Política

PCD : Evaristo Carvalho accionou o plano do golpe de Estado  

O partido PCD, garante que não se surpreendeu com o acto do Presidente Evaristo Carvalho, de violar a constituição política, para promulgar a lei que instala o Tribunal Constitucional do partido ADI.

Para o PCD, o acto de Evaristo Carvalho, foi apenas mais um elemento no plano do Golpe de Estado, que entrou em marcha há bastante tempo, rumo a instalação da ditadura. «O acto do Presidente da República a nós o PCD, não nos apanhou de surpresa. É mais um elemento para a concretização do Golpe de Estado que está em marcha devidamente preparada passo a passo, para a usurpação do poder e a instalação de uma ditadura no país», assegurou Olegário Tiny, porta voz do PCD.

O PCD, recorreu ao artigo 145 da constituição política para provar que Evaristo Carvalho, violou a constituição política de forma consciente e dolosa. «O artigo 145 da Constituição Política veda de maneira clara o Presidente da República agir como o fez. Isto significa em termos juridico-constitucionais que o Presidente da República violou flagrantemente a constituição ao promulgar este diploma. Fe-lo de maneira consciente, de maneira dolosa, porque quis violar a constituição, sabendo que não deveria violar a constituição. Estando o Supremo Tribunal de Justiça a analisar a constitucionalidade ou não de uma norma, o Presidente da República de acordo a Constituição não poderia, não deveria promulgar este diploma», pontuou, o porta voz do PCD.

Para o PCD, Evaristo Carvalho que já violou a constituição política várias vezes após a sua investidura, não poderia livrar-se deste momento crucial de execução do plano golpista. «O que está em marcha neste momento é um plano devidamente arquitectado para a usurpação do poder e o seu uso exclusivo pelo actual Primeiro Ministro Patrice Trovoada e o seu Governo», sublinhou.

Segundo o PCD, a promulgação anti-constitucional da lei que instala o Tribunal Constitucional, visa garantir controlo imediato de todo o processo eleitoral que vai acontecer neste ano.

Mas não só, o plano segundo o PCD foi bem arquitectado. A ditadura a ser instalada, já conta com armas e tropas estrangeiras. «Temos as tropas ruandesas que estão no país para dar porrada se for necessário, se os democratas deste país decidirem vir a rua manifestar-se de acordo com os direitos constitucionais estabelecidos», alertou o PCD.

Tropas estrangeiras que entraram no país e se acantonaram em torno do Primeiro Ministro, após o Presidente da República ter violado a constituição política, no momento da autorização para a entrada da tal tropa no país, advertiu o PCD.

Com todo o esquema montado, para execução do Golpe, «faltava o quê»? Interroga o PCD.

«Faltava ao Primeiro Ministro que é o Chefe da Orquestra controlar completamente os Tribunais, para que o plano esteja perfeito. Daí a necessidade de ter a todo o custo o Tribunal Constitucional. É neste sentido que o Presidente da República introduz mais esta legislação, é mais uma flagrante violação da constituição pelo Presidente da República», rematou Olegário Tiny.

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Maria Silva

    3 de Janeiro de 2018 as 18:35

    Que 2018 traga ao senhor evaristo de carvalho e ao senhor José diogo bom senso e sentido de responsabilidade!

  2. Quidide

    3 de Janeiro de 2018 as 22:00

    Um descalabro. Muito vergonhoso… É muito triste ser governado por incompetentes.

    • Competentes

      4 de Janeiro de 2018 as 9:53

      Incompetentes?!!!
      Isto é revelação de muita competência, muita coragem e de muita inteligência na busca do bem pessoal, destruindo a democracia. A escravização e a submissão total, com panhonhice do povo estão muito próximas. Os estrangeiros não vão interferir para mudar o que aí vem. Aqui em S. Tomé estamos preparados para evitar? Quem? Os políticos? O povo? Cidadãos avulsos? Alguma união expontânea? Ou vamos assistindo devagarinho, não, aceleradamente, a nossa queda?

  3. Filha da terra ( o chupeta)

    4 de Janeiro de 2018 as 11:55

    PCD no seu pior. Espero que o meu comentário seja publicado

  4. Crer para ver!

    8 de Janeiro de 2018 as 2:55

    Muito obrigado ao partido PCD, por esse apontamento esclarecedor, sobretudo por despertar e continuar na defesa dos superiores interesses de nós Santomenses. Tenho acompanhado alguns debates dos plenários da Assembleia Nacional, nos tempos de antena, bem como dalgumas conferencias de imprensa e vejo que o PCD apesar de opiniões contrarias, poucos meios disponíveis e pouca margem no parlamento, continua muito activa, é um dos único que tem mantido a coesão interna, tem uma liderança e tem sabido manter uma postura politica muito responsável, atenta aos verdadeiros problemas do povo e tem feito uma oposição construtiva e sempre esclarecedora, apesar de não impedir o poder na sua desgovernação, pelo menos tem contribuído para nos”povo” despertar também, por isso, louvo e incentivo que continuem.
    Apesar do ADI ter adiado as eleições até criarem as condições ou instrumentos “contra tudo e contra todos” como o Tribunal Constitucional e a CEN – Comissão Eleitoral Nacional em novo formato “ambos do ADI” para ajudar a ganhar as eleições Legislativas, Autárticas e Regionais deste 2018, independentemente da vontade do povo, porque ja sabem de antemão que vão perder maioria absoluta para outro.
    O Santo Tomé poderoso sempre protegeu estas ilhas “místicas” em todos os tempos da sua existência de todos aqueles que vieram do mal, isto é, o mal não permanence por muito tempo… Quem viver verá!

  5. Seabra

    27 de Junho de 2018 as 21:40

    O maior problema de STP, tem sido a família Trovoada, e a Mafia ADI.O PT deve ser corrido de STP,ele só está de passagem em STP, pois ele vive mais no exterior que no país. Mas a posição ,a conduta deste DITADOR já é conhecida de todos…está em STP, para vingar-se,por ôdio , rancor. …e para encher o bolso antes de abandonar os país deixando -o de RASTOS. Ele já desviou e tomou muito daquilo que pertence ao povo pequeno (copiado do PM francês Raffarin “les français d’en bas).
    PT,se quer aproveitar deste dinheiro, saia já e não vale a pena de inventar golpes de Estado com assassinato etc,para preparar as eleições que estão à porta. Você já não ganha mais em STP.
    BÀAAAAAAZZZAAA!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo