Muitos estudantes têm colocado a questão sobre o Radical de Índice Negativo. Outros questionam como transformar um radical de índice negativo em positivo. Contribuição de Armindo de Ceita do Espírito Santo (Doutor em Economia – ISCTE-IUL), para compreensão deste conceito matemático.
Para ler e descobrir este conceito da matemática CLIQUE – RAÍZ DE ÍNDICE NEGATIVOTelanón2
Teorema de ACES
15 de Junho de 2012 at 10:41
Teorema de Armindo:
“Todo o radical de índice inteiro negativo é igual ao inverso do radical de índice simétrico”.
Caro Armindo, quem estudou Álgebra sabe que isto não é nada de novo. Porque falar de radicais é o mesmo que falar de exponenciais.
E basta aplicar as regras algébricas para os expoentes fraccionários e conjugá-la com a regra para expoentes negativos para se chegar a conclusão a que chegou.
Por isso desculpa que lhe diga, mas o meu caro não criou nada de novo, este é um conhecimento que já tem séculos de existência.
A forma como escreve estas equações sim, é pouco comum. E isto porque por norma não se deve apresentar fracções com radicais (número irracional) no denominador. Por isso deve-se sempre racionalizar o denominador.
Teorema de ACES
15 de Junho de 2012 at 11:41
E não estou a ver como foi feito este cálculo no Google do log de 8000 na base -6, uma vez que as funções logarítmicas existentes nesta ferramenta se resume as bases e, 2 e 10.
Já experimentou fazer o gráfico a função -6 elevado a x?
Zzzzzzzzz
15 de Junho de 2012 at 13:30
O exemplo no artigo não está muito claro, mas o que o autor quis dizer é que:
a solução da equação log na base x de 8000 = -6 é
x = raiz quadrada de 5 a dividir por 10. sendo o “x” a base.
Para comprovar, no Google, aplicando a mudança de base tem-se:
log(8000)/log(sqrt(5)/10) = -6.
Espero que isto ajude a entender melhor o exemplo apresentado.
Mas quanto ao teorema em si… concordo com o que diz o Teorema de ACES.
mé pó feladu
15 de Junho de 2012 at 12:11
Concordo com o Sr.Teorema de ACES,
e pergunto:
Desde quando -6 elevado a (raiz quadrada de 5 a dividir por 10) é igual a 8000?
Ambrosio Costa
15 de Junho de 2012 at 13:36
Sr. Armindo
Sabe porque que a editira rejeitou o seu artigo?
Porque ela nao encontrou nada de novo no artigo. Por outro lado, a forma como o sr desenvolveu a funcao exponencial para chegar o radical do indece simetrico nao esta claro.
mosssad
15 de Junho de 2012 at 16:34
Muito bem…formado em economia!(Doutou em Economia?) ou doutorado em economia?)
Esse senhor em vez de tentar aranjar solucoes para a economia santomense, vem ai com matematica, que para o povo que vive na miseria nao interessa de forma alguma.
Por isso ele deveria era se preocupar com outras coisas mais importantes do que tentar provar o que ja esta provado, ou se exibir, quer mostrar ao povo que chegou mais um daqueles que quer ser chamado de Doutor.
Haja paciencia. Tela Non nao e nenhum jornal para se exibir ou querer se mostrar, mas sim um site informativo que deve colocar noticias e artigos com mais fundamento.
bem Haja
Gente
15 de Junho de 2012 at 16:41
É claro que estamos transformando um problema simples numa razão altamente complexa. Não há motivoalgum pra um artigo sobre isto. Bastaria seguirmos os pressupostos matemáticos, diga-se aritméticos básicos para resolvermos o problema. Portanto, pra problemas simples, solução também simples e simplifiquemos a nossa vida por favor….
mosssad
15 de Junho de 2012 at 18:15
Ainda mais um artigo velho….de 1986..e publicado em 88..porque que o senhor nao trouxe isso a mais tempo? o que quer o senhor provar com isso?? nada que interessa o povo ….
FIJALTAO
16 de Junho de 2012 at 12:04
O que me apraz admiro, é quando aparecem pessoas como o meu caro Armindo a considerar o universo dos jovens santomenses como ignorantes subjugando por outro lado as competências dos professores nacionais que ensinam matemática, considerando-se como dono da teoria ou teorema ou corolário, seja lá o que for, eu acho que o Armindo ou estuda pouco as áreas de matemática ou se embrenhou pura e simplesmente na sua pequena demonstração pensando que é única! Meu caro, S.Tomé felizmente tem quadros para além de matemáticos que acham essa sua apresentação, fútil e impertinente uma vez que não traz nada de novo em termos de Radicais. Por isso, Armindo ” Dr. ” traga algo de novo para que mereça o nosso aplauso.
Revolução de Unidade Africana
21 de Junho de 2012 at 11:57
Não entendo a razão da foto e titulo da noticia.
Escola Albertina MAtos, por acaso bem conservada, desde tempos remotos que foi construida. Mas hoje ja faz falta aqui na vila uma escola secundaria, via profissional. A minha escola é linda, não tem raiz de indice negativo, daí pouco trabalho na transformação.
yes!
26 de Junho de 2012 at 16:06
o direito de autor vos diz algo?
Vava Carvalho
1 de Julho de 2012 at 20:22
” Raíz de índice negativo ”
Isto não tem nada de especial Sr. Armindo. O sinal negativo que aparece é só uma maneira de simplificar a escrita de inverso de um número. Portanto sem qualquer valor no seu sentido de negação. Em Análise Matemática recorremos muito a esta forma de escrita para derivar funções com radicais e integrar, por ser mais fácil trabalhar. Portanto vossa excelência não descobriu nada de novo.
trasloco-ufficio
12 de Maio de 2013 at 17:16
Ho semplicemente aggiunto il tuo feed all’RSS Reader… continuo a seguirvi, Grazie!