PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU
Avaliação é do diretor da Divisão de Política Macroeconómica da ECA; Adam Elhiraika apresentou análise durante a Semana de Desenvolvimento de África que termina esta segunda-feira.
Mulheres africanas no Gana. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Previsões de crescimento para África para 2016 e 2017 permanecem positivas, mas riscos e incertezas continuam. A avaliação é do diretor da Divisão de Política Macroeconómica da Comissão Económica para África, ECA.
Adam Elhiraika apresentou um panorama dos recentes desenvolvimentos económicos e sociais no continente durante as atividades da Semana de Desenvolvimento de África. O período termina esta segunda-feira.
Crescimento e Riscos
Segundo o representante, o crescimento no continente vai aumentar no próximo ano, motivado por uma forte demanda doméstica de bens e investimentos.
No entanto, ele apontou riscos que podem prejudicar o crescimento esperado. Elhiraika citou a fraca recuperação da economia global, a desaceleração económica chinesa, baixos preços das matérias-primas, depreciação cambial e o aperto da política monetária nos Estados Unidos e na União Europeia.
Secas, questões de segurança e instabilidade política também foram fatores mencionados como obstáculos à transformação estrutural em África.
Soluções Africanas
Como resultado, Elhiraika defendeu ser preciso “soluções africanas” a estes riscos para que se possa chegar ao crescimento esperado.
Segundo o especialista, isto inclui estratégias como, por exemplo, adicionar valor a recursos naturais e a criação de empregos.
Ele afirmou ainda que o aumento da estabilidade política no continente também estimularia o crescimento através do consumo e do investimento.
Elhiraika também mencionou a necessidade de aumentar o comércio dentro do continente, assim como corresponder à crescente urbanização em África com um processo industrializado que fornece as habilidades necessárias.
Semana
A Semana de Desenvolvimento de África decorre com o tema ligado à implementação, monitoria e avaliação da Agenda 2063 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Mais de mil representantes de alto nível devem participar em vários eventos relacionados à semana.
Leia Mais:
ECA destaca “momento da grande discussão africana” em semana especial
Entrevista: ECA e UA apresentam a Semana de Desenvolvimento de África
África destaca vantagens das energias renováveis para o avanço das economias