Sociedade

Associação dos Estudantes escreveu carta para o Ministro da Educação

A Associação dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa na cidade de Guarda- Portugal, está preocupada com a situação dos estudantes são-tomenses naquela cidade. Decidiu escrever uma carta ao Ministro da Educação e Formação de São Tomé e Príncipe(na foto), em busca de luz.

Pode ler a carta clicando –   Carta para o Ministro DAIO

    53 comentários

53 comentários

  1. Observa

    28 de Agosto de 2012 as 22:39

    A nossa embaixada esta cada vez pior. A quase duas semana que ligo para la para pedir uma informação e não atendem o telefone, já fui ao site da mesma certificar que não alteraram o numero de telefone e de fato não alteraram. O certo é que vou ter que tirar um dia para ir ate a embaixada, ainda mais agora que esta tão “fora de mão”, para pedir uma simples informação, mas enfim.. é a amostra de embaixada que temos.

    • Zumbi

      29 de Agosto de 2012 as 9:34

      Enquanto os estudantes santomenses no mundo inteiro continuam a viver na extrema miseria, sem condições depagar casa e sem dinheiro para comer, o senhor Patrice Trovoada – o dito primeiro ministro, continua a somar viagens para o exterior. Neste momento ele está justamente em Portugal em Coimbra. Disse que foi acompanhar a mulher que se encontra em coimbra de férias. Uma falta de respeito para com o povo, porque quanto se sabe a mulher do senhor primeiro ministro não trabalha para o estado santomense, logo sendo ela residente em s.tomé, como pode ela estar de férias. E tenho a certeza que durante essa sua visita de férias à coimbra o primeiro ministroi não sequer se dignará em encontrar-se com os estudantes santomenses em portugal.
      Posso dizer mais. Está confirmado que o ministro do plano e cooperação américo ramos tem mergulhado no fundo do seu quintar duas viaturas mercadez benz lançamento 2012, que devem custar cada uma delas qualquer coisa como 120 mil euros. Isto é que é governar, isto é que é viver. Por favor povo – abre olho, nunca s.t.p teve um governo assim.

    • Mimi

      29 de Agosto de 2012 as 11:56

      Boa sorte. O mais certo é chegar lá e nao conseguir obter a informaçao que precisa…

    • viver ke sta la, viver muito éé

      30 de Agosto de 2012 as 17:41

      olinto daio, é um ex padre que entrou na politica e esqueceu de tds e de todos

  2. Engenheiro

    28 de Agosto de 2012 as 23:09

    Estamos num país virtual.É vergonhoso eu penso que acima de tudo existe uma má fé e um deixar andar da parte do Ministério de Educação. Esse actual ministro como ele é um grande Idolatra existe nele o espírito de tartaruga ou seja espírito de leve-leve e quá ê dá ê dá.
    É um homem com espírito de velhice,isso é mesmo de demónios da idolatria que ele carrega no seu corpo e na sua vida. E isso faz um peso para ele na resolução mais célere de situações desta natureza.
    Como se explica que um país fica um ano(12 meses) sem pagar bolsa a alunos sabendo que foi o país que lhes mandou vir formar?
    O Senhor Penetra, o Dinossauro da embaixada de S.Tomé é um tipo arrogante,sem ética profissional, super ultrapassado e é necessário que esse Dinossauro seja substituido porque das vezes que já conversei com aquele homem, entendi que é um santomense SEM CORAÇÃO NO PEITO E ACHO ATÉ QUE TEM UMA LATA DIVIDIDA EM QUATRO PARTES fazendo AE,VE,AD VE. É UM HOMEM PÉSSIMO PARA LIDAR COM ALUNOS. ELE Têm que ser substituído imediatamente. Aquile outro miúdo filho de Rafael Branco que alí está não sei o que anda alí a fazer, embora eu nunca tivesse precisando de tratar algo público com ele, mas se falam dele é porque passa alguma coisa.
    Esse país , QUE DEUS ME PERDOE,SE EU ESTIVER ERRADO, NUNCA virá a ser um cantinho onde dá gosto viver porque muito clientelismo e compadrio, muito deixar andar, bandalha em todos sectores do estado, esquemas mesquinhices,falta de caracter e de vergonha, o mínimo espírito de justiça as pessoas já não têm. Até onde vamos parar com essa situação. UM GRUPO COM BARRIGA GORDA E OUTRO A SECAR E DISSECAR.
    EU NÃO APOIO PORQUE NÃO CONHEÇO OS FUNDAMENTOS,MAS O QUE TEM ACONTECIDO NA GUINÉ-BISSAU HÁ VEZES TEM RAZÃO DE SER, SE COSTUMA DIZER QUE UM HOMEM COM FOME DÁ DEUS COM FACA, QUANTO MAIS UM GRUPINHO QUE O POVO ELEGEU PARA CONDUZIR OS SEUS DESTINOS. Eu entendo que estamos em tempos difíceis e trabalhosos mas não entendo que um ESTADO envia estudantes para exterior, onde não há “bunzu” nem banana para se apanhar, para passar fome e mal na terra do outro? É incrível?
    E pior de tudo, o Senhor OLINTO DAIO,QUE ESTÁ SEMPRE A ESCREVER PORCARIA SNO FACEBOOK, NÃO UTILIZA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DIRIGIR UMA PALAVRA DE CONFORTO E DE ESPERANÇA PARA QUEM ESTÁ FORA A PASSAR MAL. ISTO É NO MINIMO INSENSATO DA SUA PARTE E DESUMANO!!!
    E JÁ UMA VEZ DISSE ISSO E VOLTO A REPETIR E NUNCA TENHO MEDO DE NINGUÉM:
    Cuidar de Estudantes dando-lhe subsídio para formação NÃO É UM FAVOR É DIREITO ADQUIRIDO COMO CIDADÃO SANTOMENSES QUE SOMOS.
    Se pensa que é um favor que está a fazer aos filhos de pobre( porque os filhos desses corruptos dirigentes que a gente elege cegamente não fazem formação com 100,150,250 euros) estão bem enganados!!!
    É UMA ABRIGAÇÃOD O ESTADO FORMAR OS SEUS CIDADÃO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE E DIGNIDADE E NÃO ESSE TEATRO QUE A GENTE ASSISTE TODOS OS ANOS.
    COLEGAS DA GUARDA E BEIRA INTERIOR NÃO DESISTAM, TENHAM CORAGEM, EU PASSEI SITUAÇÃO SEMELHANTES OU MUITO PIOR DA QUE ESTÃO PASSANDO. É PENAS QUE EM GUARDA NÃO HÁ OU HÁ POUCAS INSTITUIÇÃO DE CARIDADE, SE NÃO UMA SOPA POR DIA PODIA ESTAR ASSEGURADA. FICO POR ÁI DESEJO-VOS FORÇA.TAMBÉM ESTOU HA 14 MESES SEM SUBSÍDIO QUE TENHO DIREITO COMO ESTUDANTE E PIOR DE TUDO JÁ TRABALHEI MUITO EM S.TOMÉ E TENHOA ACERTEZA DE QUE MUITO DE VOCÊS QUE ESTÃO AÍ FORAM MEUS ALUNOS ou no Liceu, ou Trindade ou Guadalupe.
    CORAGEM, CORAGEM,CORAGEM, CORAGEM.

    • Polis

      29 de Agosto de 2012 as 15:15

      De facto o Senhor ministro tem pagina no FB. Cita Gandi « o que destroi o ser humano é a politica sem principios ». Ah ah ah, onde esta o coordenador da cultura antes do Dr Fernando D’Alva, aquele cubanito que entrou no Ministerio da Educação culura e formação em Março de 2011 ? esta onde ?em Portugal a estudar com bolsa ? e a irmã desse coordenador da cultura ? Todos bolseiros. Porquê ? O que fizeram eles para a nossa terra ? como é que um jovem recem –formado em Cuba, ascende rapido a um cargo equivalente ao de Director no Ministério da Educação? Como é que este mesmo jovem, viajava para representar o Ministerio da Educação Cultura e formação a nivel internacional ? e blu de pé para mão sai com bolsa ?

      Se NAO HA DINHEIRO PARA PAGAR BOLSEIROS COMO CONTINUA A DAR BOLSAS? A QUEM DA O SENKOR MINISTRO DA ECF AS BOLSAS?

      O engraçado é que o Senhor Ministro veio a publico dizer que HAVIA DESIGUALDADE NA ATRIBUIçAO DE BOLSAS estas eram dadas apenas a uma ELITE ? Pela boca morre o peixe. O que mudou no seu governo em relação às bolsas?!!

      O que tem este caso de ético. Deixe Gandi descansar em paz!!! Se ele ressucitasse pediria para morrer de novo so de olhar para as injustiças do Ministério que o Senhor dirige.

      Mas como vivemos aqui na nossa terra na sociedade do medo, pois temos filhos para sustentar, estamos aqui calados, zémé so.

      • Gé Borges

        31 de Agosto de 2012 as 9:34

        Meu Caro
        Tocas a falar de Cubanito… mas só para esclarecimento,
        Cubanito é um Grupo de Pobres na maioria, medios, e uma pequena elite.
        Eu defendo todas as criticas, por que acho que com aS criticas, procuramos melhorar os defeitos… mas quero só SUBLINHAR/ alertar algo. Se vês um pequeno Grupo de Cubanito a usufruir o bem, ou melhor, muito bem, sejas ciente… é filho do papai zinho k andou na Governança por muito tempo, então não andas a generaliza as coisas… Porque sou Cubanito, vivo neste País a mais de 2 anos, e tou pior daquilo que cheguei, cheio de dividas e não imaginas. E muitos colegas meus na mesma situação ou pior.
        Então procure mais informação, e não diga “Cubanito” como se tivesses a generalizar, porque muito deles ainda continuam muito mal neste país.
        Bem haja STP

  3. Féde ká Dóxi

    29 de Agosto de 2012 as 8:07

    Engenheiro,
    Tens razão como comentas a reclkamação dos Estudantes de Guarda e Beira Interior.
    Só não concordo contigo e não leve a mal, esta é a minha forma de pensar. Temos que tentar chamar a tudo e todo corrupto, porque S.Tomé não tem corrupto. Qdo é que um corrupto foi julgado e condenado em S.Tomé? Todos ou melhor os que foram para ao Tribunal foi por politiquisse e nada aconteceu. Apenas perseguições políticas.
    Ora vamos ao tema: Meus amigos, todos os estudantes têm este problema. Uns mais outro menos. Os dirigientes de S.Tomé e Príncipe só pensam nos jovens na capanha e com promessas falsas, usando-os. E a miséria ou melhor a carência faz com que muitos não têm objectivos, aceitam tudo sem ver os prós e os contras.
    As Câmaras ou seja os Preesidentes das Câmara, assinam acortdos com as suas congéneres, pedem vagas e não bolsas, colocam lá os estudantes e adeus. Esses estudantes viverão de quê?
    Tenho meu filho que consegui uma vaga, fez profissional e felizmente tinha um subsídio. Imagina meu caro, como consegui isto. Quase que vendi o cú, (desculpa a expressão). Termionu o profissional, ele com 23 anos ingressou na faculdade (porque sou rato, meto em tudo e em todas) e aí cortam-lhe o subsídio. Ele vai viver de quê?
    Tenho salário de 2 000 000 e pouco, tenho outros filhos no Liceu, pago água e luz entrte outras despesas. Propina lá €1000, o sustento dele? Vendo o cú para lhe mandar 150€/mês. Lá, não paga a casa. Tntei várias vezes junto do meu amigo Costa Carlos para conseguir subsídio este diz-me para esperar, já se foi um ano lectivo, o mneu filho passou para 2º. ano, mas as notas não saiem, poirque tem propina em atraso. A matrícula para o 2º. ano vem aí. O que fazer?
    Existem filhos dos tais Senhores poderosos que estão em Portugal na bôa vida e com subsídio, nºão estudam. Existem outros que só fazem matrícula, não vão as aulas e têm subsídio que nunca faltou.
    O Penetra já está na reforma, tem nacionalidade Portuguesa, onde é reformado. Está na Embaixada a fazer o quê? Senhor Dr. Salvador dos Ramos tome medidas.
    O Didier filho de Rafael Branco qual é o cargo dele?
    Sr. Damião Embaixador, cuide disto.
    Caros estudantes ajam de conformidade. Sem luta vcs não conseguem nada. Se necessário façam vigília.
    O Sr. Patrice só sabe gastar dinheiro de povo com viagens. Qdo o Parlamento quer agir ele grita e pede ao coitado do povo, corrompendo-os copm dinheiro, não se sabe de onde, para o socorrer. Coitado do pôvo. Abram os olhos.
    FUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIII

    • MAFIKIZOLO

      29 de Agosto de 2012 as 10:16

      Estou na mesma situação que o seu filho.
      Já entrei em contacto com a embaixada para tentar saber o paradeiro do dinheiro da bolsa para o ano lectivo 2011/12. O ano lectivo 2012/13 já começou. Eu ainda tenho propinas em dívida do ano lectivo anterior.

      Pergunto:
      Como é que um estudante sãotomense que não tem apoio familiar em Portugal consegue se sobreviver no meio de tanta miséria e ainda apresentar bons resultados escolares?
      Respondo: Eu não consigo! Não sou superman nem spiderman. Tenho que fiar aqui e acolá para conseguir manter uma refeição por dia.

      O pior de tudo isto é que ha muitos estudantes na mesma situação que eu! É verdade. Mas sabem bem como o santola é orgulhoso e não quer mostrar a sua vida difícil. Daí que não há união entre nós, nós os santomenses deviamos ser mais unidos e fincar o pé e protestar por aquilo que é nosso.

      Percebam o escândalo que aqui está em números:

      O Governo STP paga 250€ a cada universitário em Portugal.
      250*12meses = 3000€ por ano.

      Com 1milhão de euros por ano, o Governo poderia pagar:

      1000000/3000 = 333,33 (bolsas universitárias)

      Será que existem 333,33 bolseiros sãotomenses em Portugal?
      Não. Existem menos!

      Quanto é que o nosso Governo recebe d Taiwan, Brasil, França, Portugal e União Europeia para desenvolver a Educação em STP?

      Quanto é que rende aos cofres de estado os contratos de exploração de petróleo na zona conjunta STP/NIgéria?

      Pois, bem!
      Há condições para financiar a formação superior em Portugal SIM. Este financiamento é muito mal regulamentado e insuficiente porque os responsáveis(GOVERNO STP) querem meter a mão no nosso dinheiro e tirar a sua parte.

      Antes era a Embaixada cá em Portugal que o roubava.
      Por exemplo: pagavam a bolsa em tranches de 3meses, isto é, 250*3=750. Sabem quanto era depositado na minha conta? 645, 670, 720, por aí. Quem fazia o depósito? Era o Sr. Penetra. Ele ROUBAVA escandalosamente o dinheiro dos bolseiros.

      Enfim!
      Estou farto disto tudo.

      Há ainda aqueles ignorantes(pessos q desconhecem a verdade) que ainda te julgam pela demora na conclusão da tua formação superior.
      Dizem: “Xê! Desde de que fulano tá nesse curso? Ele ainda n acabou? Ele não tá a estudar nada, fica só n vadiagem em vez d estudar.”
      Para estes, o silêncio é a melhor resposta. No dia em que tiverem o AZAR de experimentarem o que a malta SOFRE aqui na TUGA, voçês vão se coçar e muito!

      Pois bem! Não são só os estudantes na Guarda q estão a passar fome. Eu também estou. E tenho mais colegas na mesma situação. Por isso, a cada dia que vejo o sol nascer eu esboço um sorriso forçado nos lábios e dou graças a Deus por ele me ter concedido mais um dia de vida, literalmente, não esmureço porque tenho fé em Deus e sei que um dia, todo este sofrimento, todo este aperto, um dia passará! E aí, terei a minha fé justificada e reforçada em Deus.

      Deus tenha misericórdia de nós e , principalmente, tenha misericórdia daqueles que hoje, riem e se banqueteiam de barriga cheia, pondo a sua mão imunda no dinheiro dos pobres!
      O destino destes será muito, mas muito triste mesmo.

      Haja paz e saúde para todos!

  4. Féde ká Dóxi

    29 de Agosto de 2012 as 8:09

    Peço desculpas por ser tão extenso

  5. Adoro meu povo sofredor

    29 de Agosto de 2012 as 8:46

    Dizem que Angolano, Moçambicanos, Guineense são maus entres eles, ahuuuuuuuuuu, mas esqueceram de Santomense (Figui lóló) “são ratinhos que morde a soprar pra não dar Dores” (STP) -Somos Tirano Perseguidor) Nasci cá vivo cá e duvido que alguém me tira daqui, conheço bem tantos que vivem na disporá por causa de perseguição… Malagueta no rabo do outro é refresco …

    • matuitui

      29 de Agosto de 2012 as 14:17

      Senhor Adoro Mau Povo! Pelo provérbio descobri quém é o senhor. Todavia se me enganei paciência e lhe peço desculpas.
      – Como é que vão as obras da Ponte da Cascata de São Nicolau?
      – E os varrões de ferro que lá colocaram têm esspessura suficiênte para a segurança e a longividade da ponte?
      _ A onde é estão os Portugueses que ganharam o Concurso fantochi?
      Quando será a entrega da obra?

  6. bbvasantander

    29 de Agosto de 2012 as 11:36

    Estes miúdos não têm que reclamar nada. São os pais, irmãos, familiares deles que andam a dizer para deixar o governo trabalhar. Governo está a trabalhar. Estão a reclamar o quê? Deixa Patrice Trovoada trabalhar. Viajando para o mundo fora sem qualquer resultado visivel, gastando dinheiro de povo que podia servir para ajudar os estudantes. Pergunto a estes estudante, aonde está neste momento o Sr Primeiro Ministro? Deixa o homem trabalhar. O Homem está a “trabalhar muito”, pensando só no povo e naturalmente também nestes estudantes.

    • Revoltado Com Partido que Votei

      29 de Agosto de 2012 as 12:29

      Solicito o senhor PR para chamar de imediato o senhor 1º ministro e o senhor Ministro da educação, no sentido de darem uma explicação cabal do que realmente está a passar com os nossos jovens no estrangeiros.
      PR é garante da nossa constituição, o direito a educação está consagrado na nossa constituição.
      PR tem que usar o seu poder em beneficio do povo!
      O país está de mal a pior… Não há emprego para jovem. Agora um grupo de ministros corruptos vedaram entrada de jovens na administração, sem criar condições para o pleno emprego no privado. Estou triste comigo mesmo, a vontade de correr com Rafael Branco do poder, fez-me votar nessas gentalhas.

      O Varela anda dizer aos seus amigos que, ele está feito para toda vida! Tudo em 2 anos… Muito roubo, bandidagens… Levy Nazaré (Geração esperança) nunca canhou tanto dinheiro na sua vida como agora, imaginam que já está a construir 2 predios

      Os mafiosos (ADI) que tanto queria acabar com a corrupção converteram em piores corruptos de todos os tempos…

      • zuchi dletu

        29 de Agosto de 2012 as 15:33

        investiguem meus amigos e denunciem! quem vende cabritos e cabras não tem de algum lado lhe vem ! diz o ditado. como eu tenho sempre dito pela experiência que passei no nosso país, somos tão pequenos, todos se conhecem e sabem o que come o vizinho, que estaremos condenados a ser honestos! pelo menos exijamos que chegue para todos ! o varela até pode estar satisfeito e o levy ter 2 prédios, agora obriguem-nos a contribuir mais e melhor para o bem de todos ! sugiro que nas próximas eleições todo o santomense exija de banho no mínimo mil euros de cada partido ! todos sabemos que o banho vai acontecer então aproveitem! nada de 100 dólares ou uma camisola ou um apito e uma lanterna da loja dos 300! peçam que eles vão ter de dar! e não peçam pouco, como já disse, no mínimo 1000 euros, pois se forem 5 os partidos, já viram ? ganham sem esforço 5000 euros, que no nosso país ainda é bastante dinheiro! abram os olhos ! se eles não governam para a felicidade do povo e tentam governar-se a eles mesmos, então exijam que paguem com respeito o vosso voto! cobrem e não sejam meigos a pedir! talvez assim vejam que mais vale fazer pelo e para o povo! talvez assim, ainda possam ter alguma ara ajudar os filhos.
        abraço

      • Polis

        29 de Agosto de 2012 as 16:06

        … é a mudança.

        • picasso PT

          29 de Agosto de 2012 as 19:33

          “bbvasantander”
          SR. tenho a vontade de ti espressar de lhe dizer palavrões e muito mais so não lhe digo poque a minha educação não me permite, mais lhe digo pelo seu modo de falar deu para entender que o senhor não tem e nunca teve um familhar seu estudando no exterior, eu acabei uma formação profissional e tenho ou seja tinha muita vontade de entrar na faculdade mais como os meus país não são politicos não têm como me sustentar no exterior vou ser obrigado a voltar a minha terra natal, mais quando la estiver “VOU PARTIR A LOIÇA TODA”!!!

          • pagagunu

            31 de Agosto de 2012 as 14:06

            O Sr tem é que começar a trabalhar todos não t~em que ter curso superior.

  7. Revolucionário

    29 de Agosto de 2012 as 12:21

    Caros amigos!
    Também fui bolseiro são-tomense e em Cuba, sei bem como se sentem os nossos estudantes na Diáspora. O que não aceito é que os pais, amigos e familiares não agem? O nosso grupo mandou dezzenas de cartas e nada feito, então decidimos por a boca na comunidade internacional.
    Aconselho a escreverem para jornais internacionais contando a vossa situação, enviem uma copia da carta que mandaram para o Ministro, façam de tudo q puderem para verem o vossso sofrimento resolvido.
    Cuidem-se e força

  8. k2

    29 de Agosto de 2012 as 13:42

    este senhor tem perfil é pra ser padre,isso sim

  9. Féde ká Dóxi

    29 de Agosto de 2012 as 14:18

    Dou-te razão bbvaasander.
    Porque estes estudanrtes são fruto dos Presidentes das Câmaras. Aonde está os Presidentes das Caãmaras que os chutou pra lá através de acordos sem pé nem cabeça?
    Deixa Patrice trabalhar.

  10. Sonhador

    29 de Agosto de 2012 as 14:31

    Aquele Ministro não parece ser um Padre que já foi. Quando é Padre faz-se de conta que esta esta ao lado do povo mostra-se um senhor da Fé e pede ao povo nomeadamente os jovens que reze pela vida pelo amor pela paz pela união, mas basta ganhar o poder pra mostrar o quando quanto ele é um diabo que só tinha a pele de bomzinho quando estava la de batina. Raios os alunos estão sem dinheiro a Meses e nem os documentos da renovação da bolsa que ja constam de 2011 para os alunos de PT ainda não tiveram despacho, a embaixada não sabe nada mas mas os docs foram enviados pra la. Que tipo de diplomacia temos a final.

  11. Africa

    29 de Agosto de 2012 as 14:31

    Não morro de amores por este ministro. Mais vamos “dar César ao que é de César”!

    Rogo a todos os pais e encarregados de educações que não têm posses, que não autorizem os seus filhos ou educandos a viajar para Portugal em sistemas de vagas.

    O sonho de qualquer estudante são-tomense é adquirir uma bolsa de estudo. No entanto não devem faze-lo a qualquer preço!

    O aluno bolseiro são-tomense sempre passou dificuldades. Há 12 anos conclui a minha licenciatura. Recebia de bolsa 250 escudos hoje equivale 50€. Fui bolseiro ao abrigo da cooperação portuguesa e nunca recebi da parte do governo de S. Tomé um centavo.
    Os 250 escudos que recebia eram apenas da parte Portuguesa.

    Não usava telemóvel de ultima geração nem roupa de marca. Almoçava na cantina e levava o pão da sopa para jantar. Estudava na biblioteca, pois não tinha dinheiro para comprar livros.
    No primeiro ano vevi em casa de familiares, mas as dificuldades eram tantas que requeri nos serviços sociais da faculdade um quarto na residência universitária, cujo valor de 15 escudos de renda era me debitado directamente na bolsa.
    Vive durante 5 anos em Portugal com 235 escudos por mês.

    Durante as ferias grandes ia carregar balde de massa nas obras, pintar paredes e sobrevivi.

    As vagas – são acordos entre as câmaras onde o compromisso do governo talvez seja apenas viabilizar os visto.

    Em desespero de causa, os encarregados de educação assinam um termo de responsabilidade onde assumem os encargos dos filhos em Portugal, uns chegam a vender a própria casa para realizar o sonho de ver o filho um dia ser doutor!
    Suportar a despesa de um estudante não é pouca carga! Ao meio do ano já não aguentam e depois é o que se vê!!!

    Em anos anteriores havia da parte Portuguesa, de acordo com o programa POPH um subsídio para estes alunos. Com a crise este subsídio deixou de existir.
    O governo mal consegue responder as necessidades dos alunos bolseiros com os quais tem obrigação!?

    O problema da Educação não é de hoje, a diferença é que nos tempos das vacas gordas, quando S. Tomé não pagava, os países de acolhimento ajudavam. Agora “nê buê nê piadou”

    Tristes de nós!

    • Polis

      29 de Agosto de 2012 as 15:26

      então se sabem que é assim porque facilitam os visto?

      Ja agora “O principal objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” Disse Jean Piaget e eu pergunto O que esta a fazer o MECF de novo?

      Se é sabido que irao ter problemas? porque facilitar a saida nessas condiçoes é so isso?

    • Juventude Revoltada

      29 de Agosto de 2012 as 15:37

      Se o homem não serviu como padre, não servirá como ministro.
      Esse ministro está possuído pelo demónio, este homem é uma espécie de gente, sem coração, sem educação. O ministério da educação a mando desse Satanás só sabe gastar dinheiro com fóruns atrás de fóruns.
      Alias esse é um governo dos fóruns, já fizeram fóruns para tudo, só esqueceram de fazer fórum viagens do senhor 1º ministro que, em menos de 2 anos de mandato já viajou 110 vezes.
      Mais eles fazem isso porque sabem que na campanha o povo vende-se por uma cerveja, pão com manteiga e alguns kueles em dobras, nesta parte temos a nossa culpa.

      Estamos perante um governo corrupto a todos os níveis.

      A pouco tempo saiu resultado de um concurso do ministério de plano de desenvolvimento, em que a corrupção vez ganhar o assessor do próprio Ministro Agostinho Fernandes. Este é governo mais corrupto de todos os tempos.
      Com ajuda de Deus vocês serram corridos e expulsos do poder!
      Nunca esperei que estava a votar num grupo de gente mafiosa. Nunca mais ADI, no dia que voltar a votar no ADI, peço a Deus que me dê uma morte imediata… Gentes rascas, gentes bandidas.

      Patrice você decepcionou-me!

    • Deputado com 4ª Classe

      29 de Agosto de 2012 as 17:01

      Patrice está descontrolado sem saber o que fazer… Deixou isso na mão do corrupto Varela que também é um fraco!

      Patrice está a confiar no banho para ganhar proximas eleições, por isso não liga nada que as pessoas reclama. Mais podes enganar-se senhor Patrice.

      Patrice o que é do povo, bicho não come!

      Varela + Patrice= corrupção total

    • Euclides Smith

      31 de Agosto de 2012 as 11:47

      Permita-me corrigir uma imprecisão:
      A bolsa era no valor de 50 000$00 (Cinquenta mil Escudos), equivalente actual a €250,00 (Duzentos e cinquenta Euros).

      Agradecido.

      Bem-haja!

    • Euclides Smith

      31 de Agosto de 2012 as 12:13

      Se a informação de 30 000 barris diários, destinados aos estudantes for correcta, considero que é oportuno questionar aos dirigentes onde andam tais barris disponibilizados pela Nigéria na exploração da Zona Conjunta? 30 Mil barris a razão de 100 Dólares por barril, equivale a 3 000 000$00 (Três milhões de Dólares Americanos) por dia!!!

      Bem-haja!

  12. tufão

    29 de Agosto de 2012 as 15:33

    concordo plenamente com a opinião do “Africa”. Disse toda a verdade nua e crua. O problema de financiamento de bolsa de estudo é questão seria e não se deve confundir com vagas. Os encarregados de educação devem encarar este problema com mais frontalidade e analizar todos os pros e contras.

  13. Kebla

    29 de Agosto de 2012 as 16:13

    Meus caros amigos!

    Compreendo profundamente a vossa situação. Também passei por ela e graças a Deus consegui concluir o curso em Lisboa. Este problema é muito sério, grave e urge uma solução o mais breve possivel. Infelizmente ele arrasta-se desde os primórdios do envio de bolseiros para Portugal (decada de 1975). Assim como o problema dos doentes santomenses em Portugal.
    É legitima a vossa reinvidicação, mas como já perceberam o País encontra-se a deriva, salve-se quem poder, e de qualquer maneira.
    Por isso ´´e necessario encontrar solução para o País em primeiro lugar e consequentemente os novos responsaveis poderão sem duvidas cuidar do vosso problema.
    O Egipto, Líbia, agora a Síria, depois de tanto sofrimento o povo decidiu agir e assumir os seus destinos. Por isso acredito que o Povo Santomense quando não suportar mais o apertar do cinto, há-de reagir e escolher com clareza os seus responsáveis.

    Até lá, …… bem haja a todos.

  14. incontestável

    29 de Agosto de 2012 as 16:59

    No meu ver, está carta foi dirigida com um fim único. E de lamentar que uma pessoa que assumi ser presidente de uma associação, não saiba elabora um carta em condições. Uma carta onde encontra-se enormes erros na escrita. Quando se assumi uma responsabilidade destas é necessário ter em consideração esses pormenores que são muitos importante numa carta. Principalmente quando é elaborada por alguém que assumi ser presidente de uma associação.

    Deixo uma grande recado a esse menino que diz ser presidente de associação dos estudante de Guarda e Beira Interior que quando se elabora uma carta para um membro governamental é necessário ter em atenção que a carta deve ser elaborado na terceira pessoa de singular ou plural e não no eu em particular.

    No meu íntimo pensamento vejo que quem passa às tais situações lamentável é o dito cujo presidente e não todo o estudante em coletivo.

    Esses são conselhos de uma amigo para que situações futura não possam cometer os mesmo erros. Espero que a situação dos jovens estudantes santomenses em todo o planeta terra possam melhorar.

    Um bem haja à todos .

    • Descontente

      31 de Agosto de 2012 as 9:46

      Caro incontestável

      Quero agradecer-lhe pelas críticas feita e muito obrigado, mas gostaria que elas fossem construtivas e não desta forma (ataque pessoal). Se faz parte desta elite, o problema é seu, não tenho nada a temer. A vontade que tenho é de lhe mandar para certos sítios, mas não vou ser baixo pior que você, reconheço erros de concordâncias sim, mas leia o seu texto e veja se és catedrático na língua e literatura portuguesa, mesquinha.

      Ao contrário de si, tenho uma coisa especial, a “humildade”. Se tem algo contra mim, peça o meu contacto a qualquer estudante e fale comigo diretamente, não tenho problemas em falar, sei que a nossa preocupação faz-se ouvir do outro lado do mundo.

      De tanta etiqueta e formalidade, é que temos o país do jeito que está e alunos em geral com dificuldades. É dirigente político? Não tenho nada a temer, a “SOPA de 1975” nunca tomei e desse jeito prefiro não tomar.

      Já fui prejudicado anos atras (2009/10), quando falei para RTP África sobre situação de não colocação dos alunos são-tomenses no ensino superior português, e houve muitas polémicas, quando fizeram nova lista excluíram-me da lista, na altura eu estava na comissão de protesto, como acredito em Deus, entrei por exame nacional e estou a realizar o meu sonho.

      A MINHA CABEÇA É GRANDE PARA VOSSA PANELA.

      Infelizmente, aí que você se engana, porque esse problema é mais que real e todas as associações estudantis, sabem e reconhecem estas situações, se os seus filhos ou familiares tivessem nessas situações, provavelmente não atingiria assim, entendo quando alguém está fora ou dentro de um círculo, principalmente os que ignoram dificuldades dos outros.

      É lógico que estes problemas, também afetam-me como : aluno, colega, e presidente dos mesmos.

      Afinal sou ou não sou estudante? Ou você envia-me dinheiro da propina, alimentação, alojamento, todos os meses? Sem vergonha, anda com Bíblia e vai a missa todos os dias fazer o quê? Para sorrir da desgraça dos outros?

      Quando alunos de Sertã e Manteiga pediram ajudas alimentar e alojamento porque as escolas não pagavam, foi você, Governo de S.T.P e Serviços consular que tiveram presentes e incansáveis na resolução destes problemas? E quando a escola de Gouveia ficou sem pagar mais de 4 meses e os alunos tinham ultimatos dos senhorios para abandonarem casas até dia 24 de Março do ano em curso, você estava presente?

      Não tenho papas na língua, vocês fazem calar quem vocês sustentam, eu não.

      Temos vários alunos com dificuldades em renovarem Títulos de Residência, tendo em conta que já terminaram o profissional e país não tem trabalho, será que podemos contar com sua ajuda?

      Desde, 2003 que foi fundada a associação na Guarda, nunca ouve uma intervenção ou participação de nossos dirigentes políticos neste local, com exceção (Kiney e Presidente da Câmara de Caué em Janeiro e Fevereiro deste ano, fez uma visita aos mesmos), nunca comente o que você não sabe, antes melhor informar-se.

      Por outro lado, agradecemos a todos que estão a receber está causa com maior respeito e dar-nos a força.

      Obrigado.

      • Descontente

        31 de Agosto de 2012 as 11:28

        Quiz eu dizer nunca houve e jamais “ouve”.

  15. da costa

    29 de Agosto de 2012 as 17:10

    essa embaxada e nossa vergonha,jurei nunca la mais ir.

  16. Engenheiro

    29 de Agosto de 2012 as 17:18

    Eu estou de acordo contigo, oh senhor África. Eu gostaria que o teu exemplo de coragem e determinação inspirasse muitos estudantes bolseiros no exterior inclusive eu que ainda sou estudante, porque mesmo já tendo concluido em 2012 a formação, o estado deve como estudante 3 meses de 2010/2011, 9 meses de 2011/2012 e as aulas terminaram em JUNHO e nós já estamos em Setembro praticamente e o ano lectivo 2012/2013 começa cá em Portugal no início de Setembro. Eu tenho propinas em atraso ( 1441 euro ), isso falo de mim porque sei que há colegas que dvem mais.
    E digo-lhe mais, eu já não tenho obrigação com o ESTADO SANTOMENSE. PORQUE? Porque eu comecei a dar aulas desde dos 18 anos e só deixei de prestar serviço ao estado e ao povo de S.Tomé em 2005. A maioria dos que hoje são formados em S.Tomé foram meus alunos na Trindade, Liceu,Guadalupe e alunos particulares. Quer dizer já dei muito sangue para para esse país. Tenho lá Ministro que foi meu aluno, deputados/as que foram instruídos cientificamente falando, por mim.
    Se eu disser o meu nome, toda gente saberá quem sou eu.
    Ora indo ao assunto, o tempo que o senhor estudou a realidade era incomparável com a de hoje, super incomparável,meu irmão. Talvez, penso eu que naquele tempo havia trabalho e muito e os Patrões não interessavam se a pessoa está legal ou não, penso Eu porque não estudei naquele tempo. Hoje meu irmão !!! Até aquele trabalho que os portugueses desprezavam ( sabes bem que portugueses são europeus mas mentalmente são ainda, infelizmente pobres, eu digo isso publicamente e estou ainda em Portugal e não tenho medo de ninguém), embora exista também gentes boas e inteligentes! Mas a maioria não cresceu daí a razão de subdesenvolvimento do país. Infelizmente para eles tudo que vem de fora é inferior e ignorantemente não aproveitam a SABEDORIA E CONHECIMENTOS DOS DE FORA o que já não acontece em França, Alemanha,e outra Europa do primeiro mundo. Aqueles trabalhos já não apanhas, porque já não existem quase com fartura.
    Mas eu digo-lhe uma coisa, a causa do sofrimento em demasia dos nossos estudantes deve o facto de santomenses serem muito MEDROSOS E EGOÍSTA OU SEJA NÃO SOMOS ALTRUÍSTA E HIPÓCRITAS OU SEJA NÃO SOMOS SÉRIOS E DECIDIDOS. Porque, digo-lhe e não minto em PORTUGAL NÃO EXISTE ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES OU SE EXISTE É FANTOCHI E EU NÃO CONHEÇO NEM RECONHEÇO E A MAIORIA DE ESTUDANTE NÃO RECONHECE. Porque existe uma associação como dizem por aí ela é dos estudantes e os representantes tinham que ser estudantes, não é?
    E não fazem nada, não dá a cara????
    MEU IRMÃO, até ao ponto que eu cheguei hoje, GLÓRIA E GRAÇAS A DEUS, eu passei aqui situações de catástrofe humanitária.
    DORMI NA RUA 4 DIAS, QUE PERGUNTE A ACTUAL RESPONSÁVEL DA SECÇÃO DE BOLSA, EDMILZA AFONSO,porque eu a telefonei quando eu andava nessa situação e dá graças que era VERÃO. Se fosse inverno???
    Eu sou um HOMEM, que não choro facilmente mas eu CHOREI COMO UMA CRIANÇA, PASSANDO 4 DIAS( Sem tomar banho e sem comer uma refeição e graças a DEUS que EU TINHA UMAS MOEDAS) tive que por o pé ao caminho, dirigi-me a polícia portuguesa foi me dado o número de emergência social potuguesa Nº 144, liguei a 144 ( gratis claro) aí é que foi a minha salvação.
    Governo demora imenso tempo sem pagar a bolsazinha e pensam que é um favor que está fazer NÓS e com falta de escrúpulo, exigindo que o alino só pode perder um ano!!! Um era bom, mas se abolsa fosse pelo menos 70% do salário mínimo do país onde se está a formar e que PAGASSEM TODOS TODOS O MESES!!! ISSO SIM!
    FAZ UM CURSO PROFISSIONAL COM 150 EUROS OU UM CURSO SUPERIOR COM 250 EUROS??? NOS TEMPOS DE HOJE????
    ESSE GOVERNO É DE TOLOS E NÃO ME REFIRO APENAS AO ACTUAL GOVERNO.

    EU AINDA SOU NOVO E ROGO A DEUS QUE ME PROLONGUE ANOS DE VIDA PARA QUE EU VEJA SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE QUE MAIORIA DESEJA!
    AMÉM!

    • Africa

      30 de Agosto de 2012 as 11:55

      Concurso para Bolsa de Estágio em Área Administrativa (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) – valor mensal de 995.51€
      Fundamental Licenciatura em Gestão, Engenharia ou áreas afins
      Mais informações no site http://www.fd.ul.pt
      Bom divulgar!
      FDULwww.fd.ul.pt

      Home Page

  17. ANCA

    30 de Agosto de 2012 as 0:14

    Há que pôr termo a está realidade, dos estudantes no exterior, que já perduram no tempo.

    Necessário se torna o Planeamento, a Organização, e Investimento, parceria estratégica para a educação/formação de qualidade, com os parceiros de cooperação, com a sociedade cívil organizada, com o sector privado, com a participação dos cidadãos Sãotomenses.

    É premente e urgente a Formação Prifissional e Superior, no País.

    Há que investir prioritáriamente e urgentemente, na Formação e Qualificação no Território Nacional, de modo a pôr cobro a estas situações, que em nada dignifica o País(Território, População).

    Sr Presidente da República, Sr Presidente da Assembleia Nacional, Sr Primeiro Ministro, Sr Ministro da Educação, Sr Presidente do Governo Regional, Srs Presidentes das Câmaras Municipais, ás intituições competentes, aos Partidos Políticos, á Sociedade Cívil Organizada, ao Sector Privado Nacional;

    Caros cidadãos SãoTomenses

    Devemos e temos que pôr termo a isto.

    É Vergonhoso é Lamentável esta situação, de estudantes no exterior, pois que já perdura no tempo, temos á obrigação ética e moral, á responsabilidade, enquanto povo, enquanto País(Território, População), de jamais enviar estudantes para á Formação Exterior, nestas condições, pois no tempo presente é mais do que urgente apostar a Formação e Qualificação Tecnico Profissional e Superior de Qualidade, no nosso Território, no nosso País.

    Organização, Planeamento e Investimento no Ensino Técnico Profissional, Ensino Superior de qualidade, no País.

    Escolas Técnicas Profissionais, Universidades Nacionais ou Privadas, em que os estudantes, á Socidade Civil, os cidadãos são obrigados á custear e financiar partes dos seus estudos, sendo que outra parte deve ser colamata com apoios e bolsas de estudos no território nacuoanal, pois jamais há almoços grátis.

    É possível

    É urgente

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  18. ANCA

    30 de Agosto de 2012 as 0:16

    Quis dizer colmata e jamais “colamata”.

    As minhas desculpas

  19. Egitaniense

    30 de Agosto de 2012 as 16:23

    Em breve vai chegar o Inverno a Portugal. Na zona da Guarda os Invernos não são temperados como no litoral português, e por vezes as temperaturas atingem os -10 ºC com bastante neve e gelo… espero que o sr. ministro da educação esteja bem informado das consequências MUITO GRAVES que podem vir a abater-se sobre estes estudantes na situação em que atualmente vivem.

  20. aleixo

    30 de Agosto de 2012 as 22:51

    Uma carta dirigida ao Senhor Ministro de educação que merece a resposta do Senhor, com máxima ocorrência………..Aguardamos a todo momento essa resposta ..!

  21. Acurcio

    31 de Agosto de 2012 as 0:18

    sobre problema dos estudantes.
    É lamentavel a situação dos estudante santomenses no exterior,não conheço a situação dos estudantes em Cuba, Portugal, e resto do mundo , conheço a situação dos que estão no brasil, UFAL universidade federal do estado de alagoas , é desenperador, triste , deploravel , parece que são estudantes estrangeiros sem patria , cujo o pais desapareceu do mapa, hoje aqui no brasil estado de alagoas eles são vistos como mendigos ou pedintes .Na minha opinião é urgente
    1. uma decisão do estado santomense na palavra do conselho de ministros,com assinatura de todos os ministros declarando;
    a) Suspensão por 2 anos ( até estudo profundo ) de envio de estudantes ao exterior salvo nos casos que a bolsa tenha outra fonte e não do governo de Sao Tomé e Principe.
    b)Mapeamento da distribuiçao de estudantes santomenses no exterior .
    c) identificação dos estudantes em situaçao de pobreza extrema “vulneravel” no exterior ( Cuba, Brasil, Portugal, Inglaterra, RUSSIA,outros )
    d) levantamento dos custos financeiros necessarios para equilibrar a situação e apresentar para assembleia nacional para tomada de decisão conjunta.
    e)criação de um canal e um representante de estudantes nestes paises para troca de informaçoes permanente através de sistematizaçao dos mesmos , nome, curso, pais, periodo.
    f) criação de universidade nacional de são tome e principe( UNSTP) com apoio de paises como brasil, portugal , angola , gabão.
    g)COMO prioridade criação EM UM INTERVALO DE 2 ANOS 2014 (agosto)de cursos em 5 eixo ( licenciatura , gestão,saude, agraria, tecnologia ).cada eixo tera cursos no minimo dois cursos.
    h) so enviar ao exterior estudantes para cursos de mestrado e doutorado aqueles que têm bolsas garantidas.
    Astou a disposição do governo para colaborar na elaboração de alternativas.
    Acurcio Caste David

    b)

  22. aleixo

    31 de Agosto de 2012 as 9:02

    Os estudantes escreveram ao Senhor Ministro de educação devido as dificuldades que estão passando……….Isso passa de uma politica sem principio, que nenhum Ministro de educação que passou naquele Ministério não teve coragem de implantar um projecto politico para diminuir as dificuldades que os estudantes sofrem quando, adquirem uma bolsa,..Tendo em conta as dificuldades do País de origem, os estudantes não estão preparados para passar carências, ou melhor não imaginam dificuldades em que se encontram o nosso País e dificuldades em negociar com entidades para atingirem os seu objectivos…Existe serias dificuldades, e muitas delas impossiveis para chegar um acordo…Muitas criticas não são construtivas porque não sabem a verdade e dificuldade que o País tem em buscar soluções economicas para satisfazer as necessidades dos estudantes e doentes que estão fora do País…Não é possível que sucessivos governos queiram prejudicar sempre os estudantes ou simplesmente esquecer…Acho e é verdade que existe uma enorme vontade de ter tudo para satisfazer os nossos estudantes…O problema é mesmo falta de dinheiro ..! dinheiro está perdido e ninguém sabe onde está……

  23. Mén Non

    31 de Agosto de 2012 as 11:50

    Exmo. Sr. Felisberto Tertuliano Da Costa
    Presidente da AEPALOPG.
    Agradecia que enviasse o e-mail da associação.
    Cumprimentos
    M.Smith

  24. Guardense

    31 de Agosto de 2012 as 17:15

    A situação dos alunos Santomenses foi hoje destaque da Radio Altitude (Rádio local da Guarda).
    Os alunos disseram que vão para outros meios de comunicação se o sr. ministro não fizer nada para os ajudar.

  25. Guardense

    31 de Agosto de 2012 as 17:28

    Em tempos conheci um amigo santomense chamado Elvídeo ou “ÁFrica”, que tinha estudado em Vila Real (Portugal) infelizmente perdi o seu contacto… alguém conhece? Contactar Rafael no e-mail: Egitaniense@gmail.com

  26. Engenheiro( LISBOA)

    31 de Agosto de 2012 as 18:48

    A todos os estudantes de S.Tomé e Príncipe EM PORTUGAL
    Estamos a organizar uma vigilia na EMBAIXADA NO DIA NO DIA 13 e 14 DE SETEMBRO, QUINTA e SEXTA-FEIRA DAS 10 DA MANHÃ ÁS 10 DA NOITE- PASSEM A MENSAGEM PARA TODOS E ESPERO QUE NÃO HAJA COVARDE NESTA LUTA.
    VOU CONTACTAR A RTP E RDA PARA NOS ACOMPANHAR NESSA VIGÍLIA.

    PASSEM A MENSAGEM E CONTACTEM ME PELO NÚMERO 965 241 177 ou enluxane@hotmail.com

    VAMOS DENUNCIAR DESTA FORMA A FALTA DE HUMANISMO DO GOVERNO LIDERADO PELO SENHOR PATRICE TROVOADA,MIÚ,
    DO FUGITIVO.

    É URGENTE ANTES QUE VEM O INVERNO!

  27. Guardense

    3 de Setembro de 2012 as 12:52

    A noticia saiu no Correio da Manhã, um dos jornais mais lidos em portugal:

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/alunos-passam-fome-na-guarda#

  28. incontestável

    6 de Setembro de 2012 as 12:42

    Senhor presidente da associação dos estudantes da guarda mas conhecido como Felisberto Tedesco da Costa não leva isso ao lado pessoa. Vê isso como um conselho de um amigo tenta utilizar o termo “Nós e não EU”…

  29. joel costa

    12 de Setembro de 2012 as 14:31

    Eu sou santomense estou cá, isso me doi muito saber que meus irmao estão a passar fome no pais dos outros é de mais.Enquanto estes bandidos andam de brutos carros, o seu povo sofre é muita crueldade

  30. Sra. Clara Morgan

    30 de Junho de 2013 as 5:48

    Olá,

    Você está no departamento? Você foi negado de empréstimo do Banco? Ou você precisa de um
    empréstimo para pagar as contas? não se preocupe mais, sua ajuda vem agora, a Sra. Clara Loan Company
    é uma empresa de empréstimo do empréstimo que oferece todos os tipos de empréstimo para as pessoas,
    que estão em necessidade de empréstimo com uma baixa taxa de juros de 3% em contato conosco via
    email: (clara_morgan@outlook.com)
    FORMULÁRIO DE PEDIDO DE EMPRÉSTIMO (preencher e voltar)
    NOME ______________________
    SOBRENOME _______________________
    AGE ______________________________
    Sexo _______________________________
    CEP _________________________
    PAÍS __________________________
    ESTADO .. ____________________________
    CIDADE _____________________________
    Número do celular _____________________
    OCUPAÇÃO ________________________
    Renda Mensal ____________________
    VALOR NEEDED_____________________
    Finalidade do empréstimo ____________________
    Empréstimo Duração _____________________
    Aguardamos sua resposta urgente.
    Saudações
    Sra. Clara Morgan

  31. Sra. Clara Morgan

    30 de Junho de 2013 as 5:49

    Olá,

    Am Sra. Clara Morgan i oferecer empréstimos a baixa taxa de juros por isso, se você estiver procurando por empréstimo de qualquer tipo, em seguida, voltar para mim com as informações abaixo

    NOME …………..
    Sexo ………….
    Quantidade necessária …………
    DURAÇÃO ………….
    NÚMERO DE TELEFONE ………..
    PAÍS ……………

    Voltar para mim com as informações acima @ via (clara_morgan@outlook.com) para prosseguir.

  32. portugaldostraidores

    16 de Novembro de 2013 as 17:00

    se nao houvesse tanta traiçao vocés sao tomenses e outros estariam debaixo da assistencia portuguesa
    quizeram a idependencia,agora tem que procurar assistencia aos vossos traidores
    eramos 1 so povo, a vossa gente quiz separar se de portugal agora tem que crescerem sozinhos sem a ajuda da mae patria..

  33. Kiser

    13 de Março de 2017 as 8:17

    É disposto a ajudá-los a relançar as vossas atividades oferecendo-os dos empréstimos à curto e longo termo com uma taxa de interesse que vos facilitará a vida. Posso atribuir-vos um empréstimo que vai de 2.000 até a 8.000.000€. Não hesitam por conseguinte a contactar-me para mais informações.
    j.kiserr@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo