Destaques

Perspetivas de crescimento permanecem positivas para África, mas há riscos

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Avaliação é do diretor da Divisão de Política Macroeconómica da ECA; Adam Elhiraika apresentou análise durante a Semana de Desenvolvimento de África que termina esta segunda-feira.

Mulheres africanas no Gana. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Previsões de crescimento para África para 2016 e 2017 permanecem positivas, mas riscos e incertezas continuam. A avaliação é do diretor da Divisão de Política Macroeconómica da Comissão Económica para África, ECA.

Adam Elhiraika apresentou um panorama dos recentes desenvolvimentos económicos e sociais no continente durante as atividades da Semana de Desenvolvimento de África. O período termina esta segunda-feira.

Crescimento e Riscos

Segundo o representante, o crescimento no continente vai aumentar no próximo ano, motivado por uma forte demanda doméstica de bens e investimentos.

No entanto, ele apontou riscos que podem prejudicar o crescimento esperado. Elhiraika citou a fraca recuperação da economia global, a desaceleração económica chinesa, baixos preços das matérias-primas, depreciação cambial e o aperto da política monetária nos Estados Unidos e na União Europeia.

Secas, questões de segurança e instabilidade política também foram fatores mencionados como obstáculos à transformação estrutural em África.

Soluções Africanas

Como resultado, Elhiraika defendeu ser preciso “soluções africanas” a estes riscos para que se possa chegar ao crescimento esperado.

Segundo o especialista, isto inclui estratégias como, por exemplo, adicionar valor a recursos naturais e a criação de empregos.

Ele afirmou ainda que o aumento da estabilidade política no continente também estimularia o crescimento através do consumo e do investimento.

Elhiraika também mencionou a necessidade de aumentar o comércio dentro do continente, assim como corresponder à crescente urbanização em África com um processo industrializado que fornece as habilidades necessárias.

Semana

A Semana de Desenvolvimento de África decorre com o tema ligado à implementação, monitoria e avaliação da Agenda 2063 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mais de mil representantes de alto nível devem participar em vários eventos relacionados à semana.

Leia Mais:

ECA destaca “momento da grande discussão africana” em semana especial

Entrevista: ECA e UA apresentam a Semana de Desenvolvimento de África

África destaca vantagens das energias renováveis para o avanço das economias

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top