Sociedade

Ordem dos Advogados denuncia reforma de justiça e condena golpe contra o STJ

O leitor deve acompanhar na íntegra o posicionamento da Ordem dos Advogados, num documento de 6 páginas enviado ao Téla Nón.

O Jornal junta também o registo vídeo da declaração da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe :

Téla Nón

Leia o comunicado – Comunicado-oastp

 

Veja o Vídeo

Conferência de imprensa da Ordem dos Advogados sobre o estado da Justiça

Publiée par OASTP sur lundi 7 mai 2018

18 Comments

18 Comments

  1. Zani

    8 de Maio de 2018 at 17:54

    Pra mim isso não é golpe!
    É reposição da ordem institucional judicial que se encontra enferma à muito tempo.
    Muita letargia, incompetência, amiguismo, compadrio, nepotismo e desordem.

    • Legamo TROVOADA

      8 de Maio de 2018 at 19:27

      Vai ao Banco Central, Finanças, Hospital, Ministério das INFRAESTRUTURAS, e tb pergunta ao Levy o CLIENTELISMO e Nepotismo que ADI aplicou na função pública. Quando não tem informação não comenta atoa, tá bem!!?

    • WXYZ

      8 de Maio de 2018 at 22:31

      Concordo consigo Zani. Tinha que haver uma rotura. Manter o status kwo ee que nao dava. Por essa via as consequencias serao menos dolorosas terao beneficios ja, ja, ja, quase que imediatos. Toda mudanca tem dor. Isso acontece em todas as democracias do mundo.

    • ONDE MESMO?

      9 de Maio de 2018 at 14:54

      Sr WXYZ chama a isso mudança democrática? A olhos nu vê-se sim a subversão da democracia e a implantação de uma ditadura em tons de democracia porque ainda não nos retiram o poder de votarmos, se bem que condições para a manipulação grosseira dos votos já foram criadas com o recenseamento de raiz, criação do novo TC, mudança da hora legal e secular de S. Tomé e Prícipe e agora essa estupidez chamada reforma judicial que de reforma não tem nada a não ser intrometer-se de forma grosseira no quarto órgão de soberania que ainda não estava controlado pelos tresloucados e seguidores do mais mafioso de todos os tempos que pisou o solo sagrado da Pátria Santomense.

    • MIGBAI

      10 de Maio de 2018 at 11:45

      Caríssimo ONDE MESMO.
      Penso que não leu a minha resposta ao seu comentário que a casa do Pantufo tinha sido vendida a seu tempo a pinto da costa.
      Assim para que o meu amigo tenha um pouco de luz na sua visão do que foi a ditadura do MLSTP, aqui vai a resposta de quem sabe do assunto da casa roubada do Pantufo por pinto da costa aos seus legítimos donos.
      O senhor engoliu essa história de que a casa foi paga em seu tempo.
      Olhe levanto-lhe aqui um pouco do véu deste assunto como poderia levantar de outros imóveis que são do pinto da costa, e de outros políticos através do roubo e da ameaça.
      Assim, fique a saber que nunca aquela casa do Pantufo esteve à venda, nem os donos precisavam de a vender, pois era a casa de família.
      A ameaça de morte é que levou os desgraçados deste imóvel como dos outros imóveis a terem que os vender ao preço que o pinto da costa determinava.
      Tente saber a verdade dos factos e chegará a uma conclusão completamente diferente da que exprime.

    • ue mud

      9 de Maio de 2018 at 7:27

      Ok. Muita letargia, incompetência e tudo resto. Certo. Tem que mudar e para melhor. Mas uma coisa é certa. Isto não pode ser feito de qualquer jeito para agradar a gregos e a troianos como foi a instalação do tribunal inconstitucional, cujo o presidente foi quem validou a victória fraudulenta do actual PR do ADI.
      Os Tribunais têm problemas: Deve haver um mecanismo legal porque são órgãos de soberania, para se resolver o problema. E o Governo não tem problemas? Já se resolveram todos os problemas que afectam o Governo (Suspeitas denunciadas dos membros do governo nós órgãos de comunicação social)? O aparelho do estado cheio de problemas já foram resolvidos? Então? você tem problemas no interior da tua casa e quer resolver o problema em casa do vizinho?

  2. Oi

    8 de Maio de 2018 at 18:31

    Bom trabalho ordem… Obrigada, faltava dizer derrubar os ditadores do adi, se for possível com viii

  3. C. Carlos

    8 de Maio de 2018 at 21:30

    Compatriotas,

    Esperemos que o governo mantenha a firmeza e cumpra as funções e a vontade do povo Santomense. Estamos fartos do sistema judiciário que temos.
    Espero que se consiga encontrar um grupo de pessoas que respeitem à Beca que usam e que tenham ao mesmo tempo, respeito pelo país e por aqueles que precisam dos tribunais.

    Com essa medida do parlamento, espera-se que os novos Juízes se preocupem com as questões de direito e deixem tudo o resto para quem tem a responsabilidade de gerir os pais e a administração pública. Esperemos que se acabem o excesso de viagens, a incompetência, a arrogância e promiscuidade que reina nesse sistema.
    Se tem algum respeito pelo povo, haja como homem e deixe outro gripo de pessoas dar o seu contributo.
    Pague as suas muitas viagens com o seu próprio dinheiro e deixe-se de demagogia barata. É tão oportunista quanto os outros.

    Homem que é homem demite-se, quanto mais não fosse para que os tribunais possam dar continuidade à sua missão.

    Esperemos que não apareçam pessoas a fazerem figura de urso na manifestação.

  4. verdade

    9 de Maio de 2018 at 5:46

    Não se podia esperar outra coisa da filha do advogado do Melo.

  5. mezedo

    9 de Maio de 2018 at 9:03

    Todos aqueles que apoiam a atitude da assembleia e do Governo, são analfabetos e não sabem o que significa um estado de Direito Democrático e o que significa Órgão de Soberania. e mais não têm visão para compreender o que pretende o PT com esse país.

    Mas logo logo vão saber, quando já será bem tarde.

    Alguma vez viram um governo a mandar nos tribunais, em que país do mundo só onde há ditadura como em Venezuela, Guine Equatorial, Gabão …

    e é isso que querem para são Tomé.

  6. Jorge Amado

    9 de Maio de 2018 at 10:26

    O Dr Patrice Trovoada a cada dia que passa tem dado provas, e ainda agora acaba de dar mais uma prova, de que é um exemplo a seguir. Ha muito que se clamava por lider assim, desmetido, vanguardista e implacavel que quer materializar as reformas que o pais ha muito precisava.
    Vejamos a qualidade dos outros lideres, bastou alguem soprar que Aurelio Martins foi logo a correr, pingar nas calcas, deitando agua por tudo quanto é sitio, pedindo a retirada do seu nome num documento previamente discutido. A esse tipo pessoas podemos chamar de lider? é desse tipo de medricas que precisamos?
    Vendo bem, no Pais ha muita gente semelhante ao Aurelio, gente que so olha para o seu bolso e o resto e cantiga. Outros sao malcriados incitando a violencia como o tinha feito ha 2 meses atras o deputado do MLSTP Gaudencio Costa que foi ao parlamento armado em valentao dizendo que nao temia a morte, mas sabemos que é so da boca para fora porque na hora da verdade e o primeiro a cavar a trincheira para enfiar o focinho e se refugiar, mas ja conhecemos todos esses malandros, sao uns grandes safados,

    Apesar dalgumas falhas o Deputado Jorge Amado tem se portado minimamente bem, e pena nao ser mais consistente e sensato noutras circunstancias.

  7. Rui Barros

    9 de Maio de 2018 at 11:35

    Caros compatriotas,
    Ao ponto que se chegou o nosso país, torna-se necessário uma reflexão e uma posição imediata da população em geral, quer os residentes e quer os que estão na Diáspora. Não podemos de modo algum deixar perder todas as conquistas do Estado de Direito Democrático em S.Tomé e Príncipe.

    Dos factos presentes, não há menor dúvida! A máscara caiu ao auto proclamado Príncipe Imperador – o ditador Patrice Trovoada. Ele está indo de vento em popa implementar o que já era o seu sonho de muito a esta parte – Ser Dono deste país, ou seja, controlar todos órgãos de soberania e a transformar as normas constitucional e legislativas do país em si próprio, tal como dizia o ditador Mubuto Sesseko – o antigo e já falecido Presidente do Zaire “L’état c’est moi” ou seja, “o Estado sou eu” tal o qual…..

    O Patrice trovoada é hoje, o verdadeiro Presidente da República, Presidente da Assembleia, Primeiro-ministro e chefe do governo e com as últimas decisões do Conselho de Ministro, usurpou para si as funções dos Tribunais. É ele, quem dita se as decisões dos tribunais são corretas ou ilegais… É ele quem determina se se cumpre ou não as decisões, sentenças e acórdãos dos diferentes tribunais. Enfim! Chegamos limite de absurdo num país que diz “democrático” Morreu a democracia e a liberdade está na agonia a porta da morte se eventualmente ele conseguir afastar os três juízes ilegalmente condenados pela Assembleia Nacional versus- maioria parlamentar do ADI.

    Se não se fizer nada e agora já, vamos regressar ao passado muito mais agressivo que tudo quanto já tivemos a feliz oportunidade de assistir. O monstro está à-solta arrombando todos os tectos das casas alheias.

    Pergunta-se: Aonde estão aqueles que se dizem ser defensores nato da liberdade e da democracia em STP? Aonde está o Filinto Costa Alegre? Será esta a reforma da justiça que o Filinto e outros dois colegas defendiam? JULGO QUE NÃO! Aonde estão os defensores do baluarte da independência, defesa a pátria e da liberdade? Será todos ficaram submissos e ao mercê do Patrice Trovoada?

    O que está a acontecer em STP É DAS MAIORES VERGONHA DE TODOS OS TEMPOS. Está tudo dito. O povo já tem factos concretos para tirar as suas ilações sobre quem é o Patrice Trovoada e saber como votar nas próximas eleições. Se é que elas terão lugar! Fui….

  8. Mana da Sua Mãe

    9 de Maio de 2018 at 13:02

    Este Zani só pode ter cérebro de Sapo, seu bêbado

  9. Zani

    9 de Maio de 2018 at 13:36

    Povo é burro mesmo!

    Basta ler as declarações do deputado Jorge Amado do MLSTP/PSD pra ter ideia clara do que se passa a volta da cervejeira Rosema!
    Promiscuidade clara entre Juízes do Supremo e Partidos Políticos da oposição!

  10. otario

    9 de Maio de 2018 at 15:09

    Otario

    A democracia esta em risco, a ordem tem que ser mais interventiva, é a voz da sociedade civil por isso deve ser mais atuante. Não se vendam como alguns, que por dinheiro estão a colocar a nação em risco. Força estou com vocês.

  11. C. Carlos

    9 de Maio de 2018 at 20:41

    É mesmo. Prefiro ter um homem de pulso como o PT que seja capaz de implementar as reformas, sejam elas da justiça ou outras do que um falso profeta como o Silva Cravid e o Aurélio Martins.

    Estamos fartos desses hipócritas que gozam e abusam do dinheiro e das regalias do país e de seguida vêm falar de moralidade. Um juiz tem que estar acima de qualquer suspeita e isso representa muito mais do que denunciar um caso de tentativa de corrupção que até ao momento não se percebeu afinal, de que se tratou verdadeiramente e quais as consequências para os demais implicados.

    Deixe-se de populismo e demagogia barata. Assuma os seus erros, a sua responsabilidade. Quem ocupa cargos públicos, tem que ter a humildade de reconhecer o que não vai tão bem.

    Sr. Juíz, o sistema judiciário não funciona e vale pouco fazer-se de vítima e alegar que nada tem a ver com isso. É tb da sua responsabilidade.

    Povo não caiam nesse truque, enquanto viajou na classe VIP, conversou com os amigos e usufruiu dos benefícios que tinha, nunca se lembrou de nós – por isso essa guerra não é nossa.

  12. Carla

    13 de Maio de 2018 at 17:13

    Artigo 97 lê-se : artigo nonagésimo séptimo… senhor representante da ordem dos advogados.

  13. Metido a Besta

    13 de Maio de 2018 at 19:04

    Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
    E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
    E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
    E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

    Mateus 7:24-27

    Deus todo poderoso havera de julgar homem.

    Todo aquele que constroi, ergue algo sobre ou com a base na mentira , fora da lei e corrupcaao nao estara em pe por longo tempo sem a gueda total.

    Desta gueda jamais erguerera.

    Palavras da Biblia Sagrada,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top