Governo trava São Lima e o programa televisivo de maior audiência em São Tomé e Príncipe

O programa produzido e apresentado pela Jornalista São de Deus Lima, chama-se “Em Directo”. É o único programada da Televisão São-tomense que promove o contraditório no país e que alimenta de facto o sistema democrático. O caso da entrevista ao antigo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Carlos Veiga, que o governo recusou, e que São Lima denunciou no Téla Nón, através da crónica escrever na Areia, precipitou os acontecimentos. No dia seguinte a publicação da crónica, a jornalista foi informada pelo Director da TVS, Oscar Medeiros, que segundo ordem governamental, o contrato da jornalista com a TVS que expira a 31 de Dezembro não iria ser renovado. Já nesta segunda – feira o Chefe de Programas da TVS Edson Carvalho, anunciou a São Lima a suspenção do programa Em Directo, até a primeira semana de Janeiro de 2011, por causa da festa da quadra natalícia. Se o Governo já avisou que não renova o contrato de São Lima que termina no dia 31 de Dezembro, e se por outro lado, o Em Directo, foi supenso até início de Janeiro, tudo indica que jamais ressuscitará em 2011. O público são-tomense perderá assim o programa de maior audiência da TVS. Sinais de tempos tenebrosos em termos de controlo da comunicação social e da censura, ameaçam a democracia são-tomense. Um assunto que o Téla Nón vai desenvolver ainda nesta terça-feira.

Notícias relacionadas

  1. img
    Por um STP melhor!!! Responder

    Mas que raio de País é este, Ohhhh povo de São Tomé e Príncipe, Abandona essa terra e deixa a para os governantes…mas que raio de Governantes são estes…não consigo compreender que Estado de Direito Democratico é este…meu Deus, o que será deste STP?

  2. img
    Celsio Junqueira Responder

    Os Santomenses e os Princepenses,

    Já temos a “Mudança” para a era de 1975-1990 com Pinto da Costa.

    E não é atoa que o ex-PR fez uma Declaração de Apoio e Solidariedade a este Governo.

    Não podemos tolerar o Autoritarismo que não é o mesmo que Autoridade, Supressão de Liberdade que não é o mesmo que regras.

    Nós os Santomenses escolhemos a Democracia como o modelo politico para a nossa Sociedade.

    Quem governar em Ditadura que vá para a Coreia do Norte!

    Desilusão, batemos no fundo :(.

  3. img
    morena alves Responder

    É isso a mudança? Não conseguem aceitar críticas?
    Pois, com que então também são ditadores?
    Picante nos olhos dos outros é refresco!
    Só que se esqueceram de que isso já não tem volta, por isso saibam que com essas actitudes, só estão dando tiros nos vossos próprios pés!
    Só se não for essa mulher valente, que eu bem conheço e admiro!!! Só se não fôr ela!
    Força São! Santomé flã ãn… andji cu a cá tapá’aua nê cu’ê ná ca lêvê fá, ê!!!

    • img
      LADA Responder

      OK:É ISSO MESM QUE É MUDANÇA;OS DO MLSTP,E DO PCD TEM QUE SABER QUE ACABOU O TEMPO DE SR R.BRANCO OK

      • img
        SPC Responder

        Seja esperto(a). Usa a cabeça, pelo Amor de Deus.
        É isso a mudança?!!! Só se for marcha – atrás…
        Que Deus abençÕe S. Tomé e Príncipe.

  4. img
    JorgeK Responder

    São Lima, espero um dia que trabalhes na RTP Africa para Sao tome. pelo menos farias melhor que uma tal k nao sei bem o nome.

    • img
      LADA Responder

      JÁ AGORA PROMOVE A NOSSA AMIGA PARRA PR OK

  5. img
    JorgeK Responder

    ainda este ano fomos considerados como um dos paises com total liberdade de imprensa. ahhhaahh deixa-me rir

  6. img
    Joana Fonseca Trindade Responder

    É triste, muito triste!
    É para isso que o povo escolheu esta gentinha para governar o país. Nenhuma alma caridosa não poderá dizer esta gentinha que eles estão a cavar a sua própria sepultura. Num país pequeno, socialmente complexo, estas diatribes têm consequências políticas graves para qualquer governo. Só um cego não vê estas coisas. Eu, que votei no ADI, e estava esperançosa que o país estaria a dar um salto para algo diferente, esta gentinha, mal formada, sem estofo democrático e civilizacional, resolveu borrar a pintura toda. Que país do mundo pode aguentar tamanhas doses cíclicas de instabilidades, crises constantes, incompetências, ignorância, burrices, autoritarismos, sacrificando largas camadas da sua população ao sofrimento não obstante as mudanças sucessivas de governo? O que é que faz esta gente, bem aparentada, bem vestida, aparentemente com laivos de grandeza intelectual, meter-se por caminhos de tamanha ignorância política e autoritarismo transformando-nos num país ao nível da república do Bocassa, do Monbutu ou do Mugabe? Para quê esta perseguição a uma jornalista, mais competente e culta da sua geração, criando conflitos desnecessários e rúidos, no interior e exterior do país, em vez de acrescentar valor promovendo o seu trabalho e competência, profissional e cultural, que ultrapassa as fronteiras e pequenez do país? É esta a função de um governo da república? Para quê? Porquê? É assim que vão passar a agir, a partir de agora, contra todos que afrontam a pouca capacidade reformadora do actual governo?
    Tudo isto é muito triste!
    Mais triste eu fico quando constacto pouca ou nula solidariedade, por parte dos colegas de profissão da referida jornalista, perante uma afronta tão desnecessária, inútil, injusta e cobarde,vinda de um governo que jurou mudar o país. No entanto, estes mesmos colegas esquecem-se que, quem faz o que faz, à referida jornalista, não terá pejo nenhum em voltar fazê-lo, a qualquer outro jornalista, do país, quando sentir que está em causa os seus interesses de controlo da informação, manipulação política e informativa e defesa de interesses partidários. Com a cumplicidade da maioria dos colegas de profissão da referida jornalista(excluindo os profissionais do Téla Nóm, honra lhes seja feita) ficamos a saber que é isto que a maioria dos jornalistas do país querem para a sua classe. Será isto que o país quer? Tenho dúvidas, muitas dúvidas!
    Um bom dia a todos.
    Joana Trindade

  7. img
    Lupuye Responder

    Sao, se realmente es “esperta” como pareces ser, sabias que tarde ou cedo isso ia acontecer. Estavas a acocar a direccao da TVS abertamente e sabes que em Sao Tome isso e “proibido”. Quando os santomenses veem-se em aguas turvas, o que sabem fazer e escorracar a ameaca. Eu, pelo meu lado , apreciava muito o teu trabalho e acho que todo Sao Tome sentira falta das da tua presenca nos ecrans em suas casas. Sao programas como o teu que precisamos no nosso pais para por-nos a pensar um pouco sobre os nossos problemas e os problemas do mundo em geral. Desejo-te muita sorte. Never give up, never give in and good luck to you.

  8. img
    O FURRACÃO Responder

    RECEIO QUE ESTEJAMOS A VOLTAR PARA OS ANOS 90, PERIODO EM QUE NÃO SE FEZ NADA EM STP, O PAÍS ESTAVA TOTALMENTE PARADO E ESQUECIDO NO TEMPO, APOIEI DESESPERADAMENTE ESSE GOVERNO QUE ESTA EM FUNÇÃO, MAS ATE AGORA SINCERAMENTE NÃO VEJO NADA DE PALPAVEL QUE ELE ESTEJA FAZENDO, VEJO SIM ATITUDES DITATÓRIAIS, E MAIS NADA. QUAIS SÃO AS GRANDES PRIORIDADES DESSE GOVERNO?? BLOQUEAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL??, E OS POSTOS DE EMPREGO NÃO SE FALA NADA?? OQUE SE VAI FAZER DE CONCRETO COM DOCA DE PESCA?? OQUE SE VAI FAZER COM A ZONA FRANCA E OFFSHORE?? E O PORTO DE AGUAS PROFUNDAS?? OLHA MAN PATRICE SE VC ESTAVA PENSANDO QUE A COISA ERA FACIL ERROU. E OUTRA NÃO SINTA VERGONHA PEÇA AJUDA AOS OUTROS SE APRENDE TDOS OS DIAS UM POUCO DE HUMILDADE NAO FAZ MAL A NINGUEM… E SEJA MAIS PONDERADO NAS TUAS DECISÕES , PORQUE TALVEZ SEJA A PRIMEIRA E A ULTIMA VEZ QUE VC ASSUME ESSA PASTA. NÓS OS JOVENS QUE DECIDIMOS VOTAR EM TI , ESPERAMOS DECISÕES SERIAS E DESTEMIDAS , PROVIDAS DE RESPEITOS AS LEIS E RESPONSABILIDADES,. E QUEREMOS UMA ATENÇÃO ESPECIAL AO TRIBUNAIS , PARA QUE SE POSSA ACABAR COM ESSA PALHAÇADA REINANTE NESSA INSTITUIÇÃO… A PROPOSITO O JUIZ AUGERIO SE FORMOU AONDE??? EM CUBA OU EM SANTANA??? ISTO É NO MINIMO DANTESCO
    SAUDAÇÕES AO POVO SOFRIDO DE STP

    • img
      Lanis Responder

      Há quem não me liga, mas eu tenho visto a GIS – Grupo de Interveção e Segurança a treinar todos o dias nas ruas da cidade. Hoje a Polícia Nacional não anda de farda normal (camisa azul clara e calça azul escura) mas sim de farda de GIS – Ninjas, etc.

      Este filme da autoridade do estado ainda está só a começar.

  9. img
    Macarofe Responder

    É assim que perdemos bons quadros neste país. Haver vamos…Por simples questões políticas perdemos um dos melhores programas televisivos deste país. Muito triste e muito triste. Haver vamos.

    • img
      Lápis e Borracha Responder

      “HAVER VAMOS” ou A VER VAMOS?

  10. img
    Guito Responder

    Muito sinceramente penso k o Governo não agiu bem afastando a São. Se o Governo e a São estão de cara virada, muito inteligentemente devemos ter os nossos inimigos debaixo dos nossos olhos e não fora do nosso alcance. Pensem bem e lembrem-se que a São é um bom quadro são-tomense e igual a ela não há. Melhor lugar para estar é mesmo na TVS, temos que aprender a valorizar o que é nosso para o bem da nação. Se começam assim jamais teremos bons quadros (filhos da terra) a trabalhar para o Governo São-tomense. Separem vida privada com a profissinal.

  11. img
    O FURRACÃO Responder

    AGORA QUERO FALAR DA EDUCAÇÃO,
    QUERO SABER DO TAL MINISTRO EX PADRE E QUE NÃO AGUENTOU O CELIBATISMO , OQUE DEUS NOS RESERVA PARA OS PROXIMOS 4 ANOS, SOUBE QUE SE VAI REDUZIR OS GASTOS COM A EDUCAÇÃO, CERTO?? MAS LEMBRE-SE QUE DE PEDIR AJUDA AOS PARECIROS INTERNACIONAIS , PARA NOS AJUDAR A CONTINUAR FORMANDO GENTE, PRECISAMOS FORMAR PESSOAS , PRECISAMOS CONTINUAR DANDO SABER AOS NOSSOS JOVENS, PRECISAMOS CONTINUAR PRIORIZANDO A EDUCAÇÃO, SO ASSIM , PODEREMOS, A MEDIO PRAZO SAIR DESSE MARASMO EM QUE ESTAMOS. SÓ PRA LEMBRAR, NÃO SEI SE OS SENHORES DERAM CONTA, MAS OQUE FEZ TODA DIFERENÇA NESSAS ULTIMAS ELEIÇÕES , FORAM OS MAIS DE 200 ALUNOS DE CUBA MANDADOS FORMAR POR MARIA DAS NEVES , QUE AO VOLTAR A STP E TENDO ENCONTRADO OS PAIS EM ESTADO DE SOBREVIDA EM QUE SE ENCOTRA, SE REVOLTARAM, ESSES JOVENS CIDADÃOS SÃO FORMADORES DE OPINIÃO, E CERTAMENTE ESTARÃO ATENTOS, É POR ISSO QUE PRECISAMOS CONTINUAR A FORMAR GENTE, E NÃO FAZER COMO OS 10 ANOS EM QUE TROVOADA ESTEVE NO PODER, E SO SE VIA FILHOS DE SENHORES MINISTRO E DIRETORES, VIAJANDO, ERA IMPENSAVEL UM JOÃO SE FORMAR,( ESPERO QUE OS LEITORES ENTENDAM QUE N ESTOU TENTANDO FAZER NENHUMA APOLOGIA AOS EX GOVERNOS POIS EU OS DETESTOS TANTO QUANTO ESTOU COMEÇANDO A DETESTAR O ATUAL) MAS SINCERAMENTE A ERA M.TROVOADA FOI UM PERIODO NEGRO NA EDUAÇÃO SANTOMENSE, POR ISSO O PAIS ESTA PRECISANDO DESSE TEMPO TDO PARA RECONVALESCER…. NÃO QUEREMOS VOLTAR A ESSA ERA.. FAÇA AS COISAS CERTAS…., SUM SAN NGUÊ DEÇU ÊÊ….
    O POVO DE STP PRECISA DE PESSOAS SERIAS , E NÃO MEROS ROBERT.MUGABE, OU MABUTO

    UM BEM HAJA A TODOS
    QUE DEUS ABENÇÕE STP

    • img
      Colomba Responder

      E se em vez de pedir ajuda aos parceiros internacionais, começassem a trabalhar a sério? Não seria uma ideia? Vão levar a vida de mão estendida?

    • img
      João Gomes Ferreira Responder

      Acho que este assunto sobre Educação escrito pelo Furacão não tem nada a ver com o tema governo trava a São Lima e o seu programa na TVS portanto acho que este assunto deveria sair deste local.

  12. img
    O FURRACÃO Responder

    OUTRA COISA, ME VEIO A MEMORIA UM FACTO REPORTADO, POR ESSE MESMO JORNAL , O TELA NÓN, SOBRE OSCAR MEDEIROS TENDO SINDO AFASTADO DAS FUNÇÕES, PELO ENTÃO MINISTRO DA COMUNICAÇÃO, E TODO UM QUESTIONAMENTO DA PARTE DO OSCAR SOBRE A NÃO LBERDADE DE IMPRENSA, E COISAS PARECIDAS , ME ESTRANHA AGORA ELE MESMO ACATAR ESSA ORDEM, QUE ELE MESMO REFUTOU, REGEITANDO ACEITAR, SOBRE NENHUM PRETESTO E AGORA ACEITA ISSO SEREANEMENTE , DEVERIA TAMBÉM FAZER O MESMO NÃO ACHAM, MAS QUE POUCA VERGONHA, ISSO É DANTESCO. OQUE SE VÊ NA VERDADE SÃO PESSOAS INESCRUPULOSAS,EM BUSCA DE FORMAS DESESPERADORAS DE ENCHER OS BOLSOS, ENQUANTO ESTIVEREM GANHANDO BEM E COM ALGUM STATUS, QUE CAIA A CASA, E A ETICA PROFISSIONAL , Q VA PRO RALO

    AVIZINHAM-SE 4 ANOS NEGROS NA NOSSA SOCIEDADE, RETROCESSO TOTAL,

  13. img
    Voz do Povo (Num Estado democratico, a voz do Povo eh a vontade e palavra de Deus) Responder

    Isso cheira 1975-1990. Acho k o Oscar devia pedir sua demissao em nome de patriotismo professional a colega de profissao SAO Deus Lima. Nao so ele devia apoiar a SAO, como tb todos outros jornalistas sao-tomenses deviam dar cara e apoio-la. FAMA/GIBELA devia premear a SAO. Isso serviria de encoragemento a ela. Ela neste momento precisa de apoio de todos STPs porque a tem lutado para fortalecimento da nossa democraci.
    Quero dizer ao sr. Patrice Trovoad que a nossa democracia nao requisita nem tao pouco negociado, ela foi conquistada e o senhor que ponha a Pau porque isso ainda pode lhe custar caro.

    SAO Lima, muita coragem! Nao desista, o povo estara sempre contigo.

  14. img
    Preocupado Responder

    Patrice Trovoada e os seus comparsas já começam a revelar de que material são feitos e que tipo de ditadura querem instaurar em STP.

    Todos sabemos que se inspiram do modelo de governação e perpetuação no poder africano (Gabão, Togo, RDC, Guiné Equatorial, Libia, etc).

    Estou preocupado. Muito preocupado mesmo. A São merece que a defendamos e que juntos façamos qualquer coisa em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Não deixemos que calem a São! Qualquer dia mandam calar também o nosso Tela Non!

  15. img
    jp Responder

    O povo depois fará justiça nas urnas…

    • img
      Lanis Responder

      Se ainda houver chance. Não te esquece que tamos em africa.

  16. img
    Filho das ilhas maravilhosas Responder

    È de lamentar, este governo que quando estava na oposição criticava os outros pela má governação agora está a enveredar pelo mesmo caminho. O Patrice já começa a mostrar que não é diferente dos anteriores por alguns sinais negativos que têm aparecido ao nível da governação. Mas penso que ele deve reflectir bem porque nada é eterno e que este mandato só tem quatro anos e se continuar neste ritmo penso que não chegará ao fim e se chegar ao fim ele terá um cartão vermelho, porque governantes desses não queremos. Queremos sim o STP livre e democrático e governantes com capacidades e bom senso na tomada das decisões. Estou solidário com a São Lima

  17. img
    Boquitóo Responder

    COM A SAÍDA DA SÃO NA TVS, COM A SUSPENSÃO DO PROGRAMA em directo,A TVS VAI AUMENTAR + 1 NOVELA PARA DISTRAIR + O POVO. ISSO É QUE É MUDANÇA SENHOR PRIMEIRO MINISTRO.
    ESTIVE ESPERA DE MAIS NOVOS PROGRAMAS E NÃO MENOS UM PROGRAMA. ANDAM A ENGANAR O POVO COM NOVELAS, FILME E DESENHO ANIMADOS. BOM TRABALHO SENHOR DIRECTOR DA TVS.
    TEM QUE HAVER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO PAÍS DE MODO QUE AS IDEIAS SEJAM DEBATIDAS.
    SÓ ESPERO QUE NÃO SUSPENDEM O TÉLA-NÓM
    HUUH

    • img
      A. Cardoso Responder

      E achas que já não estão atrás do telá nón? Abel, põe-te a pau.

  18. img
    cocodebicho Responder

    Até então fico sem saber qual é o verdadeiro papel da TVS. Se é uma televisão de informação e formação das pessoas ou se é uma televisão de desinformação. Nós os são-tomenses precisamos de ser informados e formados das coisas que afectam a nossa sociedade e não só, e a tvs, para mim, seria o melhor canal para efeito, independentemente dos meios que ele dispõe, pelo contrario essa televisão tem é passado as + novelas que corrompem a sociedades com males como prostituição, corrupção e descriminação das pessoas… Ou com desenhos animados que falam línguas diferentes a que usamos em stp. Conhecemos qual é o nível da língua portuguesa das nossas crianças e os adolescentes… dia a dia e nas escolas, e é a tvs que poderia ajudar a melhorar com programas afins, pelo contrário essa televisão tem ensinado as crianças a ver figuras e nada +, visto que as crianças não entendem as línguas que os bonecos animados usam nem tão pouco, estão preparados para seguirem a correspondentes legenda/tradução.
    Em stp há muitos cidadãos cabo-verdianos e precisam estar informados sobre as propagandas políticas dos diferentes partidos. Também sou de opinião que a entrevista desse líder partidário fosse efectivada. Mas não aconteceu, porque estamos em stp.
    Se olhamos uns 133 dias atrás veremos que a tvs fez o mesmo com todos cidadãos são-tomense a não promover debates e entrevistas aos partidos que concorreram à eleição legislativa. Não acredito na tvs, para mim essa é uma televisão de enganar o povo com novelas de modo que a gente não fique informado como devem ser.
    Fui

  19. img
    A. Cardoso Responder

    Mais alguém terá quer ser demitido ou pôr o cargo à disposição. Se o Óscar Medeiros aceitou que fizessem a entrevista ao homem e depois faz o nosso país tamanha vergonha, deve ser, imediatamente, demitido. pelo contrário, se foram mesmo ordens superiores, Óscar, como defensor da liberdade de expressão que desmostrou ser, ponha o cargo à disposição para o povo saber a quem atacar. Eu, como santomense, tenho vergonha por tudo isso, e alguém vai pagar, nem que seja nas urnas.
    Óscar, está claro que tem ordens superiores para boicotar o programa de São. Não me lembro, em quadra festiva, a TVS censurar programas. Óscar, será que não há nenhum outro programa que possa ser suspenso em vez de ”Em Directo”? Se não sabe, eu sugiro: Boneco. O povo precisa ser informado e não entretido com gato e rato. Tudo isto não passa de uma manobra movida por interesses estranhos para privar o povo da verdadeira verdade.
    Só não percebo que culpa tem a São nesta vergonha. Espero que Patrice esclareça o povo. Se o senhor Patrice tiver culpa nessa estória, não está a defender o nosso povo, porque não respeita a liberdade de imprensa, e eu só tenho a dizer que não será desta que STP dará um passo a frente.

  20. img
    bc Responder

    São sabe fazer perguntas.
    São Deus Lima é Jornalista e os governantes de meia tigela que só sabem violar as leis e os direitos fundamentais dos cidadãos e não gostam de responder perguntas aos jornalistas.
    Por isso sou de opinião que o Téla-Nón abre um inquérito sobre o assunto.

  21. img
    Parlamento de STP Responder

    Patrice, já estas a entrar num caminho para qual não desejamos. se for assim Patrice avisa.
    Não tarda terás o distino que mereces.

  22. img
    Alberto Nascimento Responder

    A Sao ‘e manipuladora.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Manipuladora não sei(talvez), mas tendenciosa tenho certeza!.

  23. img
    Osama bin Laden Responder

    Não vamos aceitar que Patrice transforme STP num país igual ao país onde ele nasceu (Gabão), nem numa Guiné Equatorial, nem na Líbia do seu amigo Cadaf.
    Patrice, cuidado estou de teu lado mais rapidamente, viro contra si.
    A Conceição Lima é filha de STP e merece respeito. Toda gente não é obrigada ser do ADI.
    Temos que respeitar cada cidadão do nosso país e as suas opções de vida.
    Fica o aviso, porta-te bem.
    E devolva imediatamente o espaço na TVS para a Conceição continuar com seu programa.

  24. img
    Andre Boa-Ventura Responder

    Tudo isto teria sido evitado, caso a nossa querida São tivesse tido mais juízo e não pusesse a boca na trombeta sem, primeiro, medir as consequências.

    A função “governação” não é nada fácil…

    A função do Governo é difícil, por isso, difícil agradar a todos; a sociedade civil tem de estar preparada para deparar com situações semelhantes a esta que são, também, comuns em regimes democráticos.

    Li os comentários deixados por muitos e é triste ver que muitos não alçaram a visão do Governo e começam a pensar que se quer reinstalar o regime ditatorial que todos conheceram. Como cidadão atento, não interpreto a presente situação desta forma, penso que o Governo quer impor regras para salvaguardar a estabilidade social do Pais com a finalidade única de proporcionar a melhoria das condições de vida da população.

    Creio que a São ao trazer esta situação à praça pública, da forma como o fez, tinha como propósito explorar a situação, ao máximo, para retirar dividendos para seu partido político de coração. Ela como jornalista experiente que é, estava perfeitamente ciente da jogada que estava a planear, das suas consequências e eventuais benefícios…

    O povo que não se descuide e esteja muito atento que existem, ainda, inúmeros obstáculos a serem superados para que o Pais, efectivamente, possa prosperar.

    Tendo tido o disse e apesar de tudo, discordo a nossa querida São seja suspensa da TVS, caso tal consubstancie represália pelo comportamento menos elegante que teve, visto que é uma das mais conceituadas figuras, na área da comunicação social, no Pais.

    • img
      eu avisei Responder

      Sr. boa-ventura.
      o pior cego é aquele que não quer ver.
      ou está a fazer-se de cego.
      deixe a cor partidária de lado e analise profundamente se a decisão do governo foi correcta. É assim que a queda da democracia começa, por esses pequenos detalhes, que as vezes desprezamos. Abra os olhos santomenses…

    • img
      DONADOCE/ frança Responder

      BALIVERNE!!
      SERA QUE NAO EXISTE NADA MAIS IMPORTANTE E URGENTE NA AGENDA DO GOUVERNO QUE A ANULACAO DO UNICO PRAGRAMA INTELIGENTE DA TVS???
      SE O GOUVERNO QUER FAVORISAR A PAZ SOCIAL E PROSPERIDADE:

      1/ SEGURANçA NA ESTRADA ( COMEçA A TAPAR BURACOS NAS NOSSAS ESTRADAS

      2/ DAR MAIS IMPORTANCIA NO NOSSO HOSPITAL AYRES DE MENEZES(QUE NENHUM MINISTRO QUER SER ENTERNADO LA DENTRO)

      3/ APROVAR UMA LEI QUE CONCERNE OS MOTOQUEIROS SEM CARTA DE CONDUCAO SEM GILETTE AMARELO E SEM CAPACETE ISTO ENTRA TAMBEM NA SEGURANçA PUBLICA

      4/ RENOVAR E AUMENTAR O NOSSO AEROPORTO

      5/ ABRIR O ESPAçO AERIO DE STP PARA OUTRAS COPANIAS, PORQUE NINGUEM SUPORTA MAIS A DEPENDENCIA DA TAP E DARA UMA CHANCE AO TURISMO EM STP

      6/MODERNISAR A NOSSA ADMINISTRAçAO, PENSAR NO AUMENTO DE SALARIOS PARA OS FUNCIONARIOS DAS AREAS CHAVES COMO( POLICIA, FORçA ARMADAS,) EVITANDO ASSIM A PROLIFERAçAO DA CORUPçAO PRIMARIA;

      7/AUTORISAR UMA TELEVISAO INDEPENDENTE DAR MAIS MEIOS TECNICOS A TVS, PARA EDUCACAO SOBRE A DEMOCRACIA, DEBATE E O LIBRE HARBITRE.

      ESTOU COM MEDO!! FUI DE FERIAS PARA O MEU PAIS ENTRES O dia 15/10 E O DIA 26/11 E VI COISA ESTRANHAS QUE ME FEZ LEMBRA NO TEMPO DO PINTO DA COSTA;
      PORQUE E QUE OS POLICIAS E OS MILITARES ANDAM A TREINAR NAS RUAS E ESTRADAS DA CIDADE CAPITAL???? A GENTE FICA ASSUSTADA DE VER ISTO!! PARECE COM A GUINE EQUATORIA ONDE FUI PRA 15 DIAS E FIQUEI 4 DIAS POR MEDO DE NAO TER PROBLEMA COM UM MILITAR OU POLICIA!!
      A SAO DE DEUS LIMA FOI MINHA FORMADORA NA RADIO NACIONAL E NA TVS, E LHE VI DURANTE AS FERIAS E FIQUEI FELIZ EM SABER QUE NAO VENDEU A SUA ALMA E NAO CEDEU A TENTACAO POLITICA.

      FAçO UM APELO A TODOS OS TELESPECTADORES E CULEGAS DA SAO DE DEUS LIMA DOS SEUS COLEGAS JORNALISTAS, SIMPATISANTES E TODOS AQUELES QUE QUEREM QUE O NOSSO PAIS SERVE DE EXEMPLO POSITIVO EN AFRICA, TODOS AQUELES QUE DEFEDEM DE QUALQUER MANEIRA A LIBERDADE DA EXPRESSAO.

      DE ORGANISAR UMA MARCHA SILENSIOSA DE MAOS DADAS PARA A DEFESA DA LIBERDADE DE ESPRESSAO.
      SE NINGUEM FAZ NADA HOGE AMANHA SERA TARDE DEMAIS ATE O TELA NOM JA NAO EXISTIRA.

      FORSA SAÖ, PENSA NOS MAIS GRANDES JORNALISTAS MUNDIAS QUE TIVERAM QUE LUTAR PARA DEFENDER A LIBERDADE DA EMPRENSA.
      TU N’EST PAS SEULE.

      • img
        Lanis Responder

        Fofo,

        A Polícia a treinar na rua é apenas um ensaio. O filme é o que está para vir.
        O Rafael Branco fez muitas malandrices…mas o povo deitou fora o poder para quem quisesse apanhar.

        O Mr. Patrice apanhou no chão. Agora adivinha o que ele vai fazer.

        Pensa bem. Se voce apanha algo que alguém rejeitou?

    • img
      Deus Responder

      André-Boa Ventura será o novo pseudónimo de Jaka Dóxi, oooooppppsss!! aliás, Mário Bandeira? E ele ainda tem o topete de lhe chamar ‘querida São’!!!!! Ai, ai,ai…

    • img
      Bernares Fonseca Responder

      Ha ainda muito por esclarecer nesta historia toda.
      Vamos aguardar que toda a verdade sera tornada publica brevemente.

    • img
      AMOR A PÁTRIA Responder

      CARO BOA VENTURA

      NÃO A QUEM O SR PRETENDE ENGANAR, O SR ESTÁ NO SISTEMA E SABE EXATAMENTE A DIMENSÃO DE TUDO ISSO,,,,,NÃO TENTE O SR FAZER-SE DE DESENTENDIDO, TODO O SANTOMENSE SABE Q GOVERNAR NÃO É FACIL, SE ASSIM O FOSSE JÁ ESTARIAMOS RICOS DESDE 91 QDO SE OPEROU A MUDANÇA NO VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA………….SOMOS TODOS MAIS ESPERTOS DO QUE VOC~ES PENSAM E ESTAMOS ATENTOS…
      SEJA COERENTE, O PAÍS PERTENCE A TODOS NÓS,,,,,,ESTÃO COM UMA NOÇÃO DE AUTORIDADE DE ESTADO QUE TODOS SABEMOS O QUE SIGNIFICA…..FICA MAIS ATENTO O SR

    • img
      marques Responder

      se fosse uma televisão privada o governo metia a mão nisso..nao.. liberdade de expressão..estou em portugal e vejo a forma k atacam o governo aqui e pelos vistos isso é imaginável em s. Tomé

      • img
        Atento Responder

        Marques:
        Dizes que estas em portugal e vês a forma como atacam o governo certo?? Ou keres lançar só pra saberem que estas em portugal ou és cego?? Por acaso conheces manuela moura guedes??? Tvi é televisão de estado portuguesa? Não fales do que não sabes ok, estas a pensar que portugal é melhor que nós…

  25. img
    AAPP Responder

    Parabéns S. Tomé pelo caminho da mudança encetada nas últimas eleições. a partir desta e outras atitudes tomadas até ao momento poderemos fazer uma pequena ideia do que irá ser essa mudança. Afinal este governo não mudou para o progresso antes pelo contrário regrediu para os tempos do partido único.
    Santomenses abram os olhos porque o Patrice não passa de ilusionista que vos enganou durante a campanha, agora já está a começar de mostrar a sua verdadeira face.
    Resumindo e concluindo, uma coisa é falar na oposição e desempenhar o papel de “zé ninguém”, só que depois de se apanharem no poder demonstram ser ainda muito piores que os seus antecessores. Parece que existe uma sede de vingança e que não importa os meios para atingir os fins.
    São os meus parabéns pela tua integridade moral e não te deixares prostituireis por interesses partidários. Aceita um conselho de amigo e sai rapidamente dessa terra que não te merece. Muita coragem e força na procura da verdade e da informação para o povo. Só um povo verdadeiramente informado e culto será capaz de escolher bons governantes capazes e honestos sem medo de enfrentar a verdade.

  26. img
    Mangulú Responder

    Povo de São Tomé e Príncipe,chegou o momento de saber que tipo de Governo temos neste país,que si diz Democrático.Chegou o momento em que o Governo não conseguiu engulir o Sapo.Esse Governo está totalmente perdido,sem rumo para dirigir o país.O povo bem quis a mudança,mas não é assim que si muda,silenciando uma jornalista,onde é que está a liberdade de expressão no país? Será que este governo quer voltar a ditadura? O senhor Patrice Trovoada não se esqueça que S.Tomé e Príncipe não do pai dele.É tão lamentável que este governo tenha tomado esta atitude.

  27. img
    Jovem quadro Responder

    Cuá lumado…
    è muita ingenuidade nossa achar que o todo poderoso DR. Patrice Trovoada, que faz parte do grupedo dos filhos dos Ex PR da Costa Africana, em que o maior sonho da vida é instalarem a monarquia nos seus “Paises”, está interssado em levar o país a algum lado, vai levar o país para o lado que ele quer e como bem entender, mas já dá sinais claros de que não vai conseguir é nada,,nada de nada, …. Isto é apenas o começo, Cara São, então não pensaste que serias um alvo a abater? Um Primeiro Ministro que abarca a comunicação social, coloca na Televisão um coitado que nem terminou o 11.º ano e que será sempre grato as ajudas do sr PM, seria de esperar uma atitude profissional e éctica pelo teu trabalho de reconhecido mérito? Desenganem-se……Deixa o homem queimar todas as etapas do seu fantástico percurso estamos em S.Tomé, e aqui em S.Tomé o sonho dos Sres filhos dos antigos ditadores, com o devido respeito pelo sr seu pai,,,,,que é digno do nosso respeito,,,,,não vai ser presidente nunca…….
    è vergonhosa a postura de um Governo que vota na autoriadade do Estado, e depois brinda-nos descaradamente com atitudes baixas, por não ter a capacidade de aceitar o contraditório, e melhor não aproveitar o contaditório para fazer melhor,,,antes pelo contrário desrespeita o povo e tenta instaurar o pãnico,,,,,sim pânico, e digo pânico porque neste momento os jornalistas têm um profundo medo de darem um passo contrário a real vontade do Sr.PM, para não perderem o seu ganha pão, por isso não esperemos por reação alguma dos jornalistas……
    Aqui vai a nossa solidariedade a São Lima, que não vai entrar no joquete e vai continuar de cabeça erguida a fazer o seu jornalismo como filha legítima desse país……Avizinham-se tempos de mudança, estamos bem atentos……
    Saudações
    São Tomé é dos São Tomenses não do filho do Ex Presidente que sonha deseperadamente ser Presidente…..
    Vamos observar com serenidade e tranquilidade…..cuá lumado

  28. img
    Madalena Responder

    Vamos ver o que pode acontecer ao Telanom, Parvo.
    temos que ter canal privado.
    Puxa! Acho que somos o unico se um canal alternativo. Chega de poder de estado sobre as pessoas.
    Marxismo Leninismo

    • img
      CONSELHO DE AMIGO Responder

      Abre o olho, pá!!!
      O parvo é o braço direito do ADI e Patrice Trovoada, a eles n acontece nada.

    • img
      Tentado a ler Responder

      Ja deste uma olhadela na lei das licensas de exploracao do nosso espaco radioelectrico?

    • img
      Preocupado Responder

      Já sabemos que o Ambrósio Quaresma foi comprado pelo Patrice Trovoada. Por isso já ninguém presta qualquer importância ao que diz um dos jornais satiricos que mais credibilidade tinha na nossa praça. Só não compreendo como é que a CST continua a financiar aquela fantochada.

      É isso é que dá vender-se. Ganhas dinheiro mas depois ninguém acredita em ti. Se vives do jornalismo então tens que ter credibilidade. Se a vendes hoje, corres o risco de ter que mudar de profissão. Tornas-te o mensageiro ou o bufo do regime até que ele caia. “E depois vais viver como então?”

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Preocupado, essa é sua e apenas sua opinião.
        O Parvo tem muitos leitores, que aprovam a linha de jornalismo daquele semanário.

        Criticar o acontecido com a São Lima mas incitar o mesmo contra o Parvo é sua leitura de democracia e liberdade de imprensa??

  29. img
    Zé Cangolo Responder

    Alberto Nascimento, sabe o que é ser manipulador?? Sinceramente você é daqueles que não tem olhos para ver. Mas o povo dessa terra snat saberá dar o veredito em breve. Se bem me lembro há uma frase que tornou clássica. ” POVO PÕE, POVO TIRA” Quem viver verá.

  30. img
    madalena Responder

    São, minha são. Nessa terra, você já não sabe se cão é que tomou mania de gente ou se é gente que tomou mania de cão. Mas uma coisa é certa. Maneira que cueza tá, só da gente DISGOSTO.MAS QUEM VAI FICAR COM DISGOSTO É ESSE GOVERNO.

  31. img
    Tagarela Responder

    O actual governo começa a mostrar a que veio demasiado depressa.
    É de lamentar profundamente a não renovação do contrato da jornalista em questão, quanto mais não seja pela frontalidade como conduzia a entrevista no programa televisivo mais visinado em STP, independentemente de quem fosse o entrevistado.
    O direito a informação isenta e imparcial é um direito constitucional que de forma autoritária nos está a ser vedado o seu goso na sua plenitude.
    Regressamos a censura vivida na época do partido único. naquela época poder-se-ia conjecturar desculpas…e agora? Qual é a desculpa?
    A tão propalada mudança era repristinar maus e velhos hábitos? Hábitos que nos conduzem ao retrocesso, a desinformação, a servidão? A dançar conforme a música governamental? Essa mudança não queremos!!! Repudia-mo-la. Abaixo censura. Viva STP!!!

  32. img
    zeme Responder

    que tristeza, estou altamente envergonhado com tudo isto, um governo cheio de diplomatas, juristas e com ate padres, mais sem diplomacia governativa.
    meu querido povo estamos “lixados” as burrices deste governo já ultrapassarão os 100 e poucos dias da sua governação.
    aos senhores jornalista que realmente gostam de jornalismo por favor chegou a hora de serem solidários com a São, assim será o fim jornalístico em STP.
    Ao povo, cidadão desta terra, e a todos que gostam de informação, chegou a hora de ser solidário com a São.
    Porque o amanha poderá ser muito tarde.
    Este PM eh um ditador com falso sorriso nos lábios
    S. Tome poderosos esta de vista em toda os mal feitores (ditadores) sobretudo a te que não eh filho desta terra, se tens duvida, pergunta o que aconteceu ao Gorgulho e outros. Cuidado……

  33. img
    Madalena Responder

    Kue qui gente vai fazé agora é sinhora São!!
    Verbo contra!!
    É ça pena Non.
    Non so golo qua cé.
    O Pepe lima disse, Na Fulu bodon fá éé.
    Ditadura precisa-se, mas assim não!!

  34. img
    O FURRACÃO Responder

    FAÇO UM VEEMENTE APELO AO TELA NÓN QUE VOLTE A COLOCAR A MATERIA DO JORNALISTA OSCAR MEDEIROS NO AR , ISSO TAMBÉM SERIA UMA FORMA DE DEMONSTRAR QUE, GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS QUE NOS ASSOLA EM STP, É FRUTO DO NOSSO EGOCENTRISMO, FALTA DE CAMARADAGEM, É PRECISO QUE AS PESSOAS ENTENDAM QUE SO COM A UNIÃO , PODEREMOS DESENVOLVER ESSE PAÍS, E QUE GRITAR SO QUANDO NOS CONVÉM É ERRADO.

    UMA PESSOA QUE SE MOSTROU BASTANTE INTEGRO NA ALTURA, ME FEZ ACREDITAR NELE, MAS NA VERDADE ELE SO ESTAVA PENSANDO NO SEU PROPRIO BOLSA, ME REVOLTA AINDA MAIS ESSES COLEGAS, DO QUE PROPRIO ESSES DIRIGENTES, PORQUE, A GENTE DE ANTEMÃO JA SABE QUE TEREMOS QUE LUTAR CONTRA TUDO E TODOS MAS ATITUDES DESSAS, AINDA MAIS VINDO DE ALGUEM QUE AINDA HA 6 MESES ATRAS VEIO A PRAÇA PUBLICA SE REBELAR CONTRA ALGO QUE ERA JUSTA, SÓ ME FAZ PENSAR QUE NA VERDADE ESSE PAÍS NÃO TEM SOLUÇÃO

    A MUNDAÇÃ QUE TANTO QUERIAMOS PARECE QUE TROUXE CONSIGO TAMBÉM, O ROSTO NEGRO DA DITADURA.
    MAS ENGANA-SE AQUELE QUE PENSA QUE A DITADURA É MELHOR QUE DIALOGO, NUNCA FUNCIONOU E JAMAIS FUNCIONARÁ, BASTA OLHAR PRA OS NOSSOS PAISES VIZINHOS,… NA VERDADE DENTRO DESSA PRETALHADA TODA SO A AFRICA DO SUL ESCAPA NEH E SE ESCAPA….
    BANDO DE BURROS

  35. img
    Wê Bétu Responder

    É simplesmente vergonhoso. Quando se encontra uma brecha e uma oportunidade de se falar abertamente sobre os problemas e demais assuntos do país, os poderosos e incomodados fazem o que sempre fazem: abafam o caso.
    É simplesmente vergonhos.Jornalistas vendidos. Não tomam nenhuma posição. Sr. Óscar Medeiros é um simples fantoche nas mão dos que governam. Simplesmente vergonhoso…

  36. img
    suave Responder

    sinceramente que é de lamentar toda esta situacao, tudo isso a custa do poder e a custa da prepotencia que caracteriza o ser humano.

    assim como o individuo que se denomina de furacao, veio-me a memoria imediatamente o facto de a menos de 1 ano, o oscar medeiros enquanto jornalista reclamava tambem a provavel e queixosa injustica da qual havia sido victima por pate da ex ministra maria de cristo, vulgo “titi”. é cómico agora velo no papel de director a parecer pao mandado e ser nao pensante e com ideias proprias.

    a melhor forma de provar que alguem está errado, nao é com a eliminacao directa das suas funcoes e o bloqueio das suas accoes, se nao que com inteligencia e sabedoria, poi deixar que o tempo e os resultados positivos á diferenca do comportamento da pessoa em cuasa, seja condenada, porque de facto a justica parece que tarda, mas ela vem ao de cima. mas considerando a provavel e visivel censura que se faz a pessoa de dita profissional que sim ineludivelmente e independentemente do seu vasto curriculum académico, é sem dúvidas até entao, a melhor jonalista de todos os tempos no nosso pais, pois, por mais que se queira nao desconfiar, pois as pernas comecam a balancar.

    particularmente nao confio em nenhum homem terreno ou gvernante politico de stp, mas nao exagerem governantes!

    e quanto ao óscar, és uma grande vergonha no seio de muitos irmaos que tens, sobretudo dos quais se destacam o teu irmao mais novo o H………….der.

  37. img
    sonhador Responder

    S.Tomé esta a precisar de uma coisa chamada wikileaks, assim vamos saber quem manda em quem e quem anda ali a roubar, olha qualquer dia vão mandar bloquear o site TÉLÁ-NÓN por ser considerada ameaça aos Membros do governo…

  38. img
    José Maria Cardoso Responder

    Como eu gostaria ver atravessar as nossas fronteiras notícias com o sorriso verde das nossas ilhas.
    São Lima, os homens podem tirar tudo de nós, até a própria vida.
    Acredito, tal e qual já vendeste aos nossos olhos, saberás dar volta ao círculo.
    Entrei na lista dos teus admiradores não pk és da oposição como várias vezes passaram nesta tribuna só para queimar-te, nem pk estarias a fazer política, mas sim pk soubeste passar a mensagem k despertasse as consciências.
    Infelizmente, há consciências a sangrar.
    K pena a nossa Democracia!
    São de Deus, força e coragem!

  39. img
    elisa Responder

    nos deveriamos começar a fazer como os caboverdianos…quem manda naquele país sao eles…entao quem manda na ….. do nosso país somos nós…se n gostamavos, mandamos tirar…fez errado é rá ré ri ró e ruaaaaaaaaaaaaa…

  40. img
    soba Responder

    gostaria de saber a k se deve esta conclusao do governo??? governo toma certas medidas mais nao fazem esclarecimento das coisas, por isso k muitos começam a disparatar, digo sempre k STP nao precisa de homens fortes mais sim de instituiçoes fortes, se estavos no estado de direito de expressao significa dizer k antes de criarem o programa televisivo da jornalista Sao, era de esperar k temos liberdade de expressao, agora como é k gorverno de mao para pé toma essa atitude?? será k existe alguma coisa k esta em causa?? vejo na minha ótica de ideia k desde 1975 até a data actual todo governo de STP é decepiçao do povo santomense.

  41. img
    januário sousa Responder

    com ou sem tristeza o povo santomense lamenta tanto a morte de um qualquer dos seus filhos ainda mais quando matar a mãe e deixando os filhos pequininos.A mãe São não pode morrer. Presidente meu Governo meu dei uma mão para que salve a Mamaem São de Deus Lima. O SENHOR ESTA ENTRE NÓS, ELE ira falar( ).

    • img
      África Responder

      A jornalista São Lima, morrer, como jornalista, pelo que fez o governo? Ó homem,não sonhe depressa demais!!!

  42. img
    givanildo de sousa Responder

    Este governo ja esta dando sinais de incapacidade e má governação, ditadura e sem escrupulo esse patrice veio da africa central conhece la muitas ditaduras so que esqueceu se que estamos em stp, por isso acautela o povo vai castigar te por isso. Olhe censurar uma mulher valaente pelo seu grande programa de debate televisivo isto é incontitucional as nossas leis não permite isto mas porquê Patrice … ela n merece isto tas com medo de quê pra não divulgar as tuas artimanhas em africa porquê filho de deus … olha se na ilha do principe tivesse uma televisão publica eu lhe convidaria pr vir ca fazer seu programa mas ainda não temos estamos dependente deles até o momento..força São.. Oscar, Edson, Bouças e outros que deveriam entrar de greve ou bloquiar essa coisa. se param sem fazerem nada então todos estão a compartilhar a ideia do man Patrice.

  43. img
    DAVILA DOTE MADUQUE Responder

    Haja paciência! Só alguém com o crânio atrofiado, inacabado, com pensamento lesionado toma decisões assim, estou perplexo! Obrigado São, es das poucas pessoas que so têem uma cara, mantenha sempre o comportamento e sentimento em sintónia cuerente….
    Onde andará o vendido Jaca Doxi???

  44. img
    peter Responder

    EU GOSTARIA DE PERGUNTAR AOS SABEDORES OU MELHOR OS DEFENSORES DE TUDO E TODOS EM SAO TOME, ALGUMA VEZ UM POLITICO SAONTOMENSE NA OPOSICAO,EM ALTURA DA CAMPANHA ELEITORAL JA APARECEU NA TVCB A FAZER EMTREVISTA MESMO EM PORTUGAL OU GABAO OU EM CABO VERDE?? LEMBREM QUANDO O FILINTRO COSTA ALEGRE FOI A PORTUGAL ELE ALUGAU UMA SALA NO HOTEL E FALOU AOS SAOTOMENSES. AGORA E PRECISO NOS ENTENDERMOS A POSICAO DOS NOSSOS AMIGOS, A QUESTAO NAO E O GOVERNO, E A RESPONSABILIDADE DAS COISAS AMIGOS, ISSO NAO E PRECISO a nem b todos que sabem e compreende a diplomacia na politica sabe como funciona isso,

  45. img
    RECORD Responder

    O prémio Gibela Jornalismo foi atribuído, por mérito, ao jornalista que produziu um trabalho sobre a força da comunicação nacional e hoje assistimos que o Poder Executivo quer tirar essa força e mérito a este nobre Órgão. Será por este mesmo motivo que o 1.º Ministro tutela este sector chave para o garante da Democracia?
    Já sabemos q existem governantes como Kadaf, Mugabe, Gbagbou, e outros, mx ñ os keremos na nossa Terra de Nome Santo.
    Se for este o sentido de “MUDANÇA”, Já basta o q os nossos antepassados passaram! Que país deixaremos às próximas gerações?

  46. img
    gilker Nascimento Responder

    Fico triste em saber dessas informaçoes.Sempre muito admirei o profissionalismo desta compatriota.Desde o tempo do Clonvessa,acompanhava os debates.Espero que o governo,pense em toda esta situaçao,e dé uma chance a esta profissional!Que Deus abençoe Sao Tomé e Principe!

  47. img
    Preocupado Responder

    Não compreendo também como é que a RDP Africa aceita que um pseudo-jornalista ao serviço do Patrice continue a fazer correspondência.

    Se antes desconfiavamos que o Oscar Medeiros era pago pelo Patrice para defendê-lo enquanto ele estava na oposição, hoje está confirmado que o Oscar é um rapaz do Patrice.

    Já repararam como é que agora as noticias sobre STP na RDP Africa já parecem “adocicadas” pelo novo regime?

  48. img
    António Martins Gomes Responder

    Mas o governo de (PT) instituído em 2009 trouxe de volta os exageros da censura, que chegou a proibir a exibição do “Em Directo” e que promove o contraditório em São Tomé e Príncipe?
    A Constituição de STP não aboliu totalmente a censura?
    Sobre que pretexto, essa medida foi tomada? Ou será que os promotores dessa medida tétrica atordoaram…? “A Grécia antiga foi a primeira sociedade a elaborar uma justificativa ética para a censura, com base no princípio de que o governo da pólis (cidade-estado) constituía a expressão dos desejos dos cidadãos, e que portanto podia reprimir todo aquele que tentasse contestá-lo. Mesmo na sociedade ateniense, mais liberal, alguns delitos de opinião podiam ser punidos com a morte, como prova a execução de Sócrates, obrigado a beber cicuta ao ser condenado por irreligiosidade e corrupção dos jovens. O respeito a alguns princípios de ordem parecia tão arraigado na sociedade de Atenas, que até mesmo Platão, discípulo de Sócrates, defendia a censura como um dos requisitos essenciais ao governo”.

  49. img
    João Gomes Ferreira Responder

    Não estou a par de tudo que se passou sobre este caso mas se é um assunto que envolve uma decisão do governo o Óscar Medeiros e a Conceição Lima é muito importante sabermos as razões de todas as partes que estão metidas nisto. No Téla Nón só tenho lido as opiniões de pessoas de leitores que apoiam a Conceição Lima e outras que a criticam mas o Téla Nón como órgão de informação não fez até hoje uma reportagem mais profunda com mais esclarecimentos sobre esta materia. Acho que o Téla Nón deveria ouvir o governo a Conceição Lima e o Óscar Medeiros para sabermos o que é que cada um diz sobre este caso. Estarmos aqui apenas a comentar sem saber todas as opiniões é desequilibrado e injusto. Julgo que só podemos chegar a uma conclusão se soubermos todos os pormenores. Por isso lanço um desafio ao Abel Veiga jornalista e responsável do Téla Nón vá ter com Patrice Trovoada ou Afonso Varela vá ouvir o que eles dizem deste caso vá ouvir o Óscar Medeiros e a Conceição Lima e escreva tudo mas tudo mesmo que cada um diz sobre este assunto. Traga a reportagem quanto antes. Obrigado, Abel Veiga.

    • img
      Téla Nón Responder

      No mesmo dia em que o Téla Nón entrevistou a jornalista São Lima, procurou também entrevistar o director da TVS Oscar Medeiros. Aliás o Téla Nón esteve no gabinete do director da TVS que recusou prestar declarações sobre o assunto. Então o que fazer? A notícia não seria publicada porque uma das partes recusa falar sobre o assunto?

      • img
        João Gomes Ferreira Responder

        Obrigado Abel Veiga pela sua rápida resposta. Acredito quando diz que Óscar Medeiros não quer falar sobre este caso. E o governo? O Téla Nón já tentou falar com o primeiro-ministro Patrice Trovoada? Com o Afonso Varela ministro secretário geral do Governo? Já ouviu os partidos da oposição? O que diz o MLSTP/PSD? O que diz o PCD? O que diz o MDFM/PL?. O Óscar Medeiros está entalado. Ele está entre a espada e a parede. Ele está comprometido. Ele quando não era director assumia posições críticas ao anterior governo e também aos próprios colegas jornalistas pelo vassagem que prestavam ao governo. Agora subiu para o poder e esqueceu-se do que dizia. Mas neste mundo aqui se faz aqui se paga. Ele já foi vítima do poder político anterior. Agora está a colaborar com o actual poder político. A atitude de Óscar Medeiros compromete a sua independência como jornalista-correspondente da RDP/África. Se calhar ele ainda não está a ver isto se calhar ele ainda não pensou que isto pode trazer-lhe problemas. O poder cega muitas pessoas e depois tem consequências negativas para essas mesmas pessoas. O Óscar e todos os outros jornalistas esquecem-se que no nosso país os lugares de chefia na Comunicação Social e particularmente nesta área e noutras áreas sensíveis vão para chefe pessoas de confiança política do poder que está em exercício. Há-de chegar a vez de Óscar sair e se calhar passará a ser a Conceição Lima a chefiar a ser a futura directora. Assim tem sido no nosso país. Um à parte: o Abel Veiga recorda-se de certeza das trocas que houve entre Deógenes Cravid e Arlindo Costa Neto como assessores de imprensa dos sucessivos primeiros-ministros não se lembra? O que é feito deles agora? Ainda são assessores de imprensa? Os jornalistas ainda não perceberam que os sucessivos governos têm utilizado e comprado os jornalistas e usa-os como papel higiénico. Salvo muitíssimas e rarissímas excepções. Todos os chefes sublinho e repito todos os chefes ou directores da Rádio Nacional da Televisão Experimental e da Agência de Informação são colocados nos lugares de chefia por serem militantes ou por serem próximo do partido ou da coligação que está a governar por serem amigos dos políticos influentes ou por serem pau mandados do poder político. Uns são tão bananas que mudam de cor partidária logo que o governo muda também e conseguem ficar no lugar. Outros dizem que são independentes mas é só para inglês ver. São sim habilidosos.

    • img
      VOA Responder

      Abel Veiga,

      explica a estes senhores que tentaste entrevistar Óscar Medeiros e que ele não aceitou falar. Que a Voz da América também tentou e ele não falou. Que o ministro Afonso Varela também não aceitou falar.

  50. img
    fidelito Responder

    ODE PÁRA A OPOSIÇÃO???

    ONDE PÁRA O MLSTP???

    E O PCD???
    DESAPARECERAM DA SENDA POLITICA?

    Q OPOSIÇÃO!!!

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Falar o quê se eles faziam igual ou pior, nas questões de comunicação social???

  51. img
    celio moreno Responder

    Cada pais tem dirigente que merece.
    A procissão só está a começar.
    A verdade é só uma, o chefe do Governo para anunciar a sua candidatura as Presidenciais. As diversas sídas para o exterior tem a ver com apois que o mesmo está arrajando.
    A situação com a São é preparativo para ter a TVS livre para futuros debates televisivos durante a campanha.

    Aguenta só

  52. img
    Mr Fuck off Responder

    e de lamentar a situacao actual deste pais que um dia foi considerado o maior produtor de cacau do mundo. mas e o passado. o que se passa actualmente no pais com relacao a comunicacao social e no minimo horrivel. eutinha uma esperanca neste governo, mas infelizmente vejo que este primeiro ministro esta fazendo o mesmo que o pai na decada de 90. chegou com mta “pompa” e depois foi o que se viu ne. para uma jornalista que viveu e estudou por mto tempo em londres nao que vao connsequir calar a boca dela. de longe e a melhor jornalista santomense ou seja que o pais alguma vez tenha tido se eu na estiver doido. E completamento vergonhoso e…! este gajo e um judas e nada mais God Bless everyone!!

  53. img
    Jorge Jose Da Mata Responder

    Caros amigos leitores do Téla Nón.
    Li todos os comentários e sinceramente que fiquei muito preocupado. Preocupado porquê? É assim que começa a desinformação e para os menos atentos este é realmente o terreno fértil. Governar não é fácil e quem lá vai sabe-o muito bem. Não há dúvida que a nossa querida São de Deus Lima é uma excelente jornalista e com um programa importante e interessante. Todos sabemos disso. O que muita gente não sabe é que a nossa amiga não soube gerir o facto do seu partido o PCD estar fora do poder. Enquanto o PCD esteve no poder o programa nunca atacou o governo. Como assessora da direcção da TVS com contrato até 31 Dezembro de 2010 e NÃO RENOVÁVEL (contrato feito e assinado com o anterior governo) e vendo-se gorada a possibilidade de se tornar directora da TVS, ela passou a ser uma afronta para o novo governo. Vejam só o programa sobre os 100 dias do actual Governo. Até colocava as palavras na boca dos convidados. E isto chama-se liberdade de imprensa. Estando o PCD no poder, desafio a qualquer um se a São seria capaz de convidar o líder da oposição de Cabo-Verde ou outro país amigo para um debate estando esse país em vêsperas de eleições como é este o caso. Há que se respeitar as Relações Estado-Estado. O Governo tem todo o direito de defender essas relações quer esteja o partido A ou o partido B no poder. O próprio Dr Carlos Veiga (que em abono da verdade a TVS fez uma ampla cobertura da sua chegada) soube gerir e compreender a situação e o assunto ficou encerrado. Ele teria recorrido à RTP-África se não estivesse satisfeito com tal situação. Ora a nossa São enquanto funcionária do estado tem que saber acatar ordens e defender a instituição para a qual trabalha. Em vez disso corre ao Téla Nón e faz uma tempestade NO COPO D’ÁGUA e induz muita gente em comentários infelizes. É isto a liberdade de imprensa, minha gente? Há que saber perder, perder com dignidade e não manipular as informações para denegrir o governo só porque o seu partido lá não está. Há limites para tudo. Minha querida São, não entre em desespero e controle as suas emoções. Tudo haverá de se recompor. Ajude os outros a governar, com críticas mas críticas construtivas para o bem de todos. Abraços aos amigos do Téla Nón. Beijinhos a nossa querida Sãozinha. BOAS FESTA A TODOS.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Caro amigo Jorge, concordoplenamente com suas palavras. Independente de ser ou não boa jornalista, sempre percebi o comportamento tendencioso da São nas entrevistas, principalmente , no período eleitoral. Do mesmo modo, ficou bastante claro esse comportamento tendencioso ( e agora tenho q concordar c amigo acima qdo a rotula de manipuladora)na entrevista sobre os “100 dias de Governação”: ela tentou colocar palavras nas bocas dos entrevistados e foi visível sua insatisfação ao ver que não escutava críticas de alguns deles, mesmo sendo opositores.

  54. img
    Underdôglas Responder

    O que me faz sorrir é a Sao, que é uma jornalista experiente, nao perceber que tenha sido o governo a dar a ordem!

    Que ingenuidade! Estao a ver até jornalistas confirmados e experientes podem ser ingénuos.

    Como pode ser tao ingénua uma jornalista que conhece o funcionamento da imprensa em paises democraticos como o Reino Unido pode cair na armadilha de pensar que podia fazer o mesmo jornalismo em STomé e Principe?!

    Mas quando é que se vai reconhecer que os dirigentes africanos na sua grande maioria nao sao democratas? STomé é um ditadura em termos mentais, porque foi uma ditadura e todos os ditadores do regime de partido unico estao todos la;

    No caso de Patrice ele é um jovem, nao fez parte do regime de partido unico, mas, ele foi educado em Africa francofona, que é um grande aluno em matéria de ditaduras. E foi educado a ouvir os mais velhos em STomé, onde os tiques autoritarios se transmitem por imitaçao e mimetismo.

    STomé e Princxipe, nao é um estado de direito dmeocratico mas sim uma Roça!

  55. img
    Underdôglas Responder

    Carlos Veiga, nao denunciou o ocorrido por uma questao de tactica porque estamos em vésperas de eleiçoes.

    Mas como presidente do IDC para a Africa vai denunciar a nivel internacional esta porcaria e pouca vergonha de Patrice Trovoada.

    Para aqueles que nao sabem, Patrice Trovoada retirou depois da antena esse mesmo programa de televisao e nao renovou o contrato com a jornalista produtora Sao Lima, ex jornalista da BBC!

    E esta?! Nao estamos em Africa?!!!

  56. img
    Mangulú Responder

    Este governo só fez isto porque em S.Tomé e Príncipe só tem uma Estação de Televisão, e esta estação é do Estado e assim o Estado manda e desmanda como quer. Imaginemos si fosse uma TV particular o este Governo não teria autoridade de mandar cancelar a dita entrevista.

  57. img
    Underdôglas Responder

    Se é verdade que a Sao tem um partido, o PCD como diz Damata, entao ela nao é jornalista! Um jornalista nao tem partido.

    De qualquer maneira aqui fala-se de liberdade de imprensa e do direito de informar. Houve ou nao ordens do GOVERNO para impedir o programa? Houve. E’ tipico de ditaduras? Evidentemente.

    E’ verdade que a Sao é uma mulher de emoçoes fortes e tem atitudes autoritarias e mania de grande jornalista? E’ tambem verdade!

    E’ o governo a servir de fiel da balança da liberdade de imprensa? Claro que nao! So ditaduras fazem isso!

  58. img
    Jose Manuel Responder

    Ola, caros compatriotas.

    Sera que weakleak de Sao Tome e Principe assusta tanto aqueles que dizem que sao verdadeiros Democratas.
    O actual membros de Governo sao dados como alguem que veu para salvar a reputacao ou a imagem de nosso do nosso pais e em vez disto comecam a meter as maos entre os pes.
    Esperos que nao sejam fotocopia dos Governo Americano que tem estado a perder a massa cinzenta da Democracia nestes ultimos tempos.
    Sao Tome e Principe tem capacidade para torna-se no modelo Moderno e exemplar de Democracia a seguir no continente e no Mundo, se realmente os nossos homens e mulheres formados quiserem.
    Digo isto, o nosso Pais e muito pequeno e alhais as pessoas sao familias, amigos conhecidos uns em relacao aos outros.
    E nao vejo motivo para tantas escaramucas.
    Este comportamento e muito misero e nao enxerga a ninguem.
    O jornalismo e extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer pais ou estado.
    Quem escolhe o destino de politica tera que perceber que a sua tarefa e apenas de preocupar com o desenvolvimento das populacoes e do Pais em geral e nao nos seus assuntos pessoas, cajo contrario deixa de ser politica ou seja passara a ser politiquice.
    Meus senhores deixam de ser Gurus da politica e adoptam uma postura mais corrcta de modo que o povo passa respirar um novo ar neste pais que todos honram e desejam ver potamar deferente, depois de tanto sofrimento.
    Basta tanta miseria que vivem as populacoes e deem o merecido rumo esperancoso aos Santomenses.
    Muito Obrigado.
    Jose Manuel (UK)

  59. img
    lizelia Responder

    minha gente , povo de sao-tome (na terra ou no estrangeiro) nao podemos permitir este tipo de barbaridade
    — somos um pais democrata
    tem de haver liberdade de expreçao
    kal é essa agora do governo , utilisar a sensura?
    como pode ser possivel o governo , k diz ser um governo diferente , com gente nova , com força pra trabalhar e com vontade de mudar sao tomé , possa enterfirir no jornalismo de uma forma dessas?
    isso paralem de interfirer no jornalismo , interfere tambem no conhecimeno da realidade. pois no referido pograma expo-se ou expunha-se os problemas de forma aberta e ia-se a busca da verdade , confontando de frente as pessoas sejam elas politicos ou não.

    resumindo , se o referido pograma nao voltar ao ar no proximo ano. estaremos perdidosssssssssssssssssssssss!!!!

  60. img
    davide Responder

    saotomé ùerece fogo

  61. img
    Jorge Sousa Responder

    Caros Santomenes,

    Sem duvida o jornalismo em qualquer país do mundo é importante e não será diferente em São Tomé e Príncipe. No entanto é preciso que haja toda uma ética profissional por parte dos jornalistas no desenrolar da sua profissão, coisa que se vê em poucos jornalistas. É preciso por outro lado que as pessoas tenham todo um cuidado no momento de fazer certas colocações ou mesmo certas críticas quando estão a ser entrevistados e o jornalista precisa ter todo um cuidado nas questões que coloca ao entrevistado. Fala-se muito de ditadura, acho que não chega a esse ponto, pois o governo tem autonomia suficiente para por fim a algo que provoque desabilidade no ceio da população. Acho que a hora é de reconstruir e não provocar conflitos no ceio da população. Na minha opinião acho que cabe aos jornalistas informar e destabilizar.

  62. img
    Ernestino Responder

    São Tomé e Principe não está preparado para uma totalmente liberal, isto porque é necessário haver certos respeitos e cuidados pelo Orgãos da Suberania Nacional caso contrario poderemos transformar o país numa anarquia em que todos querem madar e dar ordem ao Governo Ligítimo nomeado pelo povo Santomense, deixa trabalhar o Srº Drº Patrice Trovoada, a Srª jornalista deve contribuir para estabilidade do Governo ou ficar insento caso pertença outro partido , faça critica constritiva e não distrutiva desmotiva o trabalho de campo quese pretende fazer e que podemos correr riscos de perder a nossa identidade para os estranmgeiros que estão a comprar em massa a área Territorial Santomense.A Srª São Lima apenas é uma jornalista não pode por em causa o trabalho do Governo que representa a Nação Santomense indepemdentemente de trabalho que a Srª sabe fazer. Deixe por favor o Governo Cumprir os seus compromissios que ASSUMIU COM O POVO SANTOMENSE.

Deixe um comentario

*