Destaques

PIC entrou na terceira fase de formação pela Polícia Federal Brasileira

Os quadros da Polícia de Investigação Criminal de São Tomé e Príncipe, estão a ser treinados pela Polícia Federal Brasileira em vários domínios de combate e prevenção da criminalidade.

Administração das técnicas de abordagem do criminoso, constitui matéria do terceiro ciclo de formação que agrupa 30 agentes da Polícia de Investigação Criminal.

A formação em curso se enquadra no programa de cooperação bilateral entre São Tomé e Príncipe no domínio policial.

Na primeira fase, os agentes da PIC receberam lições básicas da polícia, e na segunda fase foram treinados sobre as técnicas de abordagem no local do crime. Agora é a Administração das técnicas de abordagem do criminoso.

Abel Veiga

7 Comments

7 Comments

  1. Nitócris Silva

    14 de Novembro de 2014 at 15:09

    Boa tarde povo,

    Continuamos em formação, anos após anos e tudo na mesma. Com tanta formação que se tem dado aos nossos agente, não percebo porque razão muitos vêm para Europa e não regressam(na obra ganha-se mais!!!).
    Qualquer dia temos as cadeias vazias de ladrões e cheia de políticos, contudo esperemos que ensinam aos nossos agentes as técnicas para prender fugitivos a justiça nos aeroportos.
    Acreditamos que com o desenvolvimento destas técnicas de detenção de políticos que delapidam o património do estado, passaremos a ter mais ladrões de bananas e galinhas a voar para o estrangeiro, para se esconder da justiça impura de S.T.P.
    Muito obrigado povo irmão, por essa grande ajuda a justiça e a polícia Santomense que durante quarenta anos nunca conseguiu pescar peixe graúdo, esperemos que com essas novas técnicas administradas aos nossos pescadores de ímpios possam pescar todos os tipos de peixes.
    Assim não haverá reclamação, porque todos terão direito iguais. Haja saúde, porque justiça essa só figurino.

    Cumprimentos,

    Garra de Urso

  2. Lurdes Esteves

    14 de Novembro de 2014 at 23:00

    No final de Agosto estava de férias em Portugal onde a minha casa em S.Tome foi furtada,onde me levaram muita coisa,algumas delas específicas.Cheguei no início de Setembro e fui dar queixa a PIC onde com Grande brevidade apanharam quem entrou em minha casa e roubou,ele acabou por dizer quem o tinha mandado,( existe gravações ).Passado uma semana sou chamada a PIC para identificar objetos que me tinham sido furtados onde estava presente um indivíduo que lhe tinham dado para ele vender,e quando sem ninguém esperar o rapaz quis me pedir desculpa de a cerca de 2 anos me ter abordado a mim e a minha irmã para nós agredir mas não conseguiu ( o que foi realmente verdade ), eu não o reconheci porque estav pá escuro e apenas chorava e dizia que não conseguia mas que tinha sido muito bem pago POR UMA MULHER.Perguntaram-lhe quem e ele acabou por dizer na PIC quem lhe pagou para nos agredir ( a mesma pessoa que mandou me assaltar a casa fonte final de Agosto ),e deu- lhe DOIS MILHÕES PARA FAZER O TRABALHO.
    Passado cerca de duas semanas estava a dormir onde ouvi o interruptor ligar e acordei,levantei me porque so podia estar alguém em casa,apareceu me um rapaz com um carapuço na cabeça um lenço a tapar o rosto de luvas e um enorme blusão.Comecei a gritar onde a minha irmã também acordou e começou a gritar ele pegou no lençol com um cinto e tentou por na cabeça da minha irmã,peguei no Machim para lhe dar e acabou por fugir pela casa a fora.
    Agora como e que um ladrão entra em casa e tem computador portátil,Ipads,bolsas,entre outras coisas e só leva um telemóvel onde existe fotos comprometedoras e três alianças de ouro ( Mistério ).Sera que estamos a falar de roubo mais uma vez incomendado?????
    Não satisfeitos passados uns dias pelo quintal do vizinho com uma picareta partiram o respirador para conseguirem entrar mas o guarda interviu.
    O que falta para apanhar QUEM MANDA ESTES PEQUENOS SUSTOS?????
    Estamos a falar de uma pessoa mentalmente com problemas graves psicológicos ( agravados com a idade ),e pessoa COBARDE.
    CUIDADO COM A LEI DO RETOMO.Temos que ter a certeza das nossas capacidades não e a iliminar as pessoas que devemos subir.Mais tarde ou mais cedo a verdade vem ao de cima.
    Aguardo as investigações da PIC.
    E um Bem Haja para esta Triste Alma que anda perdida na vida e com tanta maldade escondida.
    Lurdes Esteves

  3. Lede di Alami

    15 de Novembro de 2014 at 6:17

    Bando de Gatunos a serem formados……

    • Thomás

      15 de Novembro de 2014 at 10:38

      Cuidado Sr/Srª Lede di Alami, não se esqueça que arrame dissolve, basta dar um calor! dorma de olhos abertos, trata-se de uma Instituição de Estado…

    • boca pito

      19 de Novembro de 2014 at 11:16

      ok.
      Esse bando de gatunos estão a ser formados porque és um delinquente e eles estarão sempre ao teu encalço, daí que és dos únicos comentadores que achas que eles são bandos de gatunos: Mas atenção para não te arrependeres futuramente com os teus comentários deste tipo. Eles são elementos de uma Instituição criada pelo estado e que está e deve estar ao serviço do estado e dos cidadãos. Se achas que alguns têm alguma conduta menos adequada à profissão que exercem, de forma construtiva deves comunicar essas condutas ilícitas, com provas factuais às instâncias próprias para os devidos efeitos: Só assim estarias a dar a tua contribuição para os mesmos responderem de forma eficaz e eficientemente às missões pelas quais foram incumbidos, e não com expressões insultuosas, que não nos engradece de maneira alguma. COMO VÊS, ESTÁS A “ABUSAR” DO DIREITO QUE A DEMOCRACIA PÔE AO NOSSO DISPOR, ENQUANTO PODERIAS USAR DESSE DIREITO DE FORMA ADEQUADA E ÚTIL PARA O PAÍS. Enfim…

  4. Thomás

    15 de Novembro de 2014 at 10:40

    Não se esqueça que podem ter o seu endereço do IP, e não saí nada!

  5. Trovoao

    17 de Novembro de 2014 at 8:49

    A PIC, merece mais apoio do estado para poder por cobro a estas situações todas. Mas infelizmente tenhem dificuldades d toda ordem.
    Espero que com o novo governo as mudem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top