Cultura

CCB-STP apresenta 21ª edição do Café com Letras

O Café com Letras trouxe ao público esta quarta-feira, na 21ª secção, o romance do escritor brasileiro, Graciliano Ramos, “São Bernardo”, com apresentação da Siomara Viegas.

A sala de exposição do Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, CCB-STP, na capital santomense, foi palco da abertura da terceira temporada do espaço que tem por finalidade estimular a leitura, apresentando ao público presente, propostas de leitura de maneira prazerosa, Café com letras.

Em 21ª edição, o espaço apresentou aos amantes da leitura, uma das relíquias do escritor brasileiro, Graciliano Ramos [São Bernardo], apresentado pela Siomara Viegas que durante hora e meia, conseguiu prender atenção dos presentes, apresentado o seu ponto vista em relação a obra e listando o paralelo entre a obra e a actualidade santomense, onde a “gana” pelo poder, praticando ciências ocultas, e a visão dos homens sobre a mulher, onde a mesma é vista como “objecto”, foi espelhada pela mesma.

Ciente do valor social do trabalho, a supracitada não entrou em grandes detalhes, criando enorme curiosidade na mente dos presentes, que se comprometeram em investir na leitura do livro, que poderá ser encontrado na sala de leitura “Cecília Meireles”, do Centro Cultural- Brasil São Tomé e Príncipe.

Para além do São Bernardo, os amantes da leitura poderão apreciar outros trabalhos do escritor como: Vidas Secas (1933), Angústia (1938), A Terra do Meninos Pelados (1939), Infância (1945), Histórias Incompletas (1946), Insónia (1947),Viagem (1954), Alexandre e outros Heróis (1962) e Cartas (1980).

Quanto a curiosidade, algumas das suas obras foram adaptadas para cinema, tal qual Vidas Secas, São Bernardo e Memórias do Cárcere.

Na publicação de sua obra “Angústia” (1936), Graciliano estava encarcerado, de forma que o original foi entregue por Heloísa, sua esposa, à editora José Olympio responsável pela publicação.

Café com Letras, a literatura no seu melhor!

Gil Vaz

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top