Independência : PR pede União

São Tomé e Príncipe continua a ser um país muito dependente do apoio internacional para sobreviver. Constatação do Presidente da República Evaristo Carvalho, no balanço que fez dos 42 anos sobre a proclamação da independência nacional. O Chefe do Estado apelou a união e coesão nacional, para juntos todos os são-tomses darem a sua colaboração na luta pelo desenvolvimento do arquipélago.

O Chefe de Estado, considera que os problemas que entravam o progresso do país, continuam presentes após 42 anos. «Se em 12 de Julho de 1975, alcançamos de forma irreversível a independência política, hoje volvidos 42 anos prosseguimos ainda no caminho da conquista d independência económica, com insistência e determinação», declarou o Presidente da República.

Defendeu a implementação de reformas que devem ser transversais para facilitar o investimento privado estrangeiro, e promover o crescimento.

A construção do porto em águas profundas e a modernização do aeroporto internacional, são projectos ainda em estudo, mas que segundo Evaristo carvalho, deverão galvanizar a economia nacional. «O dia a dia do nosso país depende da generosidade internacional, pois as nossas despesas de investimento são financiadas em mais de 90%, por recursos externos o que limita as autoridades a execução de uma política genuína de desenvolvimento sustentado», acrescentou, Evaristo Carvalho.

O futuro desafia São Tomé e Príncipe a promover a unidade no seio dos seus filhos e evitar exclusões. «À família são-tomense queria fazer um apelo de união à estabilidade social e política, a paciência, e ao sacrifício partilhado por todos», concluiu.

Desfile de grupos culturais e das forças armadas de São Tomé e Príncipe, animou a festa da independência na cidade da Trindade.

Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Brasileiro Responder

    Certamente os senhores ainda tem muito desafios à serem transportes, mas a independência política e o rompimento com o nefasto colonialismo, com a dominação do homem sobre o homem em África já é um grande avanço. Sigam em frente com orgulho, boa vontade e honestidade meus amigos, construa uma grande nação para vós.

  2. img
    Vexado Responder

    O Presidente da Republica está pedindo União para quem?
    Se o mesmo não controla as acções do Primeiro Ministro, alias na campanha eleitoral disse “assino só” agora vem pedir união? A quem?
    Ao Silva Cravid, porque o mesmo afirmou publciamente não querer juntar-se ao golpe do ADI?

    Se o senhor presidente quer o bem do país, coloque o senhor primeiro ministro no seu devido lugar.

    O proprio filho do presidente, o deputado pedro carvalho, afirmou que o país não está indo bem.

    CAbe ao senhor agir.

    Novo golpe na camara distrital de agua grande: Kinei contrata emprega para recolha de lixo atraves de deposito de entulho. Pois, kinei tem irmãos naquela empresa (empresa do senhor duady)de reparação e venda de peças de automoveis.

    Se o senhor presidente kinei quis adoptar um serviço e recolhe os contentores de lixo e coloca aquele deposito de entulho, afinal o que se passa? Quanto paga a prestação de serviço?

    Um autentico roubo…

  3. img
    Ditadura de pedra Responder

    Haja paciencia senhor presidente, voces são fraccionista e vem pedir união, o pinto da costa so fez bem não aparecer nessa pouca vergonha, aliais o nosso stp nunca ficou tão dividido como agora e senhor presidente tem essa conciencia mas huuuu fala não pode, assim senhor corre risco, onde esta afonso varela… Opé pô ca bi da póçon qua pia…

  4. img
    Antunes Azanco Responder

    Os pedidos todos de Evaristo Carvalho, não têm qualquer fundamento, não passam de lapis de cera sobre o papel vegetal.Basta passar agua-raz para desaparecer, porque agua-raz tem força, apesar de ter sido produzida a partir de outras essências (espero que entendam).
    A titulo de exemplo, podia-se logo perguntar ao Presidente Evaristo carvalho onde anda o seu primeiro ministro no dia em que a Nação celebra a sua data historica maior e sublime? Ele não sabe.! E…., ai dele se tentar saber.
    Poderia o senhor presidente Carvalho dizer ao povo porquê que Afonso Varela saiu doente do país em estado critico?
    Ele não consegueria ter resposta e aiii dele se tentasse saber….
    Portanto, meus senhores e minhas senhoras, estamos todos sentados na proa de um navio de piratas que foi desviado pelo capitão gancho para transportar pólvora ao mundo muçulmano.
    Precisamos de união sim, precisamos de concórdia sim, precisamos nos entender no essencial sim, mas temos que pedir ajuda a Deus com coração aberto e sem demagogias.

  5. img
    Gamboa Responder

    Um País onde a justiça é falhada, população sofre por falta dessa justiça reciais de 12 de julho, má fé falsidade. come e bebas a custa dos pequenos. Má fé só.
    Um dia isso acaba.

  6. img
    Homem Grande Responder

    Antes de mais obrigado Telanon por dar-nos essa possibilidade de fazermos o nosso ponto de vista, expondo as nossas ideias quanto mais n seja que poderão contribuir para alguma reflexão.

    Concordo Plenamente com todos que me antecederam, mas logo no primeiro dia de discurso da tomada de posse eu vi antecipadamente que este seria mais um “Pirata”que viria nos lapidar o pouco que já existe nestas ilhas maravilhosas.
    Portanto para dizer que uma pessoa que tem sua casa e se sente bem, não vê nessecidade de sair ou abandona-la a não ser que haja problema sérios, graves que n sustentam a sua permanência dentro da sua própria casa.
    Porque doutra forma não consigo perceber a justificação para tantas viagens do dito”Messias”, sendo este o segundo ano que ele não participa nas comemorações da Independência de um País que ele jurou representar.
    O Presidente pede União, mas devia por começar a pedir a prestação de contas ao “Messias”pelas viagens feitas…
    Mas já mostrou que não tem Exculhões para isso para colocar Ordem na casa,sendo que nem o discurso que lê é da sua autoria. Logo esse discurso n faz sentido,não tem lógica.

  7. img
    Homem Grande Responder

    Neste momento de acordo a nossa economia que ficou Azul, temos um Activo que é Ignorância, Bufaria, Perseguição e Dependência.
    Será que o problema é da côr Azul?
    Com a agravante de que se esses Activos não funcionarem, entra em Campo outro recurso que é a ameaça de Bofetadas.
    Se o Messias faz remodelação das chefias Policiais porque gerou-se algum descontentamento, porquê que não tomou nenhuma medida em relação ao Ministro “Anjo” que promete “Bofas”,
    Será que “Messias” precisa de “Anjo” para levar a Cabo as suas acções…
    E vem o Presidente pedir União!
    Talvez num gesto de justificar as Goibas do Palácio do Morro que come…
    Nunca se viu um governo tão faz de conta, como este, inaugoradores de chafarizes, abrindo procedentes para não se acreditar em Governo Nenhum mais.

  8. img
    ANCA Responder

    Há muito a fazer,….

    Aos quarenta e dois anos de independência, com um regime democrático,as instituições políticas, essencialmente, os partidos políticos na Assembleia da República, é a altura de exigência de qualificação, formação média ou superior como requisito, para o exercício de cargo de deputados, bem como de cargos públicos, há que fazer a certificação, para a responsabilização, de modo a elevar o debate político, na Assembleia da República, bem como a inclusão de deputados da Região Autônoma do Príncipe no Plenário.

    Pois que é inadmissível o fraco contributo, dos deputados a nível partidários, tanto nos debates, bem como nas comissões especializadas, da Assembleia da República, quando se se está a representar localidades, distritos, região, o País no seu todo(Território/População, Mar, Administração), que é pequeno, é pobre, carece de reformas para inversão do estado em que se encontra social, cultural, ambiental, desportivo, político, econômico e financeiro.

    Imperioso ter hoje e agora na Assembleia da República, nas comissões especializadas, pessoas deputados/as qualificados/as a representar Território,População, Mar, Administração, inclusão dos representantes da região autonomia do Príncipe, bem como das localidades distritais, para se fazer ouvir, debater os problemas e desafios destas mesmas territorialidades.

    Senhor Presidente da República, há que referendar implementar este desafio de evolução e progresso, temos que evoluir, a nossa democracia deve evoluir e se qualificar.

    Se se queres ver o País(Território/População/Mar/Administração), bem

    Acredita em ti, juntos somos capaz

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  9. img
    Herança de Rodrigo Cassandra e Dona Guida Responder

    Em pleno dia 12 julho, enquanto presidente da republica pedia aos políticos que houvesse entendimento, O Tó Zé Cassandra tentou agredir Nestor Umbelina Publicamente, de fronte a Hotel Mira Rio no Principe. Fez isso porque entende que poder é para sempre demonstra publicamente que não sabe fazer outra coisas na vida se não agarrar ao poder. Eu sinceramente dou a a razão a toda gente que diziam que tó zé anda a lember muito mel no principe não é normal um comportamento deste. Tó Zé não sabe o que é ser democrático.

    • img
      Vexado Responder

      A luta pelo poder deve-se ao mel. Patrice era probre, agora ficou rico. Baluba estava pedinte, hoje resolveu a questão do seu braço como alcino pinto tratou da boxexa inflamada.

      Há dinheiro, mas são desviados para conta indevida.

      Samba ficou mudo, cego e surdo. Não muge nem tuge.

  10. img
    Descamizado Responder

    Um Presidente da República que assina logo vem agora pedir a União ao povo Santomense. Para isso acontecer o Senhor Presidente terá que meter o senhor Primeiro Ministro na linha.Dizer mesmo basta de desmando, desrespeito delapidações, inaugurações e promessas falsas as populações Santomenses.O Povo está cansado. O limão do ADI já não tem suco.O Senhor Presidente rodeado do Diabo teve o primeiro sinal que quase caía tropeçando nos degraus das escadas ao levar o fogo de artifícios que o ia queimar Quem avisa amigo é. O Senhor Afonso Varela teve que ir de junta de repente para o exterior. Para de seguida ir o senhor Patrice Trovoada.Quem sabe lá se o desaparecimento do barco tem haver com a pirataria marítima nas nossas águas, simulando atirar as pertenças do barco para o mar, dando a conhecer as pessoas que o navio se afundou. A onde param os corpos e as salva-vidas?Porque só agora o Governo vem falando as populações que se encontra preocupado com o sucedido, Nenhuma entidade que se fez o uso da palavra focou nesta situação no dia da comemoração

  11. img
    Preto Responder

    Presidente feio, guarda-costa feio e soldados feios.

  12. img
    vicente Responder

    o presidente pede união e muito bem. O povo deu a maioria absoluta ao ADI, por quatro anos, deu as camaras distritais quase todas, Bandeira tinha dado o tribunal, deu o ovo poder como presidente, esperemos que que não parta antes do tempo senão ninguém para pelo cheiro.
    UNIÃO SIM NAS AUTÁRQUICAS QUE VEM AI PARA DERROTAR O adi.
    UNIÃO SIM NAS LEGISLATIVAS QUE AI VIRÃO NO PRÓXIMO ANO PARA DERROTAR O ADI.
    DERROTAR ACÇÃO DO DIABO DE INFERNO PARA QUE TENHAMOS PAZ.
    Dizia o meu avô;DEFUNTO CU MATA UBUÊ DÊ, CA TAI MUNDO TALANTADO DE CA GÓLÓ NGUÊ DE DÉ MISSA.

  13. img
    paulo jorge moreno Responder

    quem desfruta de um roubo cometido por terceiros, ladrão é, o Evaristo não passa de um oportunista, pior ainda, marioneta songa monga, esse senhor sabe que não é digno do lugar que ocupa, eleição presidenciais que o elegeu foi uma fraude, tenha vergonha, não se esqueça, s tome é Deus vivo, os demónios quase o queimavam com chama da pátria…..pense nisso

  14. img
    Raboboi50 Responder

    Aié, União
    Senhor PR não passa de um simples empregado do primeiro ministro,repito primeiro ministro Patrice Trovoada, quem lhe deu permissão, para falar de UNIÃO, nós não precisamos, vocês de ADI sim. Pedem maioria para desrespeitar a minoria, francamente do Evaristo de Carvalho, vai passear, jogar sua bisca, seu discurso nós povo pequeno sabemos o significado, UNIAO, AMOR,RESPEITO PELO PROXIMO, mas seu patrão, coisa boa para ele é poder e dinheiro.

Deixe um comentario

*