Desporto

Jogos Olímpicos no Brasil, um país de braços abertos ao mundo

 

Michel Temer

Presidente da República, em Exercício

Falta exatamente um mês para o início do maiorevento esportivo do mundo e o Brasil pode dizer comsegurança: estamos absolutamente prontos para receberos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os primeiros realizados no continente sul-americano.

Já foi inaugurada a Vila Olímpica, que receberá amaior parte dos 17 mil atletas participantes dos Jogosem um dos cenários mais bonitos do Rio de Janeiro. Asinstalações esportivas, com destaque para o ParqueOlímpico, na Barra da Tijuca, também foram todasentregues.

???????????????O país preparou um sólido programa de segurança, queenvolve 85 mil profissionais das diferentes forças dogoverno federal, estadual e municipal. Isso paragarantir que a festa esportiva transcorra em um climade total tranquilidade e paz. Essa força agirá deforma integrada para zelar pela proteção de atletas,comissões técnicas, chefes de Estado, autoridades,turistas, moradores locais e jornalistas.

Não será a primeira vez que mostramos ao mundo nossacapacidade de organização, recepção e acolhimentoseguro e caloroso de visitantes. Nos últimos anos, opaís acumulou expertise em megaeventos de nívelmundial. Sediamos a Copa do Mundo, os JogosPanamericanos, os Jogos Mundiais Militares, a JornadaMundial da Juventude e a Copa das Confederações. Todosobtiveram completo sucesso, executados com excelência,responsabilidade e com a alegria própria dosbrasileiros. Repetiremos o sucesso mais uma vez.

Os Jogos mostrarão ao mundo uma nação de democraciaconsolidada e uma das principais economias globais. Umpaís com um grande potencial de negócios e tambémreferência em políticas de redução das desigualdades.O Rio de Janeiro receberá centenas de milhares de turistasnacionais e estrangeiros durante os Jogos. As outrascinco Cidades do Futebol –São Paulo, Salvador, Manaus,Brasília e Belo Horizonte- também serão inundadas portorcedores brasileiros e estrangeiros. Sediar umevento desta magnitude é uma grande conquista do povobrasileiro e um motivo de orgulho nacional.

??????????????????????É importante ressaltar que 60% dos investimentos nasinstalações olímpicas, que totalizam 7,07 bilhões dereais, são financiados pelo setor privado. E osrecursos e esforços aplicados deixarão um legado paratodo o país.

Em primeiro lugar, os Jogos difundem pelo Brasil osvalores do esporte: cooperação, solidariedade,disciplina e superação. No plano mais concreto, tambémdeixarão como herança aos brasileiros uma redenacional de treinamento, com excelentes instalaçõesnas cinco regiões do país voltadas tanto à iniciaçãoesportiva como ao alto rendimento.

No Rio de Janeiro, os Jogos tiveram importante impactona execução das políticas públicas. Projetos deinfraestrutura e mobilidade da cidade tiveram suaexecução acelerada, ampliada ou viabilizada pelo fatode a cidade sediar o evento. O impacto benéfico diretodessas ações sobre a qualidade de vida dos moradoresda cidade é evidente.

Nas últimas semanas, propagaram pelo mundo apossibilidade da ocorrência de surtos de doençastropicais durante acompetição. Podemos garantir,assim como a Organização Mundial da Saúde já o fez,que é praticamente inexistente o risco da ocorrênciade casos de zika vírus durante os Jogos. O inverno noHemisfério Sul registra historicamente baixíssimosíndices de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Oscasos de zika caíram drasticamente nas últimas semanasno Brasil e no Rio de Janeiro. Recordo que, na Copa doMundo de Futebol em 2014, quando 1,4 milhão devisitantes estrangeiros visitaram o Brasil, houveprognóstico de epidemia, que nunca se registrou. Aárea da saúde terá um clima favorável para os turistasno período dos Jogos.

O Brasil está preparado para receber todos osvisitantes que desfrutarão do prazer de acompanhar ascompetições que reúnem a elite dos esportistas

internacionais. E, certamente, teremos muito o quemostrar às cinco bilhões de pessoas que assistirão osJogos ao redor do mundo. O Brasil os aguarda de braçosabertos.

1 Comment

1 Comment

  1. José Luís de Jesus

    7 de Julho de 2016 at 7:44

    A caravana nacional para os jogos Rio2016 rumará ao Brasil no dia 31 de Julho. Estou convencido que represetaremos com dignidade a nação santomense.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top