Destaques

Hélio Almeida investido como novo Governador do Banco central  

Jovem quadro do Banco Central de São Tomé e Príncipe, Hélio Almeida, que foi ministro das finanças no Governo do MLSTP liderado por Gabriel Costa de 2012 a 2014, é o novo Governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe.

Hélio Almeida substituiu no cargo Maria do Carmo Silveira Trovoada, que foi indicada pelo Governo são-tomense para assumir o cargo de Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, já a partir de Janeiro de 2017.

O Téla Nón apurou que o novo Governador do Banco Central, tomou posse a porta fechada, ou seja, sem possibilidades de qualquer registo por parte da imprensa independente.

Abel Veiga

42 Comments

42 Comments

  1. Mé - Zemé

    8 de Dezembro de 2016 at 18:59

    Acho uma boa escolha. O que percebo, porquê dar posse a porta fechada…

    • ADI - sem rumo

      9 de Dezembro de 2016 at 12:44

      O dito dr. patrice trovoada CANSOU DOS SEUS INCOMPETENTES BAJULADORES.

      Agora é só pescar os quadros dos outros que ele mesmo no passado disse que não presta.

      Oposição é que abrem os olhos. A estratégia é de destruir outros partidos e instalar a confusão no seio dos mesmo.

      O Pai mijou e sujou tudo, agora o filho por acidente quer mesmo virar a panela cabeça para baixo.

      Oposição deve mudar de estratégia e ser mais firme e investir com determinação e sentido patriótico. Não deixar o País para o estrangeiro mandar e desmandar. Para que serviu a Independência?

    • Quê santomé

      12 de Dezembro de 2016 at 8:46

      Este Hélio é um sacarna.
      Enquanto era Ministro das Finanças no Governo do MLSTP liderado pelo Dr. Gabriel Costa, o sacarna passava tempo a prestar favor os lacaios de ADI,uns chegando mesmo a ser membros de conselho de Administração da ENAPORT nomeado por ele, em detrimento dos (jovens)quadros e militantes e membros do Conselho Nacional e da Comissão Política do MLSTP. Portanto, a atitude do Hélio não é estranha para muitos que lhe conhece. Esse indivíduo é muito um ganancioso e vai ter perna curta, um homem sem caráter, sem convicção e sem princípio.És muito jovem para teres este tipo de comportamento e atitude.

      Há muito que muitos já se apercebiam que enquanto ele esteve lá como Ministro, só prestava favor ao ADI e em compensação, vem essa traição e cargo k agora foi conferido. Traidor!!!

  2. António Silva

    8 de Dezembro de 2016 at 19:41

    Grande troca tintas. Admiro como é que as pessoas se vendem por tão pouco. Este senhor é militante do MLSTP. Já foi governante pelo MLSTP. Agora por meia dúzia de tostões trocou o partido para ocupar estas funções. Ele tem liberdade para fazer isto. Vivemos em democracia mas um bocado de pudor não faz mal a ninguém. Se eele faz isto o que não fará o zé povinho. Eu só espero que um dia que o MLSTP voltar ao poder a primeira medida que deve tomar é demitir este senhor porque não se pode confiar neste tipo de pessoas em lugares desta natureza.

    • Blaga pena

      9 de Dezembro de 2016 at 6:59

      Caro António Silva,
      É por causa da sua mentalidade que STP não avança!!! Pense apenas que o país sairá a ganhar.
      Olhe para o caso português, em que o governo de esquerda liderado por António Costa (PS), nomeou Paulo Macedo, ex. ministro da saúde do anterior governo de direita (PSD/CDS), para liderar a Caixa Geral de Depósitos.
      O mais importante é servir da melhor forma o nosso país, colocando a pessoa certa no lugar certo, independentemente da sua cor política.
      Pense nisso…

    • Paulof

      9 de Dezembro de 2016 at 14:16

      Oh Blaga pena esteja calado. Que comparação mais absurda. Paulo Macedo fez parte do governo de PSD e CDS como independentes.
      Paulo Macedo não é militante do PSD.
      BURRO

    • Blaga pena

      9 de Dezembro de 2016 at 22:02

      Meu caro animal (sem querer ofender aos cães, macacos, etc…).
      Vamos lá ver se aprendes alguma coisa:
      1.Em momento algum disse que o Paulo Macedo é militante do PSD. Mencionei-lhe sim, por ser uma figura de confiança do PSD, tendo sido nomeado em 2004 pela então Ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite para a liderança da Direcção Geral de Impostos e ter participado no anterior Governo de direita (PSD/CDS), como Ministro da Saúde. O importante a reter é que, independentemente deste historial, foi escolhido pelo PS para a liderança da CGD em detrimento de quadros do próprio partido Socialista;
      2.Antes do cartão partidário, deve vir o Bilhete de Identidade, ou seja, primeiro servir o país, depois o resto;
      3.Se estás descontente com a nomeação do Hélio por alguma razão que se prenda “olho cheio”, aconselho-te primeiro a estudar, trabalhar/ ganhar experiência e depois tentar…
      4.Por último, há muito trabalho no mato, sempre podes ir lá dar o teu contributo, enquanto não tens os requisitos necessários. Kxkxkk
      Forte abraço

    • pedro coelho

      11 de Dezembro de 2016 at 11:30

      O ex-ministro da Saúde de Pedro Passos Coelho. Paulo Macedo presidente da Caixa Geral de Depósitos.
      Qual é a diferença com Hélio Almeida. Em Portugal é normal já em São Tomé e Príncipe não pode ser.

    • xico

      12 de Dezembro de 2016 at 20:07

      O Sr. é um palhaço, país de africano nunca irá p frente. O Hélio é quadro do MLSTP ou do país STP. Afinal a educação escolar que foi dada ao Sr. Hélio foi do MLSTP ou o estado SAO TOME E PRINCIPE. ESSE PAIS TEM MESMO PESSOAS MISERAVEIS E MENTES POBRES

  3. povo quer 30 milhoes de dólares de volta...

    8 de Dezembro de 2016 at 21:44

    Esse indivíduo Hélio nao vale nada. Traiu MLSTP, mas um dia vc vai apanhar. Chame à Deus só pork um dia vc vai saber e conhecer consequência desta tua atitude d vender o caracter e principio descaradamente. Juventude d MLSTP ta a tua espera em 2018…

  4. saco azul

    8 de Dezembro de 2016 at 22:10

    Hélio Almeida é um Vira-Casacas.

  5. joaquina

    8 de Dezembro de 2016 at 23:34

    Bandido é o que tu és. O que é teu está guardado. Afinal estavas no governo como espiao do senhor Patrice Trovoada! Quando for o momento teras a devida resposta…

  6. Armandinha

    8 de Dezembro de 2016 at 23:37

    Vela com incenso não pode acabar. Traidor bandido… amor com amor se paga!

  7. Jose Menezes

    8 de Dezembro de 2016 at 23:51

    Nao confundam funções partidárias com as técnicas úteis ao País. Então sendo o Helio militante do MLSTP estará impedido de servir o seu País profissionalmente sendo ele quadro com excelente competência técnica? A política não é profissão é apenas um cargo, Sinceramente que ê preciso reeducar os ignorantes do MLSTP que só enxergam a politica subalternizando os demais interesses do pais.

    • Daio

      9 de Dezembro de 2016 at 9:56

      Ninguém disse que ela estava impedido. Cresça e apareça meu caro. O que se condena é que, sendo ele militante de um partido não deveria trocar convições político-partidárias por cargos. Foi isto que ele fez quando, contra a vontade do partido, apoiou um candidato do ADI para as presidenciais em troca de um cargo para o governador do banco. Isto tem um nome! Ninguém lhe impede de ser governador do banco nem coloca em causa as suas qualidades como técnico. O que se condena é o facto dele só ser nomeado como governador pelo facto de ter sido obrigado a apoiar uma candidatura presidencial contra a do seu próprio partido. Se quisessem nomeá-lo governador do banco pelas suas qualidades não seria necessário ele apoiar a candidatura do Evaristo de Carvalho para ocupar este lugar. O senhor compreendeu agora ou quero que eu lhe faça um desenho para o senhor compreender melhor?

    • Voz de Povo

      9 de Dezembro de 2016 at 15:28

      Neste sentido não é apenas o Hélio que devem condenar. Porque todos sabem que o MLSTP apoiou dois candidatos: Maria das Neves e Pinto da Costa. Mas não ouço falar de condenação aos militantes que apoiaram Pinto. Depois, é bom que fique claro para muita gente, aliás, alguém já escreveu aqui, a competência não tem nada a ver com cor partidária. Quando o partido no poder tirou uma série de directores da administração pública, falou-se muito, agora que o partido recruta, também se critica. Que país é este? Então, amam esse país? gostariam que pusessem alguém ali que não desse nada e o banco falisse e ficariam felizes??!! Pensando que estariam destruindo o ADI ou PT? Quem sai a perder é o país, quando não se aproveita quadros competentes independentemente do partido que pertence.

    • Daio

      9 de Dezembro de 2016 at 23:30

      Que eu saiba, meu caro, isto só aconteceu com o Hélio. Pode-se dizer, sem qualquer problema, que ele só é governador do banco porque disponibilizou-se para apoiar Evaristo de Carvalho nas presidenciais como contrapartida. Quem mais que fez isto cá em S.Tomé? Que eu saiba só foi ele. Uma coisa é a pessoa ser nomeada para um cargo, independentemente de ser do partido A ou B, por qualquer governo, outra coisa é a pessoa ser obrigada a apoiar um candidato presidencial para, em contrapartida, ser nomeado para o cargo e causa. Eu não conheço mais ninguém que foi nomeado por este governo para cargos importantes pelo facto de ter sido obrigado a apoiar um candidato presidencial. Aqui é que está o grande problema. Se ele fez isto qual é a independência que ele terá para desempenhar as suas funções com imparcialidade o cargo de governador de banco? Percebem agora a minha preocupação!!! Quem fez isto uma vez que seja perde de forma irremediável no futuro a sua independência e liberdade. Neste caso eu perdi também consideração relativamente ao Hélio. Embora eu saiba que como ele existe cá em S.Tomé muitos. São capazes de vender até a própria mãe por causa de dinheiro e cargos importantes. Tudo isto tem a ver com a situação socioeconómica do país mas há pessoas que não precisavam deste comportamento tão baixo para se imporem como quadros competentes e reserva moral da nossa sociedade.

    • José Menezes

      13 de Dezembro de 2016 at 12:28

      Caro Daio
      Os sensatos estão lá para ajudar independentemente da sua filiação partidária mesmo caro Daio. O senhor deve integrar a lista de ignorantes do seu partido. É tempo do senhor também evoluir.

    • José Menezes

      15 de Dezembro de 2016 at 12:13

      Caro Daio
      Os sensatos estão lá para ajudar independentemente da sua filiação partidária mesmo caro Daio. O senhor deve integrar a lista de ignorantes do seu partido. É tempo do senhor também evoluir..

  8. Rato

    9 de Dezembro de 2016 at 4:10

    Mais uma alma comprada…

  9. Jardel

    9 de Dezembro de 2016 at 4:19

    A dignidade não tem preço, se eu fosse o senhor, não compactuaria em nada com Patrice Trovoada nestas circunstâncias, pois o país se encontra em queda livre, acha que irá conseguir transformar a imensidão do mar em água doce?

  10. Linda Luis

    9 de Dezembro de 2016 at 9:23

    Se for pro melhor do nosso pais, não terei nada contr nem a favor. Faça o teu trabalho de forma digna

  11. fala verdade

    9 de Dezembro de 2016 at 10:34

    Gente de mente arcaico deixam de politiquice e pensa neste país que todos dizem ser maravilhoso. Com este tipo de gentes ignorante por isso não chegamos a lado algum. Não pelo facto de ser do partido A,B,C,D etc ou de religião A,B,… seja lá o que for interessante é a competência da pessoa e a vontade de trabalhar para o futuro do país e do povo que mais sofrem e mostrar o que melhor sabe fazer e que cada um deve trabalhar consoante a sua área de formação que mais entende do que esta na área errado e fazer figura triste como se passa em função publica do país e não só, em conclusão não se faz nada e tudo fica de mau a pior. Por isso deixemos de ignorância e pomos a cabeça a funcionar, deixar de orgulho, malvadez e inveja,e colocar em primeiro lugar o país e também colocar no lugar de outro antes de qualquer decisão e dizer assim, se eu estaria no lugar dele eu ficaria satisfeito com esta situação ou com aquilo que estão a fazer ou não e depois reagir para tomar medida não fazer as coisas sem pensar, assim é que temos que pensar para melhorar o bom funcionamento da produtividade do nosso país, talvez assim teremos um bom futuro. Mas uma coisa é certa se não tiver união entre nós independentemente de ser do partido A,B,C,D….. não faremos nada para melhor de stp. Portanto aconselho deixar de politiquice desde os partidos políticos que só apresenta papel triste nesta sociedade até o povo que tudo aceita sem dizer nada, porque sentem satisfeito com tudo e não reclama nada é por isso que esses políticos estão abusar deste povo. Povo de STP esta na altura para abrir vista porque um Homem de 41ano já consegue gerir sua própria vida sem estar com mão sempre estendido a pedir apoio para tudo e não fazer nada. Chega de criticar vamos fazer é que tem que ser.Um bom desenvolvimento e crescimento do país seria muito bonito do que estar com país nesta pouca vergonha com esta qualidade dos dirigentes e deputados bandidos e que mal representar o povo. Que tristeza? vamos trabalhar com pessoas certas no lugar ceto não isso de esquemas, vamos pela competência. Só assim é que o país arranca se não vamos ao fundo do posso mais do que já estamos. Força STP.

  12. kwatela

    9 de Dezembro de 2016 at 10:52

    Ohohohoh
    Compatriotas acima de qualquer partido está a nação. A nação deve vir em primeiro lugar.
    O jovem é um quadro e como tal ele deve servir a nação. Muitos de nós criticamos o governo por afastar quadros qualificados e nomear pessoas de sua cor partidária sem qualificação. Agora que o governo nomeou alguém fora da sua elite partidária devemos aplaudir.
    Sou do M L S T P até à morte mas antes do mlstp está o meu país por qual dou a minha vida se necessário.
    Para que não restem dúvidas,
    Há três coisas que jamais me abdicarei:
    1- ser benfiquista
    2- ser heterossexualançado
    3- ser do M L S T P
    Bem haja a todos

    • Mandelax

      9 de Dezembro de 2016 at 21:31

      Falta-te uma: Ser companheiro na luta. O senhor Hélio é um oportunista e, pelo tanto, é um erro pensar que pode ser um bom cuadro que defende o pais.

  13. kwatela

    9 de Dezembro de 2016 at 10:54

    Correcção
    2- ser heterossexual

  14. FÉDÉ KÁ DÓXI

    9 de Dezembro de 2016 at 11:31

    Nesta situação, estou meio dividido.
    Não será que antes de ele tomar a decisão, consultou ao Partido MLSTP?
    A situações aceitáveis. O peixe morre pela boca. O Patrice dizia que tem quadros para trabalhar. Então ele que nomei quadros dele do ADI. Não vai minar os outros partidos. Será que não foi buscar quadro do PCD tb? Mas estes são fieis ao seu Partido, os verdadeiros não vão. Esperemos,Vamos ver o que vai dar. Uma pôrrrra

    • ADI - sem rumo

      9 de Dezembro de 2016 at 15:58

      Eu ainda lembro desse slogan: ” Estamos Prontos”

  15. Explicador Meu

    9 de Dezembro de 2016 at 12:18

    Meus senhores, infelizmente isto é que nos caracteriza, somos muito mesquinhas, e depois alguns vêm evocar fazer por STP. Não é isto os santomenses na sua maior parte e sobretudo hoje os jovens são taxistas, vendem com facilidade as suas almas e o próprio cú não é problema.

    Por isso, o gorgulho tinha razão

  16. RL.-

    9 de Dezembro de 2016 at 12:22

    Um bom profissional não tem que ver a cor partidária, mas sim ser profissional e fazer tudo dentro das normas. Penso ser a pessoa certa no lugar certo, devido a sua carreira profissional.

  17. ADI - sem rumo

    9 de Dezembro de 2016 at 12:30

    até que O coitado do ADI não tem quadro para o tal.

    é um partido vazio em que cada um está a desencascar a sua vida.

    é só abrir os olhos e lamber botinha.

    acredito que Hélio será profissional e patriótico. Pedir demissão se for necessário.

  18. manuel

    9 de Dezembro de 2016 at 14:18

    meus caro deixam de fazer comentários e vamos trabalhar.
    O governador recém nomeado é um quadro de competência indiscutível.
    Quem ralha é por ser um profissional fraco e mergulham neste tipo de comentários barato. Quem quer dar seu contributo embora ser doutros partidos tem que ver o país e não o partido que representa. Vamos trabalhar bandos de preguiçosos.

  19. Alberto Fonseca

    9 de Dezembro de 2016 at 14:32

    Esses tipos do MLSTP não valem mesmo nada. Força compadre Helio, o Pais está acima do Partido seja ele qual for.

  20. Mena Santos

    9 de Dezembro de 2016 at 17:03

    O ser humano é um ser muito complexo e incompreensível. Não se entende. Qualquer quadro nas suas funções, está ao serviço do Pais, S.Tomé e Principe, não deste ou aquelo partido no poder. É com esta convicção é que devemos encarrar as coisas. Portanto o facto de ser militante do MLSTP isso não lhe impede de contribuir para o desenvolvimento do Pais, Quem fica a ganhar não é ADI, mas STP, se tudo ocorrer bem. Devemos ser profissionais e bons profissionais, e com essa característica, assim não chegaremos ao lugar nenhum. Devemos colocar a nossa competência profissional ao serviço do Pais, não ver quem no poder. Isso quer dizer se for militante de um partido que esteja na oposição, nada posso contribuir para mudar o estado das coisas porque não do partido no poder. Isso é uma forma muito errada de ver as coisas. Deixemos de criticar por criticar. Vamos todos pensar em STP. O helio Almeida esta, profissionalmente, pensar em STP, isto é que é mais importante.

  21. E. Tavares

    9 de Dezembro de 2016 at 18:04

    É certo que Hélio de Almeida é uma pessoa competente para ocupar este cargo mais o facto dele uma campanha presidencial começar a apoiar antigo presidente Manuel Pinto da Costa mas de repente por promessa de cargo do Governador de banco central mudar e apoiar o presidente Evaristro de Carvalho mostra que ele é uma pessoa muito ambiciosa e sem carácter. O que mas me espanta nos jovens políticos santomense é o facto deles sempre dizerem que vão fazer melhor do que a velha geração mas vendem por tão pouco

  22. explicar sem complicar

    9 de Dezembro de 2016 at 19:07

    Desde que eu vi este traidor, Hélio Almeida com bastante dinheiro na escola de S.Marçal no próprio dia das eleições em plena manhã,cerca das 09H00 a DAR DANHO para pessoas VOTAREM no Evaristo Carvalho, já era de esperar.
    Perguntem ao Hélio Almeida se é mentira.Donde saiu todo aquele dinheiro que ele tinha no plástico baixo de braço e no carro?
    É dinheiro de CONTRIBUINTE que paga impostos que encontrava no BANCO CENTRAL como RESERVA CAMBIAL que o Patrice Trovoada mandava só SACAR.
    RESULTADO: O país não pode IMPORTAR nada, os comerciantes estão arrasca porque o Banco Central já não tem DIVISAS de reserva.
    Inclusive dentro de dias vai chegar a equipa técnica do TESOURO DE PORTUGAL, devido à quebra do acordo celebrado sobre a Paridade Cambial com o Euro acordado com o então Presidente Fradique Menezes.
    O certo é que CORREMOS RISCOS de perder está PARIDADE CAMBIAL, porquanto havia uma tabela estabelecida deveu-se não deveria ser ultrapassada precisamente para manter esta Paridade.
    E agora?

  23. Maria de Fátima Santos

    10 de Dezembro de 2016 at 9:05

    Tenho pena dele ter misturado a sua competência (reconbecida) com as trapalhadas do ADI.

  24. Original

    12 de Dezembro de 2016 at 9:30

    Considero o Hélio uma pessoa séria mas na hora de balanço,ele terá que mentir porque sei que Banco Central que deveria ser Organismo Regulador,é o próprio que tem problemas.O que é que outros Bancos Comerciais esperam?

  25. Mina de Célivi

    12 de Dezembro de 2016 at 11:37

    SHAME!

  26. Quilixe Furtado

    13 de Dezembro de 2016 at 10:42

    Miséria espiritual!
    Moral nula!
    Competência é importante, mas esta pode até ser perigosa numa pessoa sem moral e ética como Hélio Almeida. Conheci-o de perto, mas nunca esperei que fosse tão ambicioso, no mau sentido da palavra, e traidor frio. BAIXO.
    Para STP Hélio até representa um perigo, aliado ao Patrice Trovoada, outro que olha para os meios para atingir os seus fins.
    Deus proteja STP desses vírus.

  27. rapaz de Riboque

    13 de Dezembro de 2016 at 11:33

    mais um para enriquecer

  28. Deçu só fé mu

    8 de Fevereiro de 2017 at 16:57

    Os bons têm de se juntar aos bons ou se juntar aos visionários… Acredito que cada um pode dar o seu contributo sendo ele de um partido ou de outro! Deixem de má língua, ele é extremamente competente para o cargo q mais um vez lhe foi confiado… Deviam estar satisfeitos e ñ ver q ele pertenceu ou pertence ao partido oposto. Esse senhor ainda vai vos surpreender… Deixem de confusões e insultos juntem-se todos para que o nosso São Tomé cresça em todos todos os sentidos. É um homem de bem e honesto sem falar que tem competência e mente aberta, nada melhor que juntar o útil e o agradável.
    Bem haja Hélio Almeida que Deus te oriente sempre a ser justo, transparente e honesto hj e smp… Parabéns… Nos surpreenda!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top