00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Patrice visita Quartel-general nas vésperas da reunião do Conselho Superior de Defesa

Esta quinta – feira o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas Evaristo Carvalho, reúne o Conselho Superior de Defesa para reestruturar o comando das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe.

Já na manhã de quarta – feira, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada visitou o quartel-general das forças armadas. Foi a primeira visita do Chefe do Governo ao quartel-general após a sua investidura em 2014 como Chefe do Décimo Sexto Governo Constitucional.

Disciplina, foi a principal palavra de ordem que Patrice Trovoada pronunciou na parada do quartel-general. Às praças, sargentos, e oficiais das forças armadas, o Primeiro-ministro, disse que a disciplina tem que reinar no quartel. Patrice insistiu tanto na disciplina que depois teve que explicar porquê, que o tema é pertinente. «Constatamos que no relacionamento entre elementos das forças armadas com a população tem havido situações menos positivas. A sociedade em geral no nosso país está indisciplinada, está intolerante, está stressada. Mas isso não pode ser comportamento dos membros da defesa e de segurança. São membros de uma instituição que não pode ter esse tipo de comportamento», declarou.

militaresCom apoio da cooperação internacional, nomeadamente de Portugal, Estados Unidos, Taiwan, e Marrocos o Governo são-tomense conseguiu «superar algumas dificuldades», acrescentou Patrice Trovoada.

No entanto considerou que é necessário prosseguir com o esforço de investimento nas forças armadas, porque ainda existem lacunas na instituição militar.

Formação dos militares é uma prioridade urgente, para garantir a defesa nacional face as ameaças.

O Chefe do Governo apontou a pirataria marítima e o terrorismo como sendo ameaças actuais a paz e segurança tanto de São Tomé e Príncipe, como do mundo. «Precisamos formar os recursos humanos que existem nas forças armadas para corresponder melhor este dado novo em termos de segurança internacional», frisou.

Quando visitava o quartel-general das forças armadas na quarta – feira Patrice Trovoada, já sabia que na quinta – feira o Conselho Superior de Defesa iria se reunir no Palácio do Povo. O Chefe do Governo é um dos membros do conselho superior de defesa.

Aproveitou para dizer aos militares que o seu governo vi implementar um conjunto de acções legislativas, para aprofundar reforma das forças armadas e a sua reestruturação. «A lei da defesa nacional apresenta algumas incongruências que vamos corrigir. Também sempre defendi a adaptação da legislação as necessidades reais das forças armadas. Acredito que vamos evoluir neste domínio», pontuou.

Reformas que segundo Patrice Trovoada «, serão implementadas ainda nesta legislatura.

Abel Veiga

.

Notícias relacionadas

  1. img
    Paulo Andrade Responder

    O Primeiro Ministro tem comentado muito os vários assuntos da vida do País, certo é que nota-se que os resultados tardam a aparecer, decorridos os quase 3 anos de governação… De quem será a culpa desta vez ??? o Pinto da Costa já cá não está para ser o “bodi expiatório”… a ver vamos….

  2. img
    Teresa francisco de Jesus Responder

    ” A sociedade em geral no nosso país está indisciplinada, está intolerante, está stressada.” Palavras do Patrice Trovoada.
    É o Patrice Trovoada o mais culpado de tudo que se passa nesta sociedade. A sociedade está stressada porque o Patrice prometeu muito e não está a dar nada. Prometeu arroz de 13 contos o que estamos a ver é arroz de mais de 20 contos com qualidades duvidosas. Prometeu emprego aos jovens mas está a promover delinquência. Este Patrice Trovoada brinca muito. Agora está a brincar com os militares. Ele vai pagar mais tarde ou mais cedo por tudo que está fazendo a este povo.

  3. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Debaixo desse angú tem osso. Podem crer.

  4. img
    Costa Pedro Responder

    Lá vem este Patrice Trovoada com o seu Bla-bla.

  5. img
    Bernardino das Neves Responder

    Porquê que este homem vai sempre ao Quartel General das FASTP.É ele o Chefe Maior General das forças? Quem é ele para ir dar moral as forças?
    Um delinquente e Golpista? E ainda quer colocar outro Golpista como CEMFA?O COBO? Seu cumplisse?
    Só mesmo nestas ilhas e com este Povo Babacoioo.

  6. img
    seabra Responder

    Ô PT, pàra de gozaçao…quando é que respeitaste a Legislaçao?Quando é que foste disciplinado no teu cargo? Quando é que foste sério e honesto? quando é que foste trabalhador e responsàvel? Quando é que foste digno de respeito e de confiança?
    Creio que o teu MARABU (algum Touré ou coisa parecida), deve ser o braço direito do CAPETA que hipnotiza todo o POVO e aqueles que te rodeiam, para que o teu FURTO, passe despercebido, sem reaçao das victimas.Antes de avançar no argumento, quero dizer-te, que TU nao vais usufruir deste roubo (talvez nos medicamentos), é a tua mulher Nana Touré que vai beneficiar com o novo marido que te substituirà.
    Tu que vieste do nada, de pais pobres, sem eira nem beira (apesar da pretenao e da arrogância e cobiça do teu rebento MT, tao cambalacheiro que tu “tal pai, tal filho…), hije tens mesmo negocios (bens empresariais), no Texas – USA, tens casas em Paris, Cascais…tu um preguiçoso, sem formaçao académica, um chulo (usaste e servistes-te bem da tua ex.mulher médica), um assistido durante o teu exilio em França, hoje andas com fanforrinices de homem de ESTADO, que quer passar por “donneur de leçons”, ora que tu mesmo nao tens nem uma AMOSTRA na tua conduta “ignoble de voyou”, que és e seràs sempre.
    O vosso caso, teu e do Ali Bongo(o maricas:panoleiro-pedofilo), é preocupante para o continente africano, porque nos respectivos paises Gbaoa e STP, ninguém tem respeito pra vocês e tao pouco no exterior, pois quer todos vos detestam, sabem quem sao vocês”GENTE de mà INDOLA e CRIMINOSOS”. Um dia, vocês vao ter que responder pelos vossos actos na TPI( se estiverem vivos).
    Vocês ( Ali Bongo e Patrice Emery Trovoada)sao oportunistas, mediocres, Covardes, Traiçoeiros…o Ali Bongo que foi salvo da miséria, pela ocasiao da guerra de Biafra graças ao Mohamar KHADAFI, foi um dos responsàveis politicos africanos que colaborou para o assassinato do KHADAFI, em colaboraçao com o Sakozy e comapnhia…é preciso, realmente, ser um grande CARA DE PAU, sem principios morais para participar na morte daquele que te salvou a vida.Enfim…isto diz tudo sobre o personagem em questao.
    Quanto ao PT, ele està a viver num fio de lâmina…e as consequências serao irreparàveis, mas justas e merecidas. Cà se faz, cà se paga. Quem brinca com fogo queima-se!!!
    A sorte que o PT tem, é de ser de um pais lusofono PACATO…mas creio que haverà um ser determinado que vai pôr e dar um termo a este ABUSO DE PODER, do mal MONSTRO que ele tem feito a toda uma populaçao, a um numero imenso de pessoas.

  7. img
    Júlio Neto Responder

    Este senhor esqueceu-se como tratou o Presidente Pinto da Costa no público. Afinal de contas quer um Estado disciplinado com forcas armadas disciplinadas. É relevante perguntar-lhe, se sabe o que é a disciplina. Alguma vez, cumpriu o servico militar? Para as forcas armadas, primeiro é o país, no seu todos, e depois são as pessoas, no singular. Dá vergonha, o ver o estadio do nosso Estado.
    Disse tudo.

  8. img
    pantera negra Responder

    Oh Patrice, o senhor acha que so os militares e que estão indisciplinados? Francamente. A maior indisciplina perante toda uma nação santomense esta a residir na comunicação social. Quer a tvs quer a rádio nacional desrespeitam de forma grosseira os filhos desta terra. Sabe.se que o senhor so entende de propaganda mas não entende de exercício de imprensa com verdade, rigor, isenção e disciplina perante seus consumidores. Portanto senhor PT, fala cisitas do gênero aos órgãos de imprensa e manda seus pupilos porem.se em fila para lhe venerarem. Olha, não se esquela de,visitar também o hospital central porque nem álcool tem, nem paracetamol tem. Hummm, muito lixo graças a Deus esta em quantidade no hospital.
    Tenho dito

  9. img
    Vexado Responder

    O país vive uma fase atípica ao nível da governação. Excesso de concentração de poder, o que faz nascer um Putin em Stp.

    Parece que há um plano para implementação de organismos repressivos, tendo como fundamento o discurso incriminador, difamatório dirigidos contra jornalistas, sociedade civil e pessoas determinadas.

    Outrora é defensor do povo pequeno, mas ataca e reprime, com ajuda de oportunistas, cidadãos que querem o bem do país.

  10. img
    rapaz de Riboque Responder

    a coisa esta a ficar preta preparam-se para o que ai vem mais não digo

  11. img
    explicar sem complicar Responder

    Foram palavras saídas da boca de Patrice Trovoada :
    A sociedade em geral no nosso país !!!! está indisciplinada !!!! .está intolerante, está stressada.

    Pediu MAIORIA ABSOLUTA e UM PRESIDENTE DA REPUBLICA do ADI. E é esta mesma população que ele mesmo chama de !!!!! INDISCIPLINADA !!!!
    Por isso dizem que o povo tem o governo que merece.
    VOTOU agora aguenta.

  12. img
    pedroantonio Responder

    O maior indisciplinado de S. Tomé e Principe é o Sr. Patrice Trovoada. A forma dele de estar, a forma dele de ser e estar são evidentes de tão quanto ele é indisciplinado. O homem não respeita os seus companheiros do partido, presidente da republica, os deputados, os militares, a população que elegeu, Etc. Este homem é malcriado. Mas ele pode acreditar ” cada porco tem o seu natal”. E o natal dele está a chegar.

  13. img
    Humberto Santos Responder

    Entre várias incongruências e incompatibilidades dessa visita, destacaria a maior das falacias do Senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada, ao dizer o seguinte:

    “Constatamos que no relacionamento entre elementos das forças armadas com a população tem havido situações menos positivas. A sociedade em geral no nosso país está indisciplinada, está intolerante, está stressada. Mas isso não pode ser comportamento dos membros da defesa e de segurança. São membros de uma instituição que não pode ter esse tipo de comportamento.”

    Mais uma prova do desnorte e de má avaliação que faz de todo o seu “entourage”. O sector militar de S.Tomé e Principe, com destaque para as FASTP (Forças Armadas de S.Tomé e Principe), é simplesmente o melhor organismo estatal no nosso Pais, do ponto de vista organizacional, disciplinar, competente e inalienável, qualidades que deveriam ser referenciadas como mérito e prestígio nacional.

    Por conhecimento de causa, eu aconselharia o senhor Patrice Trovoada a visitar essa exemplar Instituição mais vezes pois, talvez consiga aprender algo positivo com eles, principalmente no capítulo disciplinar e organizacional, que muita falta lhe tem feito.

    O senhor Patrice Emery Trovoada e o seu ADI, foram “eleitos” para governar; entre outras ações, governar é mobilizar/motivar as populações, em torno dum projeto para a causa nacional, governar é criar sinergias entre todos os orgãos de soberania, incluindo a sociedade civil activa, governar é manter clima saudável de diálogo e concertação permanentes, entre todas as forças politicas do Pais, criando ambiente favorável e auto-estima individual, para o desenvolvimento sustentado da República Democrática de S.Tomé e Principe.

    Deixa de arranjar mais bodes expiatórios e mais convulsões no País, se pretende desistir, o momento é oportuno, mas fá-lo com decência, sensatez e com alguma sabedoria, para não deixar tudo a perder.

    Deus protegerá S.Tomé e Principe e o seu Povo.

Deixe um comentario

*