A IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé, exibiu as obras de arte do senegalês Seiny Gadiaga. Uma exposição de pintura com as mulheres e a terra como tema central.
Mulheres, para Seiny Gadiaga mestre em artes visuais, elas representam elegância e amor. Por outro lado a terra fonte de alimentos é também na expressão artística do pintor senegalês, uma manifestação de amor.
«Realizei essas obras como expressão de um grande trabalho entre a terra e a mulher. Pelo amor da terra que é a grande produtora de alimentos, e pela mulher que representa elegância e amor», afirmou o artista plástico.

Obras de arte que juntam a terra e a mulher num intercâmbio positivo. «Quanto temos uma boa terra e uma mulher com o seu papel reprodutora, temos duas fontes de vida. É o caminho do amor e da vida, é o canto da vida», acrescentou Seiny Gadiaga.

No espaço “A bayá d´Abô” os quadros de Seiny Gadiaga, despertaram curiosidades e atraíram as atenções da IX Bienal de arte e cultura.

Gabriela Rodrigues, é uma das pessoas que ficaram deslumbradas.
«Muito colorida. As cores do Senegal, era o que eu estava a espera. Muito elegante. Tinha curiosidade em ver o trabalho dele e fiquei deslumbrada», declarou a cidadã portuguesa que visitou as obras no espaço “A bayá d´Abô”.
A cooperação entre o artista plástico do Senegal e o escultor São-tomense João Carlos Silva, tem mais de 14 anos.

Seiny Gadiaga, trabalhou em São Tomé, na formação de jovens em artes plásticas. Kwame Sousa, René Tavares, Adilson Castro dentre outros jovens formados pelo artista senegalês, e que hoje são artistas de referência de São Tomé e Príncipe, no mundo das artes visuais.
«O que Seiny Gadiaga fez no espaço Teia d´Arte não foi apenas fazer formação na área de artes visuais. Foi dar afecto, comunicar, conviver com os jovens artistas da altura, que fizeram do espaço Teia d´Arte a sua segunda casa. Seiny Gadiaga tu fazes parte de nós», declarou João Carlos Silva, Presidente da IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé.

Arte africana na “Redescoberta de Nós”, o tema da IX Bienal de arte e cultura de São Tomé.
Abel Veiga
