00Dbs. Um professor/a hoje já não consegue comprometer com um banco e pensar em fazer casa, quanto mais comprar um carro.

      Prometeram aumento de 12% e já vão 90 dias que o aumento não saí. Mas para espanto de muito, em vez de melhorar estão a complicar sem explicar.

      A partir do Abril, vão baixar cortar subsídio de hora extra aos funcionários públicos, para mais de 30%. Isso é melhoria que prometeram?

      Só estão a complicar sem explicar.

      Aonde é que está o Sindicato da função pública?
      Se fosse o MLSTP fazer isso o que facção ADI está fazendo com o povo, não aguentaríamos falar do Abílio Neto, do Povo em geral.

      Mas será que esse povo merece isso tudo?

      Povo põe povo tira!!!

    • img
      kwatela Responder

      Caro concidadão a ler o seu comentário senti vergonha por tão pouco cérebro que há em si. Se o jornalista escrevesse nem água nem vinho aí você diria não poderia haver um candidato sumo? ????
      Cresça e apareça

      • img
        Xico Responder

        Caro kwatela (seu…),
        Da forma como o artigo está escrito, limita a escolha do ADI à estes 2 tons de pele apenas (mulato e negro).
        Pena não conseguir desenhar para lhe fazer entender…

        Forte abraço
        PS: Deve procurar numa farmácia mais perto de si, suplementos que reforcem as funções do cérebro. Nada está perdido!!

  3. img
    Satisfeita Responder

    Muito bem Dr.Maria Das Neves ,pode contar com o meu total apoio para a sua vitoria .Nos ja tivemos muitos homens na Presidencia dizer que nada fora feito por eles seria mentira mas desta vez vamos dar opurtunidade a uma mulher e que assim seja .

  4. img
    WXYZ Responder

    “Trovoada ainda não anunciou se o candidato da ADI é negro ou mulato”. Com anuncio ou sem anuncio, o ADI nao tem nada a perder. Todos os presumiveis candidatos deviam deixar de cobardia e vir ao grande publico Santomense abertamente e assumir sem manobras e dizer que quer ser na realidade presidente de STP. E trata-se de algo que devia ser feito ate com um ano de antecidencia. Para que tudo fique o mais claro possivel.

  5. img
    Maria Silva Responder

    Dando as circunstâncias , é caso para se unir ” dar as mãos ” Maria das Neves e Pinto da Costa e outros não podem estar em lados opostos ( pelo menos por agora ) há que se lutar contra a ” PRAGA” !

  6. img
    SAMPONHA Responder

    GORGULHO ALÉM DE DAR COISA LEVE, ENGRAVIDA E PÕE EM CATIVEIRO
    O Primeiro-ministro Patrice Trovoada é conhecido como rei de comer o fruto proibido. Depois de ter aplicado muitas coisas leves nos seus conterrâneos da ADI, eis que Patrice engravidou a sua assessora Ala Costa e lhe pós num cativeiro em Portugal para se esconder das bocas dos santomenses.
    O primeiro-ministro que é casado e tem a sua família residência de luxo em Portugal, passa o tempo todo divertindo com o fruto proibido em São Tomé.
    Ala Costa que é amiga de Alex Dinho, ex- mulher de Delcio Nobre e o seu marido é funcionário da EMAE, lugar que conseguiu com o apoio do Patrice Trovoada.
    A bênção divina está à caminho e todos os santomenses saberão em breve se é fruto de Trovoada ou do empregado da empresa de água e electricidade.
    Gorgulho faz das suas num país em que a coisa leve é normal.

    • img
      Xico Responder

      Exma. SAMPONHA, da forma como fala, o GORGULHO deve ter provado o seu fruto proibido… Lol

  7. img
    Povo tem memoria Curta Responder

    Maria só devia ser candidata a Presidente da Republica se tivesse a coragem de explicar a nação o que teria acontecido com o seu Marido Carlos Quaresma no caso escandaloso de corrupção que arrasou com a sua carreira de Ministro/Economista de forma a iliba-lo da acusação ou, em caso de culpa, entrega-lo a justiça.

    • img
      Povo tem memoria curta Responder

      Três motivos para Maria não poder ser Presidente:
      1- Seu marido Carlos Quaresma, ex-ministro de Economia e Finanças e antigo Governador do Banco Central, envolvido em caso de Corrupção – caso emissão de título de tesouro avaliado em cerca de 500 milhões de dólares Norte-americano. O mesmo vive a monte fugindo da justiça. Estava escondido trabalhando para STP no Gabão e por vezes aparece por aqui mas não ao público aguardando a prescrição do crime. Tudo indica que vive sob a protecção de mãos poderosas uma vez que a justiça mesmo na presença de prova não se diligenciou de forma a dar o sujeito o devido enquadramento contrariamente ao que terá acontecido com os seus comparsas belgas que foram imediatamente enclausurados respectivo país.
      2- Maria irresponsável- Quando a Maria foi ministra de Agricultura ou de Economia se a memoria não me falha, por isso eles dizem que povo tem memória curta, Maria resolveu, numa sexta-feira, um dia antes do início de uma campanha legislativa, tirar dinheiro dos cofres do seu Ministério para dar a título de empréstimo as pessoas de negócios com intuito de conseguir votos. O crédito foi concedido mediante uma inscrição feito a lápis e em rabiscos de papéis. Nunca mais se ouviu falar da devolução do respectivo crédito, pois pegaram-se numa borracha e os nomes e os números se apagaram. Não se sabe quem deve e quanto deve!
      3- O polémico caso GGA- Essa novela não teve um desfecho plausível, pelo que Maria é uma das protagonistas nesse processo! O relatório das auditorias feitas a este sector, que iriam servir de elementos de prova para uma possível condenação dos arguidos nesse processo, foram alvos de negociatas em troca de somas avultadas para a sua defraudação, e apenas os elos mais fracos foram parar nos calabouços.

  8. img
    Estou Triste Responder

    Maria nunca votei para gentes do MLSTP, mais desta vez conta comigo. Estou muito triste com ADI e PT. Nunca mais voto no ADI. PT tem estado a portar muito mal, perdeu a minha confiança…

  9. img
    Descamizado Responder

    DESCAMIZADO

    Se o MLSTP/PSD apoiar ou apresentar a cidadã Maria das Neves candidata a eleição Presidencial sem conseguir o seu objectivo (Ganhar eleição Presidencial) será o descalabro total deste Partido Histórico que é o MLSTP/PSD.
    Seria melhor que a cidadã Maria das Neves aguardasse para o ano 2021 e fizesse acordo com um outro candidato que a apoiaria daqui a cinco anos.
    O Senhor Patrice Trovoada mais uma vez sairá vitorioso. Essa candidatura da Maria, vai enfraquecer o Partido MLSTP/PSD. Bô Bila Bi. Bô TÊ Têma.
    A Comissão Política do MLSTP/PSD que tenha cuidado, dado que a Maria está feita com o senhor Patrice Trovoada. É o mesmo que se passa com os irmãos Monteiro. Esqueceram dos apoios que o MLSTP os deu Se chegaram até onde estão é graças ao MLSTP/PSD.Hoje querem apunhalar este partido. Deus é grande

  10. img
    Maria Susana Responder

    Existem comentários que até da graça
    O comentário acima diz que no tempo de PCD e MLSTPP todos os professores conseguiram comprar carros e fazer casas. Eu sou professora a quase 30 anos e na minha escola, nunca ganhamos mais do que estamos a ganhar agora e nenhum dos meus colegas conseguiram comprar carro nem fazer casa.
    Mas sei sim que muitos professores como o comentarista acima viviam sim de horas extraordinárias falsificadas e enchiam os bolsos com esquema que tinham no Ministério.
    Professores que faltavam mais de uma semana de aulas mas que no fim doo mês recebia mais de 300 horas extraordinárias. Agora que acabou a mama estão a chorar. Se você conseguiu comprar caro e fazer casa com salário de professor no tempo de PCD e MLSTP, então não tem nada que chorar hoje. Estás a pagar o que comeste sem trabalhar. Bandido
    Bem Haja STP

    • img
      ADI é o pai fundador da instabilidade em STP nos 40 anos Responder

      O senhor se é professor e não fez casa noutros tempos é porque é mau gestor e passou tempo mais na boa vida. Agora vai te custar muito fazer uma casa no tempo de hoje.

      Noutro tempo, o rendimento de um professor do 2º e 3º cicloe facultava qualquer um contrair um crédito junto ao banco e aí fazer uma casinha para esconder da chuva. Agora com o corte de rendimento, aumento dos impostos por parte da Facção (GOVERNO FACÇÃO ADI), a coisa está preta e bem preta. Não vais conseguir mesmo.

      Facção ADI só passa vida a comprar carros novos para os seus membros e dirigentes do GOVERNO, cortar rendimento dos funcionários, aumentar os impostos, desempregar quem não identifica com a facção ADI e também viajar pelo mundo fora com dinheiro do Estado enquanto o povo pequeno está a sofrer.

      As crianças já não têm PAM nas escolas, algumas já abandonaram à escola porque os pais não conseguem garantir um prato quente antes de irem à escola.

      Mas, são dos mesmos pais que o Governo de Facção ainda baixa o rendimento e aumenta os impostos.

      Povo está a sofrer calado.

  11. img
    O canditato de ADI Responder

    Não existe dúvida!

    Se Não for NEGRO nem MULATO.

    então é BRANCO!?????

  12. img
    Gerhard Seibert Responder

    Nas eleições presidenciais em 2011, Maria das Neves não ficou no quarto lugar, mas no terceiro, com 8,208 dos votos (14%). Assim ela conseguiu um resultado muito melhor do que Aurélio Martins (4.15%), na altura candidato oficial do MLSTP/PSD. Abrs. Gerhard Seibert

  13. img
    Gerhard Seibert Responder

    Não é correto que Carlos Quaresma, ex-governador do BCSTP “vive a monte fugindo da justiça” devido à fraude com os títulos de tesouro em 1999. Em 14 de Setembro de 2005, o tribunal de relação em Bruxelas confirmou a sentença anterior condenando-lhe in absentia à quatro anos de prisão (pena suspensa durante três anos) e uma multa de 2.000 euros. Abrs. Gerhard Seibert

  14. img
    Seriedade Responder

    Ó Senhora ex-primeira ministra! Durante o tempo em que a senhora exerceu as funções da primeira ministra, (chefe de governo), todo poder tinha para demonstrar ser patriótica e contribuir para o desenvolvimento deste lindo país no meio do oceano. Proporcionando um bem estar harmonioso aos filhos desta terra. Entretanto, a senhora só se limitou a adquirir os seus bens materiais, cujo o procedimento é duvidoso. Ao ponto de um determinado momento, a senhora humilhar o povo, chamando-o de “uêchaísmo”. Será que neste momento da campanha presidencial, a senhora já se esqueceu disso? Se o povo santomense não tiver memória curta, ser amnésico ou ter espírito de ignorância, dar-lhe-á a resposta do “uêchaísmo”. Quem fala, esquece-se. Aquele que ouve, lembra por toda vida. Aqui é mundo!

    Outro assunto: num dos comentários acima, disse -se que os professores ganhavam balúrdio, compravam carro e construíram casa. Tudo isto é mentira. Quem conseguiu, não os adquiriu com dinheiro da docência, ganho honestamente.
    Um exemplo: Pessoas há, que quiseram nos anos idos fazer empréstimo para construir uma casinha para viver, a resposta que obtiveram oralmente foi: “Há muita gente que por ver os outros a viverem em boa casa, também quer tê-la” E foi-se o empréstimo. Portanto, S. Tomé e Príncipe é para meia dúzia!

  15. img
    cacau Responder

    Custa me acreditar em alguns comentários, chega a ser ridículo,mesmo após o escândalo financeiro que por ironia do destino se debateu sobre senhor Carlos Quaresma a Dra a magnífica M.das Neves mostrou a firmeza e a sua inteligência falou mais alto quanto é que assumiu a chefia do governo que durante o seu mandato o fez e muito bem, embora os invejosos dos nossos governantes tenham feito de tudo para manchar a sua imagem e fazer cair o governo.
    Deixemos de conversas banais e sem cabimento, pelo menos uma vez coloque a mão na consciência deixa inveja de lado e pense no que é melhor para STP.
    ADI na presidência e no governo estaremos a afundar com STP.
    1- Haverá mudanças nas leis
    2- acabará a liberdade de expressão e de imprensa
    3, 4,5 imaginem só. .
    Não vamos ser hipócritas porque quando o arrependimente chegar poderá ser tarde.

    Maria Das Neves. O meu voto é seu

  16. img
    Armindo Do Espírito Santo Responder

    Não fica bem a quem queira ser Presidente da República estar a incentivar a divisão de STP entre pretos e mulatos. Pretos e mulatos são negros, na perspectiva do Ocidente. Uns e outros são filhos de STP. Olhar o país às cores é fomentar a instabilidade social, o ódio e a perseguição, tal como ocorreu no período quente da revolução (1974-75). É meu entendimento que os políticos devem ter por missão a construção sistemática de pontes para a coesão social e não a sua destruição.

Deixe um comentario

*